sexta-feira, 11 de setembro de 2009

São Paulo: Pina Bausch, a dança, o teatro e o cinema


Terra Magazine
publicou
Sexta, 11 de setembro de 2009, 08h15


Pina Bausch, a dança, o teatro e o cinema 


O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) apresenta, neste sábado, 12, o seu Cine Clube. A Aliança Francesa exibirá o filme "Dominique Mercy dança Pina Bausch", de 2003, em homenagem à grande bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, uma das artistas mais famosas e revolucionárias da dança moderna, que morreu em junho deste ano aos 68 anos.


Pina Bausch nasceu em Solingen, no oeste da Alemanha, no dia 27 de julho de 1940 e começou sua carreira como dançarina em 1955, na recém fundada Escola da Dança de Essen, criada e dirigida por Kurt Joos. Nos anos 1970, Bausch criou novas formas e estilos no teatro e na dança. Dez anos mais tarde, seu trabalho ganhou, na Alemanha, a mesma relevância que o teatro falado.


O filme traz a trajetória do bailarino Dominique Mercy e a história do seu encontro, amizade e colaboração que desenvolveu com uma das principais figuras da dança contemporânea ao longo de 30 anos.

Com o auxílio de fotografias e trechos de espetáculos, ele mostra a evolução de um homem que se dedicou totalmente à sua arte. Membro do Tanztheater de Wuppertal desde a sua fundação, em 1973, Dominique Mercy é um personagem indissociável da aventura artística da coreógrafa Pina Bausch e da maioria das suas criações.


A virtuosidade deste bailarino, a qualidade peculiar do seu movimento, o domínio da arte e o leque de possibilidades que ele oferece fizeram com que se tornasse um dos mais notáveis intérpretes da coreógrafa.


Para compor este retrato sensível, complementado com os testemunhos de Pina Bausch, Françoise Adret, Jean Babilée, Carolyn Carlson, Malou Airaudo e Lutz Gregor, o coreógrafo e dançarino Régis Obadia dialogou longamente com Dominique Mercy, investigando diversos aspectos do seu trabalho: tempo de pesquisa, ensaios, ensino, etc.


"Cine Clube MuBE - Aliança Francesa"
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) - Auditório Pedro Piva - 192 lugares
Rua Alemanha, 221, Jardim Europa
Informações: (11) 2594-2601



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Belo Horizonte, Brumadinho e Viçosa-MG: FID


Gabriel Godoy

Ass. Imprensa FID

PESSOA Comunicação e Relacionamento

escreveu


COMUNIDADES DE BH, BRUMADINHO E VIÇOSA RECEBEM ATRAÇÕES DO FID


Entre 21 de setembro e 4 de outubro, o FID Fórum Internacional de Dança inaugura a sua edição de 2009. O evento que acontece desde 1996 e que neste ano se posiciona com “Etitude” (Ética + Atitude) vai levar conhecimento, cultura e dança a comunidades distantes das grandes casas de espetáculo, com o programa FID Circulando Grande BH. 


Essa primeira etapa do projeto irá passar pelos Centros Culturais Vila Santa Rita, Jardim Guanabara, Salgado Filho, Urucuia e Vila Fátima, todos em Belo Horizonte; e também na cidade de Brumadinho, em Inhotim. A novidade é que desta vez o programa se estende até a Zona da Mata, realizando ações na cidade universitária de Viçosa. O programa FID Circulando Grande BH oferece gratuitamente oficinas e espetáculo de dança contemporânea, além da exibição de um vídeo-documentário.


Para as diretoras do evento, Adriana Banana, Carla Lobo e Mônica Simões, a ideia dessa etapa é descentralizar e promover a produção cultural.


Além do FID Circulando Grande BH, o FID 2009 conta, ainda, com os programas, Território Minas (Estado de Minas Gerais), o FIDinho eConexão InterNacional (Brasil e Exterior), que se articulam sinergicamente e serão divulgados posteriormente em coletiva de imprensa.


O FID integra o Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança, que junta os quatro festivais de dança contemporânea com maior repercussão no Brasil. Além do FID, integram o Circuito: o Festival Internacional de Dança do Recife, a Bienal Internacional de Dança do Ceará e Festival Panorama de Dança, que acontece no Rio de Janeiro.



SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO FID CIRCULANDO GRANDE BH _______________________


1. OFICINAS


1.1 OFICINA PENSAR A DANÇA

Professor: Adriana Banana

Carga horária:  6h

Vagas: ilimitada – apenas para público da comunidade onde acontece a Oficina

Perfil do público: Qualquer pessoa de qualquer idade que queira pensar coletivamente sobre dança e corpo

Release: Este é um convite a todos que desejam desenvolver um olhar crítico e reflexivo sobre o corpo e a dança. A partir de conceitos e teorias que serão expostos, trechos de vídeos de dança junto com imagens formarão nosso material de trabalho. A proposta é que o público produza reflexões, na forma que for, a partir do que será visto, lido e discutido durante o período da oficina.

Currículo: Adriana Banana é formada em Filosofia (UFMG) e Mestre em Dança (UFBA). É diretora artística e coreógrafa do Clube Ur=H0r e diretora artística do FID.

Programação:

- Centro Cultural Vila Santa Rita/ Belo Horizonte

Data: 23, 24/09

Horário: 19h às 22h

Local: Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, Belo Horizonte/MG)

Informações e inscrições: (31) 3277-1519

 

- Centro Cultural Jardim Guanabara/ Belo Horizonte

Data: 28, 30/09

Horário: 19h às 22h

Local: Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Alves Cabral, 277, Floramar, Belo Horizonte/MG)

Informações e inscrições: (31) 3277-6703 e 3277-6651

 

- Universidade Federal de Viçosa/ Viçosa

Data: 02, 03/10

Horário: 14h às 17h

Local: Universidade Federal de Viçosa (Estúdio 1 – Sede do Curso de Dança - Av. P. H. Rolfs, s/nº -   Campus Universitário – Viçosa/MG)

Informações e inscrições: (31) 3999-4079 e (31)3899-4075


1.2 OFICINA CORPO EM INVESTIGAÇÃO

Professor: Karina Collaço

Carga horária:  9h

Vagas:  20 - apenas para público da comunidade onde acontece a Oficina

Perfil do público: A partir de 14 anos, bailarinos e/ou pessoas que praticam alguma atividade física. Roupas confortáveis.

Release: Esta oficina tem como objetivo a investigação de diferentes corpos, baseando-se na manipulação e no mapeamento do corpo. Busca-se explorar a importância do alinhamento corporal, a distribuição de peso, as possibilidades de apoio e uso das articulações, dando ênfase não a forma, mas sim a função, buscando a adaptação e a transformação do movimento.

Currículo: Karina Collaço – graduanda em Matemática pela UNI-BH. Bailarina e professora de dança, iniciou seus estudos em 1988, formando-se em balé clássico no ano de 1996. Ministra aulas de balé clássico, alongamento e dança contemporânea há 15 anos. Em 1996 se tornou integrante da Cia. Cena 11 (Florianópolis), aprimorando seu conhecimento em arte contemporânea, apresentando trabalhos com o grupo tais como “O Novo Cangaço”, “In´Perfeito”, “Violência”, “SKR Procedimento 1” onde permaneceu até 2003. De 2003 à 2006 foi integrante do grupo Kaiowas (Florianópolis), atuou como bailarina e professora de balé e participou dos espetáculos “Pausa” e “Cumprimento Fiel”. Buscou informações em outras áreas, tais como capoeira, aikidô e circo, com o objetivo de aprimorar sua técnica. Estudou com vários profissionais da área, tais como: Andréia Nolla, Bia Mattar, Malú Rabelo, Bettina Bellomo, Ofélia Gonzáles, Renan Castellon, Alejandro Ahmed, Marcelo Evelin, entre outros. Foi consultora artística do grupo de circo da Escola Spasso no trabalho Circunscrito (2008). Ministrou aulas de dança contemporânea no Espaço Ambiente (BH) e no Projeto Arena da Cultura pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Em 2008, passa a integrar o Clube Ur=HOr, sob direção de Adriana Banana, apresentando o trabalho Kronosmaterial, onde permanece dando continuidade a um novo trabalho. Atualmente trabalha na Fundação Clóvis Salgado exercendo a função e professora de arte.

