quarta-feira, 4 de julho de 2012

Convocatórias e oficina para crianças :: Workshop for childrens and call-for-entries


escreveu



Petrobras
idanca.net
Petrobras
Olá,
nesta semana no idanca.net, Dança Pra Cacilda abre inscrições para oficina infantil com o coreógrafo Neto Machado. A companhia alemã Angie Hiels Produktion abre convocatória para seleção de cinco bailarinos para atuarem em espetáculo que será apresentado na Mostra SESC 2012 SP. A Conferência Internacional Corpos (Im)perfeitos, Lisboa, inicia o recebimento de trabalhos para serem apresentados em setembro.
E mais, apresentações e festivais de dança.
Boa leitura!
::
Hello,
this week in idanca.net, the ocupation Dança Pra Cacilda opens inscriptions for child workshop with Neto Machado. The Angie Hiels Produktion launches call-for-entries for show to be presented at Mostra SESC 2012 SP. The Conferência Internacional Corpos (Im)perfeitos in Lisbon receive researchs to be presented in september.
And more, showcases and festivals.
Enjoy.
NOTÍCIAS

Oficina infantil com Neto Machado

por Idança
NOTÍCIAS

Convocatória Angie Hiels – SP

por Idança
NOTÍCIAS

Convocatória Conferência Internacional Corpos (Im)perfeitos

por Idança
Tanztheater Wuppertal Pina Bausch – Água
Quanto se dependem as partes
Brasil - País Rico é País sem Pobreza
Prince Claus Fund for Culture and Development
Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura





São Paulo: 5ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA


Canal Aberto - Márcia Marques
marcia@canalaberto.com.br
escreveu

Estão abertas as inscrições para a 5ª Mostra Lugar Nômade Dança que acontecerá no período de 17 a 26 de agosto de 2012, na sede da Cia Corpos Nômades, na Rua Augusta 325, Centro, São Paulo. As inscrições vão até o dia 10 de julho de 2012, e o evento é organizado pela Companhia Corpos Nômades, subsidiado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo, e contemplado pela Funarte no edital Procultura de estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.
A intenção da mostra é que experimentadores e investigadores da dança contemporânea mostrem seus trabalhos e dividam com outros artistas e o público em geral suas pesquisas e questões artísticas. Serão duas semanas de programação, com três espetáculos por noite, de sexta a domingo.  Serão disponibilizados cachês, como ajuda de custo aos selecionados, que podem variar de 3 a 4 mil reais, dependendo do número de artistas no grupo.
Em paralelo à grade de espetáculos, haverá a “Sessão Meia-Noite Olho Neles”, dedicada aos novos artistas e grupos (coreógrafos em começo de carreira, recém-formados, trabalhos de conclusão de curso e ou ainda formandos das universidades de dança) e o ‘’Tea-Time O LUGAR EM REFLEXÃO’’, aos sábados às 16h, um espaço para discussão e reflexão.
Os interessados devem enviar o release, sinopse, vídeo com espetáculo na íntegra, currículo do artista/grupo, histórico das apresentações do espetáculo, três fotos em alta resolução (300 DPIs) e especificar no envelope ou no e-mail se o espetáculo é para Mostra Lugar Nômade Dança ou Sessão Meia-Noite Olho Neles. Enviar o material pessoalmente ou pelo correio, para o endereço: Espaço Cênico O LUGAR – Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP – CEP – 01305-000.
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9126 0425
SKYPE: canal.aberto




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terça-feira, 3 de julho de 2012

São Paulo: Danças Im (Puras) comemora 20 anos da Taanteatro


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu


Taanteatro Companhia comemora 20 anos com espetáculo DANÇAS [IM]PURAS e transporta público para um universo de sonhos e símbolos



TAANTEATRO COMPANHIA comemora duas décadas de criação cênica com DANÇAS [IM]PURAS obra inédita e de linguagem ousada que integra o projeto TAANTEATRO 20 ANOS, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para São Paulo.

