quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

documentário : Das Tanztheater der Pina Bausch






Das Tanztheater der Pina Bausch
Regie: Christiane Gibiec
WDR 1998
Dokumentiert wird die Arbeit zu dem Stück „Der Fensterputzer" bei Proben in Hongkong. Anlässlich des 25-jährigen Bühnenjubiläums werden auch Ausschnitte gezeigt u.a. aus den Stücken Fritz (1974), Le sacre du printemps (1975), Komm, tanz mit mir (1977), Café Müller (1978), Walzer (1982), Danzón (1995), Nur du (1996).


São Paulo: Cursos de férias no Estúdio Nave


Estúdio Nave
contato@estudionave.com
escreveu


clique para ampliar


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SP: curso de férias na praia de Picinguaba


Sala Crisantempo
crisantempo@salacrisantempo.com.br
escreveu


recomenda

clique para ampliar


SP: Novos Cursos credenciados Body Mind Centering : Janeiro de 2012


Ananda (patricia franco)
escreveu

"Nosso corpo se move como a nossa mente se move. A qualidade de qualquer movimento é uma manifestação de como a mente se expressa através do corpo em movimento."(Bonnie Bainbridge Cohen/ Sensing,Feeling, and Action)
Amigos,
É com muita alegria que venho informar sobre os Novos Cursos credenciados Body Mind Centering em SP/ Janeiro de 2012 .É realmente uma honra poder compartilhar essa experiência. Estarei como Assistente de Professor nesses dois módulos .Maiores informações no flyer abaixo.
 Bem Vindos!
Asthanga Body Mind
Prem Ananda/patrícia franco
 ( 11 ) 91 27 52 05


clique
para
ampliar


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cursos de Dança para Crianças e Adultos - Início em JANEIRO


Amanda Jansson Breitsameter
escreveu


Estão abertas as matrículas para o primeiro Curso de Férias da ESCOLA DA PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA - Artes Integradas.
São duas turmas para crianças desde os 5 até os 12 anos! Traga sua criança para brincar e se divertir nas férias, fazendo arte!

Já para adultos, a Escola oferece duas diferentes possibilidades: as Aulas de Ballet Clássico e o Workshop de Dança Moderna.
Amanda Jansson
Assessoria de Imprensa

PORTO 
ALEGRE CIA DE DANÇA
(51) 9677.1548

Veja mais detalhes abaixo:

Curso de Férias para Crianças - Artes Integradas


O Curso de Férias da ESCOLA DA PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA é uma oportunidade única, durante o mês de janeiro, para a criança conhecer e participar das atividades que são oferecidas pela Escola durante o ano letivo, como ballet, danças circulares, dança indiana, iniciação musical, jogos teatrais, trabalhos manuais, entre outras.

Tudo isso em um ambiente aconchegante e instigante, onde a criança poderá experimentar e exercitar suas capacidades, acompanhada e orientada por uma excelente equipe de professores/artistas.

A dinâmica do curso prevê aulas de dança nos 3 dias da semana e cada dia complementação da carga horária com uma aula música, artes ou teatro, sem esquecer aquele gostoso intervalo no meio da manhã para o lanche e confraternização.

Neste primeiro Curso de Férias, serão no total 36 horas de aula, divididas em: 
• Aulas de dança estimulando as crianças a interagirem e a entrar em contato com seu corpo e seu movimento;
• Aulas de artes plásticas que trarão a ocasião de manipular e criar com diferentes materiais;
• Aulas de música dedicadas à iniciação musical, sensibilizando e permitindo a exploração de diferentes ritmos e possibilidades sonoras;
• Aulas de teatro onde será exercitada a socialização através de jogos corporais e brincadeiras.

