quarta-feira, 13 de agosto de 2008

De 21 a 31/08 - Carmen Gomide apresenta (Re)Volta e Corpo Erótico na sala Crisantempo


Nathalia Oliveira
escreveu

DANÇA / GRÁTIS

A SALA CRISANTEMPO RECEBE A BAILARINA E COREÓGRAFA CARMEN GOMIDE COM AS PREMIADAS APRESENTAÇÕES DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (RE)VOLTA E CORPO ERÓTICO, DE 21 A 31 DE AGOSTO, EM SÃO PAULO

As apresentações gratuitas têm criação e interpretação de Carmen Gomide e direção deMariana Muniz

Corpo Erótico, que em 2008 ganhou o 3º edital de Fomento à dança para o Município de São Paulo, estará em cartaz de 21 a 24, 28 e 29 de agosto. O espetáculo,premiado com apoio à montagem pelo 11º. Festival Cultura Inglesa, investiga o papel do erotismo nas relações humanas, suas implicações e a complexidade que este assunto revela. O trabalho inspirado no artista plástico naturalizado britânico Lucien Freud, trata o erotismo com dados da realidade, não mascarando ou interpretando através de maneiras apenas estéticas. A música original é composta pelo maestro Lívio Tragtenberg e as intervenções em vídeo, porWilland Pinsdorf.

 

Já a apresentação de (Re) volta, com poesia inédita de Alice Ruiz e música composta porJosé Luiz Martinez (in memorian), será dias 30 e 31 de agosto. O trabalho de pesquisa em dança e performance mostra as transformações que essa palavra sofreu desde a antiguidade, onde o significado era: “tornar novo o conhecido” até desenvolver o sentido atual de “ato de rebelião, ou insubmissão”. Com esse trabalho, Carmen Gomide foi agraciada com os Prêmios Klauss Vianna (2006) e Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional (2006), ambos pela FunarteTambém foi apresentado em Parisna Journée Internationale de la Danse, com apoio da Unesco e da Casa do Canadá.

 

CORPO ERÓTICO

 

“Corpo Erótico” tem música original composta pelo maestro Lívio Tratenberg. As intervenções em vídeo assinadas por Willand Pinsdorf costuram imagens que seguem a pesquisa realizada por Carmen Gomide. O trabalho foi inspirado na obra de Lucian Freud, que trata o erotismo de uma forma incomum, não o mascarando ou interpretando-o através de maneiras apenas estéticas. O artista britânico é considerado o grande retratista pós-moderno, herdeiro da tradição iconoclasta do Renascimento. Sua pintura reflete a figura humana e sua essência: o corpo nu, despojado, solitário, do nascimento à morte. Seu extremo realismo agrada e repele, intriga e incomoda. Em 2008, ganhou o 3º edital de Fomento à dança para o Município de São Paulo.

Para Carmen Gomide, “No mundo moderno, parece não haver mais espaço para o Erotismo, que aparenta pertencer a outro estado de tempo, um tempo dilatado, situado em outra dimensão, como um mergulho existencial. O Erotismo foi substituído por uma pornografia que lida com imagens explícitas e que imprime rapidez na sexualidade e nos relacionamentos entre as pessoas. O tempo erótico, ao contrário, não tem pressa, está entregue a uma busca que é da celebração do prazer puro e simples”.

Num momento em que múltiplos são os diagnósticos da finitude ou desaparição do traço do humano, Freud celebra na pintura a imanência da vida e a dádiva da nossa fragilidade, exprimindo essa liberdade soberana de uma obra em plena maturidade, cuja marca perdurará incontornavelmente na pintura de um tempo que é o nosso. Para os gregos, Eros era representado pelo Demônio, no sentido de Daimon – ou seja, um ser divino, semelhante aos Deuses, um espírito que vive entre os Deuses e os mortais. Sua missão era comunicar e unir os seres vivos.

(RE)VOLTA

Trabalho solo de criação em dança contemporânea, (Re)volta foi inspirado na questão do trabalho interno da dor, e das perdas inevitáveis da vida, para isso buscou suas bases no livro da psicanalista radicada na França Julia Kristeva, onde ela analisa e traz à nós as várias possibilidades contidas na palavra revolta.

Na antiguidade, a revolta era concebida como o ato de voltar a experimentar o já vivido, ou de tornar novo o conhecido. Com o tempo, o sentido se reduziu, restringindo o significado da palavra revolta ao ato de rebelião, ou insubmissão. Esses vários sentidos da mesma palavra foram incorporados nessa pesquisa cênica de novas linguagens coreográficas e de caráter pessoal, envolvendo a história da criadora e intérprete em seu embate com as oposições e obstáculos do ponto de vista de sua interioridade.

Em (Re)volta, o corpo torna-se convite à percepção das sensações que forjam os movimentos e são projetados na cena para que o espectador seja cúmplice de sua luta. “O campo da revolta é o espaço interior”, esclarece Gomide. “O tempo é o presente, é nele que a revolta se instala, embora se alicerce no passado, onde estão suas referências”. O poema inédito de Alice Ruiz, poeta e compositora, dialoga com a composição musical original, especialmente desenvolvida para o trabalho por José Luiz Martinez.