O espetáculo estreia com temporadas na Galeria Olido (de 05 a 08 de Julho) e Teatro Sergio Cardoso (14 e 15 de julho e 21 e 22 de julho) e sintetiza elementos reunidos durante os vinte anos de experiências e pesquisas da Taanteatro, sob coordenação de sua diretora-fundadora, a encenadora, coreógrafa, performer e atriz Maura Baiocchi, criadora de mais de 90 espetáculos. Seu trabalho autoral, com técnica e teoria cênicas próprias, alçou-a a uma das mais importantes solistas do país e levou a companhia a diversos países, como França, Alemanha, Japão, Moçambique, Argentina e EUA, além de viajar pelo Brasil, em teatros do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Ceará e São Paulo.

DANÇAS [IM]PURAS não conta histórias. Por meio de uma atmosfera surreal e misteriosa convida o público a um encontro elementar com as dimensões poéticas e conflituosas da existência. Composta por um encadeamento de coreografias coletivas, duos e solos, o espetáculo envolve o espectador em situações e sensações intensas, vivenciadas por dançarinos que emergem do labirinto cenográfico - como em um sonho -, e percorrem a cena em trajetos inusitados e radicais para desaparecem sem explicação.

Os figurinos e objetos de cena Candelária Silvestro, unidos ao cenário de Roque Onofre Fraticelli (ambos renomados pintores argentinos), transformam os bailarinos em seres híbridos e ambíguos, portando cocares indígenas recheados de lixo tecnológico, girassóis, ou uma pomba da paz dilacerada com cabeça gigante. Um par de luvas de boxe, manchadas de sangue, e bailarinos usando imensos fios de cabelo pelo corpo: Um universo onírico que leva o público a sonhar acordado.

O compositor brasiliense Cláudio Vinicius Froes Fialho compôs a trilha sonora do espetáculo de uma forma bastante inusitada: gravou os sons corporais e vocais produzidos pelos bailarinos durante suas ações coreográficas para gerar uma sinfonia eletroacústica que permeia a encenação do espetáculo ao longo de 70 minutos.

Sob o ponto de visto conceitual e prático, DANÇAS [IM]PURAS retorna à tensão, princípio elementar do taanteatro (teatro coreográfico de tensões), para originar uma dança “mais pura possível”, livre de referências narrativas e teatralizantes. Ao mesmo tempo, concebe e encena “corpo e movimento” como fenômenos relacionais e dinâmicos num devir de permanentes contaminações energéticas com o mundo. A tensão, apesar de sua conotação negativa na linguagem cotidiana, permeia todos os fenômenos vivos e do corpo, inclusive o sorriso e o prazer. Essa é uma tese central do trabalho de pesquisa companhia.

DANÇAS [IM]PURAS é um espetáculo recheado de elementos e significações oníricas e de uma intensidade corporal  contagiosa que concretiza de forma coreográfica e na exploração da tensão muscular a simbologia dos quatro elementos da natureza: a terra, o ar, o fogo e a água, ligados a um dos principais temas desta montagem: a pureza. Ou melhor, a tensão entre purificação e hibridização nos processos da natureza e da criação.

A Taanteatro Companhia integra em sua própria produção cênica construção conceitual à prática corporal e criativa. A ‘tensão’ e a ‘ecorporalidade’, conceitos centrais de nosso trabalho desenvolvidos por Maura Baiocchi, implicam a conexão energética entre todos os fenômenos e acontecimentos da vida e do mundo.”, explica Wolfgang Pannek, produtor e preparador corporal da Taanteatro, cuja sede fica instalada em São Lourenço da Serra, localizada na região de Itapecerica da Serra, em São Paulo, um lugar de Mata Atlântica e flora riquíssima, com ipês, bambus, cedros, imbuias e manacás-da-serra. É neste cenário que os integrantes da Taanteatro vivem e experienciam - diariamente - o trabalho que é levado aos palcos.

