Olá!
Estréia hoje, 22 de março o mais novo trabalho do Grupo Sensus.
Depois da "Performance Sensorial", e da "Performance Horizontal", o Grupo Sensus, com direção da atriz Thereza Piffer, estréia aPerformance AMAZÔNIA (A Roda dos Sonhos). Nesta nova performance, o público fica sentado em um grande círculo e recebe informações visuais e sonoras de uma grande festa ritualística (a roda dos sonhos), com textos de Márcia Theophilo – candidata ao prêmio Nobel de literatura desde 1996.
Segue abaixo o release e serviço do espetáculo.
Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho do grupo, é possível assistir aos ensaios ou conversar com a diretora e/ou elenco.
Temos fotos e imagens em DVD, caso tenha interesse.
Obrigada!
Lucélia Zamborlini
Assessoria de Imprensa
11.8577.0705
divulgar.teatro@gmail.com
AMAZÔNIA
Depois da "Performance Sensorial", e da "Performance Horizontal", oGrupo Sensus, com direção da atriz Thereza Piffer, estréia aPerformance AMAZÔNIA (A Roda dos Sonhos). Nesta nova performance, o público fica sentado em um grande círculo e recebe informações visuais e sonoras de uma grande festa ritualística (a roda dos sonhos), com textos de Márcia Theophilo – candidata ao prêmio Nobel de literatura desde 1996.
Instrumentos de percussão indígenas são tocados ao vivo pelos atores, coreografias com percussão corporal, além de músicas de grandes compositores como Naná Vasconcelos e Marlui Miranda fazem parte da trilha deste espetáculo. O espetáculo, como é da natureza do grupo, trabalha com estímulos sensoriais, desta vez não vendando o público, mas deixando-o na escuridão, somente iluminada por pequenos efeitos, possibilitando o despertar dos outros sentidos.
O folclore é uma das manifestações da cultura popular. E a Amazônia têm um folclore rico com suas lendas, mitos, músicas, poesia, danças, que encantam e fazem parte do imaginário de todos nós. As lendas amazônicas fazem parte da vida de cada morador dos mais distantes recantos.
É comum ouvirmos histórias como a do boto que se transforma no homem bonito e encanta as mulheres ou a da matinta perera que assusta os moradores de uma região. Algumas lendas contam que a floresta é habitada por seres mitológicos que a protegem da fúria de caçadores e madeireiros. A crença em entes como o Curupira, a Iara, ou a Mula sem cabeça, dão a idéia da magia amazônica e das raízes culturais do homem da região. O Grupo Sensus, desta vez, aborda esse tão contagiante tema, inovando em suas performances tipicamente sensoriais agregando a elas - além dos estímulos de tato, paladar, olfato e audição - a música ao vivo e coreografias típicas e encantando os espectadores com essa temática.
A RODA DOS SONHOS - Entre alguns povos indígenas existe um ritual que se chama "Roda do Sonho". Em uma reunião em volta do fogo, o "sonhador da tribo", deita com a cabeça voltada para a fogueira e dorme. No dia seguinte ele narra seus sonhos que vão dando uma direção para o cotidiano da aldeia. Os povos lidam com o sonho como um momento de liberdade do espírito. Os sonhos revelam uma experiência real vivida no mundo imaterial, psíquico e espiritual. É durante o sonho que integramos nossas experiências emocionais da vigília, e acessamos nosso inconsciente, nossa mitologia pessoal e arquetípica. Este é o convite que o Grupo Sensus vem fazer aos expectadores... Que se deixem SONHAR!!!!!
O Grupo
Idealizado pela atriz Thereza Piffer, o Grupo Sensus teve início em 2005 no CCCB-SP no Projeto "Literatura Além do Papel", com a performance "Bestiário".
Em 2006 estreou a performance "Sensorial" apresentando textos de Borges, Galeano e Cortázar, e "Ritual dos Sete", com textos de Clarice Lispector, Neruda dentre outros.
Com textos de Mario Quintana, estreou "Jardim interior" e "Sabor e Ilusão", com textos de Baudelaire, Florbela Espanca, dentre outros.
Em 2007, estreou a performance "Horizontal", com textos de Marina Colasanti, Hilda Hilst, entre outros, e segue temporada no Espaço Pulsarte – SP, junto à performance "Sensorial".
Ficha técnica do espetáculo
Direção e concepção
Thereza Piffer
Textos
Márcia Theophilo
Direção de percussão
Mingo Jacob
Percussão corporal e coreografias
Cris Meireles
Maquiagem das fotos
Jrosantos
Figurino
Cláudio Claudino
Fotografia e design gráfico
Thiago Matheus
Produção
Priscila De Mingo
Assessoria de Imprensa
Lucélia Zamborlini
Grupo Sensus
Aline Pesci
Carol Scavone
Dimas Campos
Jacyara Cardoso
Marina Gonsales
Perla Frenda
Thiago Matheus
Tânia Andrade
Ulisses Bourdon
Vanessa Scorsoni
Serviço
Espaço Pulsarte
Rua Pereira Leite, 55 Alto de Pinheiros.
Info. 11- 8110.5856.
Horário da Bilheteria – sexta e sábado a partir das 19 horas.
50 a 100 lugares
Possui acesso para deficientes
Gênero - performance
Duração 60 min.
Temporada: de 22 de março de 2008 (estréia) a 28 de junho de 2008.
Sábados às 21h.
Valor do ingresso - R$ 40,00 (inteira) R$20,00 (meia)
Ar condicionado
Estacionamento no local
Classificação 10 anos
Forma de pagamento – somente dinheiro
Assessoria de Imprensa
Lucélia Zamborlini
11.8577.0705
divulgar.teatro@gmail.com