quinta-feira, 14 de maio de 2009

Jiri kylian : NDT II


NDT II Jiri kylian 27'52"

with Nina Botkay, Kenta Kojiri and Ivan Perez NDT

4min18seg



infodansa 10-05-2009  
infodansa 08-05-2009   
infodansa 06-05-2009    
infodansa 04-05-2009     
infodansa 11-04-2009      


Pará: Concurso público federal pra dança


Paulo Paixão 
 escreveu

vejam o edital no site do ICA UFPA.



Concurso prof. Auxiliar ICA-Edital 91/09


Concurso para professor Auxiliar ICA


Edital 91, de 29/04/09 – Reabertura do período de inscrição para os temas Dança: composição coreográfica, improvisação e prática de montagem e para Cinesiologia aplicada à Dança 


SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E  GESTÃO DE PESSOAL

EDITAL Nº 91, DE 29 DE ABRIL DE 2009


O Reitor da Universidade Federal do Pará torna pública a reabertura do período de inscrições para os Concursos Públicos do Instituto de Ciências da Arte, regidos pelo Edital nº 45, de 11.03.2009, publicado no Diário Oficial da União em 13.03.2009, seção 3 para os seguintes Temas Dança: Composição Coreográfica, Improvisação e Prática de Montagem e para Cinesiologia Aplicada à Dança: motricidade humana, aprendizagem e desenvolvimento motrício, em virtude da anulação dos Planos de Concursos.O novo período de inscrições será de 05 a 20.05.2009, garantindo-se as inscrições dos candidatos efetivadas no período anterior. As normas relativas ao Concurso constam do Edital 45/2009.


ALEX BOLONHA FIÚZA DE MELLO

Reitor


Publicado no Diário Oficial da União de 30.04.2009, seção 3.



Ceará: Edital Passarela das Artes 2009


Inscrições abertas do Edital Passarela das Artes, de Artes Cênicas e Música no Ceará, para o segundo semestre de 2009.

Acesse:




São Paulo: INSPIRATION TANGO


Margareth Kardosh 
 escreveu



clique na imagem 
para ampliar  






INSPIRATION TANGO
"O espetáculo que encantou Buenos Aires agora chega ao Brasil."

É uma Cia. de altíssimo nível, formada por quatro casais de dançarinos provenientes de diversas áreas da dança, com:

clássico, comtemporâneo e folclore argentino.  Força beleza e sensualidade definem este espetáculo que mostrará as diferentes vertentes do tango

com muita técnica e estilo.  O espetáculo conta com a participação especial de uma das melhores vozes atuais do Tango, Roxana Fontan,

e do casal brasileiro, conhecido internacionalmente Vitor Costa e Margareth Kardosh.

Sob a direção de Laura Roatta e Tamara Bisceglia, o show promete levar o espectador a uma viajem ao mundo do Tango.


VOCÊ NÃO PODE PERDER! ÚNICA APRESENTAÇÃO!

Dia: 17 de Maio

Horário: 18h

Local: Avenida Club - Av. Pedroso de Moraes, 1036 - Pinheiros - SP

Informações e vendas: 5077-3114 (Giulianna) ou pelo site: www.ticketfacil.com.br


É NECESSÁRIO RESERVAR MESA!


Elenco:

David Alejandro Palo & Tamara Bisceglia

Gonzalo Cuello & Florencia Blanco

Osmar Odone & Sol Viviano

Facundo Carezey Cebeyra & Mirisol Carezey Cebeyra


Participação especial:

Vitor Costa e Margareth Kardosh

Roxana Fontan


Direção:

Tamara Bisceglia e Laura Roatta

Coreografias:

Laura Roatta

Produção:

Giulianna Davoli

Acessoria de Imprensa:

Airton Gontoff

Iluminação e som:

4 Mais Eventos e Ronaldo Gutierrez

Apoios:

Airton Gontoff

Capézio

Dance - Jornal

Escola de Dança Celso Vieira

Mirage Filmes do Brasil

Neo Tango Shoes - Buenos Aires

Tango B'Aires

Realização:

Avenida Clube


Sobre o elenco


Tamara Bisceglia:

Nascida em Buenos Aires , Tamara Bisceglia iniciou seus estudos de dança clássica com nove de idade, no Instituto Superior de Arte de Teatro Colón de Buenos Aires. Mais tarde, ganhou uma bolsa de três anos na Escola de American Ballet, de Nova York. De 1998 a 2000 fez parte do prestigiado New York City Ballet e em 2005 entrou para o Ballet Mercosul. Também atuou no "Deutsche Oper Berlin".  Em 2004, visitou a China com o espetáculo "Tanguera". Tamara atuou com os lendários bailarinos Julio Bocca e Maximiliano Guerra. Já percorreu o mundo com Roberto Herrara e, mais recentemente, com Gabriel Misse. Tem participado de diversos festivais de tango, como parte do júri.

