quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fortaleza-CE: Secultfor: Programação da semana de 6 a 12 de outubro


Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Programação da semana de 6 a 12 de outubro



Curso:

DANÇA E PENSAMENTO \\ Inscrições gratuitas para o módulo "Análise do Espetáculo Coreográfico"

Hoje se inicia o módulo "Análise do Espetáculo Coreográfico", ministrado pela bailarina Silvia Soter, do Curso de Extensão Dança e Pensamento da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.  Silvia é professora de Graduação e coordenadora de Pós-Graduação em Dança da UniverCidade. Publicou o livro "Cidadãos Dançantes -- A Experiência de Ivaldo Bertazzo com o Corpo de Dança da Maré", uma reflexão sobre o uso da dança na construção da cidadania em comunidades do Rio de Janeiro, com foco no trabalho realizado pelo educador e coreógrafo Ivaldo Bertazzo.



Projetos/Eventos:

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA\\
Desde 2004, na Bienal Internacional de Dança do Ceará é assim: se é ano ímpar, espetáculos de dança de várias partes do mundo inundam Fortaleza. E, se é ano par, momentos de discussão brotam do universo acadêmico e da mente dos artistas para irrigar espaços diversos: publicações, vídeos, terminais de ônibus da Capital e ainda outras cidades cearenses. O ano de 2008, portanto, traz para artistas e interessados na temática da dança diversas oportunidades gratuitas de formação, no projeto "De Par em Par", realizado pela Bienal. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Neste ano, as atividades de difusão, formação e pesquisa vão girar em torno de trabalhos que discutam o corpo performático elaborado através da imagem. A Bienal realiza ações em três eixos: registro e memória (elaboração de livro, revista e documentário), circulação (visita de coreógrafos e companhias cearenses a projetos sociais e escolas e circulação de companhias cearenses pelo Interior), e corpo e imagem (ações com o objetivo de estimular a formação e a produção local de vídeo-dança).

A Bienal começa hoje, dia 6, às 14h, com a residência O corpo no olho, da bailarina uruguaia Tamara Cubas. A residência vai até o dia 17, no Alpendre (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)

Serviço
Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008. De 17 a 26/10 em Fortaleza. Toda a programação é gratuita. Mais informações: Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará. Telefone: (85) 3219.3803. E-mail:
info@bienaldedanca.com. Site: www.bienaldedanca.com.


QUARTA EM MOVIMENTO\\
O mês de outubro é da dança em Fortaleza e traz com ele novidades para o Quarta em Movimento. Excepcionalmente, o projeto vai colocar uma montagem a cada quarta-feira no palco do Mercado dos Pinhões, somando-se à intensa e diversificada programação da Bienal de Dança no Ceará. No dia 8, a Cia. do Barulho chega com o espetáculo "Lá dentro, um barulho", que conta com direção geral de Aspásia Mariana e concepção coreográfica de Heber Stalin. 

"Lá dentro, um barulho" é um espetáculo de tensões, onde o inesperado acontece. Ele tem como pano de fundo a noite, a boemia, a poesia e a bossa-nova; e ainda o amor e seus vários conflitos. "Brincamos acima de tudo com o ritmo corpóreo, com a gravidade e com a interação entre músico e bailarina, com a ruptura de tempo e espaço e ora, ainda, através do silêncio", adianta Aspásia. Neste dia 8, às 20h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).


Programação da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Projeto as Quatro Estações da Criança
Atrações artísticas e educativas: teatro, circo, música, dança, esportes radicais, passeio ecológico, trenzinho da alegria, brinquedos gigantes e muita brincadeira. No Parque Adahil Barreto (av. Virgílio Borba, 50 – Dionísio Torres). De 8h às 12h. Info.: 3272.4779.



Mais informações para a imprensa na
Assessoria de Imprensa da Secultfor,
com Isabelle Câmara e Larissa Lima,
através dos telefones 3105.1386 e 8899.8705. 

