quinta-feira, 23 de setembro de 2010

São Paulo: Poeta Selvagem Dançarino, com o Núcleo Passo Livre


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
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Núcleo Passo Livre inicia segunda fase do projeto
Selvagem Poeta Dançarino





Grupo faz pesquisa sobre a interação entre dança, poesia, literatura e vídeo

  
Com o apoio do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o Núcleo Passo Livre inicia em 17 de setembro de 2010, no Espaço Cariris, em São Paulo, a segunda parte do projeto Selvagem Poeta Dançarino, composto pela remontagem e circulação de três espetáculos do seu repertório que trabalham na interface dança/literatura - Agosto (17 a 26 de setembro), A Pulga (19 de setembro e 6 de outubro) e Ancas da Tradição (15 a 24 de outubro) - e pela primeira edição do FestiVaia (1 a 10 de outubro), em homenagem dupla: ao  Viva Vaia de Augusto de Campos e a Jean Cocteau, poeta francês, grande colaborador das companhias de vanguarda da dança do começo do século XX. Paralelamente a esses eventos, o grupo realiza uma pesquisa para o próximo trabalho, em 2011, livremente impulsionado pelo O Inferno de Wall Street do poema O Guesa, de Sousândrade.

Dos espetáculos Ancas da Tradição, Agosto e A Pulga

O trabalho do Núcleo Passo Livre, sob a direção artística de Eliana e Sofia Cavalcante, tem se caracterizado pela exploração da dança em interação com outras linguagens, principalmente a poesia e o vídeo. Essa prática assumiu uma feição muito própria a partir do Ancas da Tradição, espetáculo multimídia cujo tema é a relação do corpo humano com as imagens sem corpo que nos circunda: fotos, outdoors, imagens de TV e cinema, sons de rádio, roteirizado por canções de Tom Zé.

Essa linha de abordagem continuou em Agosto, que ganhou, em 1999, o prêmio de Estímulo à Dança da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho é o resultado de um tecido das diferentes linguagens que contribuíram para a sua realização (dança, música e projeção) e refletem a trama do romance homônimo de Rubem Fonseca. Os princípios subjacentes a práticas distintas de dança (butô, moderno, clássico, improvisação) nortearam o trabalho na medida em que se abria o leque de possibilidades expressivas.

A partir daí, o Passo Livre começou a pesquisar as possibilidades da dança em conjunto com a instalação, o que deu origem ao espetáculo A Pulga, de 2005, sobre o poema homônimo do poeta inglês John Donne.

FestiVaia – 1 a 10 de outubro de 2010

Essa será a primeira edição do FestiVaia, projeto do Núcleo Passo Livre que se inspirou no elogio da Vaia proferido pelo poeta Jean Cocteau com a célebre frase: "Aquilo que o público vaia, cultive-o, porque é você". Cocteau foi poeta, designer, dramaturgo, ator, diretor de teatro, cineasta, e um importante colaborador dos balés russos de Serge Diaghilev, companhia estreitamente ligada à vanguarda Parisiense do início do século XX,  onde foi parceiro e colaborador de Eric Satie, Leonid Massine, Bronislava Nijinska, Picasso e Stravinski entre outros.

O nome FestiVaia surgiu a partir da análise do poema Viva Vaia, de Augusto de Campos, obra publicada em 1972, foco de grande polêmica. Com a devida importância alcançada pelo Viva Vaia, Augusto de Campos reuniu seus poemas entre 1949 e 1979 e empregou o nome na sua primeira coletânea.

A pertinência do nome inspirado no poema, somada à transgressão ao ‘establishment’ artístico vigente, fez com que o núcleo Passo Livre convidasse profissionais que se identificam com o mote proposto no festival. São eles:

Dia 1/10 - Dan (Devir Ancestral), da Taanteatro Companhia, de Maura Baiocchi;
Dia 2/10 - Dia dos Mortos - Dias de Arte, palestra e abertura da exposição de Felipe Ehrenberg;
Dia 3/10 - Radiodanças, de José Maria Carvalho;
Dia 7/10 - Onde os Começos, de Wellington Duarte e Eliana Santana;
Dia 9/10 - Romance de Dona Mariana, de Celia Gouvêa e Preparativos de Viagem, de Ricardo Fornara;
Dia 10/10 - A Pulga, do Núcleo Passo Livre.