 

David Alejandro Palo:

Nascido em Buenos Aires , foi durante muitos anos ator de teatro. Começou a estudar tango com os maestros Ezequiel Paludi e Gustavo Sorel. É   bailarino e coreógrafo de diversos espetáculos, como "Pagar el pato –tango x2" e "El duo Sosa Echagüe". Participou como ator de "Marathon". Integra o corpo da casa "Complejo Tango" dirigida por Carlos Borquez. Participou de diversos festivais em todo o mundo.

 

Gonzalo Cuello & Florencia Blanco:

Florencia começou a estudar dança clássica, flamenco e tango aos seis anos. Não parou mais. Participou de festivais em diversos países e integrou inúmeros elencos em trabalhos como "Tango Vivo" dirigido por Claudia Codega y Esteban Moreno e "Tango a Tierra". Foi bailarina das principais casas de tango da argentina, como “Taconeando" "El viejo almacen" "e La ventana". Já Gonzalo é bailarino de tango desde 1995. Foi aluno da Escola Municipal de Cultura e Belas Artes da Cidade de Colon. Atualmente é integrante da companhia “Tango x2", dirigida por Miguel Angel Zotto. Realizou apresentações e shows em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça.  Integrou a famosa casa "Che Tango", dirigida por Claudio Gonzalez e Melina Bruffman.

 

Osmar Odone & Sol Viviano:

Percorrem países de todos os continentes dançando e ensinando. Foram convidados como diretores e coreografos para diversas casas de tango, como "Gala Tango" e “Complejo Tango". Trabalharam com a  Orquestra de Walter Rios e, também com o cantor Daniel Cortez. Participam do elenco estável da Orquestra da Cidade de Buenos Aires, dirigida por Raul Garello e Carlos Garcia.

Facundo Carezey Cebeyra & Mirisol Carezey Cebeyra

São atualmente bailarinos da casa de tango “Madero Tango”. onde atuam com artistas como Raul Lavie & Julia Zenko. Trabalharam com as orquestra "El chamuyo" e "El garaje". Fizeram parte do elenco do "Piazzola Tango". Excursionaram com a companhia "Estamos  vivos tango" por diversos países da Europa. Fazem parte do "Tango Odisea" dirigido por Mora Godoy. Também integram são os elencos da "Tanguera" e do "Tango Emocion".

 

Mirisol Karazey Cebeyra & Facundo Karazey Cebeyra

São atualmente bailarinos da casa de tango “Madero Tango”. onde atuam com artistas como Raul Lavie & Julia Zenko. Trabalharam com as orquestra "El chamuyo" e "El garaje". Fizeram parte do elenco do "Piazzola Tango". Excursionaram com a companhia "Estamos  vivos tango" por diversos países da Europa. Fazem parte do "Tango Odisea" dirigido por Mora Godoy. Também integram são os elencos da "Tanguera" e do "Tango Emocion".

 

Vitor Costa & Margareth Kardosh - Casal Convidado:

O casal paulista, de longa trajetória e reconhecimento internacional, já ultrapassaram a marca de 500 apresentações, incluindo vários países do Velho Continente e da América. Conhecidos e respeitados na Argentina, foram especialmente convidados pelo “Inspiration Tango” para o espetáculo.

 

Roxana Fontan - Cantora:

"A Voz de Buenos Aires", Roxana Fontan é uma das cantoras de tango de elite na Argentina. Foi convidada a trabalhar nas mais famosas casas de tango de seu país. Trabalhou com maestros como Carlos Garello e Juan Carlos Copes entre otros. Percorreu o mundo com vários espetáculos da "Tango x2" e "Tango pasion". Participou de diversos festivais argentinos e internacionais. Trabalhou como atriz e cantora no filme "Tango", dirigido por Carlos Saura.