Programação:

- Centro Cultural Jardim Guanabara/ Belo Horizonte

Data: 21, 23, 24/09

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Alves Cabral, 277, Floramar, Belo Horizonte/MG)

Informações e inscrições: (31) 3277-6703 e 3277-6651

 

- Centro Cultural Vila Santa Rita/ Belo Horizonte

Data: 28, 29, 30/09

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Centro Cultural Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, Belo Horizonte/MG)

Informações e inscrições: (31) 3277-1519

  

- Universidade Federal de Viçosa/ Viçosa

Data e horário: 02, 03 /10 de 9h às 12h e 04/10 de 14h às 17h

Local: Universidade Federal de Viçosa (Estúdio 1 – Sede do  Curso de Dança - Av. P. H. Rolfs, s/nº -   Campus Universitário – Viçosa/MG)

Informações e inscrições: (31) 3999-4079 e (31)3899-4075


1.2 OFICINA CORPO EM INVESTIGAÇÃO

Professor: Karina Collaço

Carga horária:  9h

Vagas:  20 - apenas para público da comunidade onde acontece a Oficina

Perfil do público: A partir de 14 anos, bailarinos e/ou pessoas que praticam alguma atividade física. Roupas confortáveis.

Release: Esta oficina tem como objetivo a investigação de diferentes corpos, baseando-se na manipulação e no mapeamento do corpo. Busca-se explorar a importância do alinhamento corporal, a distribuição de peso, as possibilidades de apoio e uso das articulações, dando ênfase não a forma, mas sim a função, buscando a adaptação e a transformação do movimento.

Currículo: Karina Collaço – graduanda em Matemática pela UNI-BH. Bailarina e professora de dança, iniciou seus estudos em 1988, formando-se em balé clássico no ano de 1996. Ministra aulas de balé clássico, alongamento e dança contemporânea há 15 anos. Em 1996 se tornou integrante da Cia. Cena 11 (Florianópolis), aprimorando seu conhecimento em arte contemporânea, apresentando trabalhos com o grupo tais como “O Novo Cangaço”, “In´Perfeito”, “Violência”, “SKR Procedimento 1” onde permaneceu até 2003. De 2003 à 2006 foi integrante do grupo Kaiowas (Florianópolis), atuou como bailarina e professora de balé e participou dos espetáculos “Pausa” e “Cumprimento Fiel”. Buscou informações em outras áreas, tais como capoeira, aikidô e circo, com o objetivo de aprimorar sua técnica. Estudou com vários profissionais da área, tais como: Andréia Nolla, Bia Mattar, Malú Rabelo, Bettina Bellomo, Ofélia Gonzáles, Renan Castellon, Alejandro Ahmed, Marcelo Evelin, entre outros. Foi consultora artística do grupo de circo da Escola Spasso no trabalho Circunscrito (2008). Ministrou aulas de dança contemporânea no Espaço Ambiente (BH) e no Projeto Arena da Cultura pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Em 2008, passa a integrar o Clube Ur=HOr, sob direção de Adriana Banana, apresentando o trabalho Kronosmaterial, onde permanece dando continuidade a um novo trabalho. Atualmente trabalha na Fundação Clóvis Salgado exercendo a função e professora de arte.

Programação:

- Centro Cultural Jardim Guanabara/ Belo Horizonte

Data: 21, 23, 24/09

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Alves Cabral, 277, Floramar, Belo Horizonte/MG)

Informações e inscrições: (31) 3277-6703 e 3277-6651

 

- Centro Cultural Vila Santa Rita/ Belo Horizonte

Data: 28, 29, 30/09

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Centro Cultural Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, Belo Horizonte/MG)

Informações e inscrições: (31) 3277-1519


- Universidade Federal de Viçosa/ Viçosa

Data e horário: 02, 03 /10 de 9h às 12h e 04/10 de 14h às 17h

Local: Universidade Federal de Viçosa (Estúdio 1 – Sede do  Curso de Dança - Av. P. H. Rolfs, s/nº -   Campus Universitário – Viçosa/MG)

Informações e inscrições: (31) 3999-4079 e (31)3899-4075


2. VIDEO DOCUMENTÁRIO

“UMA CACHAÇA QUE SE CHAMA DANÇA”

Duração do vídeo: 37 minutos.