Pesquisa para 2011 – Sousândrade e O Inferno de Wall Street

Selvagem Poeta Dançarino inclui a pesquisa do próximo trabalho do Núcleo Passo Livre, livremente inspirada e impulsionada pelo episódio O Inferno de Wall Street do poema O Guesa de Sousândrade. A obra, escrita durante 15 anos e ainda assim inacabada, fala metaforicamente sobre o sacrifício de um índio na Bolsa de Valores de Wall Street, onde os sacerdotes do mito aparecem disfarçados de corretores, especuladores, e políticos corruptos.

Apesar de ser um dos poetas mais ambiciosos e revolucionários da tradição literária brasileira, Sousândrade é desconhecido pela maioria do público. Sua importância foi pouco reconhecida até as belíssimas publicações dos poetas Augusto e Haroldo de Campos sobre sua obra.

Desenvolver um projeto que parta de uma investigação inspirada por um de seus textos mais radicais dentro do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, é entre outras coisas, também uma forma de difundir essa obra. Mas, sobretudo, para a dança e a cidade é bem mais do que isso: dialogar com o O Guesa em São Paulo, no século XXI, é trabalhar com um dos melhores estímulos para a experimentação e a reflexão estética de uma cultura viva.

Eliana Cavalcante
Sua formação percorreu o balé clássico, a dança moderna e a dança contemporânea. A partir desta progressão, desenvolveu um trabalho corporal que procura sintetizar os princípios que envolvem a ação física dinâmica e a inação que possibilita resgatar e amplificar os ritmos internos e suas pulsações. Desenvolveu parcerias com os músicos Tom Zé e Lívio Tragtenberg e com os artistas plásticos Rachel Zuannon, Heloísa Passos e Tina Vieira. Ganhadora dos prêmios Movimentos de Dança SESC 1998, Estímulo para Novas Linguagens Coreográficas 1999 e Estímulo de Circulação Dança Contemporânea 2004, entre outros.

Sofia Cavalcante
Possui formação variada, envolvendo diversas técnicas de dança (clássica, moderna, contemporânea) e outras abordagens corporais (tai chi chuan, princípios de bioenergética, educação somática, biodinâmica). Paralelamente, desenvolveu um estudo na Faculdade de Filosofia, na qual concluiu o Mestrado com a dissertação Ferocidade e boas maneiras - a estética apolínea na obra de George Balanchine. Ganhou diversos prêmios em parceria com Eliana Cavalcante. Foi representante do Estado de São Paulo na Câmara Setorial de Dança no Ministério da Cultura.

Serviço

Espetáculo Agosto
Dias 17 e 18 setembro e 24, 25 e 26 setembro de 2010
Sextas 21h, sábados 18h e 21h e domingos, 19h

Sinopse: Agosto inspira-se livremente no romance homônimo de Rubem Fonseca. A concepção busca, juntamente com a música e as projeções, compor um tecido de imagens que retratam a tragédia dos três personagens centrais, sob a tragédia maior de Getúlio Vargas, que assinala um dos momentos cruciais da vida brasileira.

Ficha Técnica
Núcleo Passo Livre: Anderson Anastácio, Eliana Cavalcante, Marcelo Prado, Norma Duarte, Sofia Cavalcante música: Lívio Tragtembergfigurino: Adriana Vaz cenário e vídeo:  Alexandre Geraldes e Raquel Zuannon direção: Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante produção: Amalia Tarallo e Rute Viais


Espetáculo A Pulga
Galeria Olido - 19 de outubro de 2010 – horário: 19h
Av. São João, 473 – sala Paissandu – Centro - São Paulo – Fone: 011 3331 8399 Duração: 50 minutos Entrada franca

Sinopse
Livremente inspirado no poema homônimo de John Donne, poeta inglês contemporâneo de Shakespeare. Dois versos resumem a intenção do poema: "Ela sugou-me a mim e a ti depois, mesclando assim o sangue de nós dois..."