Artes Integradas

Público: meninas e meninos
            Turma A - crianças de 5 e 7 anos
            Turma B – crianças de 8 a 12 anos
Período: de  3 a  26 de janeiro
Dias: 3ª, 4 ª e 5ª
Horário: 9:00 – 12:00
Local: Companhia de Artes – Andradas 1780 - 4º andar
Número de vagas: 20 em cada turma
Contato: escolaportoalegreciadedanca@gmail.com

Cursos para Adultos

As Aulas de Ballet Clássico são de nível iniciante e intermediário. Adultos que que já praticaram ballet ou desejam iniciar-se na técnica são bem vindos. Esta turma que deve seguir regularmente durante todo o ano de 2012 é uma forma  de praticar e desenvolver a arte do ballet com um principal compromisso, o prazer de dançar.

O Workshop de Dança Moderna é destinado a pessoas com ou sem experiência em dança. É uma oportunidade única de vivenciar os princípios da dança  moderna tornando conscientes conhecimentos e possibilidades de movimentos do corpo humano. A participação neste primeiro módulo é essencial para que no ano de 2012 outros módulos mais adiantados possam ser aproveitados em sua totalidade.

Ballet Clássico – nível iniciante/intermediário
Público: adultos com nenhuma ou pouca experiência em dança
Início: 3 de janeiro
Dias: 3ª e 5ª
Horário: 19:00 – 20:30
Local: Companhia de Artes – Andradas 1780 - 4º andar
Valor: R$ 150,00 p/mês

Workshop de Dança Moderna - módulo I
Período: 4 a 30 de janeiro 2012
Dia: segundas e quartas
Horário: 19:00 às 20:30
Local: Companhia de Artes – Andradas 1780 - 4º andar
Valor: R$ 200,00





QUEM É A ESCOLA DA PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA
A ESCOLA DA PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA é uma escola de formação de bailarinos contemporâneos. Propõe desenvolver seu trabalho, ao longo de seis anos de curso, ampliando a conexão entre o aprimoramento técnico e a criatividade.

A ESCOLA é uma possibilidade de estudo em dança oferecida à criança que deseja dançar com base no prazer da criação do movimento e construção da sua identidade, de uma forma dirigida e organizada. Oportunizará ao aluno o acesso à expressividade e sensibilidade do próprio corpo, levando-o a compreender sua movimentação de uma forma inventiva e estimulando-o a criar e compor sua própria dança.

O curso proporcionará aos alunos uma base consistente em  ballet clássico aliada ao estudo de movimentos e conceitos de outras técnicas modernas de dança. Neste desenvolvimento técnico serão incorporadas outras atividades, como:  iniciação musical, canto, construção de cenários e figurinos, mímica e jogos de improvisação e criação, técnicas circences, interpretação teatral, além de práticas orientais que trazem equilíbrio como tai chi chuan e meditação.

Na ESCOLA DA PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA a dimensão física é tida apenas como o veículo inicial para que a criança possa ampliar o exercício da criatividade, da estética, da percepção e da sensibilização. Uma ESCOLA que  não pretende moldar o corpo, mas sim refletir sobre o que se faz utilizando diferentes técnicas como instrumento com o objetivo de possibilitar ao aluno  expressar-se da maneira mais íntegra, criativa e universal.

Complementando a formação em dança, a ESCOLA  DA PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA oferece a comunidade em geral como aulas de extensão, opções de aulas regulares, cursos teóricos e práticos, além de workshops.

QUEM É A PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA?

PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA fez sua estreia dia 29 de março de 2008, no Theatro São Pedro, dentro das comemorações dos 236 anos da cidade, com  o espetáculo Olhos Fechados no Sol coreografado pelo convidado  Mark Sieczkarek.

Depois de se apresentar em Porto Alegre, a Companhia realizou sua estreia nacional em São Paulo. Também realizou uma turnê pelo Rio Grande do Sul - Com Olhos no Rio Grande - quando apresentou a peça e realizou workshops de dança e mesas-redondas em diversas cidades gaúchas.

PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA já realizou em Porto Alegre, em pleno domingo no Parque da Redenção, o evento de dança Vem Dançar com a Companhia, quando centenas de pessoas tiveram momentos de interação e prazer, dançando conduzidas pelo coreógrafo Sieczkarek.