As pessoas verão coisas enigmáticas nesse espetáculo. Mas essa presença se relaciona com o mistério da própria existência e é um convite à despadronização do cotidiano. As rejeições ao estranho e aos modelos de pureza moral ou racional pertencem à tentativa de salvar padrões. Nós esperamos que o público entre na viagem viva do espetáculo, que deguste o grau de energização e a intensidade das sensações do espetáculo, fazendo-o sentir e refletir sua própria riqueza interna e estimulando suas capacidades de ampliação experiencial e espiritual.” diz Wolfgang.


Ficha Técnica
Concepção, direção e coreografia: Maura Baiocchi Assistente de coreografia: Alda Maria Abreu Elenco: Maura Baiocchi, Valter Felipe, Alda Maria Abreu, Vlamir Sibylla, Roger Valença, Rodolfo Osses Cenário: Roque Onofre Fraticelli Música: Cláudio Vinícius Froes Fialho Iluminação: Rodrigo Garcia Figurino e objetos de cena:Candelária Silvestro, Maura Baiocchi Assistente de figurino: Lilian Soarez Preparação corporal: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi Produção: Wolfgang Pannek

Serviço
Duração: 70 minutos Recomendação: 12 anos

Primeira Temporada
05 a 08 de julho de 2012, Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Galeria Olido - Sala Paissandu - Avenida São João, nº 473 – São Paulo / SP – 136 lugares Informação: (11) 3397 0170 e (11) 3331 8399
Ingresso: ENTRADA FRANCA, distribuído meia hora antes

Segunda Temporada
14 e 15 de julho e 21 e 22 de julho de 2012, Sábados e domingos, 19h
Teatro Sérgio Cardoso - Sala Pascoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo, SP – 144 lugaresInformação: (11) 3288-0136
Ingresso: PREÇO R$ 15 e R$ 7,50 (meia)

Informações para imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
011 3798 9510 / 2914 0770/ 011 9126 0425 – Márcia Marques

Fundada em 1991 e dirigida por Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, a Taanteatro se dedica à pesquisa e criação teatro-coreográfica. Encenações inaugurais: O Livro dos Mortos de Alice (grande elenco) no Sesc Pompéia e Frida Kahlo: Uma Mulher de Pedra dá Luz à Noite (solo) no TUCA - Teatro da Universidade Católica de São Paulo. Desde a sua fundação criou mais de 40 espetáculos sobre a vida e obra de artistas e poetas como Frida Kahlo, Florbela Espanca, Lewis Carrol, Antonin Artaud, Lautréamont, Fernando Pessoa, Robert Walser, George Tabori, Hölderlin, Beckett, Shakespeare e Nietzsche. Também concebe performances a partir de vivências e narrativas dos próprios integrantes da companhia. A maioria de suas encenações é autoral.
Críticas
Os10+Mais - FOLHA DE S.PAULO
"Teatro e dança se aliam para mostrar o quanto a filosofia de Nietzsche resiste à banalização e interpela o corpo todo, não só o intelecto. Com direção de Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, a peça encena o discurso e o patos de 'Assim Falou Zaratustra'."
Jaime Gesisky - MOSTRA XYZ - Brasília
"É uma prestidigitação que causa um enfeitiçamento no observador e move mundos internos que estavam nas distâncias impensáveis que nos habitam. Uma reflexão cênica única, rara e sem-igual. Toca o público de um modo muito diverso. Essa linguagem realizada na Taanteatro é resultado de décadas de pesquisa dedicada à expressão cênica. Nos faz sonhar acordados."
Beate Niemeyer - WESER KURIER - Bremen/Alemanha
"Incomparável, único e inédito...uma presença cênica incrível...histórias sempre novas sustentadas somente pela linguagem corporal genial e pela energia dos dançarinos."
Daniela Spósito - CLARIN - Buenos Aires - Argentina
"O entusiasmo foi notável no espetáculo da Taanteatro Companhia. Vídeos, pinturas e músicos ao vivo acompanharam a dança dos protagonistas, invocando a transição de uma existência quase animal até um estado de auto-afirmação da vontade de potência e liberdade criativa. No final do espetáculo o público subiu no palco para dançar e cantar junto com os atores."
La Prensa - Buenos Aires - Argentina
“A Taanteatro Companhia deslumbrou!"
El Ciudadano - Rosario - Argentina
“Um espetáculo surpreendente...uma proposta inovadora...um elenco potente."
Nelson de Sá - FOLHA DE S. PAULO
"Baiocchi, maior expoente brasileiro do butoh, expõe na peça bem mais do que essa influência original. Apolínia apesar de dionisíaca, é extremamente rigorosa, em meio à maior, como se diz, 'sacanagem'. Na qualidade visual e no apuro gestual da encenação é de um cuidado obsessivo. Valter Felipe é o exemplo acabado dessa integração. O ator tem cada movimento seu milimetrado, e ao mesmo com um abuso, uma desfaçatez fascinante."
Júlio Cejas - PÁGINA 12 - Rosário - Argentina
"A Taanteatro Companhia e seu mobilizador !Submerge!..um espetáculo multimídia. O magnetismo provocado por Baiocchi...um baile final vibrante."
La Voz Del Interior - Córdoba - Argentina
"Um prazeroso jogo de energias. 'A dor passa, mas o prazer quer eternidade'. Uma definição quase perfeita da experiência de ver o Taanteatro."
Celso Araujo - GUIA LOCAL - Brasília
"Maura Baiocchi, uma das mais impressionantes figuras cênicas já vistas em palcos brasileiros, domina todos os "módulos" de montagem de uma cena original e contemporânea. Edifica um comovente e assustador painel, um drama imaginário pra lá de atual, indagador e esteticamente insólito."
Alberto Guzik - ESTADO DE S. PAULO Download PDF
"As companhias Os Satyros e Taanteatro integram hoje um importante grupo de artistas brasileiros que investiga a linguagem teatral."
Francisco Wasilewski - PALCO E PLATÉIA - Porto Alegre
"Quanto à encenação de Wolfgang Pannek, já na entrada da sala nos é colocado o clima opressivo da peça. Um cenário bem bolado, iluminação precisa. Sobre as interpretações: é muito prazeroso ver um elenco tão homogêneo. Aqueles que apreciam um grande trabalho de intérprete tiveram uma espécie de redenção."
Nelson de Sá - FOLHA DE S.PAULO
"O Taanteatro é caso à parte. Suas peças são bem realizadas, com intenso cuidado na criação e acabamento. O desenvolvimento dos textos e o estudo da ação física apontam para caminhos únicos."





Circulação de CARTA PARA NÃO MANDAR ou CANTIGA INTERROMPIDA


Confraria da Dança
confrariadadanca@terra.com.br
informa



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Circulação de "CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA"

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura - Programa de Ação Cultural 2011
A Confraria da Dança percorre 10 cidades de São Paulo durante os meses de julho e agosto/2012 para comemorar os oito anos em cartaz do espetáculo solo coreografado, escrito e interpretado por Diane Ichimaru. A obra habita o terreno fértil de pensamento desordenado, fragmentário e lacunar. Dança contaminada por nostálgicos perfumes de jardins de avós, poeira de sótãos e porões. Diálogo íntimo e sigiloso da artista com o público, encontro único e fugaz. 
Roteiro de Circulação:


INDAIATUBA - 13 de julho - 20h30
Local: Estúdio em Cena - Rua Onze de Junho, 335 - Centro
14 de julho - 11h30: Workshop "PREPARAÇÃO DO CORPO CÊNICO"para profissionais e estudantes de dança e teatro - 20 vagas - inscriçoes gratuitas
informações e inscrições: (19) 3894.3860 - contato@estudioemcena.com.br
Apoio Local: ESTÚDIO EM CENA

