Rua Joaquim Floriano, 1063 – Itaim Bibi – São Paulo
Informações e Inscrições - Tel: 11-3078-1804
Moacir Castilho:11-3289-8502 / 11-8772-6554
Rua Joaquim Floriano, 1063 – Itaim Bibi – São Paulo
Informações e Inscrições - Tel: 11-3078-1804
Moacir Castilho:11-3289-8502 / 11-8772-6554
Dia 14 de agosto, sexta-feira, às 21h - Corporalidades
Thiago Costa - MG/BA
Silvia Nogueira - PR
Clara Gouvêa - SP
Propositora convidada: Gaby Imparato - SP - Bailarina, coreógrafa, graduada em física, mestra e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP
No formato atual, artistas e teóricos se inscrevem e indicam qual a função que desejam desempenhar: apresentar uma questão na forma de dança ou atuar como propositor do teorema da noite. Em cada encontro, um teórico de dança é desafiado a formular um teorema (proposição), tomando como ponto de partida a apresentação (demonstração) ao vivo das idéias coreográficas formuladas por artistas.
O projeto reúne artistas e teóricos da dança para um exercício público de integração de diferentes modos de pensar a dança contemporânea. A curadoria e a programação do TEOREMA são de Fabiana Dultra Britto, crítica de dança e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.
O projeto TEOREMA, idealizado pela coreógrafa Adriana Grechi e realizado pelo estúdio Nave, fomenta a reflexão sobre dança em um exercício público que promove o diálogo entre pesquisa artística e teórica.
Estúdio Nave: 60 lugares
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Estúdio Nave – Rua Luis Anhaia, 47
(travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho)
V. Madalena - São Paulo/ SP
Tel. (11) 3032 3497
Baseada na pesquisa do trabalho da Companhia Linhas Aéreas, esta formação pretende abrir a artistas e interessados a possibilidade de descobrir novas formas de expressão, presentes nas diferentes linguagens com que o grupo trabalha.
A partir dos princípios da dança contemporânea, aliados a dos recursos das técnicas aéreas de circo, o curso visa desenvolver, em um primeiro momento, as ferramentas técnicas para o trabalho com essas modalidades e, em seguida, promover a pesquisa de um movimento genuíno para os intérpretes; um trabalho de expansão das suas possibilidades expressivas (cênicas) no encontro da dança e do circo – e permitir aos artistas ampliarem seu repertório assim como descobrir capacidades pessoais e novos interesses dentro das artes cênicas.
Objetivos específicos das aulas
Aéreos
Na concepção deste curso chamaremos de "aparelho aéreo" qualquer objeto pendurado ou estrutura que possa ser explorado por um intérprete com os recursos específicos da movimentação aérea.
Assim, trabalharemos a suspensão, a sustentação, o equilíbrio, a força, a fluidez e o controle do corpo no ar em aparelhos que oferecem possibilidades de subida, descida, giro, e balanço.
As técnicas de base para o treinamento serão: corda lisa, tecido, trapézio e lira.
Para o trabalho de criação, após o trabalho inicial com a técnica, serão consideradas as vontades, colocações e sugestões dos intérpretes (solo ou em conjunto), as orientações dos professores e as possibilidades de realização.
Dança Contemporânea – Expansão do movimento
Possibilitar um corpo que desenvolva qualidades de movimento que contribuam de forma efetiva na formação do intérprete/criador. A estrutura é baseada em estudos práticos da arquitetura do corpo no movimento, no tempo e no espaço, de forma a ampliar o repertório do aluno. O estudo técnico das possíveis evoluções que esse corpo seja capaz de executar de forma segura e consciente, ampliando seu domínio, potencializando sua expansão. As aulas são estruturadas em módulos com os seguintes conteúdos: Deslocamentos; Quedas e suspensões; Peso; Dinâmicas; Rolamentos; Giros/Saltos; Foco; Alinhamento; Alongamento; Impulso; Apoio; Tempo; Pontos de iniciação do movimento; Compreensão espacial/direcional e estrutural; Oposições; Equilíbrio; Memória corporal – coreografia.
Público-alvo
Jovens profissionais ou estudantes da área, com sólida experiência corporal em dança e/ou circo e atores corporais com interesse em desenvolver esta pesquisa.
Duração e periodicidade
Quatro meses, com carga horária de nove horas semanais divididas em três dias por semana:
Segundas, quartas e sextas – no período da manhã.