Mais recentemente, a Companhia apresentou em Porto Alegre a obra As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens, do coreógrafo convidado João Butoh. João realizou uma peça única, fresca e cheia de originalidade, aliando a dança butoh, típica do Japão, às poesias do ícone gáucho, Mario Quintana.

Entre final de 2010 e início de 2011, a PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA realizou sua estreia internacional, apresentado-se em diversas cidades da Alemanha ao lado de bailarinos da Mark Sieczkarek Company, no espetáculo Eu Estive Aqui, que já havia sido apresentado em Porto Alegre em pré-estreia e encantou o público europeu.

No início de 2011, nasceu a Escola da PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA , projeto pioneiro na formação de bailarinos na Capital gaúcha.




São Paulo: workshop de dança na Passos & Compassos


Katia Cantillana
escreveu





Faça um workshop de dança na Passos & Compassos e ganhe entrada para o baile!
 
A escola, localizada na Vila Mariana, em São Paulo, está com incríveis promoções para o mês de janeiro. Venha aprender a dançar e se divertir em vários ritmos: forró, salsa, samba-rock, sertanejo, zouk e muito mais!
 
A Passos & Compassos está com incríveis promoções: quem fizer um dos workshops de 08/01 irá pagar apenas R$ 15 e ainda ganha uma entrada no baile que acontece no mesmo dia. Entre os ritmos oferecidos estão bolero, forró, rueda de cassino (salsa em roda), salsa americana, salsa-shines, samba-rock, samba de gafieira, sertanejo universitário, vanerão sertanejo e zouk.
 
Além disso, aqueles que se inscreverem para um desses workshops (de 1 aula) e pagar a inscrição de qualquer outro workshop com duração de 4 aulas em janeiro, irão receber 50% de desconto na mensalidade (de R$ 90 por R$ 45).
 
 A escola se destaca pelo exclusivo método de ensino “Penso, logo danço”, no qual o aluno aprende por meio do raciocínio e consciência corporal.
 
Outro destaque na Passos & Compassos são os bailes super divertidos promovidos duas vezes por mês na própria escola, aos finais de semana, onde os alunos podem praticar de forma bem divertida todos os ritmos aprendidos em aula.   
 
 
Novos workshops Dançaria Passos & Compassos
 
Ritmos: Bolero, forró, rueda de cassino (salsa em roda), salsa americana, salsa-shines, samba-rock, samba de gafieira, sertanejo universitário, vanerão sertanejo e zouk
 
Data 08/01/12 – a partir das 15h, cada ritmo com 1h de duração
 
Preço: R$ 15 um ritmo ou R$ 40 todos
 
Entrada grátis para o baile do pé direito, no próprio dia 8/jan, das 19h às 23h
 
Mais informações e inscrições na Dançaria Passos & Compassos (R. Afonso Celso, 95, Vila Mariana), pelo telefone (11) 3294-0101 ou pelo email dancecom@passosecompassos.com.br.




São Paulo: Segunda é dia de dançar com GOLDEN NIGHTS


Moacir Castilho
moacircastilho.eventos@yahoo.com.br
escreveu

Segunda é dia de dançar e se divertir
"1o. Baile do Ano"


clique para ampliar


Próximos GOLDEN NIGHTS:  2 e  5 DE JANEIRO



domingo, 1 de janeiro de 2012

São Paulo: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO


Independente Produção e Arte
independenteimprensa@gmail.com
escreveu




IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo
ocupa o Centro de Dança da Galeria Olido, em janeiro de 2012
 
Evento chega a sua 4ª Edição com toda programação gratuita e comemora os 40 anos da técnica criada pelo norte-americano Steve Paxton.

