segunda-feira, 29 de junho de 2009

Portal Cultura Infância: A Dança nos projetos sociais


A Dança nos projetos sociais 
Escrito por Uxa Xavier  


  Lá vamos nós, dançar num terreno prá lá de delicado, mas que vejo a importância de abordarmos algumas questões que permeiam a arte da dança dentro de projetos sociais. E trocar nossas experiências e idéias, afinal é esse o objetivo dessa coluna! Um texto vivo.


   Qual a função da dança dentro de um projeto? Profissionalizar os alunos? 

Ou criar junto à eles o encontro de seu corpo com a arte da dança e abrir um espaço para a criação pessoal? 

E talvez para quem quiser se profissionalizar ter o apoio da instituição que dá suporte ao projeto para um processo profissionalizante deste aluno (a) e introdução em um mercado de trabalho bem complexo.

Assisto a muitas apresentações de dança de projetos sociais e sempre saio com a terrível pergunta: Quem criou? Quem concebeu? Como eles trabalham no processo criativo? Aonde estão os “pés” dos alunos?  Pois sempre vejo rastros, ou melhor, marcas, bem fortes de um coreógrafo nos espetáculos.


   Quando vamos ver um espetáculo profissional sabemos que dentro de um processo criativo existem funções e papeis determinados para a criação de um trabalho.

Vemos a assinatura do coreografo, vemos o tema que gerou e seu desenvolvimento, vemos o trabalho dos dançarinos interpretes, do dramaturgo (quando tem) do cenógrafo, iluminador, figurinista, enfim vemos um corpo ativo e criativo direcionado para um produto final.


   Mas quando aprecio um trabalho onde sua origem é um projeto social não desejo ver esse “corpo” profissional, mas sim um corpo novo trazendo suas histórias e como as criaram para estar lá no palco compartilhando com a platéia um momento tão importante de sua história.

Sabendo que o processo artístico pedagógico é o princípio ativo, ele é que vai gerar uma criação, e aqueles corpos dançantes que estão no palco são crianças e adolescentes aprendizes. E como é bom ser aprendiz! 


   Jovens que vivem em situações adversas e que estão num projeto social,tem a chance de acordar e renascer seu corpo criativo e sua sensibilidade a si mesmo e ao outro, (apesar que vejo essa situação não só necessária em projetos sociais,mas isso “são outros quinhentos”).


  Ter a possibilidade de estudar dança, brincar com seu corpo e criar, são ações que fundamentam objetivos de projetos sociais que tem a linguagem da dança como  ferramenta.   

Mas o risco é grande, pois como levar para a cena uma forma que não é a que o público deseja ou ainda, não se acostumou a ver?  O virtuosismo seduz e embriaga....

Ou melhor, porque colocar em grande cena ? Contrapartida com o patrocinador implica em mostrar o resultado, ok é bom mostrar sim, mas o que e como se mostra é a questão. 

Ou melhor, por que não criar espaços de mostras de dança onde os participantes são aprendizes? Criando mais um espaço e redes de trocas de aprendizado entre os participantes. 

Acredito que dentro de um projeto social a pedagogia da dança deva ser o motor, que é representado por um educador de dança e existem muitos profissionais competentes que podem e sabem direcionar um processo artístico pedagógico transformando-os em espetáculo.


   Sabemos que um arte educador em dança trabalha com questões mais profundas como: faixas etárias, possibilidades e habilidades motoras e cognitivas onde cada grupo de idade tem suas habilidades e entendimentos, mas nada disso diminui o processo criativo ou mesmo a performance do aluno, mas sim o deixa autentico e vemos os participantes realmente atuando como protagonistas de suas experiências culturais  cinéticas e criativas.

Pode dar mais trabalho, pois é um processo um pouco mais lento, mas imaginem: quem sai ganhando de verdade? As crianças e os adolescentes que poderão ter a experiência real da construção de um trabalho onde todas as dinâmicas necessárias para que isso aconteça poderão ser vividas e que também é um momento de aprendizado de cidadania e respeito, além do entendimento do que é criar.