Release: A Cachaça que os gregos registram como ‘ácqua ardens’, ou água que pega fogo, nas mãos dos Alquimistas se transforma em água da vida, é atribuído a ela propriedades místico-medicinais. A ‘Eau de Vie’ é receitada como elixir da longevidade. Pela fermentação da substância os egípcios antigos curavam várias moléstias inalando seu vapor. É algo ancestral. A dança na sociedade e na cidade é uma manifestação cultural. Um rito ligado ao bem estar mental, físico e até espiritual. É uma forma de ‘expurgo’ da vida cotidiana, para se estar só ou compartilhar com pessoas queridas.

O corpo no momento em que dança, experimenta diferentes estados, são corpos livres, soltos, relaxados e com sentimentos de prazer e satisfação. É um ato que envolve pulsão, transe, amizade, bem estar, paixão, sedução, liberdade e adoração. A dança aproxima as pessoas. A dança traz um potencial transformador na nossa relação entre o corpo, o outro e o mundo. E assim como a cachaça, a dança é apreciada por todos. Cris Oliveira.

Ficha Técnica:

Equipe Angioma

Produção e direção: Cris Oliveira.

Casting, Produção de imagem e som: Paulo Chamone.

Fotografia, câmera, edição e projeto gráfico: Marco Aurélio Ribeiro.

Bailarino convidado: Tuca Pinheiro.

Assistente técnico: Euber Silva.

Fotógrafo Still: Gustavo Rezende e Paulo Chamone.

Co-Produção: FID 2008 – Fórum Internacional de Dança

 

Programação:

- Centro Cultural Vila Fátima/ Belo Horizonte

Data: 24/09

Horário: 13h

Local: Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima – Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3277-6193

 

- Centro Cultural Salgado Filho/ Belo Horizonte

Data: 24/09

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho – Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3277-9625 e 3277-9624

 

- Centro Cultural Urucuia / Belo Horizonte

Data: 24/09

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Urucuia (Rua W3, 500, Urucuia – Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3277-1531

 

- Centro Cultural Jardim Guanabara/ Belo Horizonte

Data: 25/09

Horário: 17h30

Local: Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Alves Cabral, 277, Floramar, Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3277-6703 e 3277-6651


- Centro Cultural Vila Santa Rita/ Belo Horizonte

Data: 26/09

Horário: 16h30

Local: Centro Cultural Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3277-1519


- Universidade Federal de Viçosa/ Viçosa

Data: 02/10

Horário: 18h

Local: Universidade Federal de Viçosa (Estúdio 1 – Sede do  Curso de Dança - Av. P. H. Rolfs, s/nº -   Campus Universitário – Viçosa/MG)

Informações e inscrições: (31) 3999-4079 e (31)3899-4075


3. ESPETÁCULO HE, SHE OR IT (VOU FICAR ATÉ A FESTA ACABAR...)

TUCA PINHEIRO

Duração: 50 min (aproximadamente)

Classificação etária: livre

Release: A proposta do trabalho é discutir as relações entre corpo/ pensamento e seus desdobramentos tendo como ponto de partida várias indagações que percorrem e habitam o assunto. Essa dialética é um exercício mediado por sensações ou uma ação intelectual? A trajetória de um corpo pode ser reconhecida pelos padrões de movimento que esse mesmo corpo produz? Memórias e histórias vividas pelo corpo constituem dados suficientes para certificar-nos da realidade e, ao mesmo tempo, legitimar e discutir sua existência? O corpo vê a si próprio? Corpo-matéria.Corpo-coisa. "Penso? Logo, existo?". Em caso de dúvida, dê um beliscão em si mesmo! Doeu?