            Com uma programação ampliada e diversificada, o Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo chega a sua quarta edição em Janeiro de 2012, para oferecer mais opções e formas de ensinar e dançar a técnica, que tem no toque e na expansão das percepções a base para uma dança espontânea e uma conscientização corporal natural. O evento celebra os 40 anos da criação, por Steve Paxton, e prática do Contato Improvisação e acompanha o movimento mundial de encontros e festivais para a difusão do CI como uma linguagem em desenvolvimento na cena contemporânea.
Durante oito dias (22 a 29/1), o Encontro ocupa as Salas Paissandu, Azul, Café e Vermelha do Centro de Dança Umberto da Silva / Galeria Olido, muitas vezes em atividades simultâneas. Na sequência daabertura oficial, às 15h de domingo (22), acontece a JAM do Programa de Workshop, ministrada porLuciana Bortoletto, em parceria com o bailarino e professor Ricardo Neves, diretor artístico do Encontro de CI desde a sua primeira edição, em 2008. A programação completa inclui cursos intensivos, palestra com todos os professores/artistas envolvidos, JAMs, performances, estágios docentes e laboratórios.
Seguindo a proposta curatorial das edições anteriores, de promover um intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais para prática, discussão e ações para a manutenção da pesquisa e do aprendizado de C.I., o IV Encontro inova, incorporando à programação a realização do Laboratório de Movimento, espaço reservado para troca entre alunos e professores, sob forma de conversa ou demonstração prática; Jams em silêncio, que acontecem simultaneamente às Jams com intervenção sonora, dando aos participantes a opção de circular livremente entre elas; e o Estágio Docente, um desejo antigo de Ricardo Neves para impulsionar a formação de novos professores, que  podem expor seus trabalhos e ministrar aulas. Outra novidade reservada ao público interessado: para criar uma atmosfera produtiva e conectada com a pesquisa e investigação do CI no Centro de Dança Umberto da Silva, o Encontro disponibilizará uma videoteca, com DVDs históricos, que poderão ser vistos na Sala de Pesquisa e Acervo.
Principal atividade do Encontro, os cursos intensivos serão sete – quatro oficinas (de 2ª a 4ª, das 10h às 13 e das 14h30 às 17h30) e três workshops (de 6ª a domingo, das 15h às 18h). Abertos ao público em geral e orientados para formação, aprimoramento técnico, desenvolvimento de pesquisa, composição e criação artística, reúnem profissionais que se dedicam intensamente à pesquisa do contato-improvisação, participando dos principais festivais do mundo voltados para esta prática.  Nitta Little retorna, em seu segundo ano, para ministrar um dos intensivos (“Corpos que falam: explorando a poética da conversa na nossa dança”) e apresentar, em palestra, sua tese de doutorado sobre articulação da presença cênica do bailarino.  Nita é do grupo que estava com Steve Paxton desde suas primeiras investigações, em 1971. Nas demais oficinas estão o italiano Camillo Vacalebre (“O Lugar Onde O Movimento É”), também pela segunda vez no Encontro; o casal Daniela Schwartz e Eckhard Mueller (“A arte de partilha do peso – lightness”), ela argentina e ele alemão, que desde 2005 viajam praticando Contato Improvisação pela Europa e Américas do Norte e do Sul; e a organizadora do Festival da Rússia, Sasha Bezrodnova (“Fora de Equilíbrio”). Outros três artistas ministram os workshops: Autarco Arfini, da Argentina (“Habilidades para chegar em lugar nenhum”), Hugo Leonardo, da Bahia (“Vertigem e Aglutinação”), e Íris Fiorelli, de Sergipe (“Bem Sentados”).
O japonês-paulistano Keizen Ono Sensei, que aos 86 anos conquistou o 7º dan, uma das maiores colocações do Aikido mundial, faz uma demonstração técnica na Sala Paissandu, na quinta-feira, das 11h às 12h. Isso porque existe uma relação bastante estreita entre o Aikido e o Contato Improvisação, que incorpora alguns elementos, como as quedas (Ukemi), os movimentos circulares e o uso da energia do parceiro, dessa arte marcial.  Os ingressos para a aula-demonstração devem ser retirados com meia hora de antecedência. Quinta também acontece a palestra com professores, das 12h30 às 14h30, e tem início os Laboratórios “one to one”, para participantes dos cursos, das 15h às 16h  em três salas.
Sonoras e em silêncio, as JAMs de improviso, abertas à participação do público, continuam com seu espaço garantido, com mais opções de horários – serão ao todo 13 – 2ª, 3ª e 4ª, das 18h30 às 21h (Salas Vermelha e Café);  5ª, das 16h às 18h, nas mesmas Salas, e, de sexta a domingo, Jams matinais, das 11h às 13h, nas Salas Café e Azul.  As Jams de CI são inspiradas no conceito das JAM Sessions, dos músicos de jazz (Jazz After Midnight), que se reuniam para improvisar; a dança se apropriou do termo e da prática, promovendo encontros de pessoas com o intuito de explorar as possibilidades de composição, criação e conexão entre variadas técnicas corporais e também a partir das experiências individuais dos participantes.A manhã de 6ª – das 11 às 13h - fica reservada também para mais Laboratórios.
Para fomentar o encontro artístico das pessoas, propostas e investigações na dança do Contato Improvisação, as três noites de performances, abertas ao público, acontecem na Sala Paissandu, na sexta e sábado, das 20 às 21h, e no domingo, das 19h às 20h, quando o IV Encontro Internacional de CI será encerrado.
O Encontro Internacional de São Paulo tem um especial diferencial em relação aos festivais que acontecem mundo afora: toda a programação nacional e internacional é oferecida gratuitamente aos bailarinos, professores, praticantes e interessados. Isto porque, na cidade, o projeto foi incorporado, desde a primeira edição, pela Secretaria Municipal de Cultura no Centro de Dança Umberto da Silva, o que lhe conferiu um caráter de continuidade, passando a constar como uma das melhores opções para práticas corporais no calendário de eventos dos verões paulistanos. Este IV Encontro conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAc – Programa de Ação Cultural, e da INdependente – produção e arte.
A programação completa do IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo está disponível no site: www.contatoimprovisacaosp.com.br.
Serviço: IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo –De 22 a 29 de janeiro de 2012, Programação completa no site: www.contatoimprovisacaosp.com.br . Centro de Dança Umberto da Silva - Galeria Olido, Av. São João, 473, 2º andar - Centro – próx. Estações do Metrô: São Bento (linha azul), República (linhas vermelha e amarela) e Anhangabaú (linha vermelha) - tel: 33970170.
                                                                                                               
