segunda-feira, 29 de setembro de 2008

São Paulo: 01/10 - A bailarina e coreógrafa Carmen Gomide apresenta Corpo Erótico


Nathalia Oliveira 
Oliveira@paulomarra.com.br 

e s c r e v e u  


DANÇA / ÚNICA APRESENTAÇÃO / GRÁTIS

EM 01 DE OUTUBRO, A BAILARINA E COREÓGRAFA CARMEN GOMIDE APRESENTA O PREMIADOCORPO ERÓTICO DENTRO DA 2ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA, NA GALERIA OLIDO, COM ENTRADA GRATUITO





Investigando o papel do erotismo nas relações humanas, suas implicações e a complexidade que este assunto revela, Corpo Eróticofoi contemplado com o 3º edital de Fomento à Dança para o Município de São Paulo. O trabalho inspirado no artista plástico naturalizado britânico Lucien Freud, trata o erotismo com dados da realidade, não mascarando ou interpretando-o através de maneiras apenas estéticas.

Em 01 de outubro (quarta-feira), às 20 horas, Corpo Erótico, criação da coreógrafa e bailarina Carmen Gomide, estará em cartaz em uma única apresentação na Galeria Olido, em São Paulo.  A apresentação faz parte da programação da 2ª Mostra do Fomento à Dança.

Contemplado com o 3º edital de Fomento à Dança para o Município de São Paulo, o olhar artístico de Lucian Freud foi o ponto de partida para a criação do solo "Corpo Erótico" já que o artista britânico é considerado o grande retratista pós-moderno, herdeiro da tradição iconoclasta do Renascimento e sua pintura reflete a figura humana e a sua essência: o corpo nu, despojado, solitário, do nascimento à morte. Seu extremo realismo agrada e repele, intriga e incomoda.

Dirigido por Mariana Muniz, "Corpo Erótico" tem música original composta pelo maestro Lívio Tratenberg e as intervenções em vídeo assinadas por Willand Pinsdorf costuram imagens que seguem a pesquisa realizada pela idealizadora do projeto.

Para Carmen Gomide, "No mundo moderno, o erotismo foi substituído por uma pornografia que lida com imagens explícitas e que imprime rapidez na sexualidade e nos relacionamentos entre as pessoas. O tempo erótico, ao contrário, não tem pressa, está entregue a uma busca que é da celebração do prazer puro e simples".

2ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA

Em sua segunda edição, a Mostra de Fomento à Dança reunirá a diversidade de estilos de 24 trabalhos das companhias contempladas pelos 2º e 3º Editais do Programa. A festa de abertura, no próximo dia 30 de setembro, será marcada pela aula-espetáculo que Antônio Nóbrega faz na Galeria Olido (av. São João, 473, República), às 20h. Sempre com entrada gratuita, a mostra vai até o dia 26 de setembro e trará espetáculos para os públicos adulto e infantil além de uma avaliação participativa do Programa Municipal de Fomento à Dança.

O Núcleo Dança, realizador o evento, optou por concentrar todas as atividades na Galeria Olido, um espaço cultural já consagrado por promover principalmente atividades ligadas à dança.

Os espetáculos acontecerão de terça a domingo, com a reserva de um dia para cada Núcleo Artístico em apresentações na Sala Paissandu e Salas de Ensaio do Centro de Dança Umberto da Silva (2º anadr), na Sala Olido e corredor externo (térreo).

Implantado em 2006, o Programa Municipal de Fomento à Dança é uma conquista da classe artística da dança paulistana que, desde 2002, se empenha para a sensibilização da importância de políticas públicas direcionadas para área.

Não existe no Brasil nenhum outro edital apoiado em uma Lei Municipal exclusivamente dedicado à dança. Desde 2007, o Programa aprovou 53 projetos de núcleos artísticos, gerando um aquecimento considerável na criação e circulação de espetáculos.

A 2ª Mostra do Fomento à Dança é uma oportunidade, tanto para os grupos fomentados quanto para o público em geral, de conferir uma parte significativa da produção de dança contemporânea em São Paulo. 

A PESQUISA

Para delinear a coreografia de Corpo Erótico, Carmen buscou penetrar nas camadas que recobrem os seres humanos, trazendo à tona suas características mais profundas e ocultas através do estudo do corpo e na relação com o erotismo, sob diferentes aspectos: como representação significa em relação à evolução da espécie e, nesse sentido, comparativamente a comportamentos humanos além do viés filosófico.