Ficha Técnica
Direção, concepção de cena e vídeo: Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante Elenco: Anderson Anastácio, Eliana Cavalcante, Marcelo Prado, Norma Duarte, Sofia Cavalcante Interventores: Eduardo Sô, Emilie Sugai, Márcia Madalloni, Marcos Moraes, Paula Salles, Ricardo Fornara, Soraya Sabino Luz: Ricardo Bueno


Espetáculo Ancas da Tradição
15 a 24 de outubro de 2010
Sextas 21h, sábados 18h e 21h e domingos, 19h Duração: 45 minutos Recomendação: 10 anos

Sinopse
Ancas da Tradição é um espetáculo experimental, multimídia, que tem como fio condutor uma montagem de canções do CD homônimo do Tom Zé, The Hips of Tradition. O tema do trabalho é a relação do corpo humano com a miríade de imagens sem corpo que nos circunda: fotos, outdoors, imagens de TV e cinema, sons de rádio. "Trazer o corpo para os pincéis da eletrônica, fazendo cócegas nas tradições..."

Ficha Técnica
Direção, concepção e coreografia: Eliana & Sofia Cavalcante Elenco: Anderson Anastácio, Eliana Cavalcante, Marcelo Prado, Norma Duarte, Sofia Cavalcante Música: Tom Zé
Projeto visual: Heloísa Passos, Tina Vieira, Eli Sumida, Sérgio De Divitiis, Val Sampaio
Cenografia: Lúcia Chedieck & Tina Vieira Iluminação: Lúcia Chedieck Figurino: André Lima Gravação e mixagem: Cid Campos, Manny Monteiro e Leonardo Bitar Operação luz: Ricardo Bueno

FestiVaia
1 a 10 de outubro de 2010
Quintas, Sextas e Sábados, 21h e domingos, 19h

Dia 1/10 – Sexta-feira
Dan (Devir Ancestral), da Taanteatro Companhia, de Maura Baiocchi

Dia 2/10 – Sábado
Dia dos Mortos - Dias de Arte, palestra e abertura da exposição de Felipe Ehrenberg

Dia 3/10 – Domingo
Radiodanças, de José Maria Carvalho

Dia 7/10 – Quinta-feira
Onde os Começos, de Wellington Duarte e Eliana Santana

Dia 9/10 – Sábado
Romance de Dona Mariana, de Celia Gouvêa e Preparativos de Viagem, de Ricardo Fornara

Dia 10/10 – Domingo
A Pulga, do Núcleo Passo Livre

Espaço Cariris
Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada) Recomendação: maiores de 10 anos
Rua Cariris, 48   CEP 05422-020  Pinheiros São Paulo SP
Fone/fax (11) 3811.9681

Contato da produtora Amalia Tarallo: (11) 5051-7160 / 9243-7064 email: amaliatarallo@hotmail.com

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425









quarta-feira, 22 de setembro de 2010

São Paulo: BEM CASADO no Teatro de Dança


Célia Gouvêa
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Programa BEM CASADO, no Teatro de Dança, apresenta coreografias de Célia Gouvêa e Ricardo Fornara
       
O programa Bem Casadoque acontece nos dias 24, 25 e 26 de setembro no TEATRO DE DANÇA (instituição da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA), apresentará no mesmo palco e na mesma noite, espetáculos de dois diferentes artistas, porém, ambos com trajetórias ligadas pela arte que respiram: a dança. A coreógrafa e bailarina Célia Gouvêa e o bailarino Ricardo Fornara encenarão respectivamente “Romance de Dona Mariana” e “Preparativos de Viagem”.  O projeto proporcionará o encontro da arte de Célia e Ricardo, que fez parte doCélia Gouvêa Grupo de Dança durante 17 anos, atuando como intérprete criativo e assistente de coreografia e de produção.

