quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Porto Alegre Cia de Dança brilha em estreia internacional na Alemanha


Amanda Jansson Breitsameter
escreveu

Amanda Jansson
Assessoria de Imprensa 
PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA

(51) 9677.1548









Porto Alegre Cia de Dança apresentou-se nos palcos alemães,
marcando sua estreia internacional
Depois de realizar a pré-estreia do espetáculo Eu Estive Aqui na Capital gaúcha, durante a Semana de Porto Alegre em março deste ano, aPORTO ALEGRE CIA DE DANÇA deu um novo passo e  realizou sua estreia internacional: nos meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, os bailarinos da Companhia, junto a colegas da Mark Sieczkarek Company, apresentaram a peça, elogiada pelo público de Porto Alegre, em cidades da Alemanha. 

PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA voltou recentemente da que foi sua primeira turnê internacional. Ao todo, foram visitadas quatro cidades da Alemanha: Münster, Wuppertal, Mülheim e Krefeld, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. Esta foi a primeira vez que a Companhia apresentou-se fora do Brasil, e esta estreia internacional não podia ser em melhor lugar: a cidade de Wuppertal, palco do ícone da dança, Pina Bausch.
A obra apresentada pelos bailarinos foi  Eu Estive Aqui, feita especialmente para a Cia gaúcha e que teve pré-estreia em Porto Alegre em março do ano passado. A peça faz parte da trilogia ainda inacabadaPartituras Brasileiras, composta ainda pela primeira parte - Olhos Fechados no Sol (também já apresentada em Porto Alegre) - ambas coreografadas pelo convidado Mark Sieczkarek.
O grupo de bailarinos que se apresentou ainda tem uma característica peculiar: formou-se um elenco internacional composto por bailarinos da PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA e da Mark Sieczkarek Company - companhia de dança do coreógrafo alemão que assina a obra. O projeto de estreia internacional faz parte de um aprofundamento das conexões com Wuppertal, cidade de Pina, consolidando cada vez mais o Acordo de Cooperação e Intercâmbio Cultural entre a PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA e a Mark Sieczkarek Company, que teve início em 2008 com o fundamental apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre.
A pré-estreia na Alemanha foi realizada no dia 10 de dezembro, no Theater im Pumpenhaus em Münster, e teve direito a teatro lotado. A estreia aconteceu nos dias 15 e 16 do mesmo mês, no Teatro die Börse, em Wuppertal. Depois, a Companhia ainda apresentou-se no teatro de Ringlokschuppen, em Mülheim, no dia 14 de janeiro, e no Fabrik Heeder, em Krefeld, no dia 15 de janeiro.

O QUE É A OBRA EU ESTIVE AQUI?
Segunda parte da trilogia Partituras Brasileiras, ainda inacabada, Eu Estive Aqui foca seu olhar no eterno que há em cada instante e na obsessiva angústia humana de tentar aprisionar o tempo. A invenção de identidades que pretendem definir quem somos, empunhando bandeiras, classificando e encaixotando o conhecido e impondo limites a uma existência, em essência, sem limites. 
Em cena uma dança incessante e ilimitada. Movimentos que remetem a uma língua oculta, talvez ancestral, repleta de significados desejosos por comunicar a impossibilidade de compreender. Nessa incompreensão, o impulso de deixar uma marca, ainda que seja uma cicatriz no planeta, o inconformismo com a transitoriedade, um grito estático - Eu Estive Aqui.
Eu Estive Aqui questiona a criação de identidades que delimitam o sem fronteira e mascaram o fato de pertencermos ao organismo vivo que é o universo. No espetáculo temos um aprofundamento da busca humana, independentemente de local e tempo. A indagação do eterno que sempre se mostra passageiro. A vontade de perpetuar o momento, que quando representado já não existe mais. Eu Estive Aqui aponta para o infinito que há em cada instante e traz para o palco a celebração do momento presente, representado na dança, efêmera por natureza.

O QUE É O ESPETÁCULO OLHOS FECHADOS NO SOL?
Olhos Fechados no Sol é a primeira parte da TrilogiaPartituras Brasileiras e convida seu expectador a mergulhar no universo das sensações, da poesia, da música e do movimento. 
Criado a partir das percepções e sentimentos do coreógrafo Mark Sieczkarek em Porto Alegre, Olhos Fechados no Sol não tenta contar uma história, não pretende ser entendido. Em cena estão contrastes e paradoxos: homens representando figuras femininas, o lixo se transformando em luxo, a felicidade lado a lado com a tristeza.
Elementos concretos, como as flores, o barco e o futebol, agregados ao movimento dos bailarinos, trazem ao palco o mar, as ondas, a felicidade e a solidão. São elementos ordinários que se transformam em arte.

QUEM É A PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA?
PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA fez sua estreia com casa lotada dia 29 de março de 2008, no Theatro São Pedro, dentro das comemorações dos 236 anos da cidade, com a primeira parte da trilogia, o espetáculo Olhos Fechados no Sol. Para montar o espetáculo, foi convidado o coreógrafo  Mark Sieczkarek.
Depois de se apresentar em Porto Alegre, a Companhia ainda realizou uma turnê pelo Rio Grande do Sul - Com Olhos no Rio Grande - que apresentou a peça e ainda realizou workshops de dança e mesas-redondas em diversas cidades gaúchas.
PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA também já realizou em Porto Alegre, em pleno domingo no Parque da Redenção, o workshop de dança Vem Dançar com a Companhia, totalmente aberto e gratuito, que já teve duas edições.

QUEM É MARK SIECZKAREK?
Sieczkarek teve sua formação de bailarino na Royal Ballet School, em Londres. Desenvolveu sua vida profissional na Alemanha, onde reside. Entre muitos destaques em sua trajetória, trabalhou de 1985 a1 988 no Tanztheater Wuppertal, dirigido por Pina Bausch. Desde 1988 trabalha como bailarino e coreógrafo autônomo e tem participado de inúmeros projetos e montagens em diversas partes do mundo. 
Mark, um dos grandes coreógrafos da Alemanha atual, assina especialmente para a Cia a ainda inacabada trilogia Partituras Brasileiras, formada pela obra Olhos Fechados no Sol, que lotou o Theatro São Pedro na ocasião de sua estreia - na Semana de Porto Alegre de 2008 - e pela nova obra Eu Estive Aqui - que teve sua pré-estreia em março de 2010 na Capital.





 Ficha Técnica
         
          Coreografia: 
Mark 
Sieczkarek 
          Bailarinos: Eun-Sik Park, Fernanda Carvalho Leite, Gabriel Wong, Irene Ebel,
          Justo Moret Ruiz, Luana Lacerda, Luísa Marinho Saraiva, Manuel Quero Castellano e
          Tânia Baumann




 Mais informações e entrevistas:
Assessoria de Imprensa 
PORTO ALEGRE 
CIA DE DANÇA
Amanda Jansson (51) 9677.1548




São Paulo: Golden Nights com show de Tango


Moacir Castilho
moacircastilho.eventos@yahoo.com.br
escreveu

Quinta, 27 de janeiro
Show de Tango com os bailarinos do
Clube Latino


clique para ampliar