quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Artista do Corpo - Oficinas de Dança


Artista do Corpo
producaoartistadocorpo@gmail.com

e s c r e v e u



OFICINAS DE DANÇA 


 cia. Artista do Corpo promove suas oficinas de dança e convida você a vir conhecer nossas pesquisas:


 

 

 

Dança Contemporânea

com Dinah Perry

 

Segundas e quartas

18:30 a 20:30h

 

 

 

 

 

 

Ballet Clássico

com Luiza Gentile

 

Terças e quintas

20:00 a 21:30h






A Cia. Artista do Corpo

e Dinah Perry:



A Cia. Artista do Corpo investiga uma linguagem híbrida entre a dança e o teatro. Baseando-se em alguns estudos, dentre eles: dança-teatro de Pina Bausch, Método Souchard de RPG, técnica contemporânea de J. Limón, processo de ação física de Stanislavsk entre outros encenadores, estabelecendo um diálogo entre estas linguagens, buscando trabalhar a construção da cena a partir da prática corporal e alimentar a técnica contemporânea com a integração entre movimento e dramaticidade. Diretora e coreógrafa da Cia. Artista do Corpo, Dinah Perry desenvolveu esta pesquisa após ter passado por diversas escolas e coreógrafos entre eles a Cia. de Danças de Diadema, Ivonice Satie e Ana Battoso, F.A.R. 15, Sandro Borelli, P.U.L.T.S., Jorge Garcia e Marcelo Bucoff, Núcleo OMSTRAB e Fernando Lee. No teatro trabalhou com os diretores Jairo Mattos, José Caprarole, José Wilker, além de coreografar e dirigir diversos espetáculos de dança e dança-teatro.

A Cia. conta já oito anos de pesquisa e aplicação, tendo realizado os espetáculos:

A Noite do Meu Bem – 2007 e 2008

Mulheres Alteradas - 2007

Ir, mas aonde ir? – 2007

Amor por Nelson - 2007

Por Um Triz – 2007

Sonhos de Uma Noite de Verão – 2006

Afrodites – 2006

Fração de Segundo – 2005

X, Y, A Verdadeira Diferença entre os Sexos – 2004

Retiro dos Anjos – 2003

Manifesto de Uma Pessoa Feliz – 2003

O Cavalo Na Montanha – 2002

Janelas Abertas – 2000 e 2001



Luiza Gentile: 

A coreógrafa e professora iniciou seus estudos em São Paulo no Ballet Maria  Olenewa .Tendo como professores: Maria Olenewa, Bruna Azzem, Mozart Xavier e Victor Aukstin. Além destes, sua formação contou com os profissionais: Cleusa  Fernandes, Jane Blauth, Eric Seinem, Yoshi Morimoto,  Emílio  Gritti,  Luis  Arrieta, Walter Folli, Célia Golveia,  Hugo  Travers,  Milton  Carneiro,  Angela  Nolf,  Renné  Gumiel, Linda Fletcher, Neide Rossi, Marcos Verzani, Liliane Benevento e Sonia Motta. 

Também lecionou  aulas  de  ballet clássico no Centro de Dança  e Artes  integradas e  Ballet  Expressão  de São Carlos,  onde  iniciou  seus  trabalhos coreógraficos com  Mark Foehringer. Em 2006, junto com a prefeitura de Taboão da Serra inaugurou o curso de dança clássica "FAZENDO ARTE NA ESCOLA", curso que administra atualmente. Foi maitre da CIA DE DANÇAS DE DIADEMA em 1999, professora de dança clássica no Centro Cultural da Vila Nogueira (de 99 a 02 / Diadema - SP), Lecionou em 1997  na Faculdade de Dança Marcelo Tupinambá. De 92 à 99 foi professora do Ballet Stagium., ministra aulas de dança clássica desde 1993 no Ballet  Ismael  Guiser - Yoko Okada (SP), ministra aulas de ballet clássico no Centro Comunitário Vila Sá (2002 - Santo André - SP). Diretora e Coreógrafa do LUMIAR CIA. DE DANÇA, realizou os seguintes trabalhos: Ninfas, No Meio do Caminho,  Furyo,  Giga,  Sobre  Todas as  Coisas,  Runas,  Devaneio,  Sonhos, Continuum, Chuva ,Valsa, Mozart , Sueño e Realidad , República da Fantasia , Esculturas do movimento, Viagem da Aura e Yuin. Sócia fundadora e coordenadora da Associação Passo a Passo desde 2002 (OSCIP) - entidade sem fins lucrativos, voltada para o ensino de dança para crianças carentes de Diadema - SP. 