 

EXCLUÍDOS em São Paulo


Luciana Mayumi  
 escreveu


  ingressos

 Luciana Mayumi: 9165-5096
 Espaço de Dança Andrei Udiloff: 3813-6196 / 3814-8251
 Avenida Club: 3814-7383

 Convite antecipado: R$25,00
 Convite na hora: R$30,00

   O lugar e número das mesas estão inclusos!



clique sobre 
a imagem 
para 
amplia-la 


Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]

 Visite: www.artescoreograficas.com

ATENÇÃO NOVO EMAIL:  luciana@artescoreograficas.com



São Paulo: TD sedia o Festival ABABTG de Novos Coreógrafos - 10 a 12 de Outubro


  Canal Aberto - Aurea Karpor
     aurea@canalaberto.com.br

 escreveu


TD sedia o Festival ABABTG de Novos Coreógrafos

Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra/PR e Associação do Balé da Cidade de São Paulo/SP se apresentam pela primeira vez na cidade




De 10 a 12 de outubro o Teatro de Dança programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) sedia o I Festival ABABTG de Novos Coreógrafos. Este evento faz uma parceria entre bailarinos dos balés Teatro Guairá, do Paraná, e o da Cidade de São Paulo.

O I Festival ABABTG de Novos Coreógrafos vem cumprir em parte com a finalidade de proporcionar capacitação aos bailarinos para que atuem em outras áreas relacionadas a dança, aumentando as oportunidades de atuação dentro do panorama artístico brasileiro. Atuando como coreógrafos, esses bailarinos apresentam seus trabalhos de dança contemporânea – ao total serão 11 – nos três dias de espetáculo. O projeto prevê seis apresentações dos trabalhos nas capitais do Paraná e de São Paulo. Este festival permitirá intenso compartilhamento das experiências vividas dos profissionais envolvidos.

Será ministrada no dia 11 de outubro, pelos bailarinos Airton Rodrigues e Cláudio Fontan, do Balé Teatro Guaíra/PR, uma oficina sobre a técnica Fly Low, proposta por David Zambrano, em combinação com outras técnicas de dança contemporânea.

A união dos artistas do Balé Teatro Guaíra e do Balé da Cidade de São Paulo, em seus 40 anos de existência (Balé Teatro Guaíra completa 40 anos em 2009), com diferentes vivências, celebrará a dança como forma de linguagem e enriquecimento cultural.


Coreografias

 

10 de outubro – 20h00

 

Sadik (10min)

Solo a Dois (15min)

Indumentária (9min)

(intervalo – 10mim)

Salão (22min)

 

11 de outubro – 20h00

 

Tempo Giusto (12min)

Sharbat  (6min)

Pretérito Imperfeito (15min)

(intervalo – 10min)

Suor Lake (27min)

 

12 de outubro – 18h00

 

Sem texto, sem contexto (23min)

Pálida à Luz (9min)

(intervalo – 10min)

Quem são estes? (25min)

 

  

Release e ficha técnica das obras do Balé Teatro Guaíra (2007) 



Sem texto, sem contexto

Coreografia: Eunice Oliveira

Música: Ennio Morricone, Trevor Jones, Bobby McFerrin, H. Hancock, R. Clark, A. Resnick, J.Lennon e P. McCartney

Cenário: Douglas Rangel

Figurino: Eunice Oliveira

Iluminação: Cleverson Cavalheiro

Elenco: Daniel Siqueira, Daiane Camargo, Débora Chibiaque, Robson Schmoeller e Simone Bönisch

 

Sadik

A partir da diletação do estudo de corpo-ambiente e do relacionamento indivíduo-indivíduo, perceber e organizar essas possiblidades em “como” e “porque” estar com alguém.

