segunda-feira, 1 de junho de 2009

Curitiba-PR: III Curitiba Tango Festival


h a g a h 
 e s c r e v e u

III Curitiba Tango Festival - 04/06


Dia 4, às 19h30:
Apresentação de dançarinos e aula de tango no hall de entrada da Cinemateca.

Às 20h30:
MELODIA DE ARRABAL (França, 1932 – 82’)

Direção de Luis Gasnier, com Carlos Gardel, Imperio Argentina, Vicente Padula, Jaime Devesa. 
Sinopse: A vida de Roberto se resume em jogar cartas e cantar pelos bares dos subúrbios de Buenos Aires. Numa dessas noitadas, cruza seu caminho uma professora de piano que, ao ouvi-lo, percebe seu talento e lhe oferece a possibilidade de cantar profissionalmente.


Cinemateca

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174
São Francisco - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3321-3252

(41) 3321-3245


Horário(s): [Legendado] 04/06/2009 - Quinta, às 19h30 e às 20h30

Preço(s): GRÁTIS



s a i b a m a i s


São Paulo: IMPROVISAÇÃO DANÇA TEATRO


S E S C A v e n i d a P a u l i s t a 



IMPROVISAÇÃO DANÇA TEATRO


Dia(s) 16/06, 17/06, 18/06, 24/06, 25/06 

Terça, quarta e quinta, das 19h às 22h.


Com Cristiane Paoli Quito. Improvisação Dança-Teatro cuida da consciência corporal através do contato improvisação e da pesquisa do movimento / imagem / idéia. Seleção através de curriculo e carta de inteções.


Envio de curriculos até dia 7 de junho para o email:

oficinas@avenidapaulista.sescsp.org.br.


Resultado da seleção no dia 10 de junho.

Não recomendado para menores de 16 anos


R$ 40,00

[inteira]

R$ 20,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 10,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]




s a i b a m a i s


São Paulo: Procurando Schubert


R i t a S o l i m e o M a r i n 
rita@consolacao.sescsp.org.br 
 e s c r e v e u


SESC Consolação estreia

Procurando Schubert

Com Jacqueline Gimenes
Coreografia de Sandro Borelli
Concepção e Direção de Fabio Mazzoni





Recentemente premiado com o APCA de melhor concepção de dança em 2008 pelo espetáculo Hagoromo, o diretor Fabio Mazzoni retoma, seis anos após o espetáculo Amor Fati, a parceria com a bailarina Jacqueline Gimenes (foto), e dá continuidade à pesquisa cênica com o coreógrafo Sandro Borelli, com a estreia do espetáculo Procurando Schubert, no dia 4 de junho, no SESC Consolação.


Fabio Mazzoni traz em sua trajetória espetáculos onde o tempo é dilatado e a palavra é substituída por movimentos corporais emergidos de um intenso contraste entre luz e sombra. Foi assim em Amor Fati, em que centenas de velas – apenas velas - eram acesas e apagadas durante a encenação. Em Wotan, também em parceria com Borelli, cinco panelões industriais foram distribuídos no corredor de um bunker. Em Hagoromo, somente um panelão e quatro movimentos de luz desenhavam a mais simples e, talvez, a mais complexa iluminação de sua pesquisa.


Já em Procurando Schubert a personagem surge da mais negra escuridão e circula pela sombra, atravessando, em alguns momentos, feixes de luz por meio da manipulação de pequenas lanternas feitas pela própria intérprete.


A luz no palco não se restringe apenas a iluminar a intérprete ou o cenário. Na maior parte do tempo, os movimentos se desenvolvem à sua sombra, escondendo, criando tensão, mistério e induzindo, assim, a emoção do público a uma atmosfera mágica, próxima da sensação vivenciada durante os sonhos.

Novamente o que está em questão e define, de certa maneira, a narrativa do espetáculo, é a dificuldade de enxergar o que está se passando em cena.


É preciso forçar o olhar e descobrir o que está acontecendo na penumbra. Como tudo se desenvolve lentamente, sem compromisso com o tempo linear, faz-se a atmosfera ideal para algumas imagens emergirem do inconsciente do espectador, e ele próprio cria as conexões possíveis para apreender ou sentir o que está se passando em cena.


“Este jogo requer mais que boa disposição. Mais cômodo seria preencher cada instante com luzes, barulhos e atividade. Mas, a chamada ao vazio, ao crepúsculo é, na verdade, um meio muito eficaz de se percorrer os escombros dentro de nós”, explica Mazzoni. 


As imagens tomam forma a partir de diversas referências. Da literatura, Shelley, Stevenson, Poe, Verne, Wells. Do cinema, principalmente Tarkovski, com Stalker e Solaris, e David Lynch com Eraserhead. Nas artes plásticas, um pouco de Giger e Ernst Fuchs. 