SÃO SIMÃO - 21 de julho - 21h00
Local: Theatro Carlos Gomes - Rua Rodolfo Miranda, 277 - Centro
Entrada Franca
informações: (16) 3984.2325
Apoio Local: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO THEATRO CARLOS GOMES

PORTO FELIZ - 27 de julho - 20h00
Local: Estação das Artes - Rua Othoni Joaquim de Souza, s/n – Centro
Entrada Franca
Informações: (15) 3262.4547
Apoio Local: PREFEITURA DE PORTO FELIZ

REGISTRO - 28 de julho - 20h30

Local: Auditório do Centro de Educação e Cultura K.K.K.K. - Rua Miguel Aby Azar, 53
Entrada Franca
29 de julho - 10h00: Workshop "PREPARAÇÃO DO CORPO CÊNICO"
para profissionais e estudantes de dança e teatro - Vagas limitadas / 20 pessoas - Primeiros inscritos.
informações e inscrições: (13) 3822.4492
Apoio Local: PREFEITURA DE REGISTRO

AMPARO - 04 de agosto - 21h00
Local: Casa do Teatro - Rua Barão de Campinas, 619 - Centro
05 de agosto - 10h30: Workshop “PREPARAÇÃO DO CORPO CÊNICO” 
para profissionais e estudantes de dança e teatro - 20 vagas - inscriçoes gratuitas
informações e inscrições:(19) 3808.1732
Apoio local: CASA DO TEATRO

JACAREÍ - 08 de Agosto - 20h00
Local: Sala Mário Lago - Pátio dos Trilhos, s/n - Centro
Entrada Franca
informações: (12) 3951.0710 / 3953.7497
Apoio Local: FUNDAÇÃO CULTURAL DE JACAREHY / PREFEITURA DE JACAREÍ

CARAGUATATUBA - 09 de agosto - 20h00
Local: Auditório Maristela de Oliveira - Rua: Santa Cruz, 396 - Centro
Entrada Franca
informacoes: (12) 3897.5660
Apoio Local: FUNDACC / PREFEITURA DE CARAGUATATUBA

SÃO SEBASTIÃO - 12 de agosto - 20h00
Local: Teatro Municipal de São Sebastião - Av. Dr. Altino Arantes, 2 - Centro Histórico
Entrada Franca
Informações: (12) 3892.4489
Apoio Local: PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO


RIBEIRÃO PRETO - 14 de agosto - 21h00
Local: SESC Ribeirão Preto - Galpão de Eventos – Rua Tibiriçá, 50 - Centro
Entrada Franca
Informações: (16) 3977.4477 - www.sescsp.org.br
Apoio Local: SESC RIBEIRÃO PRETO

JAGUARIÚNA - 18 de Agosto - 20h00

Local: Teatro Municipal de Jaguariuna "Dona Zenaide" - Rua Alfredo Bueno , 1151 - Centro
Entrada Franca
informaçoes: (19) 3867.2404
Apoio Local: PREFEITURA DE JAGUARIÚNA


Joinville-SC: [agendadsalao] Concurso Ritmos a dois 2012


Marco Antonio Perna 
escreveu



Ritmos a Dois 2012 – 5o Concurso de Dança de Salão de Joinville
24 a 27 de Julho de 2012

Durante o mês de julho, Joinville torna-se palco de um dos maiores e mais consagrados festivais de dança do país e do mundo. Cerca de 7 mil bailarinos e um público de mais de 230 mil pessoas fazem de Joinville a cidade da dança.

