terça-feira, 8 de julho de 2008

Artista da Fome, estréia da Cia. Borelli no Espaço Maquinaria


Canal Aberto
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Cia. Borelli

questiona o papel do artista-jejuador na estréia de Artista da Fome, na

“mostra (in)dependente de dança?”







... eu sempre quis que vocês admirassem meu jejum...”

A Cia Borelli abre a programação da “Mostra (in) dependente de dança?” com o espetáculo “Artista da Fome”, seu mais recente trabalho a partir da obra de Franz Kafka. O espetáculo será apresentado entre 10 e 13 de julho, acompanhado de um workshop, a ser realizado no dia 12 de julho. Todas as atividades da mostra serão no Espaço Maquinaria (Rua Treze de Maio, 240, Bela Vista).

O Espetáculo

Neste novo trabalho, Kafka trata dos indivíduos marginalizados pela sociedade e a fragilidade humana frente à revolução social, revelando o quanto de ínfimo são as habilidades destes indivíduos. O jejuador é o protagonista em questão, um tipo de artista esquecido há tempos, capaz de ficar dias sem comer. A idéia da companhia é propor uma estética em que teatro e dança dialogue, provocando uma reflexão sobre a alma humana e suas contradições, revelando o desespero do homem moderno desprovido de forças para lutar contra uma sociedade que o oprime e não o valoriza.

A Companhia

Criada em 1997 com o nome de FAR-15, a Cia. Borelli de Dança é dirigida pelo premiado coreografo Sandro Borelli, que além de atuar, responde pelas coreografias. Com 14 montagens em seu currículo, acumula os prêmios: 2° BRAVO Prime de Cultura 2005/2006, cinco estatuetas da A.P.C.A. (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Total Theatre Awards Fringe, concedido no Festival de Edimburgo em 1999, na Escócia. A companhia já foi contemplada com diversos prêmios estímulos para suas criações, entre eles o Fomento a Dança Contemporânea, PAC (Programa de Ação Cultural), Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Bolsa Vitae/2001, Prêmio em Cena Brasil/2002 e Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna/2006.

Os universos, ao mesmo tempo particulares e universais de Augusto dos Anjos e, sobretudo, de Franz Kafka constituem o arcabouço filosófico-intelectual da companhia. Isso demonstra as preocupações humanistas expressas nas concepções cênicas de Borelli, que especula sobre as contradições do homem contemporâneo, a partir dos reflexos das obras de Rudolf Von Laban, Pina Bausch, Maguy Marin e Antonin Artaud.

“Um Artista da Fome” de Franz Kafka publicado em 1922 é o novo trabalho da companhia que já trabalhou com outros textos do autor como: Carta Ao Pai (2006), A Metamorfose (2002), O Processo (2003).

Workshop (Gratuito)

Dia 12 de julho, das 14h às 17h, workshop com a Cia. Borelli de Dança. Gratuito. 15 vagas. É necessário o envio de carta de intenção, antecipadamente, para: mostraindependentededanca@gmail.com Os interessados serão contatados por e-mail.

Ficha Técnica

Intérpretes: Daniella Rocco, Edson Calheiros, Elisângela Ferreira, Elizandro Carneiro, Robson Ferraz e Vanessa Macedo. Direção Geral, Concepção e Coreografia: Sandro Borelli Preparação Corporal: Valéria Mattos e Vanessa Macedo Criação de luz: André Prado Trilha Sonora: Gustavo Domingues Cenografia: Borelli Cia. De Dança Figurino: Borelli Cia. De Dança Fotografia: André Prado Produção Executiva: Dudu Oliveira Direção de Produção: Cia Borelli de Dança

www.ciaborelli.art.br

Serviço

“Mostra (in) dependente de Dança?” – de 10 de julho a 10 de agosto de 2008

De 10 a 13 de julho de 2008 – “Artista da Fome” com Cia. Borelli de Dança

Quinta a Sábado às 21h e Domingo às 20h

Duração do espetáculo: 60 minutos

Recomendação: 14 anos

Espaço Maquinaria

Dia 10 de julho para convidados, aberto ao público a partir do dia 11.

Endereço: Rua 13 de Maio, 240 – Bela vista – São Paulo/SP

Telefone: 011 3259-7580

Lotação: 80 lugares

Ingresso: R$10

Horário de Bilheteria: uma hora antes

Aceita cheque

Informações para a imprensa

Canal Aberto – 11 2914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques - www.canalaberto.com.br









clique
nas
imagens
para
ampliar

outras informações
sobre
"mostra (in)dependente de dança?"
em
6 de julho de 2008
aqui



Temporada Gato Negro - Tango


Luciana Mayumi
escreveu

Pessoal, grupo de tango do Rui (turma de tango Branco - Andrei)!!!
Imperdível!!!
bj
Lu

Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]

ATENÇÃO NOVO EMAIL: luciana@artescoreograficas.com





clique na
imagem para
ampliar


OFICINAS DE DANÇA

Artista do Corpo
producaoartistadocorpo@gmail.com
escreveu



OFICINAS DE DANÇA

A cia. Artista do Corpo promove neste mês de julho duas oficinas de dança e convida você a vir conhecer nossas pesquisas:

Dança Contemporânea

com Dinah Perry

Segundas e quartas

Iniciante: 19:30 a 21:00h

Avançado: 18:30 a 19:30h

Ballet Clássico

com Luiza Gentile

Terças e quintas

20:00 a 21:30h

A Cia. Artista do Corpo

e Dinah Perry:

A Cia. Artista do Corpo investiga uma linguagem híbrida entre a dança e o teatro. Baseando-se em alguns estudos, dentre eles: dança-teatro de Pina Bausch, Método Souchard de RPG, técnica contemporânea de J. Limón, processo de ação física de Stanislavsk entre outros encenadores, estabelecendo um diálogo entre estas linguagens, buscando trabalhar a construção da cena a partir da prática corporal e alimentar a técnica contemporânea com a integração entre movimento e dramaticidade. Diretora e coreógrafa da Cia. Artista do Corpo, Dinah Perry desenvolveu esta pesquisa após ter passado por diversas escolas e coreógrafos entre eles a Cia. de Danças de Diadema, Ivonice Satie e Ana Battoso, F.A.R. 15, Sandro Borelli, P.U.L.T.S., Jorge Garcia e Marcelo Bucoff, Núcleo OMSTRAB e Fernando Lee. No teatro trabalhou com os diretores Jairo Mattos, José Caprarole, José Wilker, além de coreografar e dirigir diversos espetáculos de dança e dança-teatro.

A Cia. conta já oito anos de pesquisa e aplicação, tendo realizado os espetáculos:

A Noite do Meu Bem – 2007 e 2008

Mulheres Alteradas - 2007

Ir, mas aonde ir? – 2007

Amor por Nelson - 2007

Por Um Triz – 2007

Sonhos de Uma Noite de Verão – 2006

Afrodites – 2006

Fração de Segundo – 2005

X, Y, A Verdadeira Diferença entre os Sexos – 2004

Retiro dos Anjos – 2003

Manifesto de Uma Pessoa Feliz – 2003

O Cavalo Na Montanha – 2002

Janelas Abertas – 2000 e 2001

Luiza Gentile:

A coreógrafa e professora iniciou seus estudos em São Paulo no Ballet Maria Olenewa .Tendo como professores: Maria Olenewa, Bruna Azzem, Mozart Xavier e Victor Aukstin. Além destes, sua formação contou com os profissionais: Cleusa Fernandes, Jane Blauth, Eric Seinem, Yoshi Morimoto, Emílio Gritti, Luis Arrieta, Walter Folli, Célia Golveia, Hugo Travers, Milton Carneiro, Angela Nolf, Renné Gumiel, Linda Fletcher, Neide Rossi, Marcos Verzani, Liliane Benevento e Sonia Motta.

Também lecionou aulas de ballet clássico no Centro de Dança e Artes integradas e Ballet Expressão de São Carlos, onde iniciou seus trabalhos coreógraficos com Mark Foehringer. Em 2006, junto com a prefeitura de Taboão da Serra inaugurou o curso de dança clássica "FAZENDO ARTE NA ESCOLA", curso que administra atualmente. Foi maitre da CIA DE DANÇAS DE DIADEMA em 1999, professora de dança clássica no Centro Cultural da Vila Nogueira (de 99 a 02 / Diadema - SP), Lecionou em 1997 na Faculdade de Dança Marcelo Tupinambá. De 92 à 99 foi professora do Ballet Stagium., ministra aulas de dança clássica desde 1993 no Ballet Ismael Guiser - Yoko Okada (SP), ministra aulas de ballet clássico no Centro Comunitário Vila Sá (2002 - Santo André - SP). Diretora e Coreógrafa do LUMIAR CIA. DE DANÇA, realizou os seguintes trabalhos: Ninfas, No Meio do Caminho, Furyo, Giga, Sobre Todas as Coisas, Runas, Devaneio, Sonhos, Continuum, Chuva ,Valsa, Mozart , Sueño e Realidad , República da Fantasia , Esculturas do movimento, Viagem da Aura e Yuin. Sócia fundadora e coordenadora da Associação Passo a Passo desde 2002 (OSCIP) - entidade sem fins lucrativos, voltada para o ensino de dança para crianças carentes de Diadema - SP.

Prêmio Festival Varginha in Dance Festival 2008 (MG), 3 ºlugar coreografia "OS OPOSTOS SE ATRAEM".

Prêmio Festival ABCDança Lumiere 2008, 3º lugar com a coreografia "YUIN".

Participou da Mostra de Dança Gala 2007 Ismael Guiser, Diadema-SP.

Prêmio Festival São Paulo in Dance Festival 2007, 1º lugar coreografia "LA DANZE" e Melhor coreografia "YUIN" com o Grupo Passo a Passo.

Prêmio Mostra de Artes Diadema 2007, 1º lugar com a coreografia "YUIN" e melhor Direção.