Contato:
Vanessa Lopes
Independente produção e arte


CURSOS INTENSIVOS

Dias 23, 24 e 25 
Turma A: 10h-13h/ Turma B: 14h30-17h30

- Sala Café
Nita Little (USA)
“Corpos que falam: explorando a poética da conversa na nossa dança”
            O foco é compreender os princípios básicos que governam a física do Contato Improvisação e assim ser capaz de um “abandono-controlado” na forma de agir. Desenvolver capacidades de escuta que levam a um reconhecimento de impacto sobre o parceiro com quem se relaciona e sobre o espaço da dança, para que suas significações sejam compreendidas. Além disso, se faz necessária uma autopercepção bem desenvolvida, capaz de reconhecer as escolhas pessoais e assim tomar decisões artísticas conscientes de uma poética pessoal e singular. Aprofundar as conversas físicas em Contato Improvisação será o trabalho deste curso.
Nita Little é coreógrafa, realiza, ensina e escreve sobre dança improvisada e teorias da corporeidade na ação. Participou do primeiro grupo nas explorações com Steve Paxton, em 1972, quando se formulava o que se tornaria o Contato Improvisação. Seu trabalho tem sido significativo na evolução e no desenvolvimento do CI. Sua pesquisa sobre a “mente corporificada” e o “significado da atenção” remonta ao início dos anos 80, quando iniciou o trabalho sobre “A mente em movimento”. Ensina na Califórnia e em vários países do mundo, regularmente no Festival ImPulsTanz, de Viena, Áustria; The Side Step Festival de Helsinque, Finlândia; no Zip Festival da Itália e no Contact Festival de Freiburg, na Alemanha. Premiada pelo NEA, CAC (California Arts Council), e pelo Dance USA Founding, com seu atual projeto “San Francisco based improvisation ensemble”, pela Divisadero Dance Research. Nita foi recentemente aprovada para o doutorado em Performance Studies na Universidade da Califórnia Davis, onde está escrevendo sua tese.

