terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

São Paulo: Sambateado no Carnaval da Mocidade - Chris Matallo


Canal Aberto
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

COREÓGRAFA CHRISTIANE MATALLO INOVA

E LEVA PARA O SAMBÓDROMO O

SAPATEADO COM AS MÃOS




A bailarina, sapateadora e coreógrafa CHRISTIANE MATALLO, criadora do “sambateado”, estilo que mistura samba com técnica do sapateado americano e fundadora da primeira ala de sapateado no carnaval brasileiro, traz, em 2010, pelo terceiro ano consecutivo a “ALA SAMBATEADO” pela escola de sambaMOCIDADE ALEGRE, campeã do carnaval 2009. Neste ano, a ala desfila pelo Sambódromo com o tema“Seres Encantados”. A grande novidade fica por conta de uma inovação de Cristiane Matallo: o sapateado com as mãos.

 

Placas de alumínio, iguais aos que são pregados nos sapatos de sapateado, serão colocadas nas mãos dos 18 sapateadores e bailarinos profissionais da ala. O sapateado acontecerá com os pés e as mãos, simultaneamente. O objetivo é fazer com que as placas remetam ao espelho nas palmas das mãos, que simboliza o passado e futuro, além de dialogar com os pés na questão da sonoridade.

 

A coreografia

 

Usando a linguagem do sapateado, Christiane Matallo traz este ano para a avenida os elementos o irish(sapateado irlandês, que é uma dança folclórica da Irlanda), as danças de Orixás, destacando a movimentação de Xangô pela força e de Oxum pela vaidade. A ala percorre a avenida em formação de estrela. “A maior dificuldade é cantar e sapatear simultaneamente do início ao fim. É preciso de um intenso trabalho de respiração”, explica Matallo, única sapateadora no mundo que sapateia e toca saxofone ao mesmo tempo. O “sambateado” faz parte de um trabalho de popularização do sapateado no Brasil desenvolvido pela coreógrafa.

 

As fantasias

 

Confeccionadas por Isak Rodrigues, a fantasia representa seres encantados da natureza e dos contos e fábulas. A roupa é inteiramente bordada com flores, folhas e muito brilho. A peruca é toda trabalhada e encaixada de maneira que os sambateadores possam sapatear e desenvolver a coreografia com segurança. O sapato de sapateado é pintado de cor-de-rosa, a meia é listrada de verde e amarelo com detalhes em azul com fitas de cetim e bordados. O corpete é todo trabalhado e estruturado no corpo dos sapateadores para que tenham mobilidade. A saia das mulheres e a calça dos rapazes  foram desenvolvidos para que a pernas estivessem livres, permitindo sapatear sem risco de rasgar ou ter qualquer outro tipo de empecilho.

 

 

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

Lau Francisco – 8807-6467

www.canalaberto.com.br





São Paulo: Studio de Dança Shaide Halim : aulas experimentais


Studio de Dança Shaide Halim
studiodanca@grupos.com.br
escreveu



Studio de Dança Shaide Halim
Av. Lins de Vasconcelos, 2748 casa 1 - Vila Mariana - São Paulo, SP
(11) 5083-0830 / 6686-4336
  
Venha fazer uma aula experimental. Escolha o curso e seja bem vindo:
 
C’est Vintage - Danças Vintage
 
Aulas desenvolvidas por meio de coreografias abordando danças antigas como can can, charleston, jazz cabaré, swing, lindy hop performances pin up, fan dance etc. O desenvolvimento do trabalho em sala de aula é apresentado ao público nos espetáculos da escola (anualmente)
 
Iniciante: Sábado,  15:30 – Profa. Shaide Halim
Avançado: Quinta,19 h – Profa. Shaide Halim
 
Jazz Dance
 
Importante forma de expressão artísticao jazz nasceu nos Estados Unidos, sendo hoje uma evolução das danças dos negros com adição de técnicas de ballet clássico,  dança moderna, dança de rua etc. O jazz sempre foi muito divulgado na televisão, no cinema e em espetáculos da Broadway, principalmente.
 