Coreografia: Robson Schmoeller e Woody Santana

Música: Edith Piaf, Pink Martini e Edith de Camargo

Figurino (adaptação): Luciana Voloxki

Iluminação: Robson Schmoeller

Elenco: Daiane Camargo, Débora Chibiaque, Igor Vieira, Luciana Voloxki, Manuel Gomes e Robson Schmoeller

 

Sharbat

Sharbat é uma mulher afegã que viveu metade da vida fugindo da Guerra em seu país.

Coreografia: Airton Rodrigues

Música: Elbow

Figurino: Airton Rodrigues

Iluminação: Neury Gaio

Elenco: Alessandra Lange, Juliane Engelhardt e Patrícia Machado.

 

Indumentária

Indumentária é a arte do vestuário. E se pensarmos em movimentos como roupas que tiramos do nosso “armário-repertório” para vestir e dançar? E por que nos vestimos? E como nos vestimos? Como o intérprete se apropria dessa indumentária proposta?

Coreografia: Jaruam Xavier

Música: Calexico

Figurino: Soraya Felício

Iluminação: Jaruam Xavier

Elenco: Daniel Siqueira, Jaruam Xavier e Simone Bönisch

 

Suor Lake

Inspirada na memória corporal dos bailarinos, Suor Lake utiliza o Lago dos Cisnes como fio condutor de uma história modificada e adaptada para a utilização da técnica Flying Low (David Zambrano) na água.

Coreografia: Jaruam Xavier e Jorge Schneider

Música: Quinteto Armorial, Toninho Cruz, Manu Chão e Tchaikovsky

Figurino: Soraya Felício

Iluminação: Neury Gaio

Elenco: Alex Cajé, Cláudio Fontan, Daiane Camargo, Daniel Siqueira, Débora Chibiaque, Luciana Voloxki, Manuel Gomes, Nina Monteiro, Patrícia Machado, Robson Schmoeller, Simone Bönisch e Soraya Felício

 

Release e ficha técnica das obras do Balé da Cidade de São Paulo (2007) 



Tempo Giusto

“Tempo Giusto” é uma pequena fantasia, onde o ontem é um sonho e o amanhã esboça uma pequena fresta sobre o viver. Também é uma indicação musical de origem italiana, os compositores apontam este andamento na partitura para que a orquestra alcance o equilíbrio entre o lento e o rápido.

A escolha de dois intérpretes que tivessem mais de 30 anos foi fundamental para traçar a história pessoal de cada um com a profundidade que o processo merecia.

“Tempo Giusto” é o resultado de uma pesquisa de dois meses, onde os intérpretes-criadores estudaram suas fotos de infância e pediram a pessoas próximas que escrevessem uma carta endereçada a eles mesmos, mas para quando tivessem 70 anos.

Coreografia: Robson Lourenço

Música: Frédéric Chopin

Interprete-criador: Kênia Genaro e Leonardo Polato

 

Pretérito Imperfeito

O ponto de partida deste trabalho foi o autismo, na busca de exploração do movimento repetitivo e de maneira introspectiva, utilizando a improvisação para criar variações sob o mesmo tema.
O termo PRETÉRITO por que remete ao passado e traria sensações vividas embora o que mais importe aqui são as más lembranças. Ao pé da letra, IMPERFEITO: Incompleto, termo bem vindo por que cada obra é o início de outra que virá; Não acabado, como incentivo a pequenas mudanças e o que importa é nunca fazer o mesmo espetáculo; E por fim Defeituoso, que tem defeito, que confunde ao depender de pontos de vista.

Coreografia: Tutto Gomes

Música: Luiz Gonzaga, Edu Tedeschi e George Gershwin 

Figurino: Elenco

Elenco: Carolina Franco, Cleber Fantinatti, Fabiana Fornes ou Fernanda Bueno, Fernando Rocha, Jaruam Xavier e Roberta Botta

 

Salão

Tem como referência o filme LE BAL (O Baile),de Ettore Scola e vem .Esta obra trata de possibilidades de explorar o movimento gestual e seu aspecto dramatúrgico, construindo um ambiente cênico de um grande salão por onde interagem várias pessoas.