Prêmio Festival ABCDança Lumiére 2007, 1° lugar coreografia "LA DANZE" e Melhor coreografia do festival com "LA DANZE" com o grupo Passo a Passo.

Prêmio Festival ABCDança Lumiére 2006, 2° lugar coreografia "NOITE" e 4° lugar coreografia "MÃE D'OURO" com o grupo Passo a Passo.

Prêmio de melhor coreografia no 1o.Curta Dança /1.997- realizado no SESI de Sorocaba, com a coreografia DEVANEIO.

Prêmio estímulo e primeiro lugar na categoria profissional contemporâneo no JAD/96, com a coreografia CONTINUUM.

Aproveite a chance de melhorar sua técnica e interpretação!

Contamos com sua presença.

Contato para informações sobre inscrições e valores: producaoartistadocorpo@gmail.com

Cia. Artista do Corpo

Rua Augusta, 1300 sala 02

Esta semana - Boletim Caleidos - 87


CALEIDOS - Cia de Dança
canalcaleidos@caleidos.com.br
escreveu


logo_azul

boletim semanal - ano 3 - n° 87
de 30 de junho a 06 de julho de 2008
rua Pio XI, 1497
Alto da Lapa - São Paulo-SP
(011) 3021 7510
cursos encontros workshops eventos leituras
nossa programação

CURSOS DE FÉRIAS
de 07 a 18 de julho - duas semanas independentes

semana 1 - 07 a 11 de julho
semana 2 - 14 a 18 de julho
Laban I e II,
Cursos, Workshops e Encontros
sobre as Linguagens da Dança e da Poesia

solicite informações pelo e-mail canalcaleidos@caleidos.com.br

WORKSHOP

JOGOS DE DANÇAR
docente: Luciana Nunes
Do jogo à cena. Práticas de transformação
de jogos e brincadeiras tradicionais
(corporais, verbais e sonoras)
em coreografias e cenas de dança.
Da brincadeira à cena.
Em cada encontro um jogo diferente
terças-feiras – 19h às 22h - 08/07 e 15/07

CURSOS

LABAN I
docentes: Isabel Marques,
Kátia Henrique e Samanta Roque

LABAN II
docente Isabel Marques

Dança Contemporânea. Conceituação, improvisação
e composição em dança com base nos temas de Laban.
Sistematização teórica e prática dos temas de movimento
por meio da metodologia de trabalho da
Arte no Contexto (Marques, USP/96).
cursos em 5 encontros / segunda a sexta



mais informações: canalcaleidos@caleidos.com.br

ENCONTROS


OLHARES
Encontros para reflexão, apreciação e conversas a respeito da dança e sua linguagem.
Apresentação de uma obra ou de um ponto de vista sobre a dança e convite a reflexões.



09/07 - quarta-feira 20h - DANÇA COMO LINGUAGEM – olhar proposto por Fábio Brazil
10/07 - quinta-feira 20h – “Quatro Temperamentos” de Balanchine (DVD) – olhar proposto por Sofia Cavalcante
16/07 - quarta-feira 20h - POESIA E DANÇA: RELAÇÕES DE LINGUAGENS – olhar proposto por Fábio Brazil
17/07 - quinta-feira 20h – “Steps in the street” de Martha Graham (DVD) – olhar proposto por Sofia Cavalcante


DICA DE LEITURA

Hélio Oiticica.
Encontre um momento da História recente do Brasil.
No site da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ -
páginas interligadas trazem a efervescência de uma década
que mudou a idéia de Brasil e Arte Brasileira.
Entre por
Hélio Oiticica e encontre a Tropicália, a Marginália,
Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Rogério Sganzerla
e todo o momento político-cultural dos anos 60.


vale a visita e o passeio pelos anos 60

RECOMENDAMOS PARANGOLÉS

A Companhia Teatro e Dança Mariana Muniz
tem uma carreira de trabalhos de investigação cênica
sobre as conexões expressivas entre poesia e movimento.
Essa iniciativa de encenar “Parangolés” surgiu do estudo da obra de
Hélio Oiticica, que conseguiu unir, por meio do conceito
parangolé
, samba, poesia, música e movimento. saiba mais!
quinta a sábado, 20h, domingo 19h / até 6 de julho de 2008

Galeria Olido - Sala Paissandu - ENTRADA FRANCA
Av. São João, 473 – Centro – Fone: 011 33317703

PROGRAME-SE

VERSO&VINHO - encontro para leitura, análise e reflexão de poemas.
Apresentadores provocadores convidados. - sexta-feira – 21h dia 18 de julho.
Um encontro para conhecer e apreciar o poema BLANCO de Octávio Paz.

mais informações sobre o caleidos, sobre nossos eventos
ou valores e formas de pagamento, entre em contato.

rua PIO XI, 1497 – Alto de Pinheiros
São Paulo - SP - 05468-140
canalcaleidos@caleidos.com.br
011 3021 7510 / 3021 4970 www.caleidos.com.br