Iniciante: Terça, 20 h – Profa. Shaide Halim / Sábado, 14:30 – Profa. Shaide Halim
 
Ballet Clássico Adulto
 
As aulas de ballet promovem melhoria no alongamento e postura, coordenação motora, disciplina dos sistemas nervoso e muscular, imaginação, expressão, definição e limpeza de movimentos como: meia ponta alta, delicadeza no trabalho de mãos e braços, facilidade nos deslocamentos, agilidade e equilíbrio nos giros, entre outros benefícios para praticantes de qualquer outra modalidade de dança.
 
Iniciante: Quarta, 19 h – Profa. Núbia Ferro / Sábado, 17:30 – Profa. Shaide Halim
 
Estilo Tribal
 
Aprendizado de 4 estilos variados o mesmo curso: Neo Tribal - fusão de dança do ventre, indiana e flamenco. Tribal Brasileiro - neo tribal com adição de elementos das danças. brasileiras, dança afro e dança contemporânea. Tribal Vintage - neo tribal + músicas e danças antigas dos anos 20 a 50. ATS: bases posturais do estilo tribal, improvisação coordenada, movimentação expansiva e técnicas de transições cênicas para grupos.
 
Iniciante: Terça, 21 h - Profa. Shaide Halim / Sexta, 21 h - Profa. Lua Samsara
Intermediário: Quinta, 20 h – Profa. Shaide Halim / Sábado, 11 h – Profa. Shaide Halim
Avançado: Quinta, 21 h – Profa. Shaide Halim
 
 Dança do Ventre e Folclore Oriental
 
Técnicas de dança, coreografia e improvisação: dança do ventre clássica e moderna, acessórios, danças folclóricas e solo de derbake.
 
Iniciante: Sábado, 13:30 - Profa. Renata Rodrigues 
Intermediário:  Quarta, 20 h - Profa. Shaide Halim
 
Dança Indiana / Bollywood
 
Uma maneira divertida de aprender um pouco mais sobre a cultura da Índia e seus estilos de dança mais conhecidos. Técnicas de Bharatanatyam, Odissi e Khatak (modalidades de danças clássicas) mesclados à dança dos filmes de Bollywood, embalados por músicas modernas e dinâmicas.
 
Quarta, 19 h - Profa. Lua Samsara
Sábado, 13:30 - Profa. Shaide Halim
Sábado16:30 – Profa. Jamila Silva
 
Dança Cigana
 
A dança cigana segue os movimentos naturais do corpo, onde a emoção, a liberdade e a sensualidade dos povos ciganos de diversas etnias está presente em cada gesto. Nas aulas são abordados diversos estilos e acessórios característicos das danças ciganas, como xale, leque,instrumentos musicais, entre outros.
 
Iniciante: Sexta, 19 h – Profa. Selena Reyes
Intermediário: Quarta, 18 h - Profa. Selena Reyes
 
Dança Havaiana e Tahitiana
 
A dança havaiana é harmoniosa, suave e delicada, com gestos cheios de simbologias específicas, enquanto a dança tahitiana é dinâmica, alegre e recheada de batidas de quadril, acompanhadas por músicas vibrantes. Aprenda aqui as 2 modalidades no mesmo curso.
 
Iniciante: Sábado, 10 h – Profa. Renata Rodrigues
 
Zambra – Flamenco Árabe
 
Essa dança mistura técnicas, acessórios e instrumentos musicais da dança do ventre e da dança flamenca, como mantóns e véus, snujs e castanholas, leque, bata de cola,sapateado e movimentos ondulantes. Tudo isso numa perfeita fusão de culturas.
 
Iniciante: Quarta, 21 h – Profa. Shaide Halim
 
Flamenco
 
O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança com influências da cultura cigana, mas com raízes profundas na cultura musical mourisca – influência de árabes e judeus.  A dança flamenca é associada à Andaluzia, na Espanha, onde se originou, e tornou-se um dos ícones da cultura espanhola.
 
Iniciante: Sexta, 20 h – Profa. Maria
 
 Alongamento e Ginástica Corretiva
 
Aulas para pessoas de todas as idadesdesenvolve o trabalho de alongamento do corpo em associação a técnicas de ginástica corretivamelhorando a posturaalém de trabalhar o enrijecimento muscular.
 