 

Procurando Schubert é uma ficção científica que aborda um assunto contemporâneo: o declínio da civilização humana causado pelo próprio homem em desarmonia com o seu planeta. Mas, apesar do tema em questão, não se configura em campanha ecológica. É antes substrato de uma pesquisa estética/dramática iniciada há seis anos com os experimentos para Amor Fati. E, principalmente, metáfora da amarga realidade do mundo: O mundo perfeito, idealizado pelo romantismo, está totalmente subjugado e podemos estar diante de nossos últimos passos sobre a Terra.

 

O solo de Jacqueline Gimenes é conduzido por algumas ‘coreografias’. Na verdade, não existe formalmente o que é chamado de coreografia. Seus movimentos surgem de um ‘estado’ ininterrupto induzido pelo coreógrafo e pela ambiência da cena. Não há início/meio/fim de um movimento. Sem pausas, a intérprete lança mão de sua experiência e informação corporal para personificar esta criatura amorfa e rastejante.


Composto de poucos objetos cênicos, o cenário é um espaço aberto, descampado e delineado por total escuridão, que existe apenas quando iluminado pelas pequenas lanternas de mão.

 

Sinopse

Em algum lugar do universo, uma forma de vida inteligente recebeu sinais de rádio emitidos do nosso planeta.


Comovida com a magnífica e inaudita sonoridade de uma canção de Schubert, a criatura parte em busca do local de origem dessa música, mas, ao chegar à Terra, encontra somente escombros do que um dia já foi a civilização humana. A música que tanto a comoveu já não existe mais. Em seu lugar, apenas um trecho da ópera Mefistofele, de Boito. É a célebre ária do epílogo, Giunto sul passo estremo, em que Fausto, persuadido pelo demônio, já velho e cansado de tantas aventuras, descobre que sua morte está muito próxima. As palavras de Fausto traduzem a ambição do ser humano.

 

Ficha técnica

Concepção e direção: Fabio Mazzoni

Direção de movimento: Sandro Borelli

Interpretação: Jacqueline Gimenes

Direção de arte: Gustavo Lanfranchi

Diretores assistentes: Ana Prado e Eric Lenate

Iluminação e trilha sonora: Fabio Mazzoni

Fotos: Emídio Luise

 

Estreia: Dia 4 de junho de 2009. Quinta, às 21. 

Temporada: 4,5,12,18,19,25,26 de junho, às 21h. Duração aproximada: 45 minutos – Recomendado para maiores de 16 anos

Espaço Beta – 3º andar - 45 Lugares

Ingressos: R$8,00 (inteira) / R$4,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) / R$2,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes). 


 

Workshop com os artistas criadores

Abordando a linguagem híbrida entre a dança e o teatro, o workshop coloca os participantes em contato com o processo de criação dos artistas Sandro Borelli, Fabio Mazzoni e Jacqueline Gimenes. Os criadores do espetáculo Procurando Schubert estabelecem um diálogo entres essas linguagens, passando por técnicas de preparação física, treinamento e exercícios específicos de aquecimento, alongamento e movimentações. Os workshops são direcionados para o trabalho de construção da cena a partir de práticas corporais que nutrem a técnica contemporânea com a interação entre movimento e dramaticidade.

 

Jacqueline Gimenes - Dia 13/6, das 14h às 18h.

Sala Gama. Recomendado para maiores de 18 anos. 

 

Fabio Mazzoni - Dia 20/6, das 14h às 18h.

Sala Gama. Recomendado para maiores de 18 anos. 

 

Sandro Borelli- Dia 27/6, das 14h às 18h.

Sala Gama. Recomendado para maiores de 18 anos. 

 

Vagas limitadas. Inscrições até o dia 04/6, através do email dança@consolacao.sescsp.org.br. Os interessados devem encaminhar, via email, cópia do currículo e carta de interesse. 

 

 

Sobre o diretor

 

Fabio Mazzoni

Iniciou seus estudos dramáticos em 1995 no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do SESC, com o diretor Antunes Filho, onde permaneceu por seis anos. Em seguida, convidado por Gabriel Villela, foi seu diretor assistente, diretor de movimento e diretor de ator em diversos espetáculos, sendo o último deles Esperando Godot.


A partir de 2005, teve início sua pesquisa estética focada na intersecção da dança com o teatro. Como resultado, estreou o espetáculo Amor Fati, interpretado por Jacqueline Gimenes e coreografado por Mário Nascimento. Ainda em 2005 foi convidado pelo Maestro Diogo Pacheco para ser diretor cênico da récita Madrigal Crescendo, no Teatro São Pedro.


Em 2006, foi convidado pelo Balé Da Cidade De São Paulo para dirigir Fragmentos Mozartianos, com Cia. 2 do Balé da Cidade.


Em 2007, foi convidado pelo SESC Consolação para participar do projeto Territórios Da Dança, que colocava em foco a intersecção da dança com o teatro a partir de seus trabalhos e dos trabalhos do coreógrafo Sandro Borelli estreou o espetáculo Wotan, resultado dessa parceria.

