quinta-feira, 20 de maio de 2010

Porto Seguro-BA, Rio de Janeiro-RJ, Codó-MA, Tianguá-CE: Oficinas do Prêmio Culturas Ciganas 2010


19 de maio de 2010

Oficinas do Prêmio Culturas Ciganas 2010

SID/MinC dá continuidade à série de encontros em diversas cidades do país para capacitação sobre o concurso

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) está promovendo uma série de oficinas de capacitação do Prêmio Culturas Ciganas 2010, em diversas cidades brasileiras. Em cada localidade, os encontros contam com apoio e parceria de organizações, instituições e órgãos governamentais.

O prazo para inscrições no concurso está aberto até 12 de julho. Serão premiadas 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas e contribuam para a continuidade e manutenção das identidades dos diferentes clãs e povos presentes no Brasil, que somam mais de meio milhão de pessoas.

Confira as oficinas programadas para este mês:

Dia 20 - Porto Seguro, na Bahia
Dia 24 - Rio de Janeiro
Dia 26 - Codó, no Maranhão
Dia 28 - Tianguá, no Ceará

Leia mais.

Pernambuco: Edital Pontos de Cultura


19 de maio de 2010

Edital Pontos de Cultura de Pernambuco

Inscrições até 30 de junho

A Fundação Cultural de Curitiba abriu inscrições para o edital que permitirá a instalação de mais oito Pontos de Cultura na cidade. A Prefeitura e o MinC - Ministério da Cultura vão apoiar iniciativas culturais da comunidade, por meio do repasse de recursos financeiros. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho de 2010, sendo que os detalhes do edital e do preenchimento dos formulários serão explicados em oficinas gratuitas, oferecidas na sede da FCC, em horários diferenciados, a partir desta quinta-feira (13). Também serão promovidos encontros, igualmente gratuitos e no mesmo endereço, para a formatação de projetos.

Confira o edital e os anexos:

Edital

Anexo I _ Formulário de Inscrição

Anexo _ II _ Relatorio de Atividades

Anexo III _ Atestado

Anexo IV _ Sugestão de kit Multimidia

Mapa 1 _ Distribuição de Bairros

Mapa 2 _ Regionais de Curitiba

Tabelas de Apoio

Mapas de Apoio

Saiba Mais

fonte :

Belo Horizonte-MG: V Seminário da Diversidade Cultural


9 de maio de 2010

V Seminário da Diversidade Cultural

Encontro discutirá as dificuldades para a proteção e promoção da Diversidade Cultural no Brasil


O Observatório da Diversidade Cultural realiza, amanhã e depois (20 e 21), no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, oV Seminário da Diversidade Cultural. O evento, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, tem como objetivo debater os aspectos e as dimensões transversais, que fazem parte dos desafios encontrados pelas instituições públicas e pela sociedade civil em suas ações para a proteção e a promoção da diversidade cultural.

Na sua quinta edição, o Seminário destacará questões como: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade;Comunicação e Informação para a Diversidade; e Biodiversidade e Diversidade Cultural. Além disso, a plenária, formada por gestores públicos, privados e pela sociedade civil, discutirá a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela UNESCO em 2005 e promulgada pelo Brasil em 2007.

O tema de abertura do evento, que acontecerá a partir das 19 horas, no dia 20, será  A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade. Participarão da mesa a coordenadora de Fomento à Identidade e Diversidade/MinC, Giselle Dupin, Jurema Machado, pela UNESCO/Brasil e Gustavo Lins pela Universidade de Brasília (UnB).

V Seminário da Diversidade Cultural reunirá personalidades e estudiosos do Brasil e do Mundo, como o professor da Universidade Carlos III de Madri e membro do Observatorio de Cultura y Comunicación, Fundación Alternativas, Luiz A. Albornoz. Ele integrará, no dia 21, a mesa temática Comunicação e Informação para a diversidade. Participarão também dos debates, Giselle Dupin, como representante do Ministério da Cultura e Ponto de Contato da UNESCO no Brasil para a Convenção de 2005, e Gilson Schwartz, economista, sociólogo, jornalista e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Também no dia 21, participam das discussões sobre a temática Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO, Paulo Miguez e Mariela Pitombo pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Giuliana Kauark pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e José Marcio Barros pelo Observatório da Diversidade Cultural.

O Seminário termina às 19h30, do dia 21, com a palestra sobre Biodiversidade e Diversidade Cultural", ministrada por Laure Emperaire, do Institut de Recherche pour le Développement da França.  O V Seminário da Diversidade Cultural tem a parceria da UNESCO e do Observatório do Instituto Itaú Cultural, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Arcelor Mittal.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 20, às 19 horas

Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade
Dia 21, às 14 horas

Tema: Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO
Dia 21, às 16h30min

Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade

Dia 21, às 19h30min

Tema: Biodiversidade e Diversidade Cultural

Serviço:
V Seminário da Diversidade Cultural
Dias:20 e 21 de maio
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1.201 - Centro
Informações pelos telefones: (31) 3213-4320 e 3224-4949.

(Heli Espíndola- Comunicação/SID)


fonte :


São Paulo: Curso Moitará, Audição Tadashi Endo e Cia. Chapitô


Periplo Produçoes
escreveu


Caros amigos,

O Grupo Moitará continua em cartaz no Teatro Cacilda Becker de sexta-feira a domingo até o dia 13 de junho. Entre os dias 28 e 29 de maio O Grupo Moitará oferecerá gratuitamente a oficina TREINAMENTO PARA O ATOR COM A LINGUAGEM DA MÁSCARA TEATRAL no TUSP para maiores informações e download da ficha de inscrição no site 
www.periplo.com.br

Tadashi Endo volta ao Brasil para dirigir o espetáculo ESSA COR FORTE TAMBÉM É SOL inspirado na vida e na obra de Munabi Mabe. No dia 05 de junho O bailarino e coreógrafo japonês selecionará atores e bailarinos para participar do espetáculo. Para maiores informações e inscrições acesse www.periplo.com.br

Nos dias 08 e 09 de junho a Companhia do Chapitô, de Portugal, apresentará o espetáculo A TEMPESTADE no Teatro do SESC Pompéia. 
Entre monstros e espíritos, a Cia do Chapitô - uma das melhores companhias de teatro físico da península ibérica - traz para o Brasil o clássico mais visual de Willian Shakespeare. 
Com apenas um pano preto – que pode vir a ser qualquer coisa… a vela de um navio, o mar, as ondas… – e muita técnica, três atores contam o que aconteceu numa ilha encantada, perdida num mar distante e regida por um grande mágico, quando a inocência, o amor, o medo, a maldade e a vingança entraram em choque.
Sob a direção do Inglês John Mowat, esta peça comprova a habilidade da Cia do Chapitô em produzir espetáculos cômicos com o mínimo de recursos. Clique aqui para maiores informações.

Pedro H S de Freitas

São Paulo: edital do PIà