Professores do curso
Dança: Miriam Druwe
Aéreos: Erica Stoppel e Ricardo Rodrigues
Sobre a Companhia Linhas Aéreas
A junção de linguagens tem se desenvolvido eloqüentemente na última década e influenciado companhias e diretores, não apenas no universo da dança, mas de outras áreas das artes cênicas. Dentro dessa perspectiva, a Companhia Linhas Aéreas pesquisa há onze anos o diálogo entre diferentes discursos artísticos ligados ao movimento expressivo e ao uso do corpo e da imagem como narrativa.
O trabalho continuado de pesquisa e treinamento, que se propõe a investigar a fundo essa fronteira e descobrir quais as possibilidades de encontrar nela uma forma de expressão genuína, necessita de uma sólida base técnica corporal, de regularidade de atividades e constância de ensaios e pesquisa, assim como aulas de dança e treinamento de técnicas aéreas de circo.
Acreditamos que a troca de experiências que ocorrem em um curso como este, capaz de aprofundar uma formação que contemple o tipo de pesquisa realizado pela Companhia e voltado para jovens profissionais ou estudantes da área, é extremamente coerente com nossa proposta de trabalho.
Corpo e Percepção
A proposta da oficina é pesquisar diferentes possibilidades de percepções corporais abrindo novos caminhos para processos criativos, insights e reflexões de como percebemos nossos movimentos, seus padrões e dinâmicas no espaço e no tempo.
Através da exploração de dados fisiológicos e anatômicos relacionados com o processo da percepção como os sentidos especiais a idéia é mapear as escolhas e assim o vocabulário pessoal de movimento dos participantes.
As aulas são compostas de um aquecimento físico, informações teóricas, exercícios específicos, improvisação dirigida e reflexão.
Rose Akras teve sua formação de dança em São Paulo, Londres, Nova Iorque e Amsterdam. Trabalhou como bailarina e coreógrafa no Brasil e na Europa e é professora da Hoge School voor de Kunsten e do Institute for Somatic Movement Studies em Amsterdam onde reside há dezonove anos. Através de sua formação eclética ( ballet clássico, dança moderna, nova dança e movimento somático), Rose Akras tem colaborado com artistas das mais variadas linguagens como artistas plásticos, videomakers, atores, performance artists, além de coreógrafos e bailarinos. Em agosto de 2009, ministrará oficina para alunos de Arquitetura e Paisagismo na Holanda.
Em abril de 2008 organizou a mostra Try Outs, uma coletiva de jovens artistas das áreas de dança e artes plásticas na galeria Huisrechts em Amsterdam. Trabalhou também com o grupo de teatro Made in the Shade em Amsterdam e ministrou aulas para o grupo do Teatro Oficina.
Nos últumos anos têm apresentado suas próprias criações na plataforma de performance Verbo, organizada pela Galeria Vermelho em S. Paulo. Em 2009 além da Verbo, é convidada também da MIP, mostra internacional de performance de Belo Horizonte.
Público alvo: A oficina é aberta para todos os interessados no tema: bailarinos e coreógrafos, atores, artistas plásticos, terapeutas, etc. Características mais específicas da oficina serão desenhadas de acordo com o interesse dos participantes.
Dias 13, 14, 17 e 18 de agosto de 2009
Das 9h às 12h30
Valor: R$ 250,00
12/08/2009 – Convidados:
Lara Pinheiro – Secretaria Municipal de Cultural / Prefeitura de São Paulo;
Simone Avancini – SESC São Paulo;
Arnaldo Siqueira - Festival Internacional de Dança do Recife / PE;
Jackie Castro – 1,2 na Dança /Belo Horizonte – MG
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email:info.teatrodedanca@apaa.org.br
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
SESC Consolação
SE TORNAR, SE CRIAR, SE TRANSFORMAR
Dia(s) 17/08, 18/08, 19/08, 20/08
Segunda a quinta, às 18h
A oficina tem como objetivo a conscientização do estado do próprio corpo e o desenvolvimento de ferramentas para mudar este corpo de estados quando e como quisermos. A anatomia, os sentidos e a imaginação sendo bases deste trabalho. A oficina também procurará compreender como nos relacionamos criativamente com o tempo e o espaço, como escutamos e influenciamos nosso ritmo interno e o ritmo do grupo do qual fazemos parte e a relação entre o ritmo interno e externo de um corpo em si e como a teatralidade surge ora deste trabalho físico. Com Vânia Vaneau. Vânia Vaneau é bailarina, atualmente trabalha com a Compagnie Maguy Marin em Lyon, França. Já trabalhou com diversos coreógrafos e diretores, como Wim Vandekeybus e Ariane Mnouskine.
Sala Ômega, 8ºandar.
R$ 30,00
[inteira]
R$ 15,00
[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]
R$ 7,50
[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]