E a dança de salão não poderia ficar de fora. Desde 2008, gêneros da Dança de Salão entraram na dança do Festival de Joinville com o Ritmos a Dois, concurso voltado a todos aqueles que queiram viver intensamente a bela e prazerosa arte da dança. Este ano os gêneros que serão dançados são: bolero, tango, zouk, samba de gafieira, forró e salsa.

Em 4 dias de evento, cada casal pode participar de um ou mais gêneros na categoria salão. Na sua 5a edição, o Ritmos a Dois 2012 vem com muitas novidades, que você pode conferir a partir do Regulamento já disponível no site.

Este ano, o concurso insere na competição competidores nas modalidades AMADOR e PROFISSIONAL, além de prestigiar o trabalho de professores e escolas de dança de salão participantes através de premiação a partir do desempenho de seus alunos. E todos os participantes estão convidados a participar de apresentações nos Palcos Abertos do Festival de Dança de Joinville.

Se você não sabe dançar, mas gosta de assistir, esse evento também é para você. Prestigie!

Confira a Programação:

Terça-feira, dia 24/07/2012, a partir das 19h30
  • Etapa Classificatória da Modalidade Amador – Forró e Samba de gafieira.
  • Etapa Classificatória da Modalidade Pro fissional – Bolero e Tango
Quarta-feira, dia 25/07/2012, a partir das 19h30
  • Etapa Classificatória da Modalidade Amador – Bolero e Tango.
  • Etapa Classificatória da Modalidade Pro fissional – Zouk e Salsa.
Quinta-feira, dia 26/07/2012, a partir das 19h30
  • Etapa Classificatória da Modalidade Amador – Zouk e Salsa.
  • Etapa Classificatória da Modalidade Pro fissional – Forró e Samba de gafieira.
Sexta-feira, dia 27/07/2012, a partir das 20h30
  • Etapa Final para todos os gêneros na Modalidade Amador.
  • Definição do Grande Campeão da Modalidade Amador.
  • Etapa Final da Modalidade Profissional.
  • Premiações das duplas campeãs, escolas participantes e Baile de Encerramento.





segunda-feira, 2 de julho de 2012

Montevideo-UY: LABORATORIO | RESIDENCIA FABIÁN SANTARCIEL | PAR


Lucía Valeta
escreveu



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PROGRAMA ARTISTAS EN RESIDENCIA | PAR 
laboratorio de creación INOCENTE
con Fabián Santarciel de la Quintana (Uruguay- Holanda)

del 23 de julio al 10 de agosto
lunes a viernes de 14 a 17hs 
Maldonado 1921 | Taller de Danza y creación casarrodante

La idea de esta residencia es la de trabajar con un grupo de artistas uruguayos dentro de la dinámica del laboratorio Inocente acabando con la presentación del trabajo en Montevideo*.
INOCENTE habla sobre la inocencia perdida, sobre la infancia que poco a poco va desapareciendo dando paso a una conducta más adulta, mas rígida. Inocente explora a través de los juegos de la infancia la naturaleza violenta del ser humano. ¿Qué es el ser inocente? ¿Qué es la inocencia? ¿Dónde acaba ésta? ¿Es que se acaba? ¿Es el perder la inocencia un síntoma de envejecimiento?... 
Más información sobre Inocente y Fabián Santarciel:

Dirigido a bailarines y actores que busquen explorar un trabajo físico; estudiantes de danza y/o teatro. 
Para inscribirse enviar antes del 17/7 breve cv a:  pardifusion@gmail.com (con asunto inscripción R2)
Cupo 12 personas

Costo total $2400, pagando antes del 10 de julio $2200
o dos cuotas de $1200 (primera antes del 10 de julio/ segunda antes del 10 de agosto)

Nota: Este costo es posible gracias al apoyo de Punto de Encuentro, MEC y la co-producción del Taller de Danza y Creación Casarrodante.

