quinta-feira, 26 de abril de 2012

São Paulo: Urbanóides 2.0


Assessoria
assessoria@bomretiro.sescsp.org.br
escreveu


clique para ampliar



Assessoria Bom Retiro
Comunicação
SESC Bom Retiro
Tel:3332-3663



São Paulo: Mangiare e Audio Bailarinas circulando


Periplo Produçoes 
escreveu


Estréia essa no dia 20/04 (sexta-feira) na CAIXA Cultural São Paulo espetáculo “Mangiare “do Grupo Pedras. “Mangiare” transforma o espaço cênico em uma cantina e convida o publico para um delicioso jantar acompanhado de histórias, confissões e causos que surgem inspirados pelo perfume das ervas, do sabor das massas e pelos poderes do vinho.
 
O Grupo Pedras é um coletivo do Rio de Janeiro composto pelos atores Adriana Schneider, Ana Paula Secco, Diogo Magalhães, Georgiana Goés, Helena Stewart, Luiz André Alvim e Marina Bezze que se desdobram também nas funções de direção produção e técnica. Em 2012 0 Grupo Pedras completou 10 anos de existência que estão sendo celebrados com uma mostra de repertório no teatro Glauce Gil (Rio de Janeiro), a temporada em São Paulo e outras atividades que acontecerão no correr do ano.
O espetáculo fará uma curta temporada de sexta a domingo até o dia 29 de abril. As apresentações acontecerão de sexta a domingo e a entrada é franca. Para maiores informações clique aqui

No última dia 17 começou o Circuito SESC de Artes que percorrerá 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, até o dia 6 de maio, Reunidas em sete roteiros diferentes, as cidades paulistas recebem a itinerância com uma intensa programação artística composta por atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro e vídeo.
 
A Périplo Produções participa do Circuito com a performance “Audio Bailarinas” do Audio Gruppe dirigido por Benoit Maubrey. Para maiores informações sobre a mostra clique aqui:

Audio Ballerinas - Die Audio Gruppe (Alemanha)

As bailarinas apresentam performances baseadas em quatro distintas coreografias, adaptações que levam em consideração as características dos diferentes espaços de circulação do público. Vestindo roupas cheias de botões, caixas de som, cabos e conectores, as performers têm seus movimentos captados por sensores presos a seus corpos, produzindo a trilha coreografada. Direção: Benoit Maubrey. Coregrafia: Saskia Oidtmann. Elenco: Frida Eun Ae Yngvesson, Marleen Wernitzsch, Malin Hessen, Saskia Oidtmann. Técnica: Marko Gutman.

Confiram os dias, horários, cidades e locais

  • 17/04/2012 - Terça - Às 15h40 e às 17h40 - Itararé - Praça Francisco Alves Negrão (Praça São Pedro)
  • 18/04/2012 - Quarta - Às 16h10 e às 18h10 - Itapeva - Praça Anchieta
  • 19/04/2012 - Quinta - Às 15h40 e às 17h40 - Itapetininga - Praça dos Amores
  • 20/04/2012 - Sexta - Às 14h10 e às 16h - Sorocaba - Praça Cel. Fernandes Prestes
  • 21/04/2012 - Sábado - Às 14h40 e às 16h40 - São Roque - Praça da Matriz
  • 22/04/2012 - Domingo - Às 14h10 e às 16h - Itu - Praça do Carmo
  • 25/04/2012 - Quarta - Às 15h40 e às 17h40 - Guarulhos - Calçadão Dom Pedro – Centro
  • 26/04/2012 - Quinta - Às 15h40 e às 17h40 - Mauá - Praça 22 de novembro – Centro
  • 27/04/2012 - Sexta - Às 15h40 e às 17h40 - Diadema - Praça da Moça – Centro
  • 28/04/2012 - Sábado - Às 14h40 e às 16h40 - São Caetano do Sul - Parque Chico Mendes
  • 29/04/2012 - Domingo - Às 17h10 - Bertioga - Praça dos Tupiniquins – Centro
  • 02/05/2012 - Quarta - Às 15h20 e às 16h50 - Itapecerica da Serra - Espaço Cultural Jd. Jacira - Rua Basilio Machado, 49 - ¬ Jd. Jacira
  • 03/05/2012 - Quinta - Às 15h20 e às 16h50 - Carapicuíba - Calçadão, próximo ao terminal de ônibus e da estação da CPTM
  • 04/05/2012 - Sexta - Às 15h20 e às 16h50 - Pirapora do Bom Jesus - Praça dos Poderes Municipais, em frente à Prefeitura e ao Clube Municipal
  • 05/05/2012 - Sábado - Às 15h20 e às 16h50 - Itapevi - Praça XVIII de Fevereiro – Centro
  • 06/05/2012 - Domingo - Às 15h20 e às 16h50 - Barueri - Parque Municipal Dom José - Rua Ângela Mirella, nº 500 / Vila Porto



