Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu
Cia. de Sapateado Christiane Matallo estreia em Campinas o espetáculo “Partituras”
Cena do espetáculo que possui trilha sonora original e dez artistas no palco
Sapateado americano com ginga brasileira. Esta é a proposta do espetáculo “PARTITURAS” que faz apresentações nos dias 27 e 28 de abril de 2012 no Espaço Cultural Maria Monteiro Vila Padre Anchieta, Teatro Padre Pedro Dingenouts, às 20h e com ENTRADA FRANCA. O projeto, que tem apoio do FICC – Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas, da Prefeitura Municipal de Campinas, traz ao palco dez artistas: oito sapateadores, o contrabaixista Gilberto de Syllos (direção musical) e a bailarina, musicista, sapateadora, atriz e cantora Christiane Matallo, diretora artística do espetáculo.
Partituras é a mais recente montagem de Christiane Matallo. O espetáculo tem música e dança como principais elementos de cena, e se configura na dança contemporânea como um trabalho inovador por transpor o sapateado dentro de um pensamento musical. Christiane Matallo é conhecida mundialmente por unir o sapateado à execução ao vivo e simultânea de seu saxofone.
A concepção do espetáculo concentra-se no movimento dos intérpretes; ele é ativado pela ideia de ser um corpo sonoro, que a todo tempo, se transforma no espaço que conseqüentemente gera sons. “Desta forma, o trabalho se transforma a cada uma das cenas remetem às sensações e vivências dos próprios artistas”, explica Christiane Matallo. “PARTITURAS" rompe em alguns momentos com técnicas de dança pré-estabelecidas e permite que novos caminhos e possibilidades de movimentos sejam encontrados, sem que os intérpretes se prendam a uma única corrente estética. O foco principal de “PARTITURAS” é a leitura musical para ser vista e ouvida pela arte dos pés.
A trilha sonora foi composta especialmente para a montagem e criada de uma maneira espontânea e intuitiva usando o contrabaixo, o piano e sax tenor. "É interessante ressaltar que o intérprete da dança vira compositor da própria trilha e o músico da obra, intérprete do corpo. O sapateado é a maior estrela do espetáculo", comenta Gilberto de Syllos, diretor musical do espetáculo. Por intermédio da trilha sonora, fica nítida a participação efetiva dos corpos dos intérpretes. A montagem de “PARTITURAS” tem em seu repertório ritmos como o Choro, samba, afro jazz, o cubano entre outros estilos, além de grande influência percussiva corporal,advindas de grupos como Barbatuques, Rumba Tap e de artistas como Max Polack.
Quem é Christiane Matallo
Bailarina, sapateadora, coreógrafa, atriz, musicista e cantora, Christiane Matallo é a única artista mulher que sapateia e toca sax tenor simultaneamente no mundo. Foi chamada, pelo jornal The New York Times, em 2006, de “A Carmem Miranda do Tap”. Iniciando seus estudos de dança com apenas dois anos e meio de idade e teatro aos seis, Christiane graduou-se pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1993, ano em que foi convidada para ministrar aulas de sapateado em Nova Iorque. Em 95 fundou o Studio de Dança Christiane Matallo, entre 97 e 98 apresentou seu trabalho na Inglaterra e em 99 na Áustria. Também pela Unicamp fez sua Pós-Graduação em Artes.
Em 2001 apresentou-se e promoveu workshops em St. Louis. Também nos Estados Unidos, esteve em turnê de 2005 a 2007. Em 2006 lançou dois DVD´s que hoje são encontrados em mais de 32 países. Também foi chamada para dar aulas de sapateado com estilo brasileiro (“sambateado”) em Los Angeles, Nova Jersey, Chicago e Filadélfia. Em 2008 ministrou workshops em Stuttgart e na base militar americana na Alemanha. Foi curadora e júri em festivais de dança pelo Brasil; coreografou trabalhos para comerciais, dirige e produz espetáculos no país e no exterior.
Desenvolve seu trabalho artístico combinando dança e elementos de outras linguagens como o clown, canto e tecnologia. Diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival desde 99, Christiane tem como objetivo popularizar a arte do sapateado. Ela também é responsável pelo evento Sapateia São Paulo, em celebração ao Dia Internacional do Sapateado (em 25 de maio), na capital.
Quem é Gilberto de Syllos
Bacharel em música pela UNICAMP, Gilberto De Syllos pode ser considerado uma das maiores referências em contrabaixo no Brasil. É autor de dois livros: “Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira" (Editora Lumiar, 2003) com Ramon Montanhaur e “Técnicas para Baixo Elétrico na Música Brasileira” (Editora Souza Lima, 2008); dois CDs: “Tocando Baixo” (1997) e ”Tap Bass” (2008) com Christiane Matallo. Além disso, compôs a trilha sonora do filme "Noir", de Diego Ruiz de Aquino e Helton Ladeira (Paprika Filmes, 2007) em parceria com Marcelo Onofri, produziu o espetáculo “Pincel do Som”, é professor do Conservatório e Faculdade Souza Lima & Berklee e excursiona pelo mundo ao lado de Christiane Matallo com o show “Da Corda pro Pé”, entre outros trabalhos. Um currículo invejável e que impõe respeito.
Ficha Técnica
Direção artística, coreógrafa, ensaiadora, bailarina e intérprete - Christiane Matallo Direção musical e intérprete – Gilberto de Syllos Plástica cênica – Marily Volpe Bailarinos - Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas, Fernanda Toito, Gabriel Fernandes Tolgyesi, Letícia Maluf Pires, Melissa Naves Tannús, Marcelo dos Santos, Patrícia Grossi, Victoria Guilhon Amalfi Fotografia e registro áudio visual – Fotomagia Assessoria de imprensa – Canal Aberto Web designer – Blue Cherry Comunicação e Marketing
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro Vila Padre Anchieta – Teatro Padre Pedro Dingenouts – lugares 300
Endereço: Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi s/n – Campinas
Dias: 27 e 28 de abril de 2012 - Entrada Franca
Horário: 20h Duração: 60 minutos Recomendação: Livre
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Twitter: @canalaberto | Facebook: canalabe