Coreografia: Willy Helm

Assistente de coreografia: Érica Ishimaru

Música: Moacyr Santos, Lindsey Buckingham,Tom Waits,Tina Charles e Shostakovich

Iluminação: Willy Helm

Figurino: Todos

Elenco: Gleidson Vigne, Kênia Genaro, Leonardo Hoene e Marisa Bucoff

 

Quem são estes?

O trabalho é inspirado nos violentos atentados que aconteceram na cidade de São Paulo em maio de 2006. Tem como objetivo proporcionar uma possível reflexão sobre o assunto. Hoje vocês assistirão parte do processo deste trabalho, que tem uma na luz o fio condutor de situações que retratam as diferenças e igualdades destes indivíduos.

Coreografia: Gleidson Vigne

Assistente de coreografia e ensaiador: Érika Ishimaru

Música: Aguinaldo Bueno, Gleidson Vigne, Thomas Brinkmann, Chico Science, Peter Scherer e Autechre

Figurino: Carolina Franco

Elenco: Carolina Franco, Carolina Antunes, Ditto Leite e Willy Helm

 

Pálida à Luz

Pálida a luz da lâmpada sombria,

Sobre o leito de flôres reclinada,

Como a lua por noite embalsamada,

Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar, na escuma fria,

Pela maré das águas embalada!

Era um anjo entre nuvens dálvorada,

Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! O seio palpitando,

Negros olhos as pálpebras abrindo,

Formas nuas no leito resvalado,

Não te rias de mim, meu anjo lindo!

Por ti – as noites eu velei chorando,

Por ti – nos sonhos morrerei sorrindo.

Coreografia: Kênia Genaro

Assistente de coreografia: Dilênia Reis

Música: Tom Waits

Figurino: Todos

Elenco: Marisa Bucoff e Willy Helm

 

Solo a Dois

Somos todos vistos através do Outro. Partindo desse pressuposto, o trabalho busca mostrar o conflito entre a essência e o que se torna aparente. O desconhecido e o conhecido, em nós.

“Solo a Dois” é um trabalho contemporâneo que apresenta a fusão de linguagens cênicas dentro de uma mesma proposta. O vídeo, assim como nós mesmos, projeta a imagem que nem sempre é a real, às vezes encobrindo, às vezes revelando.

Coreografia: Alex Soares

Música: Alex Soares

Figurino: Antonio Marques e Alex Soares

Iluminação: Alex Soares

Cenografia: Ivan Zonzini

Intérprete criador: Antonio Marques



10 a 12 de outubro

Sexta e sábado, 20h, domingo, 18h, duração 70 minutos com intervalo, recomendação 16 anos

 

I Festival ABABTG de Novos Coreógrafos

Da Associação dos Amigos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra/PR e Associação do Balé da Cidade de São Paulo/SP

 

 

Oficina de Dança Contemporânea

Dia 11 de outubro, sábado, das 14 às 18 h

A oficina proporciona ao participante o contato com a técnica Fly Low, proposta por David Zambrano, em combinação com outras técnicas de dança contemporânea, ministrada pelos bailarinos Airton Rodrigues e Cláudio Fontan - Balé Teatro Guaíra/PR.

INSCRIÇÕES GRATUITAS: os interessados deverão encaminhar mini currículo para o e-mail teatrodedanca@apaa.org.br até 08 de outubro.

Público-alvo: bailarinos e estudantes de dança

Número de vagas: 30

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria:2189 2555 / Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Redecard e Mastercard/Estacionamento R$ 15,00 com manobrista

Ingresso: R$ 4 e R$ 2 Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br







Porto Alegre-RS: Tablao


   H A G A H

       E S C R E V E U



(Divulgação/hagah)


O espetáculo resgata a tradição dos tablaos espanhóis, onde as pessoas se reunem em um ambiente agrádavel para conversar e degustar as tapas regadas a bons vinhos e sangrias e é claro desfrutando do mais puro Flamenco, com muita dança e música.