Prêmio Festival ABCDança Lumiere 2008, 3º lugar com a coreografia "YUIN".

Participou da Mostra de Dança Gala 2007 Ismael Guiser, Diadema-SP.

Prêmio Festival São Paulo in Dance Festival 2007, 1º lugar coreografia "LA DANZE"  e Melhor coreografia "YUIN" com o Grupo Passo a Passo.

Prêmio Mostra de Artes Diadema 2007, 1º lugar com a coreografia "YUIN" e melhor Direção.

Prêmio Festival ABCDança Lumiére 2007, 1° lugar coreografia "LA DANZE" e Melhor coreografia do festival com "LA DANZE" com o grupo Passo a Passo.

Prêmio Festival ABCDança Lumiére 2006, 2° lugar coreografia "NOITE" e 4° lugar coreografia "MÃE D'OURO" com o grupo Passo a Passo.

Prêmio de melhor coreografia no 1o.Curta Dança /1.997- realizado no SESI de Sorocaba, com a coreografia DEVANEIO. 

Prêmio estímulo e primeiro lugar na categoria profissional contemporâneo no JAD/96, com a coreografia CONTINUUM.




Aproveite a chance de melhorar sua técnica e interpretação!

Contamos com sua presença.

 

Contato para informações sobre inscrições e valores:producaoartistadocorpo@gmail.com

www.ciaartistadocorpo.blogspot.com 

Cia. Artista do Corpo

Rua Augusta, 1300 sala 02



Grupo Sensus no Centro Cultural São Paulo


Grupo Sensus
mailing2@gruposensus.com.br

e  s  c  r  e  v  e  u






GRUPO SENSUS em curta temporada no CCSP

A M A Z Ô N I A

a roda dos sonhos

Textos de Márcia Theóphilo

Direção de Thereza Piffer

Elenco : Grupo Sensus

Produção: Priscila De Mingo


09 a 14 de Setembro
Terça a sábado as 21:00h, Domingo as 20:00h.
Local:
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - CCSP

Sala Jardel Filho

Rua Vergueiro, 1000 - São Paulo - SP

Ingressos : R$ 15,00


Telefone para informações:
11-8110-5856



São Paulo Companhia de Dança recebe Marilena Ansaldi






Anaik von der Weid
anaik.weid@xpressonline.com.br

escreveu:


Marilena Ansadi
faz última apresentação
em programa de
registro histórico da dança


Nesta quinta-feira, dia 11, o palco do Auditório Franco Zampari será de Marilena Ansaldi, um dos grandes ícones da cultura brasileira. Ansaldi está entre as personagens do projeto Figuras da Dança, parceria da São Paulo Companhia de Dança com a Fundação Padre Anchieta e a Pipoca CineVídeo, que leva ao público a oportunidade de assistir à gravações de depoimentos de artistas consagrados que contam sua trajetória no campo da dança.

Marilena, hoje com 74 anos, foi bailarina do Theatro Municipal de São Paulo e a primeira brasileira a se apresentar no cargo mais alto pelo Teatro Bolshoi, em 1964. De volta ao Brasil, passou a constituir uma obra autoral que une o teatro à dança, passando a influenciar decisivamente a cena cultural do país, com uma produção inovadora e contestadora, de coreografias inéditas a participações em novelas.  Para complementar esta edição do Figuras da Dança, série com cinco episódios que já expôs a vida de personalidades como Ady Addor, Ismael Guiser (in memorian), Penha de Souza e Ivonice Satie (1950-2008), Marilena fará, ao vivo, uma performance de teatro-dança exclusiva, a qual será o anúncio de sua última apresentação em público.