Célia Gouvêa entrará primeiro no palco com “Romance de Dona Mariana”, coreografia-solo criada em 1994 em comemoração aos 20 anos de dança contemporânea da artista. Célia mostra uma mulher de origem ibérica oprimida e julgada num tribunal imaginário, em uma coreografia que encontra sua dimensão na política da atualidade, levando em conta o tratamento imposto às mulheres de determinadas culturas ainda hoje. A cenografia – enxuta, valorizando unicamente a coreografia – é composta por seis cadeiras e a trilha sonora traz a música tradicional portuguesa proveniente da região do Algarve, ao sul de Portugal, com forte batida rítmica de origem árabe. “Romance de Dona Mariana” é produto da pesquisa realizada por Célia Gouvêa sobre as origens e particularidades da dança brasileira, correspondendo a seu braço ibérico.
Ricardo Fornara entra na seqüência e estreia seu mais novo trabalho solo, “Preparativos de Viagem”. A coreografia - que incorpora conceitos do Kung Fu, além de inspirar-se na observação de estátuas nos cemitérios São Paulo e da Consolação - mostra um indivíduo que passa por um intervalo de isolamento, no qual abandona suas fixações para partir em busca da individuação. Durante os preparativos para essa partida, ele sofre algumas metamorfoses, pelas quais todo homem passa em seu processo de amadurecimento.
A coreografia objetiva expor os conflitos psicológicos desse indivíduo em seu percurso para atingir e transpor o limiar de partida, valendo-se de uma dança teatral baseada na ação que cada tema propõe e dando a cada um deles forma, ritmo e expressão próprios. A pesquisa baseou-se, entre outros, no livro “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell.

Biografias

Célia Gouvêa - Formada pelo "MUDRA" de Maurice Béjart, foi co-fundadora do Grupo CHANDRA (Teatro de Pesquisa de Bruxelas). Criou mais de 50 coreografias. Conquistou prêmios de melhor coreógrafa, bailarina, espetáculo, pesquisa e criação da APCA, Governador do Estado, APETESP e FUNARTE. Recebeu bolsas de pesquisa e criação do CNPq, auxílio à Pesquisa da FAPESP, VITAE, John Simon Guggenheim Memorial Foundation e Virtuose.

Ricardo Fornara - Iniciou sua carreira de intérprete de dança em 1991. Fez parte do Célia Gouvêa Grupo de Dança, de Célia Gouvêa e Maurice Vaneau (1926-2007), por dezessete anos, atuando como intérprete criativo e assistente de coreografia e de produção. Trabalhou também em espetáculos de Silvia Bittencourt, Eliana Carneiro, Lara Dau Vieira, Helena Bastos e Mariajosé de Carvalho. Em 1997 foi Mefistófeles em FAUSTO 2000, primeira novela brasileira para a INTERNET, produzida pela Terra Networks, com texto de Carlos Gerbase e Direção de Ricardo Cruz.
Serviço
24 a 26 de setembro, sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às 18h
Bem Casado
Duração total: 60 minutos, classificação 14 anos

Romance de Dona Mariana (1994)

Coreografia e Interpretação:Célia Gouvêa Trilha Sonora: Música tradicional portuguesa, com o grupo Ronda dos Quatro CaminhosFigurino e Iluminação: Maurice Vaneau Adaptação de luz: Alexandre Zullu


Preparativos de Viagem - estreia
Concepção, direção, coreografia e atuação: Ricardo Fornara Trilha Sonora: Daniel Nader Vozes em OFF: Daniel Nader e Cilene Sales Texto: extraído da obra de Fernando Pessoa Cenografia/Concepção: Lara Dau Vieira e Fornara Marcenaria e objetos cênicos: Fornara Figurino: Maria Sales (Graça) Iluminação: Alexandre Zullu Preparação Corporal/Kung Fu: Marco Gimenez Pilates: CEDMAcupuntura: Mauro Abe – Omiyage Preparação Vocal: Iramaya Bulgarini Design Gráfico: Flávio Nigro e Edmilson Reis
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email:info.teatrodedanca@apaa.org.br  Telefone da bilheteria: 2189 2555 /// Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado ///Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais /// Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia) ///Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista /// Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h/// www.teatrodedanca.org.br

O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s.

