domingo, 22 de julho de 2012

Ponta Grossa-PR: Siedler Cia de Dança encerra turnê com obra Territórios Imaginários


Luciana de Moraes
lu_moraes_4@hotmail.com
escreveu




Siedler Cia de Dança encerra turnê em Ponta Grossa


Ponta Grossa (Paraná) é a última cidade a receber a turnê “Siedler Cia de Dança nas estradas do Sul do País”, dança-instalação com quatro apresentações agendadas nos dias 22 e 23 de julho, no Cine Teatro Ópera 
Ponta Grossa é o último destino do roteiro proposto pela turnê “Siedler Cia de Dança nas estradas do Sul do País”, com apresentações nos dias 22 e 23 de julho, em dois horários – às 19h e 21h -, no Cine Teatro Ópera. Após percorrer algumas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina com a dança-instalação Territórios Imaginários, o projeto formado pela Siedler Cia de Dança e Arco Projetos em Arte, ambos grupos de Florianópolis (SC), cumpre seu objetivo: compartilhar a produção contemporânea catarinense com os estados vizinhos. “É sempre bom circular com um projeto, compartilhar a obra e receber as impressões de cada cidade que passamos. É uma troca rica, ainda mais com este trabalho que tem um tom mais intimista”, explica a diretora e dançaria da Cia, Elke Siedler.
Territórios Imaginários lida com a subjetividade do espectador, que especialmente nesta obra, é convidado a desbravar o cenário onde ocorre a dramaturgia dos corpos. Apenas 16 pessoas por apresentação percorrem seus próprios caminhos de observação e apreciação do trabalho. “É uma obra que se refere à corporalidade construída a partir da experiência gerada por dispositivos de poder. Direções, imposições, reações do próprio corpo observador diante de estímulos, comandos ou negação de regras. Experiência de apreciar a dramaturgia dos corpos proposta pelos dançarinos e se colocar e deslocar no espaço cênico livre para assumir posições no ambiente criado”, explica Elke.
O espaço é demarcado pela inserção de imagens sonoras verbalizadas através de um fone de ouvido - entregue a cada participante -  e/ou pelos vídeos objetos que trazem extratos de memórias de movimentos emoldurados em pequenas caixas de madeira posicionadas no espaço. A obra é  um ensaio sobre a condição do  próprio corpo. Ponta Grossa terá quatro apresentações nos dias 22 e 23 de julho – em dois horários às 19h e 21h –, no Cine Teatro Ópera, auditório B. A entrada é franca e os ingressos ficam disponíveis uma hora antes de cada instalação. O projeto foi agraciado pelo edital de Dança Klauss Vianna de 2011. 
Ficha Técnica
Idealização e Concepção: Siedler Cia de Dança e Arco Projetos em Arte
Arco Projetos em Arte: Monica Siedler e Roberto Freitas
Siedler Cia de Dança: Alexei Leão, Elke Siedler e Thiago Schmitz
Direção Geral e Coreográfica: Elke Siedler
Instalação: Roberto Freitas
Trilha Sonora: Alexei Leão
Estúdio de Gravação: AML Estúdio
Dançarinos: Elke Siedler, Monica Siedler e Thiago Schmitz
Preparação Corporal: Elke Siedler e Thiago Schmitz
Textos: Alexei Leão e Christiano Scheiner
Fotos: Roberto Freitas
Artista Gráfico: Roberto Freitas
Local de Ensaio: Célula Dança (localizado nas dependências da Célula Cultural Mané Paulo, em Florianópolis/SC)
Tempo de duração: 40 minutos 
Currículo da Siedler Cia de Dança
A Siedler Cia de Dança foi criada em fevereiro de 2003, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, pela bailarina Elke Siedler (1976) que inicia, neste momento, sua pesquisa como diretora artística e criadora-intérprete, na dança contemporânea, em parceria com o compositor Alexei Leão (1977). A proposta é criar um ambiente que viabilize o diálogo entre a dança contemporânea e a música, sob os olhares da cena underground. Através desta opção ideológica formou-se uma estética própria, onde novas corporalidades são construídas, motivadas pela investigação, formação e criação do movimento em união com a pesquisa de novas sonoridades e na proposta do corpo operar em cena de um modo particular. A produção artistica deste grupo é a seguinte: UM SÓ (2003); ERROR (2004); ERROR SOLO (2005); S.E. (2005); PERCEPÇÃO DO OUTRO (2007); PERCEPTION OF THE OTHER (2008); ASSINATURA (2008); TERRITÓRIOS IMAGINÁRIOS (2010); ...UM BANHO DE ÁGUA FRIA NO NOSSO RELACIONAMENTO AMOROSO...(2011). Conquistou os seguintes prêmios: Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna (2011), Bolsa Residência em Artes Cênicas da FUNARTE (2010); Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (2009); Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna - projeto de manutenção da Siedler Cia de Dança, FUNARTE (2008); Prêmio Klauss Vianna de Dança, FUNARTE (2006); Prêmio FUNARTE de ocupação do Teatro Plínio Marcos (Brasília/DF) com o projeto Catarinenses em Cena, em parceria com Aplysia Grupo de Dança, FUNARTE (2006) e, para finalizar, fez uma circulação com o solo ERROR SOLO pelo interior catarinense através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, aprovado no ano de 2006. A característica deste grupo é a de trabalhar em colaboração com outros grupos e/ou artistas independentes num intuito de alargar sua compreensão sobre o fazer artístico na contemporaneidade!!!