 

Laura Roatta - Diretora e Coreógrafa

Também nascida em Buenos Aires , assim como Tâmara começou a estudar dança clássica no Instituto Superior de Arte de Teatro Colón. Integrou o corpo de balé do citado teatro. Trabalhou com alguns dos mais destacados coreógrafos argentinos e internacionais, como Jack Carter e Pierre Lacotte. Fez parte do moderno jazz balé que participou do filme "Feel de heat" e também de inúmeros festivais, programas de TV e eventos culturais. Fez diversas coreografias ao lado de Miguel Angel Zotto, Mora Godoy e Julio Bocca, entre outros. Foi convidada para dirigir a parte coreográfica do filme “El Aniceto" dirigida por Leonardo Favio. Trabalhou com Claudio Segovia na “Revista  de los 100 años” do teatro Maipo.



Para maiores informações:

5077-3114 ou 5058-0050

giuliannadavoli@yahoo.com.br



Santo André-SP: Estudo para UMA DANÇA


Cia Nósláemcasa 
cia.noslaemcasa@gmail.com 
 escreveu



clique na imagem
para ampliar


saiba mais 
infodansa 08-05-2009  
infodansa 24-04-2009   
infodansa 02-04-2009    


Porto Alegre-RS: Choros e valsas, um tributo a Pixinguinha


hagah 
 escreveu


Choros e valsas, um tributo a Pixinguinha – 4º Festival Palco Giratório Sesc/Poa



O espetáculo Choros e Valsas - um Tributo a Pixinguinha fala sobre profundidades, sobreposições de emoções. Forças incontroláveis que arrebatam e voltam para o escuro infinito e caótico da memória, como um grande mosaico de impressões emocionais causadas pelo encontro da música pulsante, popularmente erudita de Pixinguinha e um corpo apenas a espera de ser tocado.

Sobre o Grupo

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada em primeiro de março de 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança. É atualmente dirigida por Roberto Lima, bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e conta em seu quadro artístico com 30 bailarinos. 


Direção Artística

Roberto Lima

Grupo

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

Duração

60 minutos

Classificação

14 anos



Sobre o evento

O Festival Palco Giratório Sesc/Poa em sua quarta edição leva aos palcos da capital gaúcha 44 espetáculos apresentados por 33 grupos de diferentes Estados. O diferencial deste ano é a diversidade de locais nos quais as peças serão apresentadas: teatros, parques, praças e espaços da periferia. Nomes como Sergio Britto e Luiz Carlos Vasconcelos são presenças de destaque no evento. Além disso, grupos renomados como o Teatro Sarcáustico (RS) e o Lume Teatro (SP) também fazem parte desta edição. 

O festival tem um viés formativo e por isso conta com uma série de ações voltadas para o desenvolvimento da produção local e para o intercâmbio de experiências entre profissionais da área, críticos e público, como oficinas, palestras e workshops.



Teatro de Câmara Túlio Piva - Secretaria Municipal de Cultura (SMEC)

Rua da República, 575
Cidade Baixa - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3289-8093

(51) 3289-8094



Horário(s):  15/05/2009 - Sexta, às 20h 

Preço(s): R$ 10 

Onde comprar: Sesc Centro e no local do espetáculo, duas horas antes do início da sessão 

Facilidade(s): 

Descontos: 

Classe artística (R$ 5), Comerciantes (R$ 7), Comerciários (R$ 5), Estudantes (R$ 5), Idosos (R$ 5) 




 saiba mais
  infodansa 13-05-2009
   hagah


São Paulo: espetáculos de dança em maio na Funarte


Marcela Lima - Verbena Comunicação 
marcela@verbena.com.br 
 escreveu





Funarte São Paulo

Programação de dança – maio/2009

Funarte – Sala Carlos Miranda - www.funarte.gov.br

Al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos – São Paulo/SP

Tel: (11) 3662-5177 - Capacidade: 100 lugares

Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) - Bilheteria: 1 hora antes das sessões (aceita cheque e dinheiro) - Ar condicionado e acesso universal.



Espetáculo: Planos de Fuga: sobre um corpo em devir

Concepção e performance: Roberta Savian
Músico: Leônidas Rübenich
Fotos e vídeos: Marco Mafra

Dias 15,16 e 17 de maio – sexta e sábado (21h) a domingo (20h)
Ingressos: R$ 10,00 (com ¹/2 entrada) - Duração: 1 hora – Classificação etária: 15 anos

A Vídeo-instalação coreográfica Planos de Fuga: sobre um corpo em devir consiste na criação de ambientes visuais aplicados em uma determinada arquitetura, bem como o desenvolvimento de uma performance que se elabora pela inserção da bailarina e músico em um processo de criação, ao vivo. A cena evidencia reflexões acerca dos automatismos criativos e propõe outras estratégias coreográficas.  Ao vivenciar os próprios limites do movimento, o corpo que dança se transforma naquilo que (ainda) não tem nome e por meio de suas metamorfoses e devires, compõe mistérios e estabelece um universo rico de imagens sem significação definida. O corpo performático se comunica com o espectador e o afeta, tecendo uma rede de tensões e imagens correlacionadas; não ilustra uma história, mas articula a energia como forma de expressão.


