sábado, 2 de maio de 2009

Gilles Guillain - Dualité


Gilles Guillain - Dualité


Solo male dancer in contemporary dance... He had never practised dance before this !! Good performance for an actor (he is Gilles Guillain) and not a professional dancer. he's also the choregrapher of the performance !!





5min34seg




Ekaterina Maximova




01/05/2009 - 20:00

Por Nina Schobbenhaus

Prezado Nassif,

Diariamente tenho o grande prazer de ler o seu Blog (e  as participações de seus leitores).
Ontem ao participar à sua comunidade a morte da bailarina russa Ekaterina Maximova, você perguntava aos seus leitores se alguém teria algo a falar sobre a mesma

Sou uma amante do balé clássico e aqui em Brasilia, uma colaboradora do Instituto Cultural Ballet Brazil que nada mais é do que uma ONG que proporciona o ensino do balé clássico para crianças,adolescentes e jovens carentes de Brasília e seu entorno. O Instituto tem tido exito com o seu trabalho e faz duas apresentações anuais no Teatro Nacional de Brasília com peças completas do repertorio do balé clássico.

Também temos enviado bailarinos e bailarinas para companhias estrangeiras que ficaram conhecendo o trabalho do Instituto (Italia, Alemanha e Austria por ex.)

O motivo do sucesso apesar de todas as dificuldades é que o Instituto dá formação completa de balé tendo como professores, bailarinos russos que se dedicam bastante transmitindo a esses jovens  os seus conhecimentos.

Atualmente, a responsável por esse ensino é a Maitre Olga Dolganova, bailarina russa renomada. Solicitei a Olga algo sobre Maximova.

Eis o relato da Professora Maitre Olga Dolganova sobre Ekaterina Maximova”

“Considerada grande bailarina russa, fez seus estudos de balé na Escola Bolshoi. Quando terminou seus estudos, foi convidada para ser bailarina solista do Ballet Bolshoi. Ali, a famosa bailarina Galina Olanova que foi considerada a maior interprete de Giselle ,na sua época, conhecendo o grande talento de Maximova dedicou-se na preparação da mesma para a interpretação desse papael (Giselle).
Ekaterina Maximova casou-se com Vladimir Vasilev, também bailarino e dançaram juntos a vida inteira e foram considerados eternos parceiros.
Grigarovitch que era o principal coreógrafo do Teatro Bolshoi, montou varios espetáculos de repertótio do balé classico, como: Don Quixote, Spartacus, Quebra Nozes etc, e Maximova participou de todos. A vida dela era o Teatro Bolshoi. A sua fama como bailarina percorreu o mundo.
Seu esposo, Vladimir Vasilev, depois de um tempo chegou a ser Diretor do Bolshoi e Maximova continuava como solista principal.
Além de Grande Bailarina e perfeita profissional, era uma grande pessoa humana que se destacava por sua generosidade, humildade,simpatia e alegria.

Como bailarina havia uma perfeição incomparável! Sua Beleza, sua linha e presença foram sempre presentes e marcantes.”

Estou enviando um video com a maravilhosa apresentação de Maximova na peça WALPURGISNACHT que aliás é comemorada hoje.

Obrigada pela paciência e um grande abraço




São Paulo: cursos : Balé Clássico Iniciante Adulto e Introdução ao Tango de Salão


 Luciana nunes

escreveu 


Encaminho divulgação abaixo.
Informações:
pelo e-mail
ou pelo telefone 3494-0538 com Leonardo ou Wendel




Inscrições Abertas para os Cursos de Balé e Tango:

Balé Clássico Iniciante Adulto

Serão trabalhados os princípios básicos da técnica da dança clássica, para desenvolver a consciência do corpo, postura e movimento, onde o aluno entrará em contato com seu corpo, sua expressão e criatividade.