 "Parti de um olhar que é íntimo, e que parte do mundo interno para revelar o externo, que está no trânsito desses estados que o corpo vivência mesmo que de forma inconsciente. O que busquei foi desenvolver a intenção de observar para desnudar,sem no entanto ser conclusivo, pois esta é uma, das muitas possibilidades que o tema propõe'', explica Carmen.

De acordo com essas premissas, a coreografia seguiu na busca do entendimento do erotismo nas relações humanas, em contaminação com as experiências estéticas proporcionadas pela pesquisa iconográfica, e seu fio condutor foi a transformação que o erotismo vem sofrendo e suas possíveis analogias.

"Trabalhamos com os sentidos, com as sensações, transpondo para a apresentação a comunicação direta entre os estímulos neuro-sensoriais, tal como o uso de uma gramática que desaprendemos com o tempo. Para pesquisar o Erotismo, tivemos que desvendar todo o campo sensorial que é onde esta proposta se insere", pontua Carmen.  

A COREOGRAFIA

 Partindo de improvisações registradas em vídeo e da observação do material iconográfico, foram selecionadas as características que ajudaram na construção de um corpo capaz de exprimir parâmetros próprios e construir uma narrativa a partir desses elementos, não como cópia, mas como linguagem. O desenvolvimento da dramaturgia esteve calcado na observação constante do cotidiano em que vivemos, decifrando e revelando a simplicidade e, ao mesmo tempo, a complexidade do erotismo no ser humano e da troca que acontece nas relações sob esse ponto de vista.

"A construção da coreografia se deu a partir da constatação de que já temos um corpo que se construiu na nossa vida cotidiana e, a partir dos treinamentos que realizou, já possui um repertório de experiências", conta GomideCorpo Erótico valoriza essa experiência e se deixa contaminar por esse universo impactante da obra de Lucian Freud que, para ela, dialoga com as questões do erotismo propostas por Bataille.

 

CARMEN GOMIDE

Bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança contemporânea e performance art. formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC de São Paulo. Estudou como bolsista no Joffrey ballet em Nova Iorque. Atuou profissionalmente como bailarina do Balé da Cidade de São Paulo de 1988 a 1990; Balé Opera Paulista de 1991 a 1993;Parsifal ,obra do diretor Jorge Takla e Aulis, com direção de Celso Fratesqui e Elias Andreato.

Trabalha como produtora, coreógrafa e pesquisadora desde 1992, sendo autora das obras: Terra Estranha, La Danaide, Corpo Jubiloso: Carne Selvagem, Adiamento, entre outras. Como coreógrafa participou do projeto O Feminino na dança, no Centro Cultural São Paulo, como convidada das Bienais do Sesc Santos de 2000 e 2002, de projetos de fomento à dança em parceria com aCultura Inglesa, Instituto Goethe, Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos e Festival de Inverno de Ouro Preto .

Em 2001, ganhou o Prêmio Encena Brasil, da Funarte, pelo projeto 8 Dogmas Novas Dobras, juntamente com o núcleo Tandanz, com a coreografia Adiamento,sob a direção de Renato Cohen. Em 2003, concluiu a Graduação em Comunicação e Artes do Corpo com o projeto teórico e de criação cênica, Para Faca, Relógio e Bala, sobre o poema "Uma Faca só Lâmina'', de João Cabral de Melo Neto. Em 2006, fundou a Cooperativa Paulista de Dança (www.coopdanca.com.br), juntamente com 20 profissionais da dança.

Estreou (Re)volta em setembro de 2006, trabalho de pesquisa em dança e performance, sob a direção da atriz e coreógrafa Mariana Muniz, na Galeria Olido em SP e recebeu os prêmios Klauss Vianna e Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional, ambos pela Funarte. Além disto, foi agraciada com o prêmio para criação de espetáculo novo pelo 11o Festival Cultura Inglesa, "Corpo Erótico", apresentado em maio de 2007. Também em 2007, foi convidada pelo Sesc São Paulo para participar da mesa redonda "Territórios de Organização e Fomento à Dança", projeto que visa abrir espaço para a apreciação e para o debate da dança contempor ânea. No mesmo ano foi premiada pela 3º edital do Fomento à dança em 2007, com o trabalho Corpo Erótico, produzido para o 11ª Cultura Inglesa Festival.

Em 2008, Carmen foi convidada para tornar-se membro do "Conselho Internacional de Dança da Unesco - CID 11223"

LUCIAN FREUD

Exilado da Alemanha em 1933 por causa no nazismo, o trauma das guerras marcou sua obra, tendo ele afirmado que a ruína era a essência de sua pintura: a decadência do corpo humano. Por trás de modelos definidos perpassa algo invisivelmente repulsivo.  Não apenas pessoas, mas interpretações de pessoas. São "personas", pois ele vê além dos modelos. Sua família emigrou para a Inglaterra em 1933 e ele obteve cidadania britânica, quando seu avô e parentes também emigraram para esse país em 1938. Freud é um dos artistas britânicos mais famosos, considerado como um dos expoentes contemporâneos da pintura figurativa.