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425



Campo Grande-MS: Workshop de Forró gratuito para iniciantes


Ivan Sousa
ivan@maisacademia.com
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Chegou a hora de aprender a dançar “Forró”.
A ASDANÇAS, apresenta pela primeira vez em Campo Grande MS, o Workshop de forró Grátis para iniciantes, com os Campeões brasileiros e Bi Campeões Paulista Bruno Franchi e Crys Franchi. Acontece dia 25 de setembro sábado as 14h no Rádio Clube Cidade que fica na Rua Padre João Crippa, 1280. e já estão abertas 300 vagas 150 femininas e 150 masculinas.  Inscreva-se pelo site www.maisacademia.com ou envie seus dados Nome Completo, Rg, Data Nascimento,Tel, pelo email ivan@maisacademia.com



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Paulínia-SP: Brasil International Tap Festival


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
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Cidade de Paulínia, em São Paulo, recebe a 11ª edição do Brasil International Tap Festival

Entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro de 2010, a cidade de Paulínia, interior de São Paulo, se transformará na capital nacional do sapateado. O Brasil International Tap Festival é o mais importante evento do gênero no país. Organizado pela bailarina e coreógrafa Christiane Matallo, o evento chega a sua 11ª edição trazendo ícones do sapateado nacional, como Patricia Stellet (São José dos Campos), Luizz Baldijão (Campinas, SP), Tribo do Tap Uai Q Dança (MG), e dos internacionais Steven Haper (EUA), Aaron Tolson (EUA), Maud Arnaud (EUA) e Jason Samuels Smith (EUA), este último vencedor do prêmio Emmy Awards (EUA) pela coreografia na abertura de “Telethones”, programa de TV do comediante Jerry Lewis. O Festival é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Paulínia, por intermédio do projeto Paulínia Ao Vivo.

Uma intensa programação - que envolve espetáculos de sapateado e aulas para iniciantes e profissionais - toma conta do Theatro Municipal de Paulínia, referência arquitetônica na região, projetado pelo arquiteto Ismael Sole, também coordenador geral da construção da Sala São Paulo (sede da OSESP), na capital paulista. O Brasil International Tap Festival é tradicional em trazer profissionais com linguagens e pensamentos diversos, fato que colabora com a construção de um pensamento mais crítico do profissional envolvido com a arte do sapateado. Trata-se de um grande encontro entre estudantes e professores, que durante as aulas e oficinas agendadas no Theatro, presenciarão ensinamentos de alto nível. É também uma oportunidade única para o público, que tem a chance de assistir apresentações de profissionais que fazem a diferença no show business da dança no Brasil e no exterior.


Dia 30 de setembro, ás 20h30, haverá a “Mostra Avaliada” no palco do Theatro Municipal de Paulínia de diversas escolas, companhias e grupos importantes do sapateado, com entrada franca. Na platéia desta noite professores convidados para a banca de jurados farão comentários por escrito das obras apresentadas.

programação do dia 1º de outubro conta com a Tap Jam – apresentação de improviso e desafio de sapateado, acompanhado de música da banda de Gilberto Syllos e explicações sobre as técnicas e passos utilizados. Será uma “roda” de sapateadores, onde cada um vai apresentar as suas técnicas. Um verdadeiro exercício de aprendizado e intercâmbio entre os artistas.

Lounge do TAP será um espaço físico na área interna do Theatro, que funcionará durante todo o período do Festival, onde os participantes e público em geral encontrarão um cafeteria, produtos especializados para dança e sofás. Um local de interação e que promete ser o verdadeiro point do Festival.