Professora Clara Gouvêa:

Bailarina, criadora e professora, formada em bacharelado e licenciatura em Dança pela Unicamp. Cursou 9 anos de balé em Santos, Campinas e São Paulo. Estudou com vários professores, dentre eles: Técnica Clássica - Marly Apoliano, Angela Nolf, Ivonice Satie, José Ricardo Tomaselli; Técnica de Dança Contemporânea - Lu Favoretto, Alex Ratton e Tica Lemos. Atualmente pesquisa as relações entre dança, teatro e música. Integra como intérprete - criadora a Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros e o grupo Wasu.cia.

Duração da aula: 1h30   -  Segundas e Quartas das 19:00h às 20:30h

Valores: Aula Avulsa> R$35,00
Pacote com 4 aulas mensais> R$120,00 (1x por semana)
Pacote com 8 aulas mensais> R$200,00 (2x por semana)


Introdução ao Tango de Salão

Introdução ao Tango Argentino dançado nos salões de baile, com apoio de técnicas de consciência corporal. Não é necessária prévia experiência em dança e não é preciso ter parceiro(a).

Professores Cleo Beolchi e Leonardo Morais:

Cleo Beolchi, Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi, Bailarina e Professora de Dança. Estudou diversas modalidades de dança, dentre elas, balé clássico, dança contemporânea, danças de salão; estudou Tango com vários professores, dentre eles: Luciana Mayumi, Tutti Madazzio, Carla Lazazzera, Natacha Muriel e Lucas Magalhães, Vitor Costa e Margareth Kardosh, Guillermina Quiroga, Hugo Daniel.

Leonardo Morais, dançarino profissional desde 2002, possui conhecimento de técnicas teatrais, atuação em palco e trabalhos de consciência corporal; estudou diversas modalidades de dança, dentre elas: danças de salão e danças brasileiras; trabalhou como monitor nas academias de Jaime Arôxa (Liberdade), Andrei Udiloff e André Toffani; estudou Tango com vários professores, dentre eles: Luciana Mayumi, Vitor Costa, Margareth Kardosh, Graziela Marracini, Carla Lazazzera, Natacha Muriel e Lucas Magalhães, Hugo Daniel.

Duração da aula: 1h30   –  Segundas das 20:30h às 22:00h
Valores: Aula Avulsa> R$70,00
Pacote com 4 aulas mensais> R$240,00 (1x por semana)

Pacotes Promocionais:
- Balé 1x por semana + Tango 1x por semana = R$300,00
- Balé 2x por semana + Tango 1x por semana = R$400,00

Local das aulas: Sala de Dança da Professora Cleo Beolchi, equipada com piso de madeira, barra fixa, espelhos e aparelhagem de som. Região central da cidade, na Av. Angélica, próximo a R. da Consolação.

Vagas limitadas. Somente 6 participantes por turma.

Início das aulas: Dia 04 de Maio, segunda-feira.

Venha participar de uma aula experimental gratuita para conhecer nosso trabalho!

Inscrições e informações: pelo e-mail cleobeolchi@anhembimorumbi.edu.br ou pelo telefone 3494-0538 com Leonardo ou Wendel.


noticias do idanca.net :: news at idanca.net


Idança.net news 

 news@idanca.net



escreveu




Olá!

Amanhã é o Dia Internacional da Dança. Em todo o mundo, a data é celebrada com eventos, apresentações, debates e encontros, realizados para promover e chamar atenção para arte da dança. O www.idanca.net recebeu divulgação de diversos eventos e preparou uma programação de fôlego, confira!

Se você está produzindo algum evento e quer divulgar no idanca.net, mande um e-mail para redacao@idanca.net. Deixe um comentário contando como foi o dia dança para você.

Boa leitura!

Hello!

Tomorrow is the International Dance Day. All around the world, the date is celebrated with events, performances and meetings to promote and draw attention to the art of dance. www.idanca.net received many events and prepared quite a program, check it out!

In case you are producing a special event, send an e-mail to redacao@idanca.net. Write a comment telling how you spent the day.

Enjoy!