Em 2008, convidado pelo SESC Pompéia, estreou o musical Blake Out.


Logo depois, recebeu o Prêmio Klaus Vianna de dança, estreou o espetáculo Hagoromo, O Manto De Plumas, concebido e dirigido para a bailarina de butô Emilie Sugai. Hagoromo foi convidado pelo Centro Cultural São Paulo para participar do Encontro Cênico Brasil e Espanha – Linguagens Híbridas.


Por este espetáculo Mazzoni recebeu o Prêmio APCA de Melhor Concepção de Dança de 2008. Ainda em 2008 dirigiu, também em parceria com Sandro Borelli, a performance Welcome To The Machine, para o projeto Corpoinstalação do SESC POMPÉIA.


Todos os espetáculos de Mazzoni contaram com a participação do cenógrafo J.C. Serroni na concepção do espaço cênico e dos figurinos.

 

SESC Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245

Tel: 3234-3000

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Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro SESC Anchieta

Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043



Ribeirão Preto-SP: ENCONTRO


S E S C R i b e i r ã o P r e t o 



ENCONTRO


Dia(s) 01/06 

Segunda, às 20h.


Criação coreográfica de Edson Fernandes e Fernanda Monteiro. Uma parceria do SESC Ribeirão e o Dança Ribeirão que reúne bailarinos e dançarinos em um trabalho de criação coreográfica. Resultado da necessidade de interação entre jovens talentos, o elenco é oriundo de grupos e escolas de dança de Ribeirão Preto, com o objetivo de questionar os valores humanos por meio de um encontro para dançar.


Theatro Pedro II.

Grátis.

Apoio: Fundação Pedro II e Secretaria Municipal da Cultura.


R$ 5,00

[inteira]

R$ 2,50

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 2,50

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]



s a i b a m a i s


São Paulo: Ciclo no MAC USP : Política Pública de Cultura ou para a Cultura


infomac@usp.br 


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Ciclo de Palestras

Um olhar sobre a Arte Moderna e Contemporânea - Novas Pesquisas / Novas Leituras

 

Política Pública de Cultura ou para a Cultura

Lia Ferreira

Doutora em Ciências da Comunicação / ECA USP

 

4, 18 e 25 de junho de 2009, quintas-feiras das 14 às 17 horas

 

A política cultural no Brasil vem sendo constituída a partir de um pensamento mais amplo em que o País não é visto isoladamente, mas fazendo parte do continente latino-americano. Para entender esse universo de práticas culturais o curso traça um breve histórico do panorama cultural brasileiro com especial atenção à figura de Mário de Andrade, cujas propostas ainda hoje são utilizadas como parâmetros para discussões de políticas culturais. São essas primeiras ideias que possibilitaram a teóricos como Canclini e Barbero diferenciar - ainda que em um primeiro momento de maneira incipiente - a ação cultural da política cultural na esfera pública. Na contemporaneidade do mundo globalizado, quando passamos a vivenciar a democracia e, portanto, a cidadania, ocorre o surgimento de novas organizações - públicas e privadas - visando agir como facilitadoras na interface entre as atividades culturais e o público. O objetivo deste curso é analisar o desenvolvimento das políticas públicas de ou para a cultura e propor novos diálogos tendo como base os processos de formação da área cultural brasileira.


Programa

 

1. As Políticas Públicas para a Cultura no Brasil

2. A visão cultural de Mário de Andrade

3. Ação Cultural e Política Pública para Cultura

4. OS e OCISP

 

Inscrições

Até 4 de junho / 2009, na Secretaria Acadêmica do MAC USP – Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária | 10h30 às 12 horas e 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana)

(trazer cópia de documentos - RG e CPF)

 

Taxa de inscrição

R$ 50,00 (isenção para professores da rede pública)

 

Informações

11 3091.3559 – ceema@usp.br



São Paulo: Tempo Escasso, Sostenuto, Todas as Cartas de Amor São Ridículas


p r i s c i l a l i m a 
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c l i q u e n a i m a g e m p a r a
a m p l i a r


Campinas-SP: DANÇA DE SALÃO


S E S C C a m p i n a s 


DANÇA DE SALÃO


03/06 a 27/06. 

Quartas, às 20h. Sábados, às 15h30.


O programa de dança desenvolve 1 ritmo por mês, em junho o tema será Forró. Duração 80 minutos. A partir de 15 anos. Retirada de senha na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.


Vagas limitadas.

Grátis



s a i b a m a i s


São Caetano do Sul-SP: Salsa


S E S C S ã o C a e t a n o 


Salsa


01/06 a 29/06. 

Segundas, às 20h.


A salsa nasceu em Cuba por volta dos anos 60. É uma adaptação do mambo e que recebeu influência de vários ritmos como o merengue, o Calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana e também do samba brasileiro.


R$ 60,00

[inteira]

R$ 30,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 15,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]



s a i b a m a i s