Segunda14 h – Profa. Núbia Ferro / Sexta14 h – Profa Núbia Ferro
 
 
Mensalidades:
 
1 curso: 70,00 / 2 cursos: 130,00 / 3 cursos: 180,00 / 4 cursos: 230,00 / 5 cursos: 270,00 / 6 cursos: 310,00
Pacote promocional: R$ 350,00 - frequência livre - todos os cursos da escola, em qualquer horário.


São Paulo: Grife do Corpo: Yoga e Dança do Ventre


escreveu



clique para ampliar

Rua Albuquerque Lins, 211a - Santa Cecília - SP - Metrô Marechal Deodoro - 11.3666.4184
© 2009 Grife do Corpo

Santos e São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: terça-feira 09.02


Adriana Reis
escreveu

- terça-feira, 9 de fevereiro

20:00 - Aula de Tango e Prática na Água Doce Cachaçaria - Santos - SP

Quando: ter, 9 de fevereiro

Onde: Água Doce Cachaçaria (mapa)

Descrição: Todas as quintas-feiras Aula de Tango das 20:00h às 21:30h Após a aula, prática com todos os ritmos Água Doce Cachaçaria Av. Sen. Pinheiro Machado, 33 - Santos - SP Tel: (13) 3223-2621

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 - Baile de Dança de Salão com Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha - Santos - SP

Quando: ter, 9 de fevereiro

Onde: Santos - SP (mapa)

Descrição: Baile de Dança de Salão Santos - SP Todas as terças-feiras Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha (das 20:00 as 21:00h) Contato : Regina Martha & Adriano Silvamrmagario@hotmail.com Tel (13) 3027-9346 (11) 8561-8631 ou (13) 9130-2495

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 à 01:00 - Baile de Tango - Villa Porteña

Quando: ter, 9 de fevereiro

Onde: Villa Porteña (mapa)

Descrição: Baile de Tango - Villa Porteña Agora na 1ª Terça-Feira do Mês Pista de Dança com piso de madeira Cardápio Especial Personal Dancers Capacidade para 200 pessoas Salão climatizado Telões Estacionamento com manobrista Show de Tango: Kátia Rodrigues e Alexandre Bellarosawww.alexandreekatia.com Dia 03 de Fevereiro (Terça-feira) Horário: 20:00 h à 1:00 h Valor: R$ 20,00 DJ: Nelson Lima (Seleção Musical das Milongas de Buenos Aires) Informações e reservas: (11) 3858.2783 / 7124.2374 – com Márcia Local: Restaurante Villa Alvear Rua Canário, 408 – Moema – SP. Site:www.villaalvear.com.br Organização: Nelson Lima e Márcia Mello Site: www.tangoepaixao.com  

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:00 - gatoNegro Tango no Grazie a Dio

Quando: ter, 9 de fevereiro

Onde: Grazie a Dio (mapa)

Descrição: Grazie a Dio apresenta: gatoNegro Tango! Dias 02 e 09/02 - Terças-Feiras O gatoNegro está de volta, agora em mini temporada no Grazie a Dio!, recém-reformado e com pista boa para dançar! Aula de tango às 21h e show às 22h30. O gatoNegro propõe um olhar contemporâneo sobre o tango. Uma estética vocal delicada. Arranhos que combinam referências de grandes criadores e instrumentistas do gênero, como Horário Salgán, Roberto Grela e Astor Piazzolla, com influências do jazz e da bossa nova. No repertório, clássicos renovados e tangos instrumentais próprios: obras primas e composições recentes se encontram numa sonoridade camerística que alterna vigor e sutileza. Informações e Reservas pelo telefone: 3031-6568 Rua Girassol, 67 - Vila Madalena www.grazieadio.com.brwww.myspace.com/gatonegrotango www.ciaoitonovadanca.com.br  

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:00 - Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão no Restaurante Ladrillo

Quando: ter, 9 de fevereiro

Onde: Restaurante Ladrillo (mapa)

Descrição: Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão www.tangoepaixao.com Bailarinos: Márcia Mello e Nelson Lima Todas as 3ª-feiras - às 21:00 h Restaurante Ladrillo Av. Pavão, 454 – Moema - SP Fone: 3562.6499 (Reservas) Estacionamento com manobrista http://www.ladrillo.com.br/  

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br