- Sala Azul
Sasha Bezrodnova (Rússia)
“Fora de Equilíbrio”
O tema deste curso é o estado de “Off–Balance”, considerado por Sasha o tema mais importante e sutil em Contato Improvisação. Freqüentemente, tomam-se decisões automáticas, retornando de maneira natural ao estado estável. Mas, o que acontece ao permitir-se dar um passo para o desconhecido? Como criar um equilíbrio interno permanente que permita chegar ao desequilíbrio? Como desenvolver uma auto-confiança e assim estar pronto e aberto a qualquer comportamento do parceiro? Como permitir-se simplesmente agir, sem apego a padrões familiares, percepções e expectativas?
Sasha Bezrodnova (RUS) é graduada em psicologia social e gestão de negócios. Professora de improvisação e performance no estúdio “One’s Place”, no Teatro Praktika, em Moscou. Facilitadora de Jams, cursos e workshops na Rússia e ao redor do mundo, atuou em projetos dirigidos por Steve Batts, Karl Frost, Alexander Girshon, Konstantinos Mikhos, Andrey Andrianov, Taras Burnashev, Gabriele Koch. Organiza os festivais “Moscow C.I. & Performance Festival”, “CI Outdoor Festival um Ladoga Lake”, Karelia, e “C.I. Festival”, Tailândia, entre outros.

- Sala Paissandú
Daniela & Eckhard
“A arte de partilha do peso – lightness”
Explorar o sistema ósseo e sua relação com a gravidade, enquanto o corpo cai e o projetamos, a partir do chão, no espaço tridimensional, encontrando o alinhamento em cada situação. Investigar o contato com o solo, usando a arquitetura de cada corpo, o espaço interno e externo e a respiração como ferramentas. Integrar esses princípios para desenvolver uma com facilidade, leveza e liberdade, aprendendo a modular o peso, tonificar o corpo e estar aberto a possibilidades diferentes em um relacionamento contínuo com os outros.
Daniela Schwartz, Argentina, vive em Estrasburgo, França. Viajante incansável, envolvida na prática, ensino e desempenho do C.I. desde 1998. Participou de vários projetos, laboratórios e performances em Cuba, México, EUA, Europa e Argentina. Convidada, com Eckhard Müller, para ministrar aulas em várias companhias, festivais e instituições na Europa, América do Sul e EUA. Como membro da CIA de dança e teatro Dégadézo, ensinou regularmente no Teatro Pôle Sud, Centro Coreográfico em Ho Chi Minh, TNS Teatro Nacional em Estrasburgo. Influenciada em seu trabalho por Nancy Stark Smith, Hamilton Julyen, Daniel Lepkoff, Mark Tompkins e João Fiadeiro, atua também como artista plástica, interessada no corpo, espaço e movimento..
O alemão Eckhard Mueller atualmente mora em Estrasburgo, França. Dança, ativamente, desde 1988. Estudou com Alito Alessi, Hamilton Julyen, Nancy Stark Smith e David Zambrano, cuja técnica de vôo baixo continua a inspirá-lo. Ensina há 15 anos C.I. na Alemanha e em outros países do mundo. Em suas oficinas, busca encontrar a reprodução de um conhecimento profundo das ferramentas básicas desta forma de dança. É co-fundador da Contactfestival, em Freiburg, Alemanha. Como membro do teatro de dança CIA Dégadézo, ensina regularmente no Teatro Pôle Sud, Centro Coreográfico em Ho Chi Minh, Teatro Nacional TNS, Estrasburgo e peças coreográficas feito co-suportados pela Alsace DRAC.
- Sala Vermelha
Camillo Vacalebre (ITA/ ARG)
“O Lugar Onde O Movimento É”
Serão explorados os reflexos anti-gravidade e os mecanismos de amortecimento e propulsão no ato de compartilhar o equilíbrio em movimento, prática essencial do Contato Improvisação. Integrar imagens anatômicas, informações proprioceptivas e experiências cinestéticas; investigar as forças excêntrica e concêntrica, tensão e compressão, trajetórias ascendentes e descendentes, espirais, equilíbrio vertical e horizontal, desequilibro, acelerações, quedas, vôos baixos e aterrissagens. Praticar elementos chaves do Contato Improvisação para mergulhar no jogo de negociação e modulação contínua de qualidades, trocas de peso, pontos de apoio e dinâmicas de movimento. O curso pretende tocar os limites individuais, dançando com eficiência, leveza e prazer.
Camillo Vacalebre nasceu em Nápoli, em 1965. Diretor da Caravana “Bom Selvagem”, é coreógrafo e dançarino, diplomado em 1994 pelo CNDO/EDDC – Centro Europeu pelo Desenvolvimento da Dança, departamento de dança do Instituto Superior do Ensino das Artes em Arnhem, na Holanda. Dança Contato Improvisação desde 1989, e ensina há 15 anos. É também professor da Técnica Alexander e membro da ABTA – Associação Brasileira da Técnica Alexander.