   Pois estaremos fazendo um trabalho onde a cultura do corpo social e da dança caminham juntas!

Proporcionar aos participantes, ver, apreciar espetáculos, abrir o território das informações e formação, onde cada um poderá discutir e trocar informações sobre o que viu e sentiu é de grande valor, pois no momento de sua criação terá dentro de seu corpo um terreno de conhecimento, pois ele não estará repetindo uma proposição de movimentos já codificados e sem história para eles.


   Nada disso impede a presença da disciplina e da técnica, que são procedimentos, mas não conteúdos. 

Imaginem que interessante poder ver mesmo o quanto a arte da dança pode criar e recriar movimentações infinitas (a dança contemporânea está ai para provar) gerando novas formas novos espaços novas danças.  

Quantos novos criadores e dançarinas interpretes podem ser despertados dentro de um ambiente criativo de um projeto social?O quanto a dança pode ganhar ampliando e não repetindo uma mítica de virtuosismos e formas prá lá de codificadas em nossos olhares e desejos?


   Se pensarmos bem, quando temos a chance de trabalhar ou mesmo coordenar um projeto social é um grande terreno para trabalhar metodologias e técnicas corporais que dão suporte para novos processos de criação e assim poder viver e compartilhar um momento onde o conhecimento e a criação caminham juntos.

Nem sempre é fácil mudar, mas.... tentar...pode valer a pena.    


Dicas: Para que se interessa pelo ensino do Ballet Clássico.

Sobre o tema: “O Ensino do Ballet: refletindo o papel do professor, observando possibilidades educacionais” de IVANNA  Motta . Esse texto está na edição de Junho da revista Dança Brasil (gratuita e pode ser encontrada em academias de dança do Brasil inteiro).

   

Acessem e leiam os textos do site www.poeodedoaqui.art.br


Uxa Xavier é coordenadora do Nadança, projeto de dança para crianças e adolescentes. É pesquisadora e ministra curso de dança para crianças.

Contato: uxaxavier @uol.com.br

www.nadanca.blogspot.com



fonte: 


Buenos Aires-Argentina: Intensivos Julio 2009: Composición y Montaje en Danza Teatro y Premisas Eutónicas


PUBLICADO POR CAROLINA DE LUCA 



1. Composición y Montaje en Danza Teatro.
Intensivo del 20 al 24 de Julio


No se requiere experiencia previa en composición.

Objetivos: Acercar elementos concretos de organización y composición del material escénico desde un abordaje integrador y analítico.

Generar material escénico concreto
Se trabajará a partir de la propuesta de cada participante en la elaboración de un solo pudiendo ser éste coreográfico, teatral, musical, performático, etc. Se tenderá a la mixtura de estos lenguajes respetando siempre el deseo de cada participante.

Si bien el Laboratorio es grupal, el trabajo se centrará en cada propuesta elegida previamente por el participante.

Algunas Premisas del trabajo

  • El cuerpo como herramienta fundante del trabajo. La presencia escénica. Habitar el propio cuerpo.
  • La generación de imágenes. Sensorialidad y escucha. 'Ponerle el cuerpo' a la imagen
  • Diferencia entre imagen e idea.
  • Trabajar creativamente desde la improvisación hacia la organización del material. (Partitura coreográfica)
  • Probar, mirar, organizar, elegir, descartar. Análisis de la producción personal. Incorporar elementos de construcción dramatúrgica.

Arancel: $ 200.-

Se reserva la vacante abonando el 50% del total anticipadamente y por depósito bancario. Solicitar cuenta por teléfono o mail.

Zona: Boedo Buenos Aires, Capital



2.El Tono muscular en la construcción de la acción.

Premisas Eutónicas y Anatomía Funcional aplicadas al trabajo compositivo de actores y bailarines.

del 13 al 17 de Julio en Casa Puán

No se requiere experiencia previa en las técnicas de abordaje.



Caballito/ Parque Chacabuco. Buenos Aires Capital

Arancel: $200.-

Desde un trabajo de reconocimiento corporal profundo, a través de elementos de Anatomía Funcional, Contact Improvisatión y Eutonía, se propone un recorrido dinámico en las premisas del Movimiento Evolutivo hacia la utilización concreta en el trabajo del actor/ bailarín.

Durante la primera parte de la clase se investiga sensorial y cinéticamente en los principios orgánicos de la percepción y el movimiento integrando elementos de diversos abordajes, principalmente Eutonía, Sensopercepción y Anatomía Funcional.

Durante la segunda parte, se intensifica el trabajo hacia la improvisación y creación de partituras coreográficas y/o actorales.

Premisas de trabajo:

La piel. Sensación y percepción. Tacto, contacto.
Espacio interno, espacio externo, espacio radiante. De la acción mínima a la acción proyectada.

Los músculos. Tono. Concepto de tono muscular y postural. Awarness. Repousser. Fuerzas de empuje. Reflejo de enderezamiento.
Habilidades físicas simples y virtuosas con mínimo esfuerzo. El equilibrio interno y externo. Desequilibrios.

Los órganos. Sostén y construcción del tono interno. La voz profunda, el canto primario. Proyección centro periferia.

Los huesos. El sostén más poderoso. Conciencia de los huesos prolongamiento de las acciones. Dirección en el espacio. Sacudimientos.

Se reserva la vacante abonando anticipadamente el 50% de la cuota. Solicitar via mail o telefónicamente el Nª de cuenta bancaria

Artículos relacionados



Más info al 011 4922 8763 (mensajes)

vaciadeespacio@yahoo.com.ar



saiba mais  


São Paulo: INSCRIÇÕES PARA O D(R)AMAS DA MEIA-NOITE


ciacorposnomades 
ciacorposnomades@uol.com.br  
escreveu   




ABERTAS AS INSCRIÇÕES
para a
2ª MOSTRA D(R)AMAS DA MEIA-NOITE

Foto arquivo Cia. Corpos Nômades ( 1ªMostra D(r)AMAS DA MEIA-NOITE-2008)

Mostra cênica destinada a trabalhos com intérpretes criadoras da dança e do teatro contemporâneo. O espetáculo poderá ter intérprete masculino desde que a concepção, direção ou coreografia seja uma mulher.

Contaremos com uma ajuda de custo para os participantes - a idéia é que essa Mostra seja realizada com por volta  de 6  trabalhos,  1ª semana (3) na 2ª (3), sempre sexta  e sábado 24h00. Serão 2 apresentações por espetáculo.

Contaremos com uma ajuda de custo para os participantes, para espetáculos solos uma ajuda de R$400,00, duos e trios R$600,00 e trabalhos de grupo  R$800,00.

Além da ajuda de custo o espaço fornecerá: divulgação, som,  iluminação e sala para ensaio na semana do evento.

Interessados encaminhar projeto com vídeo do espetáculo para O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 - CEP-01305-000
São Paulo - SP
até 24 de julho de 2009.
A Mostra acontecerá  nos dias  21, 22, 28 e 29 de agosto de 2009,
sempre as sextas e sábados às 24h00.


AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 

CORPO/INTÉRPRETE

NOVOS HORÁRIOS AS TERÇAS E QUINTAS!

com  integrantes da Cia. Corpos Nômades (Ricardo Silva e João Pirahy) sob orientação de João Andreazzi.

Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

terça a sexta das 10h30 às 12h00
Desconto de 20 %  para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou  no site da Companhia.

Retorno - Temporada em agosto aos sábados - 21h00 e aos domingos 20h30.



HOTEL LAUTRÉAMONT
OS BRUSCOS BURACOS DO SILÊNCIO
Espetáculo contemplado  no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo. 
Sábado  às 21h00
domingo às 20h30
com preços populares.