Ficha Técnica:

Concepção: Tuca Pinheiro

Direção: Tuca Pinheiro

Coreografia: Tuca Pinheiro

Iluminação: Junior da Mata

Música / Trilha Sonora: Colagem musical

Figurino: Juliana Macedo

Assistência Filosófica: Adriana Banana

Preparação Corporal: Margô Assis

Co-produção: FID 2006 – Fórum Internacional de Dança

Currículo:  Dançarino e coreógrafo. Grupos que trabalhou: 2006-2008 Meia Ponta Cia de Dança; 2002-2005 - Zikzira Physical Theatre; 2001-2000 - Benvinda Companhia de Dança; 1991-1999-Primeiro Ato Grupo de Dança; 1984-1988- Ballet Teatro Guairá; 1983-1984-Cia de Dança do Palácio das Artes.

Montagens coreográficas: “Double Face” - Flux Cia de Dança (2008). "He, She or It? (vou ficar até a festa acabar...)” – solo Tuca Pinheiro (2006). "Do Contrário Assim Seria o Mesmo" - Meia Ponta Cia. De Dança (2005). "Coreografia de Cordel" - Cia de Dança do Palácio das Artes (2004). "Solilóquio" -G2 Cia de Dança do Teatro Guairá (2004). "Entre o Silêncio e a Palavra" - Meia Ponta Cia de Dança (2003). "Sem Lugar" – 1º Ato Grupo de Dança (2003). "Pare. Pense e faça alguma coisa."G2 Cia de Dança do Teatro Guairá (2002). "Barrocando"- Benvinda Cia. de Dança (2000). "Beijo nos olhos na alma e na carne" - Primeiro Ato Grupo de Dança (1999). "Desiderium" – 1º Ato Grupo de Dança (1996).

Como Professor convidado de dança contemporânea e oficinas de criação: Grupo Camaleão, Flux Companhia de Dança, CINEPORT 2007 - João Pessoa (PB), FID 2006 (Barragem Santa Lúcia), Mimulus Cia de Dança, Move Berlin 2005 (Hochschule flir Schauspielkunst Ernst Busch-Alemanha), Festival de Inverno da UFMG 2005, Cia de Dança do Palácio das Artes, Meia Ponta Cia de Dança, Ballet Teatro Guairá, G2 Cia de Dança, Primeiro Ato Grupo de Dança, Cose Cia de Dança (Juiz de Fora), Grupo Corpo, Festival de Dança de Joinville 2000, Festival de Dança de Recife 2001, Festival de Dança de Cascavel (2002) e Festival Plurielles – Teatro Saragosse 1998 (França).

 

Programação: 

- Centro Cultural Jardim Guanabara/Belo Horizonte

Data: 25/09

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Alves Cabral, 277, Floramar, Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3277-6703 e 3277-6651

 

- Centro Cultural Vila Santa Rita/Belo Horizonte

Data: 26/09

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3277-1519

 

- Inhotim/ Brumadinho

Data: 27/09

Horário: 16h

Local: Inhotim (Rua B, 20, Galeria da Praça – Brumadinho/MG)

Informações: (31) 3227-0001

 

 - Viçosa

Data: 03/10

Horário: 18h

Local: Universidade Federal de Viçosa (Estúdio 1 – Sede do Curso de Dança - Av. P. H. Rolfs, s/nº -   Campus Universitário – Viçosa/MG)

Informações e inscrições: (31) 3999-4079 e (31)3899-4075



INFORMAÇÃO ___________________________________________

Entrada franca mediante retirada de senhas nos locais 1 hora antes do espetáculo. Capacidade limitada




foto: Luiza Vianna

São Paulo: Edital de fomento à dança tem inscrições abertas


Silvia Geraldi

Coordenadora do Curso de Dança

escreveu

 


Edital de fomento à dança tem inscrições abertas


Entre 1º e 30 de setembro, o Departamento de Expansão Cultural recebe inscrições de grupos com sede na cidade de São Paulo; Aporte total é de R$ 1,8 milhões


O Departamento de Expansão Cultural de São Paulo (DEC) recebe, de 1º a 30 de setembro, as inscrições para os interessados em participar do Programa Municipal de Fomento à Dança.

Serão selecionados projetos de trabalho continuado de dança contemporânea e de difusão da produção artística de dança independente. O valor máximo a ser concedido aos classificados é de 250 mil reais e o montante total disponível é de R$ 1,8 milhão. Serão julgados pela comissão itens como a clareza e qualidade artística da proposta, a duração do projeto, e as ações culturais que podem demandar a obra.