Dias 27, 28 e 29/01
10h-13h

- Sala Café
Autarco Arfini (ARG)
“Habilidades para chegar em lugar nenhum”
Focado na dinâmica do movimento, o curso visa proporcionar o paradoxo de estar em equilíbrio e cair ao mesmo tempo. A partir dessa qualidade de movimento, investigar diferentes habilidades que o C.I. proporciona para sintonizar a dança em relação à matéria, ao tempo e, de algum modo, também ao vazio e observar a organização do próprio corpo em relação à força da gravidade, economia e/ou eficácia no movimento e nas decisões.
Autarco Arfini é bailarino, docente e performer imerso na prática desde 1993. Estudou outras danças como butoh, improvisação, movimento autêntico e dança contemporânea; também praticante de tai chi chuan e zazen. Sua dança é caracterizada pela prática ininterrupta, o estudo com prestigiados professores e a contínua interação com bailarinos principiantes. Promove Jams semanais, além de organizar encontros de Contato Improvisação em Rosário e nas Serras de Córdoba. Atualmente vive em Rosário, Argentina.
- Sala Vermelha
Hugo Leonardo (BRA)
“Vertigem e Aglutinação”
O Contato Improvisação como um jogo de dança interessado na “vertigem” associada à queda, bem como nas suas metáforas cognitivas que operam rupturas e remodelações dos estados de percepção e subjetividade do dançarino.
Hugo Leonardo é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Dança na mesma Universidade. É autor do livro “Poética da Oportunidade: Estruturas Coreográficas Abertas à Improvisação”, publicado pela EDUFBA (2009). Dançarino e coreógrafo em produções autônomas ou associadas a companhias e elencos de dança contemporânea, coordena o Em Com Tato, um foco de ação para propostas de dança relacionadas ao Contato Improvisação. Como pesquisador, performer e professor de Contato Improvisação, têm atuado em encontros e festivais internacionais a exemplo do Contact in Rio (2008, 2010), ECITE – European Contact Improvisation Teachers Exchange (Liverpool, Inglaterra, 2009, Raasepori, Finlândia, 2010), Freiburg  Contactfestival (Alemanha, 2010), Ibiza Contact Festival (Espanha, 2010), entre outros. Com apoio do Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009, acontece sob sua idealização e direção artística o EmComTato, Residência Artística e Festival Internacional de Contato Improvisação de Salvador.