A gravação do episódio e apresentação de Marilena Ansaldi será gratuita e aberta a todos que quiserem conhecer a vida dessa bailarina mais de perto. A primeira edição do programa está prevista para ser exibida em outubro, pela TV Cultura.


Sobre Marilena Ansaldi

Nasceu em 1934 e é bailarina, coreógrafa, produtora, autora e atriz de intensa produção. Foi primeira bailarina do Theatro Municipal de São Paulo, precursora da dança-teatro no Brasil e uma das fundadoras do Balé de Câmara do Estado de São Paulo. Estudou durante três anos no Balé Bolshoi e, de volta ao Brasil, em 1965, trabalhou com importantes nomes do teatro, da dança e da televisão. O ano de 1975 marca a guinada de sua carreira em direção ao teatro-dança, quando cria o espetáculo solo Isso ou Aquilo que, dois anos depois, foi convidado a se apresentar na Itália, na Alemanha e na França, no Festival de Nancy. O caráter inovador e a qualidade artística de suas obras rendem-lhe prêmios como APCA, Molière e Governador do Estado de São Paulo. Outros trabalhos de Ansaldi baseiam-se em autores como Wilhelm Reich, Clarice Lispector e Heiner Muller.


Sobre a São Paulo Companhia de Dança

Viabilizada pelo Governo do Estado através de sua Secretaria da Cultura, a São Paulo Companhia de Dança é um centro de criação, produção e difusão da arte da dança, constituindo suporte à diversidade cultural brasileira: a Companhia procura ser um retrato do país, marcado por culturas que se completam e se contrapõem. No último dia 4, a São Paulo Companhia de Dança estreou seu primeiro espetáculo, Polígono, no Teatro Sérgio Cardoso. Ainda em 2008, a Companhia apresenta um programa exclusivo, composto por três balés - duas remontagens e uma criação inédita do carioca Paulo Caldas -, cuja estréia será em novembro.

A missão da São Paulo Companhia de Dança é tornar seu repertório, que inclui obras dos séculos XIX, XX e XXI - de grandes peças clássicas e modernas a dança contemporânea -, acessível ao grande público por meio de espetáculos, programas educativos e de memória e registro.


Serviço

Figuras da Dança | Marilena Ansaldi

dia 11 de setembro, quinta-feira, às 20h

Auditório Franco Zampari

[Av. Tiradentes, 451 | metrô Tiradentes]

Participação de Ana Francisco Ponzio, Celso Nunes,

Cibele Forjaz, José Possi Neto e Marcio Aurelio.

Entrada gratuita

Credenciamento: 11 3224 1380

 

Outras informações

XPress Assessoria em Comunicação

Anaik von der Weid / Walquiria Botaro / Viviana Toletti
(11) 3054-9789/ 7857-0180






7 MOMENTOS PARA A DANÇA CONTEMPORÂNEA EM SETEMBRO E OUTUBRO


Confraria da Dança
confrariadadanca@terra.com.br

e s c r e v e u


7 MOMENTOS PARA A DANÇA CONTEMPORÂNEA
EM SETEMBRO E OUTUBRO

 CONFRARIA DA DANÇA
alterna dois espetáculos de seu repertório em espaços de
São Paulo, Jundiaí, Piracicaba e Campinas
e abre para um debate com o público sua criação em processo


CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA
solo de dança contemporânea
- criação e interpretação Diane Ichimaru

A inquietude do ser é a matéria prima deste solo de dança.  Obra aberta - inacabada e inacabável, habita o terreno fértil de pensamento desordenado, fragmentário e lacunar. O movimento é impregnado pela tensão de frase incompleta, pelo caos desassossegado do pensamento.  Fragmentos que não compõem um verdadeiro todo provocam dúvida e hesitação - o corpo se contradiz; entrega-se intensamente ao desatino, em redemoinho atemporal e prolixo de destroços da memória.A ação discorre sem se completar, como os ruídos que sobem da rua – passos, fiapos de conversas, gente passando, crianças brincando.... Diálogo íntimo e sigiloso compartilha o momento do encontro de si mesmo com o público.  Desfruta as sensações do encontro único e fugaz; o instante.

Dia 13 de Setembro - sábado - 20h00
Projeto EXPERIMENTOS NA GLÓRIA promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Jundiaí
Sala GLÓRIA ROCHA - Rua Barão de Jundiaí, 1093 - Centro - Jundiaí/SP
GRÁTIS

Dia 18 DE SETEMBRO - quinta feira - 19h00
MOSTRA DE DANÇA DO FEIA 9 - FESTIVAL DO INSTITUTTO DE ARTES DA UNICAMP - de 14 a 21 de setembro
Sala AD - 06 do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP - Rua Pitágoras, 50 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo - Campinas/SP
GRÁTIS
 
dia 20 de setembro - sábado - 20h00
VAU DA VILA - Evento promovido pelo Ponto de Cultura BOA COMPANHIA e COMPANHIA SARAU -  de 11 a 28 de setembro
ÚTERO DE VÊNUS - Rua Edna de Barros Sanchez, 79 -Vila sta. Isabel - Barão Geraldo - Campinas/SP - fone 19 3288.0267
ingressos a venda com 1h de antecedência no local: R$10,00 e R$5,00 (estudante)


BENEDITAS
solo de dança contemporânea
criação: Diane Ichimaru e Grácia Navarro
interpretação: Diane Ichimaru

A teatralidade das manifestações da religiosidade brasileira é explorada nesta obra estreada em outubro de 1998, que completa em 2008 uma década no repertório da Confraria da Dança.  Elementos do universo de rituais religiosos são a matéria prima desta criação carregada de poesia própria. Uma visitação às imagens e crenças que habitam o cotidiano e o imaginário brasileiro, mestiço em suas raízes. A personagem percorre sacristias e adros de igrejas, serpenteia por procissões, capelas e terreiros, pisando os solos sagrados e encantados dos nossos interiores. O encontro do devoto com o divino é apresentado através do espelhamento da mulher terrena com as várias configurações da santidade feminina: Imaculada Conceição de Maria, Aparecida padroeira do Brasil, Nossa Senhora do Rosário, Iemanjá rainha dos mares e tantas outras que se formam para cada espectador.

Dia 25 de setembro - quinta feira - 21h00

DEVOTOS DE CORPO E ALMA - SESC SANTANA - de 24 a 28 de setembro - o conceito de fé utilizado nas coreografias contemporâneas alimentada pelas representações discursivas e simbólicas surgidas nos meios populares.
SESC Santana 
 - Avenida Luiz Dumont Vilares, 579 - Santana - São Paulo/SP - telefone: 11 2971-8700
GRÁTIS
 
Dia 01 de outubro - quarta feira - 20h30
TOKIOGAQUI - programação promovida pelo SESC Campinas em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa, que abrirá no dia 24 de setembro
Galpão do SESC Campinas - Rua Dom José I, 333 - Bairro Bonfim - Campinas/SP - telefone: 19 3737-1500
 
Dia 08 de outubro - quarta feira - 20h00
BIENAL NAIFS DO BRASIL 2008 - SESC PIRACICABA - de 06/09 a 14/12 - A Bienal inaugura uma nova etapa em sua trajetória, admitindo artistas que trabalham a arte ingênua em sintonia com a atualidade, refletindo sobre a expressão popular, admitindo misturas e contaminações culturais, mantendo a simplicidade e originalidade do povo brasileiro.
SESC Piracicaba - Rua Ipiranga, 155 - Piracicaba/SP - fone 19 3437.9292