Serão selecionados até 15 projetos de pessoas jurídicas, com sede na cidade de São Paulo e que representem núcleos artísticos com atividade profissional de no mínimo três anos.

Os interessados devem se inscrever na sede do DEC (Departamento de Expansão Cultural), localizado na Av. São João, 473, no 6º andar, entre os períodos de 10h às 12h e de 14h às 17h.





noticias do Panorama Festival :: news from Panorama Festival


Panorama Festival
info@panoramafestival.com
escreveu





Festival Panorama 2009 começa com a performance/exposição do esloveno Janez Janša no Centro de Arte Municipal Hélio Oiticica (Rio de Janeiro) dia 12 de Setembro


"Lembre-se do seu primeiro beijo. Encontre uma pessoa com a qual queira reviver esta experiência e a beije” ou “Lembre-se da primeira vez que usou drogas. Pegue a cola, ponha num saco plástico e inspire várias vezes”. Melhor ainda: “Lembre-se de todos os amores que você já teve. Escreva os seus nomes no chão com um pedaço de giz. Apague-os dançando sobre eles”. Estas e outras performances fazem parte do controverso trabalho Life [in Progress] do artista esloveno Janez Janša e que a partir do dia 12 de setembro estarão expostas, ou melhor, disponíveis para o público interagir na reinauguração do Centro de Arte Municipal Hélio Oiticica. A exposição/performance  inaugura as atividades do Panorama de Dança 2009, que este ano completa sua 18ª edição.

 

Horário: terça a sexta, das 11h às 18h; sábado, domingo e feriado das 11h às 17h
Dia: 12 de setembro a 30 de novembro
Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Centro de Arte Municipal Hélio Oiticica
Telefone: (21) 2242.1012 / 2242.1213 / 2232.1401
Preço: gratuito
Classificação etária: maiores de 18 anos
Para mais informações visite o nosso site www.panoramafestival.com



Panorama  Festival 2009 begins with the performance / exhibition of Slovenian Janez Jansa at the Municipal Art Center Hélio Oiticica (Rio) in September 12

“Remember your first kiss. Find a person with whom you’d like to experience it again. Kiss that person” or “Remember your first time taking drugs. Take the glue. Put in a plastic bag. Inhale several times.” Much better “Remember all the lovers you've had. Write their names down on the floor with a piece of chalk. Erase them by dancing on them.”  These and other performances are part of the controversial work Life [in Progress] by the slovenian artist Janez Janša, that from September 12 will be exposed, or better, available for the public to interact on the re-inauguration of the Municipal Art Center Hélio Oiticica in Rio. The exhibition / performance inaugurates the activities of the Panorama of Dance 2009, which this year completes its 18th edition.

 

Hours: Tuesday to Friday from 11am to 18pm; Saturday, Sunday and holiday from 11am to 17pm 
Day: September 12 to November 30 
Address: Rua Luís de Camões, 68 – Centro de Arte Municipal Hélio Oiticica 
Phone: (21) 2242.1012 / 2242.1213 / 2232.1401 
Price: Free 
Age rating: over 18

For more information visit our website www.panoramafestival.com



CoLABoratorio na reta final com o holandês Rob List

Rob List é o último artista residente na edição do CoLABoratorio de 2009.

O performer e coreógrafo holandês tem no seu curriculo uma longa lista de composições e recebeu inúmeros prêmios pelo seu trabalho. Fundou o estúdio OZU, onde dirige vários jovens artistas, num sistema de troca onde se desenvolvem coreografias que enfatizam o movimento solo de forma muito particular.

No CoLABoratorio a expetativa é grande e o resultado ainda é uma incógnita. A partir de 8 de Setembro os bolsistas recebem e oferecem mais uma proposta de colaboração. O final da residência será dia 25 de Setembro, onde será apresentado o resultado de todo o processo de re sidências a que os bolsistas estiveram sujeitos desde Abril.