O Teatro de Senhoritas estréia “Histórias à sombra das árvores”.
 O novo trabalho do Teatro de Senhoritas relembra o velho prazer de ouvir e contar histórias embaixo das árvores resgatando contos tradicionais como o africano "O Homem mais azarado do mundo", o norueguês "Torneio de Comilança" e o mais recente, mas muito conhecido "O pote vazio". Acompanhadas pelas músicas de Renato Garcia, as atrizes contam histórias com auxílio de diversos objetos que se transformam nas personagens do espetáculo, que é entremeado por jogos e canções. Os interessados poderão ter mais informações através do site da companhia clique aqui





clique para ampliar


Campinas-SP: Sapateado - Espetáculo 'Partituras', de Chris Matallo


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu


Cia. de Sapateado Christiane Matallo estreia em Campinas o espetáculo “Partituras”


Cena do espetáculo que possui trilha sonora original e dez artistas no palco



Sapateado americano com ginga brasileira. Esta é a proposta do espetáculo “PARTITURAS” que faz apresentações nos dias 27 e 28 de abril de 2012 no Espaço Cultural Maria Monteiro Vila Padre Anchieta, Teatro Padre Pedro Dingenouts, às 20h e com ENTRADA FRANCA. O projeto, que tem apoio do FICC – Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas, da Prefeitura Municipal de Campinas, traz ao palco dez artistas: oito sapateadores, o contrabaixista Gilberto de Syllos (direção musical) e a bailarina, musicista, sapateadora, atriz e cantora Christiane Matallo, diretora artística do espetáculo.
Partituras é a mais recente montagem de Christiane Matallo. O espetáculo tem música e dança como principais elementos de cena, e se configura na dança contemporânea como um trabalho inovador por transpor o sapateado dentro de um pensamento musical. Christiane Matallo é conhecida mundialmente por unir o sapateado à execução ao vivo e simultânea de seu saxofone.
A concepção do espetáculo concentra-se no movimento dos intérpretes; ele é ativado pela ideia de ser um corpo sonoro, que a todo tempo, se transforma no  espaço que conseqüentemente gera sons. “Desta forma, o trabalho se transforma a cada uma das cenas remetem às sensações e vivências dos próprios artistas”, explica Christiane Matallo. “PARTITURAS" rompe em alguns momentos com técnicas de dança pré-estabelecidas e permite que novos caminhos e possibilidades de movimentos sejam encontrados, sem que os intérpretes se prendam a uma única corrente estética. O foco principal de “PARTITURAS” é a leitura musical para ser vista e ouvida pela arte dos pés.

A trilha sonora foi composta especialmente para a montagem e criada de uma maneira espontânea e intuitiva usando o contrabaixo, o piano e sax tenor. "É interessante ressaltar que o intérprete da dança vira compositor da própria trilha e o músico da obra, intérprete do corpo. O sapateado é a maior estrela do espetáculo", comenta Gilberto de Syllos, diretor musical do espetáculo.  Por intermédio da trilha sonora, fica nítida a participação efetiva dos corpos dos intérpretes. A montagem de “PARTITURAS” tem em seu repertório ritmos como o Choro, samba, afro jazz, o cubano entre outros estilos, além de grande influência percussiva corporal,advindas de grupos como Barbatuques, Rumba Tap e de artistas como Max Polack.

Quem é Christiane Matallo

Bailarina, sapateadora, coreógrafa, atriz, musicista e cantora, Christiane Matallo é a única artista mulher que sapateia e toca sax tenor simultaneamente no mundo. Foi chamada, pelo jornal The New York Times, em 2006, de “A Carmem Miranda do Tap”. Iniciando seus estudos de dança com apenas dois anos e meio de idade e teatro aos seis, Christiane graduou-se pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1993, ano em que foi convidada para ministrar aulas de sapateado em Nova Iorque. Em 95 fundou o Studio de Dança Christiane Matallo, entre 97 e 98 apresentou seu trabalho na Inglaterra e em 99 na Áustria. Também pela Unicamp fez sua Pós-Graduação em Artes.


Em 2001 apresentou-se e promoveu workshops em St. Louis. Também nos Estados Unidos, esteve em turnê de 2005 a 2007. Em 2006 lançou dois DVD´s que hoje são encontrados em mais de 32 países. Também foi chamada para dar aulas de sapateado com estilo brasileiro (“sambateado”) em Los Angeles, Nova Jersey, Chicago e Filadélfia. Em 2008 ministrou workshops em Stuttgart e na base militar americana na Alemanha. Foi curadora e júri em festivais de dança pelo Brasil; coreografou trabalhos para comerciais, dirige e produz espetáculos no país e no exterior.


Desenvolve seu trabalho artístico combinando dança e elementos de outras linguagens como o clown, canto e tecnologia. Diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival desde 99, Christiane tem como objetivo popularizar a arte do sapateado. Ela também é responsável pelo evento Sapateia São Paulo, em celebração ao Dia Internacional do Sapateado (em 25 de maio), na capital.

Quem é Gilberto de Syllos
Bacharel em música pela UNICAMP, Gilberto De Syllos pode ser considerado uma das maiores referências em contrabaixo no Brasil. É autor de dois livros: “Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira" (Editora Lumiar, 2003) com Ramon Montanhaur e “Técnicas para Baixo Elétrico na Música Brasileira” (Editora Souza Lima, 2008); dois CDs: “Tocando Baixo” (1997) e ”Tap Bass” (2008) com Christiane Matallo. Além disso, compôs a trilha sonora do filme "Noir", de Diego Ruiz de Aquino e Helton Ladeira (Paprika Filmes, 2007) em parceria com Marcelo Onofri, produziu o espetáculo “Pincel do Som”, é professor do Conservatório e Faculdade Souza Lima & Berklee e excursiona pelo mundo ao lado de Christiane Matallo com o show “Da Corda pro Pé”, entre outros trabalhos. Um currículo invejável e que impõe respeito.
Ficha Técnica
Direção artística, coreógrafa, ensaiadora, bailarina e intérprete - Christiane Matallo  Direção musical e intérprete – Gilberto de Syllos  Plástica cênica – Marily Volpe Bailarinos - Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas, Fernanda Toito, Gabriel Fernandes Tolgyesi, Letícia Maluf Pires, Melissa Naves Tannús, Marcelo dos Santos, Patrícia Grossi, Victoria Guilhon Amalfi Fotografia e registro áudio visual – Fotomagia Assessoria de imprensa – Canal Aberto  Web designer – Blue Cherry Comunicação e Marketing
Serviço
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro Vila Padre Anchieta – Teatro Padre Pedro Dingenouts – lugares 300
Endereço: Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi s/n – Campinas
Dias: 27 e 28 de abril de 2012 - Entrada Franca
Horário: 20h Duração: 60 minutos Recomendação: Livre


Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425 www.canalaberto.com.br
Twitter: @canalaberto | Facebook: canalabe