* jueves 9 de agosto muestra del proceso creativo del laboratorio INOCENTE en Punto de Encuentro, MEC | 20hs






Programa Artistas en Residencia / PAR



São Paulo: MARIANA MUNIZ EM PENETRÁVEIS


Flavia Fusco
escreveu

Cia. Mariana Muniz apresenta
PENETRÁVEIS
Espetáculo de arte/dança inspirado
no trabalho de Hélio Oiticica volta em cartaz no
dia 6 de julho, para uma curta temporada
na Sala Crisantempo.



“Não se trata de ficar nas idéias.
Não existe idéia separada do objeto, nunca existiu,
o que existe é a invenção.”
Hélio Oiticica, 1979.



A Cia. Mariana Muniz volta em
cartaz com o espetáculo de arte/dança
PENETRÁVEIS, com temporada a partir
do dia 6 de julho, na Sala Crisantempo.

Terceiro trabalho consecutivo da companhia
a partir das propostas do artista plástico carioca 
Hélio Oiticica (1937-1980),
esta pesquisa teve início em 2007,
com os espetáculos PARANGOLÉS,
resultado do cruzamento do conceito parangolé
com a dança contemporânea, e NUCLEARES,
que focalizou o samba como objeto de pesquisa.
Os dois primeiros são Parangolés, de 2007, e Nucleares, de 2008.

Em Penetráveis, de 2011, a dança acontece sob a ótica
das obras de mesmo nome do artista,
que apontam para novas regiões do fazer artístico.
Partindo de uma pesquisa
intrinsecamente construtivista, voltada para a autonomia da forma
e para sua integração em uma nova totalidade
cuja premissa essencial é a criação
de novas condições de experiência do real e
de modos de estar no mundo.





Com os penetráveis, H.O. atinge o âmago de sua poética,
de sua originalidade no contexto da arte contemporânea; a afirmação do indivíduo,
em sua obra, tem que vir de dentro, de uma busca íntima e reveladora do corpo;
de um corpo que toca, que vê, que anda, que reflete. Que é interior e exterior simultaneamente.

Hélio Oiticica, mais do que ninguém, buscava dialogar com formas de vida marginalizadas
a fim de criar uma prática de resistência. A cultura popular não é
tematizada artificialmente em seu trabalho, não há nenhuma condescendência
paternalista ou populista; o que lhe interessa é aproveitá-la enquanto
fonte de energia, enquanto necessidade criativa.

“No Brasil há fios soltos num campo de possibilidades:
por que não explorá-los”.  H.O.,1972
Os projetos de Oiticica visam à experiência coletiva e supõem a mudança de comportamento,
tanto do individual como do coletivo. A imagem desse espaço de transmutação do Penetrável é o labirinto;
o labirinto efetua a passagem da perspectiva comum, estabelecida, para outra,
continuamente inventada pela ação.


SERVIÇO
PENETRÁVEIS
Temporada: dias 06, 07, 08, 13, 14 e 15 de julho
Sextas às 21h , sábados e domingos às 19h
Duração: 45 minutos
Livre
100 lugares
Preço: R$ 10,00 / R$ 5,00
Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo
Local: Sala Crisantempo
Rua Fidalga, 521 - Vl. Madalena - SP
Telefone: (11) 3819 2287
Acesso para deficientes/não tem ar

 
FICHA TÉCNICA
Cia. MARIANA MUNIZ TEATRO E DANÇA
Concepção e Direção: Mariana Muniz
Assistência de direção: Cláudio Gimenez
Intérpretes-Criadores: Bárbara Faustino, Danielli Mendes,
Gilberto Rodrigues, Mariana Muniz, Viviane Fontes e Amanda Correa
Estagiária: Tatiana Saltini
Música Original: Ricardo Severo e Loop B
Criação e operação de luz: Ricardo Bueno
Figurinos: Tânia Marcondes
Fotos: Claudio Gimenez
Design de Imagens: Osmar Zampieri
Design Gráfico: Paula Viana
Produção Cria da Casa (Priscila Wille e Cybelle Young)
Assistente de produção: Michelle Karine