- Sala Azul
Íris Fiorelli (BRA)
“Bem Sentados”
O estudo da região do centro do corpo é o foco deste curso. Praticar exercícios para criar intimidade, identificar e reconhecer a estrutura dessa parte do corpo. Consciência e uso do ísquio, em especial a parte sobre a qual nos sentamos. Com intimidade e confiança, experimentar e testar diversas possibilidades de apoios, carregamentos e vôos. Soltando e abrindo o centro para disponibilizá-lo como porta de entrada e suporte nas danças.
Íris Fiorelli é dançarina, clown, performer, formada em Hatha Yoga em Barcelona, 2002, e em Dança Inclusiva para crianças, Buenos Aires, 2009. Facilitou C.I. e Yoga para diversas idades, realidades sociais e étnicas, em pontos de cultura de Minas Gerais, Bahia, Sergipe a “Caravana Cultura Viva-Caravana Arco Íris pela paz”, pelo Ministério da Cultura, 2006 e 2007; para a 3ª idade, através da Secretaria de Cultura de Aracaju, em 2008, e Centro Cívico Nou Barris, Barcelona, em 2003 e 2004. Organizou Jams semanais em Neuquen, em 2005, e Laboratórios em Buenos Aires, em 2010, na Argentina. Estudou diversas técnicas como: Reeducação do Movimento, Ballet Clássico, Danças Brasileiras com visão Contemporânea, Dança Contemporânea, Flamenco, Dança Inclusiva e Dança Clássica Indiana. Iniciou seus estudos de Contato e Clown em 1997, no Estúdio Nova Dança em São Paulo. Ministrou a Oficina C.I. e Jogo em Aracaju, Florianópolis e Contact in Rio 2011. foi premiada pela FUNARTE, Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe e Petrobrás. Colabora com projetos de dança, residência teatral e espetáculos multimídias de outros realizadores.

FICHA TÉCNICA
4º Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo

Coordenação e direção artística Ricardo Neves
Concepção Camila Vinhas / Ricardo Neves
Professores internacionais Autarco Arfini / Camilo Vacalebre / Daniela Schwartz / Eckhard Mueller /                        Nita Little / Sasha Bezrodnova                       
Professores nacionais Hugo Leonardo da Silva / Iris Fiorelli
Demonstração técnica Keizen Ono Sensei
Coordenação das jams Ricardo Neves
Redação e acervo Camila Vinhas
Vídeo Morris Gabi
Tradutora Béu Tornaghi
Identidade visual Daniel Freitas
Arte gráfica Paula Viana
Web design e programação Paula Viana e Solução Web
Produção: Maíra Silvestre
Assessoria de comunicação INdependente - produção e arte
Produção executiva e gestão de projeto  Vanessa Lopes / INdependente - produção e arte



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Montevideo-UY: Celebración / Muestra de Fin de Año y Clases regulares en Verano - Taller de Danza y Creción Casarrodante


Lucía Valeta
escreveu


clique para ampliar


   ¡Los esperamos!   
 
nota:  el jam de casarrodante que tocaría el sábado 17 se pasa para el viernes 16, de 20.00 a 22.30 hs. 
 
 
  Y  aquí las clases regulares de Verano: 



clique para ampliar


São Paulo: CELLO DANCE no T. Sérgio Cardoso


Apaa Cultural
escreveu


clique para ampliar


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CPT: INFORME nº 95/2011


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
escreveu







Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura






SECRETARIA DE CULTURA CADASTRA ESPETÁCULOS
A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lança comunicado para cadastramento de espetáculos de música e dança. e edital para Programa Vocacional (ambos do Departamento de Expansão Cultural). Até o início de janeiro, serão lançados os editais das bibliotecas públicas para cadastramento de contadores de histórias e oficineiros.
Mais informações aqui.






 CIRCUITO CULTURAL PAULISTA E CULTURA LIVRE 2012.
A  Secretaria da Cultura do  Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o Circuito Cultural Paulista e Cultura Livre, edição 2012.
Os interessados devem inscrever seus projetos até o dia 18 de dezembro pelo site www.cultura.sp.gov.br 






ESPETÁCULOS E ATIVIDADES GRATUITAS OU COM COTAS PARA COOPERADOS 
 
A Kiwi Companhia de Teatro, convida para o encontro público de pesquisa e trabalho de seu novo projeto: Morro como um país, no dia 14/12, às 20h. Local: Espaço Ivo 60, na Rua:Teodoro Baima, 78, próximo a Praça Roosevelt.
- A Cia. Corpos Nômades apresenta até 18/12 o espetáculo Na Infinita Solidão dessa Hora e Desse Lugar, com cota para cooperados.Local:Local: Espaço Cênico O LUGAR- Rua Augusta, 325 - Centro. Para mais informações aqui