A primeira sensação causada pela sua obra é a da força, da intensidade e da singularidade do humano. Um olhar, um rosto, uma vida. Existe uma qualidade paradoxal no trabalho de Lucian Freud, uma requintada ironia face ao hermetismo pictórico modernista. A evolução dos retratos nus de Lucian Freud acentuará a estranheza, a imobilidade e o desconforto dos sujeitos retratados em espaços despojados e recorrentes. Esse persistente olhar sobre a nudez humana, visivelmente interessado na crueza do corpo, no impacto das formas e volumes, no choque do corpo extremo, tem a sua declinação mais tocante na série única e sem precedentes dedicada a Lucie, mãe de Freud, rosto incontornável de expressão de fr agilidade e nudez, embora em todos os seus retratos ela se apresente vestida, com um toque extraordinário de ordem e pudor.

 

CORPO ERÓTICO,

Local: Galeria Olido - Sala Paissandu

Capacidade: 160 lugares

Dia: 01 de Outubro (quarta-feira)

Horário: 20 horas

GRÁTIS

Endereço: Avenida São João,  473 - Centro - São Paulo - SP

Idade: 12 anos

Telefone: 3331-7703

Estacionamento: Trevo São João 597

 

FICHA TÉCNICA: Concepção, criação, interpretação: Carmen Gomide; Concepção de figurino e iluminação e co-produção: Carmen Gomide; Direção: Mariana Muniz; Fotografia: Silvia Machado; Operação da grua: Ronaldo Silva; Operação de luz: Celso Marques; Operação do som: Fernando Mastrocolla; Trilha Sonora: Livio Tragtenberg; Vídeo: Wiland Pinsdorf; Assessoria de Imprensa: Marra Assessoria de Comunicação Ltda; Produção: José Renato F. Almeida.

 

Assessoria de Imprensa

Marra Assessoria de Comunicação Ltda.

Fone: (11) 3258-4780

Nathalia Oliveira - oliveira@paulomarra.com.br  / Paulo Marra: marra@paulomarra.com.br

www.marracomunicacao.com.br 






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São Paulo: "5 Dançadeiras" na Mostra do Fomento à Dança


Lívia Imperio de Freitas 

escreveu 


Amigos!
Segue o convite para a apresentação do espetáculo '5 Dançadeiras... Peiras Meiras Dimofeiras Seracoteiras', da minha queridíssima Companhia Giz de Cena.
Estamos na 2a Mostra do Fomento à Dança de São Paulo, que acontecerá na Galeria Olido.
Espero vocês lá! Levem as crianças e divirtam-se!

Lívia Imperio



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leia também 


Balé da Cidade de São Paulo apresenta projeto com moradores do Capão Redondo


  notícias

Prefeitura Municipal de São Paulo   


No dia 27 de setembro, o Balé da Cidade de São Paulo e moradores do Capão Redondo apresentam-se juntos pela primeira vez para mostrar os resultados da edição 2008 do projeto “Educar Dançando”.

O espetáculo, que acontecerá no Campo do Pantanal, no Capão Redondo (zona sul), será aberto por integrantes da comunidade, que apresentarão Flores da Borda – trabalho coreográfico idealizado por Cláudia Palma, da Cia. 2 do Balé da Cidade.

A segunda parte do espetáculo será preenchida pela apresentação da coreografia Axioma 7, de Ohad Naharin, por bailarinos da companhia. A atividade integra-se assim ao projeto “Circulação”, que marca os 40 anos do Balé da Cidade e que tem levado o grupo, sob a direção artística de Mônica Mion, para apresentações em locais da cidade desprovidos de equipamentos culturais específicos para espetáculos de dança.

O projeto “Educar-Dançando” foi criado em julho de 2004, tendo já desenvolvido várias atividades com instituições voltadas a promover a ampliação do repertório cultural e artístico de diversas comunidades, num importante intercâmbio com o Balé da Cidade de São Paulo.

Dessa forma, contribui-se para as questões que envolvem a dança na esfera de políticas públicas, através do fortalecimento do espírito de cidadania, respeito e desenvolvimento de indivíduos mais conscientes para o amanhã.

A edição de 2008 do projeto foi realizada em parceria com a ONG Fábrica da Criatividade do Capão Redondo, a partir de maio de 2008.