CIA MARIANA MUNIZ TEATRO E DANÇA 
Apresentação
A Cia.Mariana Muniz de teatro e dança foi criada no ano 2000. Desde então vem desenvolvendo trabalhos voltados para a pesquisa das relações entre palavra e movimento, e as conexões expressivas entre poesia e dança. Ao longo de sua trajetória, realizou trabalhos de teatro-dança, onde a poesia de artistas como Florbela Espanca –Dantea-, Ferreira Gullar – Túfuns - e Arnaldo Antunes – Rimas no Corpo- serviram de referência para o exercício de múltiplas qualidades de trânsito entre a palavra e o movimento e ,cuja excelência, atesta os muitos prêmios recebidos.

A partir de 2007, com o incentivo da 2ª Lei de Fomento à Dança da SMC da cidade de São Paulo, a Companhia ampliou sua equipe de trabalho e deu início a um processo de investigação das redes de articulação entre artes plásticas e dança contemporânea, com referência no artista plástico brasileiro Hélio Oiticica.Deste mergulho no universo plástico nasceu o primeiro projeto -Parangolés.

Em 2009, com Nucleares, ancorados pela idéia de “Experimentar o experimental”a Cia. Mariana Muniz continua sua trajetória de pesquisa cênica, comprometida com o hibridismo de linguagens na arte, propondo-se aprofundar a exploração dos limites entre questões cênicas, coreográficas, dramatúrgicas, visuais e performáticas.

Em Nucleares (2008/09) e Parangolés (2007/08), mais do que a criação de um produto cênico – com referência no trabalho do artista plástico brasileiro, Hélio Oiticica –, o que nos interessa é a discussão sobre as diferentes “tonalidades”, as corporeidades que podem surgir de uma liberdade de investigação que está na própria gênese da obra do artista carioca.  .

A companhia também faz incursões em trabalhos solos,como é o caso de Speranza! Dona Esperança que tem direção de José Possi Neto e também faz parte da estréias previstas para o ano de 2009.
Em 2010, estréia sua mais nova criação: Pó-éticas; uma releitura e recriação de 3 projetos de dança e teatro: Dantea, Túfuns e Rimas no Corpo; solos realizados pela criadora e intérprete, desde os anos 90, apresentados, desde então, por todo pais, a partir de apoios recebidos das mais diversas instituições culturais.
Mariana Muniz nasceu em Pernambuco, onde começou seus estudos de dança clássica, e formou-se no Rio de Janeiro pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal. Em 1974 encontrou-se com Klauss e Angel Vianna e, desde então, dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea. Trabalhou com Klauss em 1983, quando ele criou o Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo e dançou no Grupo Coringa
de Graciela Figueroa. Estudou em Nova York nas escolas de Martha Graham, Mercê Cunningham e Jennifer Muller; e na França estudou na Sorbonne com Annick Maucouvert e estagiou na Cia. de Maguy Marin.

Participou de muitas produções importantes em teatro; e na dança ela cria solos, frutos de suas investigações no campo das relações entre a palavra e o movimento, e das percepções que se tem do corpo em movimento, tanto no Ocidente como no Oriente.                                                                                                                         
                                                                                                                         
Sobre seu trabalho, Helena Katz, crítica de dança, escreveu:

"Em cada uma de suas realizações, sempre ofereceu sínteses entre o que carregava no seu corpo de profissional de dança e as demandas específicas do fazer teatral."

Atualmente, Mariana Muniz dá continuidade ao seu fazer artístico participando de espetáculos teatrais e criando os seus próprios espetáculos junto com a companhia, onde mistura, de maneira muito própria, o teatro com a dança, em parceria com o arquiteto Cláudio Gimenez




Cris Fusco
Flavia Fusco Assessoria e Comunicação
11.3083.1250
11.7865.0554
ID 111*65502