 

Local : Centro Coreográfico do Rio de Janeiro



CoLABoratorio in the final stretch with dutch Rob List

Rob List is the last artist in residence in coLABoratorio 2009. 
The Dutch choreographer and performer has in its curriculum a long list of compositions and has received numerous awards for his work. He founded the studio 
OZU, where he directs several young performers, in an exchange system where they develop routines that emphasize the movement of solo in a very particular way. In coLABoratório the expectation is high and the result is still uncertain. From 8th of September scholars receive and offer one more proposal for collaboration. The end of the residence will be the 25th of September, when will be presented the result of the whole process of residences to which fellows have been subject since April.

 

Location : Choreographic Center of Rio de Janeiro



Residência com Wagner Schwartz e Rachid Ouramdane no CoLABoratorio


Começou esta semana no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro a residência com o brasileiro Wagner Schwartz e o francês Rachid Ouramdane.

O projeto baseia-se no anterior trabalho intitulado des témoins ordinaires (as testemunhas comuns), e nasce do desejo de construir uma reflexão sobre os traços deixados pelas violências da História, no imaginário e nos corpos dos indivíduos que as viveram.
A ideia é lançar um debate sobre a história coletiva a partir dos casos individuais de testemunhas silenciosas, e constatar a repetição de violências que hoje são toleradas, e legitimadas até, nas nossas democracias.
Esta proposta resultará numa apresentação no final da residência, dia 21 de Setembro,no Teatro Angel Vianna no Centro Coreográfico às 20h00.

Local : Centro Coreográfico do Rio de Janeiro



Residence with Wagner Schwartz and Rachid Ouramdane no CoLABoratorio

Started this week, at the Choreographic Center of Rio de Janeiro, the residence with Brazilian Wagner Schwartz and the French Rachid Ouramdane
The project is based on the previous work called des témoins ordinaires (the ordinary witnesses), and was born from the desire to start a reflection on the traces left by the violence of history, in the minds and bodies of individuals who lived it. 
The idea is to stimulate a debate on the collective history from the individual cases of silence witnesses and to observe the repetition of violence that are now tolerated, and even legitimated, on our democracies. 
This proposal will result in a presentation at the end of the residence, on 21 September at Teatro Angel Vianna in the Choreographic Center at 8pm.

Location: Choreographic Center of Rio de Janeiro


Mais informações em www.panoramafestival.com
More information in www.panoramafestival.com


Plano Nacional de Cultura: 10 anos na cultura brasileira


Apresentação do texto final na Câmara

Propostas para dez anos na cultura brasileira compõem o Plano Nacional de Cultura

Quantos museus e centros culturais encontraremos nas cidades brasileiras em 2020? As bibliotecas e as salas de exibição de teatro, música e cinema terão uma distribuição mais farta e equilibrada entre as diferentes regiões do País? Haverá mais oportunidades e estímulo para a produção e a fruição dos trabalhos artísticos? Teremos uma atividade econômica significativa em torno de bens, serviços e conteúdos culturais? Como a cultura estará integrada com as políticas de educação, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento e turismo? Como a diversidade brasileira será reconhecida dentro do País e no mundo?

As respostas a essas e outras perguntas serão dadas pelo Plano Nacional de Cultura, documento que orientará as políticas culturais num horizonte de dez anos. O plano, que tramita como projeto de lei na Câmara dos Deputados, terá seu texto final divulgado nesta quarta-feira (9) pela relatora, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

Trata-se do primeiro planejamento de longo prazo no setor, formulado para assegurar a continuidade das políticas entre as diferentes gestões públicas. Tem como eixos de ação proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira, universalizar o acesso dos brasileiros à fruição e à produção cultural, ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável, fortalecer a ação do Estado no planejamento e na execução das políticas culturais e consolidar os sistemas de participação social na gestão dessas políticas.

O projeto de lei do PNC cria oficialmente o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Desse modo, aponta para o estabelecimento da estrutura necessária para transformação dessa iniciativa ainda embrionária em uma política de Estado. Baseado na cooperação entre os entes da Federação, na adesão de instituições privadas e de organizações da sociedade civil e na informação qualificada de institutos como o IBGE e o IPEA, esse sistema fornecerá os subsídios para a constante avaliação dos resultados do plano nacional.

Num prazo de 180 dias após a promulgação da lei, serão fixadas metas para os objetivos do plano, tratando tanto de equipamentos culturais como de instâncias de qualificação da gestão pública, como conselhos e fundos públicos.

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