ASSISTAM TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES:

O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:


Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site da Cooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641


CONFIRA A MATÉRIA SOBRE A 2ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇANO PROGRAMA METRÓPOLIS

O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br






São Paulo: Cursos Estúdio Oito Nova Dança


Lu Favoreto 
escreveu  

Olá a todos,
O Estúdio Oito Nova Dança terá cursos de férias em julho, aula aberta em agosto e novos cursos no segundo semestre de 2009.
Fiquem atentos às novidades e as Jam Sessions que acontecem todos os últimos sábados de cada mês das 11 ás 13hs.
Qualquer dúvida entre em contato.
Grande abraço


clique na imagem 
para ampliar 


São Paulo: Oficina de Cavalo Marinho com: PEDRO SALUSTIANO


Boletim BRINCANTE 
escreveu   





Oficina de Cavalo Marinho com: PEDRO SALUSTIANO
----------------------------------------------------------------------

> Turma A - Dias 13,15 e 17 de julho (2ª. 4ª. e 6ª.) - Das 19h30 às 21h30

> Turma B - Dias 14, 16 e 18 de julho (3ª. 5ª. e Sáb.) - Das 10h30 às 12h30

(*)Nascido e criado nas tradições populares, Pedro é um dos filhos do Mestre Salustiano, e desde cedo se dedica ao Cavalo Marinho e ao Maracatu Rural. Como bailarino participou do Grupo Grial de Dança e do Espetáculo “O Marco do Meio Dia” de Antonio Nóbrega. Em 2006, ministrou aulas de Cavalo Marinho para o elenco e participou como ator da mini- série “A Pedra do Reino” (TV GLOBO).


Investimento:
Alunos do Instituto: 60,00 (os 3 dias) 25,00 aulas avulsas
Público em geral: 90,00 (os 3 dias) 35,00 aulas avulsas

As inscrições poderão ser feitas na secretaria do Instituto ou através de depósito bancário*.
(*)Mais informações 3816 0575 ouwww.institutobrincante.org.br 

INSCREVA-SE !!


Instituto Brincante: Purpurina, 428 | Vila Madalena | São Paulo | 11 3816 0575



Teatro Escola Brincante 
Rua Purpurina, 428 - São Paulo - 55 11 3816 0575 


Santo André-SP: CENTRO DE DANÇA - Inscrições abertas


Ricardo Neves 
improvisoricardo@yahoo.com.br  
escreveu   


CENTRO DE DANÇA DE SANTO ANDRÉ

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ALUNOS ESPECIAIS DE 13 À 16 DE JULHO (em horário comercial)

RESULTADO DA SELEÇÃO DE CANDIDATOS: 17/07/09

CURSO OFERECIDO:

CONTATO E IMPROVISAÇÃO - Com Ricardo Neves
Período: 12 de Agosto à 30 de Setembro (às 4ª Feiras)
Horário: 18h30 às 21h50

WORKSHOP DE FÉRIAS:

CUNNINGHAM- Com Gicia Amorim
Período: 20, 21 e 22/07
Horário: 18h30 às 21h30

Limon- Com Camila Ganc
Período: 23, 24 e 27/07
Horário: 18h30 às 21h30

Graham- Com Claudia de Souza
Período: 28, 29 e 30/07
Horário: 18h30 às 21h30

Para inscrição: 
Curriculum + carta de interesse
Preencher ficha no local.

Centro de Dança de Santo André 
R. Dr. Eduardo Monteiro, 410 
Tel.: 4438.5021 


CPT: INFORME nº 46/ 2009


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 
ESCREVEU   






EDITAL CAIXA CULTURAL

Como ficou decidido na reunião de cooperados e cooperadas no dia 22 de junho, nenhum grupo da Cooperativa Paulista de Teatro está autorizado a fazer sua inscrição nos editais da Caixa Cultural (tanto de ocupação, como de festivais), pois há restrição de 06 projetos por CNPJ. Uma comissão tirada nesse encontro irá selecionar os projetos a serem apresentados pelo CNPJ da entidade. Mais informações: secretaria@cooperativadeteatro.com.br ou (11) 2117-4705.