PROGRAMAÇÃO

Abertura - Dia 29 de setembro de 2010, quarta-feira, às 20h30

“Gala Tap”, espetáculo de sapateado com artistas nacionais e internacionais

Convidados da noite

Christiane Matallo (BR) Freqüentou estúdios de dança em diferentes partes do mundo, destacando Nova Iorque, Londres, Viena, Stuttgart entre outros. É criadora do evento Sapateia São Paulo e do espetáculo Da corda para o Pé, ao lado do músico Gilberto de Syllos.

Jason Samuels Smith (EUA) Sapateador vencedor do prêmio Emmy Awards nos EUA como coreógrafo da abertura do programaTelethones, de Jerry Lewis.

Aaron Tolson (EUA) Sapateia desde 1986 e é atualmente assistente do coreógrafo, co-criador e produtor-assistente de Imagine Tap! – famoso show de sapateado criado por Derick Grant. É consultor e escritor da Dance Spirit Magazine, uma das maiores revistas de dança no mundo. Professor de dança em Plymouth State University, em Plymouth, New Hampshire  e no Conservatório de Boston, Massachusetts.

Maud Arnold (EUA) Sapateadora, coreógrafa e diretora ao lado de sua irmã, Chloe Arnold, do D.C Tap Festival. Maud foi um dos 20 maiores destaques do sapateado mundial citado na revista americana Dance Spitit Magazine.

Steven Harper (EUA) Sapateador, professor, coreografo, é radicado no Brasil desde 1991, teve grande importância no desenvolvimento do sapateado no Brasil. É diretor do Tap in Rio e responsável por colocar inúmeros sapateadores no mercado.

Gilberto de Syllos (BR) Contrabaixista, professor da Faculdade Souza Lima em São Paulo e compositor. Tem um trabalho ímpar de contrabaixo e sapateado. Lançou três livros no Brasil, EUA e Europa.

Patricia Stellet (BR) Sapateadora e coreógrafa, participa dos eventos mais importantes da arte do sapateado pelo Brasil, além de ministrar aulas e workshops para bailarinos profissionais e iniciantes.

Luizz Baldijão (Campinas, SP) Bailarino e coreógrafo, é diretor artístico de um dos projetos sociais mais respeitados da cidade de Campinas, os Meninos Sapateadores de Campinas, com apresentações realizadas na meca do sapateado, os EUA.

Tribo do Tap (MG) Grupo criado no coração do Studio Uai Q Dança em 1990, com direção de Fernanda Bevilaqua.

KS Cia. de Sapateado (BR) Kika Sampaio é pioneira do sapateado americano no Brasil. Fundou a companhia em 2007 com o objetivo de integrar os sapateadores brasileiros, e mostrar novos coreógrafos e trocar experiências profissionais.

Dia 30 de setembro de 2010, quinta-feira, às 20h30, gratuito
Mostra com avaliação

Dia 1º de outubro de 2010, das 17h30 às 18h30, gratuito
TAP JAM – desafio de sapateado

SERVIÇO
Brasil International Tap Festival
LOCAL: Theatro Municipal de Paulínia – Paulínia, SP
Av. Prefeito José Lozano Araújo, 1551 – Parque Brasil 500 – telefone (19) 3933-2140
Para os espetáculos, os Ingressos são gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Theatro municipal de Paulínia

Informações sobre preço de aulas e workshops:
Dias e horários no site http://www.christiane-matallo.com.br
Ou pelo telefone (19) 3241-2111 ou (11) 7688-7867


Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9126 0425
Twitter: canalaberto
Skype: canal.aberto
INFORMAÇÕES DE APOIO:
http://www.youtube.com/watch?v=8H2R5iJxaf8 
(vídeo da revista Dança Brasil – Festival de 2009 no SESC Campinas)

http://www.youtube.com/watch?v=ZYPzrUdjrkY 
(EPTV - Festival de 2006 – SESC Campinas)

http://www.youtube.com/watch?v=K7gqQWYZUcc 
(Derico - Festival 2009 – SESC Campinas)

http://www.youtube.com/watch?v=3kqxconR5mE&feature=related 
"A arte de sapatear com Christiane Matallo"