Planos de Fuga -foto de MarcoMafra



Espetáculo: corpOuvido
Com Virtual Companhia de Dança
Direção Geral: Marcelo Zamora
Concepção: Guillermo Ceballos e Marcelo Zamora
Interpretes/criadoresMaibi Rodrigues, Priscila Camilo, Anderson Dutra, Fernando Pulzi e Sergio de Melo doAmaral
Trilha sonora original: Guillermo Ceballos
Consultoria cenográfica: Ricardo Zamarian (arquiteto)
Figurinos: Iracema Rodrigues
Coordenador Técnico: Helio de Oliveira Jr.
Preparação em técnica clássica: Ana Lúcia Ribeiro e Lourdes de Almeida
Consultoria cultura de hip hop: Ana Paula Ribeiro (MC), DJ BasinRaffa (popping e locking) e Ricka(breaking).
Dias 21, 22, 23 e 24 de maio – quinta a sábado (21h) a domingo (20h)
Ingressos: R$ 10,00 (com ¹/2 entrada) – Duração: 50 min – Classetária: 12 anos

O projeto corpOuvido se sustenta no diálogo entre corpo e som, portanto existe uma relação estreita nestes elementos que transitam por momentos de forma paralela e outros, em contraponto. A trilha sonora, composta exclusivamente para esta obra pelo argentino Guillermo Ceballos (que já fez a trilha de Primata, último espetáculo do grupo), é reproduzida em formato quadrifónico e traça um caminho que vai dos sonsprimários/primitivos, passando pelo erudito, até chegar ao popular (particularmente, na linguagem hip hop, cultura marcante na concepção desta nova montagem da Virtual Companhia de Dança). A partitura coreográfica se potencializa e complementa nesta estrutura sonora. Por estas características singulares a montagem pode ser definida como uma “instalação sonora para dança”. O formato circular do espaço favorece a qualidade e o formato sonoro e oferece uma visão de 360 graus do palco além de integrar o espectador como parte ativa da obra que integra o intérprete, platéia, superfície de projeção e equipamentos técnicos (som e vídeo), acomodados em forma de camadas concêntricas.


corpOuvido - foto de Jorge Etecheber



Espetáculo: entre chagas e borboletas
Com StacattoSP Cia. de Dança
Direção artística: Fernando Machado
Concepção e coreografia: Vanessa Macedo
Elenco: Aline Proetti, Vanessa Pinto, Maitê Molnar, Jurema Yonashiro, Paula Sanchez e Silvia Martins.
Orientação artística: Julia Ziviani
Trilha sonora: Loop B
FigurinoYumi Sakata
Concepção de luz: Philippe Iwantschuk e André Prado
Dias 28, 29, 30 e 31 de maio – quinta a sábado (21h) a domingo (20h)
Ingressos: R$ 10,00 (com ¹/2 entrada) - Duração: 55 min – Classificação etária: 10 anos

O espetáculo entre chagas e borboletas é um olhar íntimo, dos muitos olhares que se inspiram na pintora mexicana Frida kahlo. Por meio de imagens impactantes e silenciosas, expressa o elo indissolúvel entre vida e morte, numa tentativa de ressaltar o paradoxo da existência. Frida, num mesmo instante, agride os olhos e poetiza. Com sinceridade e coragem absolutas, falou de si mesma para o mundo e, quando assim fez, falava do próprio mundo, de uma solidão comum a todos, de como e do quanto o sofrimento nos é apropriável. AStacattoSP Cia. De Dança, grupo de São Caetano do Sul, fundado em 2001, propõe-se a ser um veículo de expressão artística da dança contemporânea que desenvolve uma técnica particular e instaura projetos de pesquisa e formação, sempre com o propósito de unir teoria e prática no desenvolvimento da dança buscando uma proposta estética própria e diversa.



entre chagas e borboletas -foto de AndréPrado


Informações à imprensa - Eliane Verbena

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br 



 saiba mais
  infodansa 05-05-2009