canal.aberto@uol.com.br
escreveu
Cia. Borelli
questiona o papel do artista-jejuador na estréia de Artista da Fome, na
“mostra (in)dependente de dança?”
A Cia Borelli abre a programação da “Mostra (in) dependente de dança?” com o espetáculo “Artista da Fome”, seu mais recente trabalho a partir da obra de Franz Kafka. O espetáculo será apresentado entre 10 e 13 de julho, acompanhado de um workshop, a ser realizado no dia 12 de julho. Todas as atividades da mostra serão no Espaço Maquinaria (Rua Treze de Maio, 240, Bela Vista).
O Espetáculo
Neste novo trabalho, Kafka trata dos indivíduos marginalizados pela sociedade e a fragilidade humana frente à revolução social, revelando o quanto de ínfimo são as habilidades destes indivíduos. O jejuador é o protagonista em questão, um tipo de artista esquecido há tempos, capaz de ficar dias sem comer. A idéia da companhia é propor uma estética em que teatro e dança dialogue, provocando uma reflexão sobre a alma humana e suas contradições, revelando o desespero do homem moderno desprovido de forças para lutar contra uma sociedade que o oprime e não o valoriza.
A Companhia
Criada em 1997 com o nome de FAR-15, a Cia. Borelli de Dança é dirigida pelo premiado coreografo Sandro Borelli, que além de atuar, responde pelas coreografias. Com 14 montagens em seu currículo, acumula os prêmios: 2° BRAVO Prime de Cultura 2005/2006, cinco estatuetas da A.P.C.A. (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Total Theatre Awards Fringe, concedido no Festival de Edimburgo em 1999, na Escócia. A companhia já foi contemplada com diversos prêmios estímulos para suas criações, entre eles o Fomento a Dança Contemporânea, PAC (Programa de Ação Cultural), Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Bolsa Vitae/2001, Prêmio em Cena Brasil/2002 e Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna/2006.
Os universos, ao mesmo tempo particulares e universais de Augusto dos Anjos e, sobretudo, de Franz Kafka constituem o arcabouço filosófico-intelectual da companhia. Isso demonstra as preocupações humanistas expressas nas concepções cênicas de Borelli, que especula sobre as contradições do homem contemporâneo, a partir dos reflexos das obras de Rudolf Von Laban, Pina Bausch, Maguy Marin e Antonin Artaud.
“Um Artista da Fome” de Franz Kafka publicado em 1922 é o novo trabalho da companhia que já trabalhou com outros textos do autor como: Carta Ao Pai (2006), A Metamorfose (2002), O Processo (2003).
Workshop (Gratuito)
Dia 12 de julho, das 14h às 17h, workshop com a Cia. Borelli de Dança. Gratuito. 15 vagas. É necessário o envio de carta de intenção, antecipadamente, para: mostraindependentededanca
Ficha Técnica
Intérpretes: Daniella Rocco, Edson Calheiros, Elisângela Ferreira, Elizandro Carneiro, Robson Ferraz e Vanessa Macedo. Direção Geral, Concepção e Coreografia: Sandro Borelli Preparação Corporal: Valéria Mattos e Vanessa Macedo Criação de luz: André Prado Trilha Sonora: Gustavo Domingues Cenografia: Borelli Cia. De Dança Figurino: Borelli Cia. De Dança Fotografia: André Prado Produção Executiva: Dudu Oliveira Direção de Produção: Cia Borelli de Dança
Serviço
“Mostra (in) dependente de Dança?” – de 10 de julho a 10 de agosto de 2008
De 10 a 13 de julho de 2008 – “Artista da Fome” com Cia. Borelli de Dança
Quinta a Sábado às 21h e Domingo às 20h
Duração do espetáculo: 60 minutos
Recomendação: 14 anos
Espaço Maquinaria
Dia 10 de julho para convidados, aberto ao público a partir do dia 11.
Endereço: Rua 13 de Maio, 240 – Bela vista – São Paulo/SP
Telefone: 011 3259-7580
Lotação: 80 lugares
Ingresso: R$10
Horário de Bilheteria: uma hora antes
Aceita cheque
Informações para a imprensa
Canal Aberto – 11 2914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques - www.canalaberto.com.br