EDITAL PROAC Nº 16

Estão abertas as inscrições para o edital n.º 16 do Programa de Ação Cultural (ProAC) - Concurso de Apoio a Projetos de Novas Produções de Espetáculo de Dança no Estado de São Paulo, até o dia 07 de agosto. Os documentos do proponente "Cooperativa Paulista de Teatro" estarão disponíveis a partir de 01 de julho, conforme pedido no item 3.1 do edital. Clique aqui para baixar o edital.



EDITAL Nº 02/2009 - FUNDO DE CULTURA DE SANTO ANDRÉ

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está com as inscrições abertas até o dia 8 de julho para o recebimento de projetos culturais financiados pelo Fundo de Cultura. Poderão ser inscritos projetos culturais inéditos, com exceção de projetos de Artes Cênicas que visem trabalho de pesquisa continuada, de pessoas físicas ou jurídicas, que comprovem vínculo artístico-cultural com a cidade há mais de um ano. Para acessar o edital, clique aqui. Mais informações: (11) 4433-0738. 



ATIVIDADES E ESPETÁCULOS GRATUITOS

Tenha acesso às oficinas, palestras, aulas, eventos, workshops e seminários gratuitosclicando aqui. E para visualizar os espetáculos gratuitos e os que oferecem cotas para cooperados, clique aqui.


As inscrições para as atividades gratuitas da I Mostra de Mímica Contemporânea estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail  HYPERLINK "mailto:oswalddeandrade@assaoc.org.br"oswalddeandrade@assaoc.org.br. Para mais informações,  HYPERLINK "http://www.cooperativadeteatro.com.br/site/mostramimica.pdf" \t "_blank" clique aqui ou acessando o site HYPERLINK "http://www.mimicas.comwww.mimicas.com


 A Fundação Nacional de Artes (Funarte) será a sede para a realização de três oficinasgratuitas, de 6 a 11 de julho, que integram a programação da 5ª edição da Mostra de Performances Verbo, realizada pela Galeria Vermelho. Local: Al. Nothmann, nº 1.058 – Campos Elíseos/SP. Inscrições Gratuitas. Informações: (11) 3138-1520 e  HYPERLINK "http://www.galeriavermelho.com.br/www.galeriavermelho.com.brConfira a programação  HYPERLINK "http://www.galeriavermelho.com.br/v2/pdfs/oficinas-verbo2009.pdf" \t "_blank" clicando aqui


O Estúdio Oito Nova Dança está com a atividade gratuita Jam Sessions no último sábado de cada mês. O próximo será dia 27 de junho, das 11h às 13h, comandado por Alex Ratton e Andréa Drigo. Local: R. Grajaú, 534, Sumaré. Informações: (11) 2478-9194 ou  HYPERLINK "mailto:ciaoito@novadanca.com.brciaoito@novadanca.com.br


A Cia. NósLáemCasa encerra a circulação do projeto “Estudo para uma Dança” pelo Estado de São Paulo, com Patrícia Werneck e Celso Nascimento. A apresentação será em São Sebastião,dia 27 de junho, às 20h. Também será realizada a Oficina Musicalidade Corporal, dias 27 e 28 de junho, das 10h às 13h. Local: Teatro Municipal de São Sebastião – Av. Dr. Altino Arantes, 2, São Sebastião. Informações: (12) 3892-2620,  HYPERLINK "mailto:cia.noslaemcasa@gmail.comcia.noslaemcasa@gmail.com e  HYPERLINK "http://www.cianoslaemcasa.blogspot.com/" http://www.cianoslaemcasa.blogspot.com/.


O Caleidos Cia. de Dança encerra a temporada do espetáculo interativo de dança contemporânea “Ares FamiliAres” no dia 28 de junho, às 20h. Local: São Carlos – Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, R. Sete de Setembro, 1735. Mais informações:  HYPERLINK "mailto:caleidos@caleidos.com.brcaleidos@caleidos.com.br ou (16) 3371-4339. Apresentação gratuita.