CRIAÇÃO EM PROCESSO

Dia 03 de outubro - sexta feira - 20h30
Criações em Processo - Apresentação de excertos das criações em processo ADVERSO da Confraria da Dança e TABIBITO - VIAJANTE do Núcleo FU BU MYO IN dirigido por Toshi Tanaka
Bate-papo com mediação de Regina Muller
BASTIDORES DA DANÇA - programação bimensal  do SESC Campinas - apresentações, discussões e reflexões sobre a linguagem da dança, suas intersecções e desdobramentos contemporâneos - grade de eventos da exposição TOKIOGAQUI - programação promovida pelo SESC em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa, que abrirá no dia 24 de setembro
Galpão do SESC Campinas - Rua Dom José I, 333 - Bairro Bonfim - Campinas/SP - telefone: 19 3737-1500







teatro


Luciana Mayumi escreveu:


Pessoal, fiz as coreos desta peça de teatro!!!
Prestigiem, está muito legal!!!
bj
Lu

Caríssimos, 
No próximo dia 20/09 estréia oficialmente o mais novo trabalho do meu grupo de teatro. Trata-se de um espetáculo infanto-juvenil que aborda a temática sobre tempo e existência - A VELA QUE QUERIA SER LÂMPADA. Trabalho desenvolvido durante todo este ano de 2008 nas horas em que pude respirar.

Também faremos uma pré-estréia neste próximo final de semana 13 e 14/09 a partir das 16h no Teatro do Centro da Terra, que fica na rua Piracuama, 19 - Perdizes (Subindo pela Apinagés é a primeira rua à direita logo após cruzar a Afonso Bovero).

Quem puder e preferir ir na pré-estréia basta apenas enviar-me um e-mail até quinta-feira que deixarei na lista de convidados.

Nossa temporada será no període de 20/09 até 23/11/08 sempre aos sábados e domingos às 16h no mesmo local acima mencionado.

Espero todos vocês.
Abraços a todos
José Carlos.


Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]

 Visite: www.artescoreograficas.com

ATENÇÃO NOVO EMAIL:  luciana@artescoreograficas.com



TEENBROADWAY - WORKSHOP DE FÉRIAS


ATENÇÃO

Este workshop foi cancelado.

Luciana Mayumi e Maiza Tempesta

escreveram em 22-10-2008


Luciana , boa tarde,
 
Por acaso achei através do google informações sobre o workshop do Teenbroadway , que a principio eu daria na escola da Eleusa Lorenzoni, como o mesmo foi cancelado peço a gentileza de retirar as informações do site .
Grata pela atenção,
Maiza Tempesta


Optamos por manter a postagem
com o aviso do cancelamento

infodansa
infodansa@gmail.com



Luciana Mayumi

e s c r e v e u






TEENBROADWAY - WORKSHOP DE FÉRIAS



Em janeiro de 2009 será realizado o concorrido workshop de musicais do "TEENBROADWAY", com Direção Artística de MAIZA TEMPESTA e Direção Musical de RAFAEL VILLAR.

O workshop será realizado em São Paulo, no Centro de Artes Eleusa Lourenzoni (www.eleusalourenzoni.com), onde os participantes apreenderão cenas dos mais famosos musicais da Broadway , entrando assim em contato com diferentes estilos e técnicas de canto e dança.

No encerramento do workshop teremos um espetáculo com todos os musicais ministrados, onde os alunos poderam vivenciar a emoção que é fazer um musical ao vivo no palco! Está na hora do show começar, junte-se a nós!

Mais informações: 11 2979-5646 ou 3978-3560.
Vagas limitadas.

TEENBROADWAY - é o consagrado grupo de teatro musical criado há onze anos por MAIZA TEMPESTA , que tem colocado no mercado de trabalha vários talentos que hoje atuam como profissionais de sucesso como em : High School Musical-A Seleção , Miss Saigon , West Side Story , Os Produtores , Peter Pan ,O Mágico de Oz , Pinóquio, Avoar , A Flauta Mágica , Sessão da Tarde, Castelo Ra Tim Bum(o musical,), O Sitio de Pica Pau Amarelo(o musical) entre outros. 


Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]

Visite: www.artescoreograficas.com

ATENÇÃO NOVO EMAIL:  luciana@artescoreograficas.com