O mais recente trabalho da Cia busca remeter ao clima dos tablados do sul da Espanha, os Tablados Flamencos, embasando as performances no mais puro flamenco, onde o foco está no baile, no cante e na guitarra, os três pilares que compõem esta arte. Com Giovani Capelletti, na guitarra flamenca e Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes. Maria Albers e Tatiana Flores no baile. As coreografias são de Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Prestes e Miguel Alonso.



Bailarino    

Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores 

Cantor    

Sonia Bento 

Companhia    

Cia Flamenco Andrea del Puerto 

Violão    

Giovani Capelletti 



Teatro do SESC

Serviço Social do Comércio (SESC)
Avenida Alberto Bins, 665
Centro - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3284-2007

(51) 3284-2070


Horário(s):

De 11/10 a 19/10/2008 - Sábado e domingo, às 20h


Preço(s):

Antecipados a R$ 15 e na hora, R$ 20


Onde comprar:

Cia Andrea Del Puerto


Facilidade(s):

Convênio:

Clube do Assinante ZH (20% de desconto)

Descontos:

Comerciários (50% de desconto), Estudantes (50% de desconto), Idosos (50% de desconto)



     leia também
  hagah


notícias do idança.net : news at idança.net


      Idanca

escreveu  






Olá,
Três meses depois de ser realizado em Salvador, o 1º Encontro Nacional de Pesquisadores de Dança ainda mostra resultados. Esta semana, o 
idanca.net publica reportagem mostrando como estão a criação da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA) e a futura publicação dos trabalhos que participaram do encontro, em julho. Leia e comente.

Ainda sobre a produção acadêmica em dança no Brasil, Rita Aquino traça um panorama dessa produção tomando como ponto de partida para a sua reflexão o conceito de campo formulado pelo pensador francês Pierre Bordieu.

Confira também o vídeo com trechos de Umwelt, da Cie. Maguy Marin, que inicia turnê pelo Brasil este mês. A companhia francesa participa do XIII Festival Internacional de Dança de Recife (14/10) e da Bienal Internacional de Dança do Ceará, em Fortaleza (17/10). Depois, Umwelt segue para São Paulo (dias 25 e 26/10), e Rio de Janeiro - onde faz a noite de abertura do Festival Panorama de Dança, em 30 de outubro - e, por fim, Belo Horizonte, no dia 2 de novembro.

Em notícias, leia entrevista com a coreógrafa do Grupo Grial, de Recife, em turnê no Rio de Janeiro. Fique sabendo também sobre datas de convocatórias, estréias e workshops.

Boa leitura!


Hi,

Three months after being held in Salvador, the 1º Encontro Nacional de Pesquisadores de Dança (1st National Meeting of Dance Researchers) is still showing results. This week, idanca.net publishes a report showing how the creation of the Associação Nacional de Pesquisadores em Dança/National Association of Dance Researchers (ANDA) is going and what are the news about the publication of the works that participated in the meeting, in July. Read and comment.

Also on the topic of the academic production about dance in Brazil, Rita Aquino traces a panorama of the production, using as reference the concept of field formutalated by french sociologist Pierre Bourdieu.

Watch the video with excerpts of Umwelt, Cie. Maguy Marin’s piece. The company will be on tour in Brazil starting on October 14th. The french company participates in the Festival Internacional de Dança do Recife (14/10) and in Bienal Internacional de Dança do Ceará, in Fortaleza (17/10). Then, Umwelt goes to São Paulo (25 and 26/10), Rio de Janeiro - openning the Festival Panorama de Dança at October 30th - and, finally, Belo Horizonte, on November 2nd.

In news, read an interview with the Grupo Grial’s choreographer, from Recife, on tour in Rio de Janeiro. Read also about calls for entries, premières and workshops.

Have a nice reading!