 (Re)volta também foi apresentado em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Ouro Preto e Ribeirão Preto como parte da Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional. Em abril de 2007, esteve em Paris, na Journée Internationale de la Danse.

 

CARMEN GOMIDE – CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

Bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança contemporânea e performance art. Bacharel em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC de São Paulo. Estudou como bolsista no Joffrey ballet em Nova Iorque. Atuou profissionalmente como bailarina do Balé da Cidade de São Paulo de 1988 a 1990; Balé Opera Paulista de 1991 a 1993; Parsifal ,obra do diretor Jorge Takla e Aulis, com direção de Celso Fratesqui e Elias Andreato.

Trabalha como produtora, coreógrafa e pesquisadora desde 1992, sendo autora das obras: Terra Estranha, La Danaide, Corpo Jubiloso: Carne Selvagem, Adiamento, entre outras. Como coreógrafa participou do projeto O Feminino na dança, no Centro Cultural São Paulo, como convidada das Bienais do Sesc Santos de 2000 e 2002, de projetos de fomento à dança em parceria com a Cultura Inglesa, Instituto Goethe, Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos e Festival de Inverno de Ouro Preto .

Em 2001, ganhou o Prêmio Encena Brasil, da Funarte, pelo projeto 8 Dogmas Novas Dobras,juntamente com o núcleo Tandanz, com a coreografia Adiamento,sob a direção de Renato Cohen. Em 2003, concluiu a Graduação em Comunicação e Artes do Corpo com o projeto teórico e de criação cênica, Para Faca, Relógio e Bala, sobre o poema “Uma Faca só Lâmina”, de João Cabral de Melo Neto. Em 2006, fundou a Cooperativa Paulista de Dança (www.coopdanca.com.br), juntamente com 20 profissionais da dança.

Estreou (Re)volta em setembro de 2006, trabalho de pesquisa em dança e performance, sob a direção da atriz e coreógrafa Mariana Muniz, na Galeria Olido em SP e recebeu os prêmiosKlauss Vianna e Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional, ambos pela Funarte.Além disto, foi agraciada com o prêmio para criação de espetáculo novo pelo 11o Festival Cultura Inglesa, “Corpo Erótico”, apresentado em maio de 2007. Também em 2007, foi convidada pelo Sesc São Paulo para participar da mesa redonda “Territórios de Organização e Fomento à Dança”, projeto que visa abrir espaço para a apreciação e para o debate da dança contemporânea. No mesmo ano foi premiada pela 3º edital do Fomento à dança em 2007, com o trabalho Corpo Erótico, produzido para o 11ª Cultura Inglesa Festival.

Em 2008, Carmen foi convidada para tornar-se membro do ”Conselho Internacional de Dança da Unesco - CID 11223"

CORPO ERÓTICO – De 21 a 24 de agosto. (Quinta á Sábado às 21 horas. Domingo às 19 horas.) Dias 28 e 29 de agosto (Quinta e Sexta às 21hs) 

FICHA TÉCNICA: Concepção, criação, interpretação: Carmen Gomide; Concepção de figurino e iluminação e co-produção: Carmen Gomide; Direção: Mariana Muniz; Fotografia:Silvia Machado; Operação da grua: Ronaldo Silva; Operação de luz: Celso Marques;Operação do som: Fernando Mastrocolla; Trilha Sonora: Livio Tragtenberg; Vídeo: Wiland Pinsdorf; Assessoria de Imprensa: Marra Assessoria de Comunicação Ltda; Produção: José Renato F. Almeida.  

(RE)VOLTA  - Dias 30 e 31 de agosto (Sábado às 21 horas e Domingo às 19 horas).

FICHA TÉCNICA: Concepção, criação e interpretação: Carmen Gomide; Direção Geral: Mariana Muniz; Poema: Alice Ruiz; Música Original: José Luiz Martinez; Figurino: Carmen Gomide; Visagismo: Tânia Marcondes; Projeto de Luz: André Boll; Fotografia: Silvia Machado, Gil Grossi e Luciana Bortoletto; Vídeo: Canvas; Design Gráfico: Wilson Spinardi Jr; Assessoria de Imprensa: Marra Assessoria de Comunicação Ltda; Produção: José Renato F. de Almeida

LOCAL: SALA CRISANTEMPO – RUA FIDALGA, 521 – VILA MADALENA.

TELEFONE PARA CONTATO: (11) 3819-2287

CENSURA: 10 ANOS

CAPACIDADE: 100 LUGARES

GRATUITO

Assessoria de Imprensa: Marra Assessoria de Comunicação Ltda.
Fone: (11) 3258-4780
Nathalia Oliveira: 
oliveira@paulomarra.com.br  / Paulo Marra: marra@paulomarra.com.br

Site: www.paulomarra.com.br

Nathalia Oliveira

Marra Assessoria de Comunicação

Tel: 11 3258-4780

Cel: 11 9364-3428

www.paulomarra.com.br

 


Mais informações em:


Nenhum comentário: