terça-feira, 22 de setembro de 2009

São Paulo: III Dançata Master Tango


Margareth Kardosh
escreveu



clique na imagem
para ampliar

São Paulo: você


Sala Crisantempo 
escreveu 



convida


clique na imagem
para ampliar

Belém-PA: intercâmbio artístico de dança contemporânea


Portal ORM

publicou

18/09/2009


Belém recebe intercâmbio artístico de dança contemporânea


Belém irá receber o primeiro encontro brasileiro do projeto 'Autonomia e Complexidade: intercâmbio artístico-filosófico', que congrega artistas e pesquisadores da dança contemporânea do Brasil, Espanha, Turquia e Eslovênia. As atividades acontecem gratuitamente de sábado (19) ao dia 27 de setembro, na sede da Escola e no auditório do IAP.


A edição do evento na capital paraense acontece sob a coordenação da Escola de Teatro e Dança da UFPA, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP).


A programação do encontro inclui palestras, residências artísticas, apresentação de espetáculos de dança contemporânea e o lançamento do livro 'Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006/ 2007'.


O projeto 'Autonomia e Complexidade: intercâmbio artístico-filosófico' iniciou em 2007, sob o comando do pesquisador espanhol José A. Sanchez. A ação foi criada para dar visibilidade às metodologias de ensino, pesquisa, espetáculos e documentação sobre dança contemporânea em países que possuem atividade expressiva, mas não são considerados “centros de excelência” nesta arte. “Este projeto promove o contato entre diversos pesquisadores e artistas que trabalham em diferentes realidades, mas que têm em comum o fato de não estarem em países considerados referência em dança contemporânea. A vinda destes pesquisadores vai permitir o intercâmbio entre os diferentes produtos artísticos e intelectuais, facilitando a possível integração de artistas daqui no projeto”, diz Paulo Paixão, coordenador do evento em Belém.
 
Serviço: Projeto 'Autonomia e Complexidade: intercâmbio artístico-filosófico'. Deste sábado (19) a 27 de setembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Trav. D. Romualdo de Seixas, 820) e no auditório do IAP. Apoio: Prefeitura de Castilla - La Mancha, Ministério de Ciências e Inovação do Governo da Espanha, Associação Cultural Panorama (Rio de Janeiro), Funarte, Itaú Cultural, Instituto de Artes do Pará. Informações: 9187-0730.



saiba mais

Belém-PA: Festival Internacional de Dança da Amazônia ganha lançamento


Portal ORM

publicou

17/09/2009


Festival Internacional de Dança da Amazônia ganha lançamento


Estrelas das sapatilhas nacionais e internacionais se preparam para mais um Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida), que este ano completa 16 anos e que será lançado nesta quinta-feira (17), às 20h, no Instituto de Artes do Pará (IAP). O evento acontece em Belém nos dias 29 de outubro e 3 de novembro e se confirma como um dos festivais de dança mais importantes do país. O lançamento vai apresentar a programação completa e adiantar detalhes do evento, coordenado por Clara Pinto e que tem patrocínio da Oi e do Grupo Nazaré.


Um dos destaques deste ano é a homenagem especial que o festival fará a Líbero Luxardo, cineasta paulista, mas paraense de alma e coração. “Líbero Luxardo é considerado o cineasta da Amazônia. A expressividade de seus filmes será retratada no palco do Theatro da Paz pela Cia de Danças Clara Pinto de forma jamais vista”, adianta Clara Pinto.


O festival também vai prestar homenagens a Marcelo Misailidis, o primeiro bailarino de Theatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos mais talentosos do país. Veterano dos palcos paraenses, Marcelo é uma das atrações mais aguardadas pelo público paraense, sobretudo, por sua performance com Ana Botafogo, também confirmada no XVI Fida.


Outros profissionais da dança de todo o país e até mesmo de outros países já confirmaram presença. “Mais um Fida se aproxima e para nós, que temos o dever de proporcionar grandes apresentações, boas oficinas e uma programação que faça o público paraense se curvar diante de tanta beleza e cultura, vem a responsabilidade de executar o evento com a máxima competência”, afirma Clara.


Durante a noite de lançamento, a coordenadora vai falar sobre a completa programação, a presença de convidados especiais, as premiações para as mostras competitivas e as oficinas do festival, que este ano vem com uma novidade. “As oficinas sempre são um dos sucessos do Fida. E para quem quer aprender uma técnica de primeiro mundo e se aprimorar, teremos uma novidade. Alice Arja, diretora executiva da Miami City Ballet School, no Brasil, fará uma audição inédita no Pará, onde os destaques terão direito a frequentar as aulas do Summer Course, de Miami, um curso de verão que reúne bailarinos do mundo inteiro”, adianta a Clara Pinto


Serviço: O XVI Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida) será lançado em Belém nesta quinta-feira (17), às 20h, no Instituto de Artes do Pará (IAP). O festival tem patrocínio da Oi e do Grupo Nazaré. O festival acontece entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, com espetáculos diários do Theatro da Paz e em outros quatro palcos alternativos.


saiba mais

Santo André-SP: Forró


escreveu


dança / aulas abertas

FORRÓ

Iniciação aos movimentos básicos de forma lúdica. Sala de Ginástica.
Grátis

De 04/10 a 25/10. Domingos e feriado, das 14h às 15h.
SESC Santo André

Florianópolis-SC: Rito de Passagem


hagah
escreveu

Rito de Passagem – 6º Festival Palco Giratório Sesc/SC


Este espetáculo “fala” sobre os mundos transformados da mulher indígena e ao mesmo tempo de todas as mulheres, pois independente da cor da pele, todas as mulheres vivem suas mutações, cada uma no seu próprio e único tempo - umas mais lentas, outras mais rápidas, porém imersas num processo rico para observações do corpo e da mente feminina. 

Diferente do homem, a mulher aprende a conviver com o período cíclico na sua vida. Antes mesmo da menarca, seu corpo começa a se preparar para a vida adulta, para ser mãe e mostrar ao outro o que é amar sem limites. Ciclos perturbam e alegram seu dia-a-dia, provocam tensões, equilíbrios e desequilíbrios na sua vida. Entretanto a mulher é dona de uma resistência singular, ao mesmo tempo em que chora e se deixa levar pela emoção, na sua razão pulsante ela sustenta e semeia o futuro da humanidade.

Sobre o grupo
A Cia Índios.com, de Manaus, foi criada a partir da Cia de Dança Crya fundada em 1997, dirigida e composta pelas bailarinas-coreógrafas Cristina Moraes e Yara Costa. Em junho de 2000, passou a ser dirigida apenas por Yara Costa, passando a ser denominada Indios.com Cia de Dança. Nasceu da necessidade de extravasar e exercitar o potencial criativo de sua fundadora, de caráter puramente experimental, ao conseguir êxito nos seus pequenos, mas ousados projetos, passou a ter responsabilidades de um grupo profissional. A Índios.com Cia de Dança pretende expressar-se na dança através da investigação do movimento contemporâneo, através de sua busca de identidade coreográfica e artística, procurando ainda anular preconceitos, promovendo e estimulando a liberdade de direção, criação e atuação dentro do grupo.


Coreografia

Yara Costa

Direção Artística

Yara Costa

Elenco

Rosi Coutinho e Yara Costa

Grupo

Cia Índios.com

Roteiro

Ricardo Risuenho e Yara Costa

Duração

40 minutos

Classificação

14 anos


Sobre o evento
De 1 a 30 de setembro, os catarinenses poderão assistir a mais de 200 atrações culturais gratuitas, entre apresentações teatrais, espetáculos musicais, sessões de cinema, oficinas, conferências e debates. Durante todo o mês, o evento apresenta, diariamente, uma variedade de espetáculos com grupos e companhias de oito estados - Amazonas, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul - além de produções catarinenses.

Além da Capital, outras cidades do Estado recebem o festival: Joinville, Chapecó, Lages, Itajaí, Tubarão, Blumenau e Jaraguá do Sul. 


Teatro Governador Pedro Ivo

Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina
Rodovia Sc - 401, 4600
Saco Grande - Florianópolis

Telefone(s):

(48) 3953-2300


Horário(s):  25/09/2009 - Sexta, às 21h

Preço(s): GRÁTIS



saiba mais

São Paulo: Maravilhosa


SESC Ipiranga

Maravillosa (Uruguai / Equador)


Dia(s) 24/09 

Quinta, às 20h.


Com Federica Folgo e Jossy Caceres. Vivemos em uma sociedade em que tudo é vendido? Em nosso trabalho, vendemos nossas ideias, emoções, entretenimento. E, finalmente, comprar nossos próprios produtos. Estas são algumas questões que a coreografia se propõe a discutir. Área de Convivência


saiba mais

CPT: INFORME nº 69/ 2009


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 
ESCREVEU 

FUNARTE TEM CINCO NOVOS EDITAIS DE OCUPAÇÃO

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) estão com inscrições abertas para os novos editais de ocupação das salas Carlos Miranda e Renée Gumiel, no Complexo Cultural Funarte em São Paulo, e do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, também na capital paulista. Serão selecionados, ao todo, cinco projetos em artes cênicas que se apresentarão entre outubro e dezembro de 2009 nestes espaços. A iniciativa vai conferir, ao todo, R$ 220 mil para as montagens dos espetáculos. Dois dos editais são voltados especificamente para o teatro infantil, e um para a revisão crítica da dramaturgia nacional -- tema a que se dedica o Teatro de Arena Eugênio Kusnet. As inscrições serão encerradas 45 dias após data de publicação dos editais. Para ter acesso aos regulamentos e às fichas de inscrições, clique aqui.



ATIVIDADES E ESPETÁCULOS GRATUITOS

Tenha acesso às oficinas, palestras, aulas, eventos, workshops e seminários gratuitosclicando aqui.
para visualizar os espetáculos gratuitos e os que oferecem cotas para cooperados,clique aqui.
 

Em todos os sábados de setembro, das 18h30 às 20h30, A Cia. Corpos Nômades, João Andreazzi e convidados trabalham a improvisação como processo cênico, dialogando com o espaço do SESC Pinheiros e músicos convidados, proporcionando uma interação com o público. Os dançarinos farão um sampleamento de movimentos, imagens e sons utilizando micro-câmeras e vídeo projetor para intervir no espaço. Local: R. Paes Lemes, 195, na Praça de entrada. Informações: (11) 3095-9400. Grátis.


Joinville-SC: Auto-retrato


hagah

escreveu


Auto-retrato - 6º Festival Palco Giratório Sesc/SC


A bailarina Érika Rosendo apresenta o espetáculo Auto-Retrato. Solo de dança contemporânea, é um jogo auto-reflexivo, investigação de si mesma. A ideia é atuar como auto-imagem em constante transformação, nunca pronta ou previsível.

Érika ganhou o prêmio de Melhor Bailarina no 26º Festival de Dança de Joinville, em 2008.


Bailarino

Érika Rosendo

Cenografia

Pablo Ramon

Concepção

Jussara Xavier

Design

Rafael de Oliveira

Direção

(coreográfica) Jussara Xavier

Figurinos

Pablo Ramon

Fotografia

Eneas Lopes e Eneas Lopes

Iluminação

Rafael de Oliveira

Trilha Sonora

Eduardo Coelho

Duração

35 minutos

Site


Sobre o evento
De 1 a 30 de setembro, os catarinenses poderão assistir a mais de 200 atrações culturais gratuitas, entre apresentações teatrais, espetáculos musicais, sessões de cinema, oficinas, conferências e debates. Durante todo o mês, o evento apresenta, diariamente, uma variedade de espetáculos com grupos e companhias de oito estados - Amazonas, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul - além de produções catarinenses.

Além da Capital, outras cidades do Estado recebem o festival: Joinville, Chapecó, Lages, Itajaí, Tubarão, Blumenau e Jaraguá do Sul.


Servico Social do Comércio (SESC)

Rua Itaiópolis, 470
América - Joinville

Telefone(s):

(47) 3433-3100

(47) 3441-3300


Horário(s):  25/09/2009 - Sexta, às 19h30

Preço(s): GRÁTIS


saiba mais

São Paulo e Santos: Mundo do Tango :: Programação :: terça-feira 22.09


Adriana Reis
escreveu

- terça-feira, 22 de setembro

 

 "Ponte Aérea Portenha - Eletrotango" com Tanguetto no Centro Cultural Banco do Brasil

Quando: ter, 22 de setembro

Onde: CCBB (mapa)

Descrição: Tango argentino com música eletrônica "Ponte Aérea Portenha - Eletrotango", no Centro Cultural Banco do Brasil. Os grupos que se apresentarão são: Tanguetto, Otros Aires, Narcotango e San Telmo Lounge. Alguns dos melhores grupos dedicados à fusão do tango com a música eletrônica. A química perfeita entre o tradicional bandoneon e a batida eletrônica, numa inserção bem sucedida no universo pop contemporâneo, vem conquistando novos públicos e ampliando o interesse internacional pelo gênero, em constante renovação. 22 de setembro – Tanguetto Grupo de eletrotango com carreira internacional, detentor de um disco de ouro em 2005 e indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Instrumental”. 29 de setembro – Otros Aires Propõe um espetáculo audiovisual de corte historicista, onde se funde a estética portenha do começo do século passado com as várias vertentes da música eletrônica. 06 de outubro – Narcotango Mistura do Tango de Osvaldo Pugilese com Massive Attack, com inspiração dançante. 13 de outubro – San Telmo Lounge Propõe a fusão da música eletrônica com o tango e o jazz. Quanto: R$ 6 e R$ 3 (meia) - INGRESSOS A PARTIR DE 15/09 Onde: CCBB Endereço: R. Álvares Penteado 112 - Centro. Telefone: (11) 3113-3651. Obs: 125 lugares.

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 - Baile de Dança de Salão com Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha - Santos - SP

Quando: ter, 22 de setembro

Onde: Santos - SP (mapa)

Descrição: Baile de Dança de Salão Santos - SP Todas as terças-feiras Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha (das 20:00 as 21:00h) Contato : Regina Martha & Adriano Silva mrmagario@hotmail.com Tel (13) 3027-9346 (11) 8561-8631 ou (13) 9130-2495

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 à 01:00 - Baile de Tango - Villa Porteña

Quando: ter, 22 de setembro

Onde: Villa Porteña (mapa)

Descrição: Baile de Tango - Villa Porteña Agora na 1ª Terça-Feira do Mês Pista de Dança com piso de madeira Cardápio Especial Personal Dancers Capacidade para 200 pessoas Salão climatizado Telões Estacionamento com manobrista Show de Tango: Kátia Rodrigues e Alexandre Bellarosa www.alexandreekatia.com Dia 03 de Fevereiro (Terça-feira) Horário: 20:00 h à 1:00 h Valor: R$ 20,00 DJ: Nelson Lima (Seleção Musical das Milongas de Buenos Aires) Informações e reservas: (11) 3858.2783 / 7124.2374 – com Márcia Local: Restaurante Villa Alvear Rua Canário, 408 – Moema – SP. Site: www.villaalvear.com.br Organização: Nelson Lima e Márcia Mello Site:www.tangoepaixao.com  

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:00 - Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão no Restaurante Ladrillo

Quando: ter, 22 de setembro

Onde: Restaurante Ladrillo (mapa)

Descrição: Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão www.tangoepaixao.comBailarinos: Márcia Mello e Nelson Lima Todas as 3ª-feiras - às 21:00 h Restaurante Ladrillo Av. Pavão, 454 – Moema - SP Fone: 3562.6499 (Reservas) Estacionamento com manobrista http://www.ladrillo.com.br/  

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br