São Paulo: A Presença de 59.000 kilos de Espectadores fazem prorrogar a temporada de Hotel Lautréamont


Cia. corpos nômades   

ciacorposnomades@gmail.com 

 escreveu





APÓS 59.000 KILOS DE ESPECTADORES
         FOI PRORROGADA A TEMPORADA !
Hotel Lautréamont
Os Bruscos Buracos Do Silêncio
Espetáculo contemplado no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo. 
Sábado  às 21h00
domingo às 20h30
com preços populares.


Novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é inspirado em obra do Conde de Lautréamont

João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.

A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos  corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem  toda a poética lautreamontiana.  A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo.    Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela. 
João Andreazzi

Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.

No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.

A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.

Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.

Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.
Claudio Willer

FICHA TÉCNICA
Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Aldiane Dela Costa,  João Andreazzi, João Pirahy,  Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de Lautréamont Assessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio WillerAdaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades Foto:Lenise Pinheiro

SERVIÇO
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio
O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Tel. 011-32373224 - www.ciacorposnomades.art.br
Estréia foi em  20 de Março - Temporada:  Sábados 21h  eDomingos 20h30

TEMPORADA  PRORROGADA COM PREÇOS POPULARES DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2009.
APENAS AOS SÁBADOS ÀS 21H00 E DOMINGOS ÀS 20H30
INGRESSOS R$15,00 E MEIA R$7,50(ESTUDANTES, CLASSE ARTISTICA E TERCEIRA IDADE)
Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares 
GANHE UM INGRESSO na compra do Livro Os Cantos de Maldoror do Conde de Lautréamont.

RESERVAS POR TELEFONE OU POR E-MAIL:

Lautréamont: místicas da transgressão
Por Claudio Willer / TV Cronópios


Claudio Willer lê estrofe de sua tradução de Os Cantos de Maldoror de Lautréamont (quarta estrofe do Canto Quarto), acompanhado por João Andreazzi.

A leitura completou o ensaio aberto, Um Relincho da Alma, baseado em Os Cantos de Maldoror de Lautréamont, pela Cia. Corpos Nômades, direção de João Andreazzi, encenado no SESC-Santana, São Paulo, dia 27 de novembro de 2008. Atividade preparatória do espetáculo Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio, pela Cia. Corpos Nômades, a estrear em março de 2009.



Gravação em vídeo por Flávio Henrique, com edição de Pipol.
Texto de Lautréamont, de Os Cantos de Maldoror, Poesias, Cartas, tradução, prefácio e notas de Claudio Willer, Editora Iluminuras, São Paulo, 2005.
João Andreazzi adverte que sua performance foi uma improvisação instantânea, inspirada na leitura do Conde L. por C. Willer.
Nem a leitura, nem a performance farão parte de Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio. Trata-se, portanto, de registro de evento único.



Assista agora na TV Cronópiosclique aqui

Serviço:
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio
O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Tel. 011-32373224  site: 

www.ciacorposnomades.art.br


ASSISTA TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES:

O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:


Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site daCooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641


O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br





  saiba mais

 infodansa 24-04-2009



São Paulo: show de Tango no Villa Alvear


Márcia mello 

 escreveu



VILLA  ALVEAR  Apresenta:
CIA Tango &Paixão
MÚSICOS * BAILARINOS * CANTORES





ELENCO
MÚSICOS:
BANDONEON:POCHO CACERES
GUITARRA: RICARDO SORONTO
VIOLINO: GERMAN
BAILARINOS:
Márcia Mello e Nelson Lima
Convidados Especiais:
Kátia Rodrigues e Alexandre Bellarosa
CANTORES:
Anadir Zoccal
Susana di Karlo
RESTAURANTE VILLA  ALVEAR
RUA CANARIO, 408 – MOEMA - SP
FONE: 5051.0171 / 3858.2783  (RESERVAS)

Estacionamento com manobrista

www.villaalvear.com.BR


"SÁBADO - 21:30 H"



MÚSICOS * BAILARINOS * CANTORES
APÓS O SHOW
PISTA PARA BAILAR TANGOS E BOLEROS
DIREÇÃO ARTÍSTICA: MÁRCIA MELLO E NELSON LIMA

FONE: (11) 3858.2783 / 7124.2374

www.tangoepaixao.com