O trabalho incluiu oficinas, discussões e aulas teóricas e práticas de anatomia e movimento, assim como a criação de Flores da Borda.

O processo foi registrado em um vídeo-documentário de Osmar Zampieri e em uma exposição de fotos de Silvia Machado, que também serão apresentados no dia da estréia. 

As atividades do projeto “Educar Dançando” seguem até novembro, quando os participantes devem atuar, como intérpretes-dançarinos, em um trabalho desenvolvido a partir dos estudos realizados na primeira fase. 

Flores da Borda
“Um trabalho onde sonhos, desejos, vontades surgem em forma de imagem-movimento propondo uma dança, onde singularidades artísticas tornam-se necessárias para o resultado cênico. Flores da Borda, um vôo, uma conquista, uma luta, um lugar, Capão Redondo.” 
Cláudia Palma 

Ficha Técnica
Coreografia- Cláudia Palma
Assistente de coreografia - Andréa Maia
Pesquisa musical: Cláudia Palma
Música: Barbatuques (O Canto da Ema/ Pra Onde Vai Valente/ Baião Destemperado), Batucajé (Santa Bárbara dos Trovadores)
Trilha Sonora: Aguinaldo Bueno
Operação de som: Jéferson Gomes
Operação de luz: Melissa Guimarães
Consultoria de figurino: Renata Cavallari
Elenco: Bárbara Santos, Daiane Nájila, Dayane Ferreira, Felipe Santana, Jefferson Carvalho, Jean Valber, Letícia Rocha, Marcela Teixeira, Marcelino Dutra, Sandro Araújo, Valéria Ribeiro, Reinaldo Tadeu, Valter Silva, Jacira Santos, Mariana Sousa
Produção geral: Ponto de Produção


Projeto “Educar-Dançando”
Idealização: Ana Teixeira
Coordenação: Ana Teixeira, Lilia Shaw, Gal Martins (Fábrica da Criatividade)
Produção: Ponto de Produção
Direção do Balé da Cidade de São Paulo – Mônica Mion



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infodansa 26-09-2008           


São Paulo: EDITAL DE INSCRIÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL DE BAILADO


Acesse o site da  


sobre as inscrições para seleção
de candidatos ao curso técnico
profissionalizante para formação
de bailarinos

entre 01 e 15 de
outubro


Escola Municipal de Bailado, através do Teatro Municipal de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, faz saber que durante o período de 01 a 15/10/2008 (2ª a 6ª feira das 9 às15 horas), na sede da Escola, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao curso técnico profissionalizante para formação de bailarinos.

Os procedimentos de inscrição e seleção dos candidatos estão embasados no Regimento Interno da Escola – Decreto nº 30.593 de 19 de novembro de 1991.

A Escola Municipal de Bailado aplica método próprio para as aulas de técnica clássica fundamentado nos métodos inglês e russo.

As inscrições destinam-se à seleção de candidatos para o preenchimento de vagas existentes nos 1ºs, 2ºs, 3ºs e 4ºs anos (períodos matutino e vespertino).


Baixar o formulário, preencher e entregar pessoalmente na sede da Escola Municipal de Bailado no endereço abaixo, juntamente com os documentos citado no edital

ESCOLA MUNICIPAL DE BAILADO
Baixos do Viaduto do Chá, s/nº - Centro – SP
CEP 01037-000
Fone: 3241-5336


leia o edital completo  



 baixe o formulário de inscrição





São Paulo: Adágio - Estação Clinicas - Metrô


Luciana Mayumi  

 escreveu


A performance será apresentada em frente as catracas do Metro Clínicas podendo ser vista antes ou depois de ultrapassá-las, pois o espaço cenico fica bem em frente a elas




ADÁGIO DANÇA-DRAMA NO METRÔ
30.09.2008 - 18h



Uma manifestação performática que visa a instalação da corporalidade em espaços inusitados, combinando vários movimentos e estilos de dança como: o jazz, o contemporâneo, o expressionismo e o clássico. 

Direção de Cena: Carlos Alberto da Conceição Teixeira 
Intérprete-Criador: Adhemar Pettri Filho 
Realização: Núcleo de Pesquisa em Artes e Cultura: O Uirapuru Visível


Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]



domingo, 28 de setembro de 2008

São Paulo: Jam setembro


Hellen Sheila Alvarenga  

e s c r e v e u     



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infodansa:
Esta foi a postagem de nº 1.000
deste Blog


São Paulo: Workshop com S. Borelli e F. Mazzoni: Welcome to the Machine


   Natalia

escreveu  


SESC Pompéia
Workshop com S. Borelli e F. Mazzoni
Welcome to the Machine



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