quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Santo André-SP: programação cultural do Centro de Dança


christiane araujo 
escreveu   


Programação Cultural de Setembro

Centro de Dança de Santo André

 

Local: Centro de Dança de Santo André

Rua Dr. Eduardo Monteiro, 410 - Jd. Bela Vista - Santo André - SP Fone: (11) 4438.5021 centrodedanca_sa@ig.com.br

 

Projeto ENCASA

03/09: 09 as 12h-workshop Teatro Físico: Composição, experimentação e análise" – Cia Quase9 de teatro

04/09: 10 as 13:00h- workshop" Teatro Físico: Composição, experimentação e análise"- Cia Quase 9 de Teatro

12/09: 10h- Workshop "O texto e a Música"- Coro Schola Cantorum ABC

13/09: 10h-Workshop: A busca do auto conhecimento pela arte"- Grupo Etymus

13/09: 14h- Workshop" A máscara Corporal"- Cia Dinossauros Órfãos"

26/09- Jam Session- 14 as 16 h- Improvisação Coletiva

Público alvo: artistas e estudantes de dança e teatro

Inscrições: na secretaria da escola

 

Local: TD - Teatro da Dança SP

Av. Ipiranga, nº343 São Paulo-SP

Entrada franca

Público alvo: livre

25/09- 20h- Apresentação do GDC infantil e adulto

GDC INFANTIL- "Quem nunca passou por isso?"

GDC ADULTO DANÇA - "Solos, duos e trios"                               

 

Local: Corpore Sano

Rua Alvarez de Azevedo, 286- Centro - Santo André-SP

08/09- 19:30h- Palestra: " A Dança clássica e contemporânea no corpo do artista cênico" – Yáskara Manzini e Lu Favoreto- Mediação de Christiane Araújo

Público alvo: artistas e estudantes de dança e teatro

 

 

Saiba mais:

http://www.santoandre.sp.gov.br/bn_conteudo.asp?cod=6488

http://centrodedanca-eld.blogspot.com/

Christiane Araújo
Coord. Artística Pedagógica


Portimão-Portugal: Quatro dias intemporais de «Danças sobre o Tempo»


barlavento 

publicou  

31 de Agosto de 2009   


Quatro dias intemporais de «Danças sobre o Tempo» em Portimão


Tempo Teatro Municipal de Portimão


A Tradballs, com o Teatro Municipal de Portimão (Tempo), promove o ciclo de «Danças sobre o Tempo», entre 9 e 12 de Setembro. Das 19h00 às 20h30, dançar-se-á ao som de ritmos tradicionais de toda a Europa.


O Tempo cede o espaço para a última dança do Verão. O workshop, dado pelos monitores Alexandre Matias e Patrícia Vieira, divide-se em quatro aulas, nas quais os alunos terão a oportunidade de aprender danças tradicionais de vários países da Europa, em grupo, a pares e de cordão.

Para encerrar o workshop, terá lugar, no terraço do Tempo, às 21h30 de 12 de Setembro, um baile, que, ao som do grupo Fol&Ar, dará aos alunos a possibilidade de testarem os seus novos conhecimentos.

As marcações podem ser feitas até dia 5 de Setembro, sendo de 35 euros por pessoa, valor que inclui o acesso ao baile e jantar.


saiba mais 

Rondonópolis-MT: 10º Festival Matogrossense de Dança


ABN 

Agência Brasileira de Notícias  

publicou   

30/08/2009 21:10    


10º Festival Matogrossense de Dança em Rondonópolis


RONDONÓPOLIS [ ABN NEWS ] - A cidade de Rondonópolis se prepara para sediar um dos maiores encontros de dança do Centro-Oeste do país. O Festival Matogrossense da Dança reunirá vários grupos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás. Serão 160 apresentações distridbuídas em cinco dias de evento. Haverá mostra competitiva, concurso interescolar, apresentações em praça pública, exposições de produtos e acessórios para dança e cursos.

O destaque do Festival deste ano é participação especial da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil de Joinville - Santa Catarina. Serão 06 bailarinos que levarão ao palco o espetáculo Les Cinq com solos e Pas de Deux das principais obras de dança clássica. O Encontro da Dança mato-grossense recebe ainda outras participações especiais como Raça Cia de Dança de São Paulo, Carlla Sillveira de Belo Horizonte, Mímulus Cia de Dança também de Belo Horizonte, Centro de Dança do Rio de Janeiro, e Faísca e Fumaça de São Paulo.

Durante o Festival haverá cursos de Balé Clássico Intermediário, Técnica nas Pontas, Pas de Deux, Variação Feminina e Variação Masculina, Dança Criativa, Dança Contemporânea, Jazz, Dança do Ventre e Dança de Rua, que serão ministrados de 10 a 12 de setembro. Este ano, pela primeira vez, o festival oferecerá em praça pública, aulas gratuitas de Dança de Rua para dançarinos amadores e profissionais. É uma preocupação dos organizadores do encontro valorizar a cultura e popularizar cada vez mais esta arte.

Dentre os convidados para ministrar os cursos e compor o júri estão a Maitre Toshie Kobayashi, Roseli Rodrigues, a presidente do Conselho Brasileiro da Dança Mariza Estrella e Denys Nevidomyy da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Este ano o Festival também vai manter a parceria com o Instituto Passo de Arte iniciada em 2007. Com a parceria, o encontro servirá de plataforma seletiva para o Concurso Nacional que será realizado em Indaituba no próximo ano.
Este ano o evento terá ainda a honra de receber a presidente do Instituto Passo de Artes, Marisa Pivetta que estará prestigiando as apresentações dos dias 12 e 13 de Setembro.

Outra parceria conquistada pelo Festival foi firmada desta vez, com a Mostra Corumbá, Santuário Ecológico da Dança, evento que exige prévia seleção de trabalhos através de DVDs. O bailarino André Souza, representante da Mostra, irá durante o Festival, selecionar os trabalhos que podem ser inscritos nesta Mostra de grande importância e prestígio em Mato Grosso do Sul.

Desde sua primeira edição, já se apresentaram no Encontro da Dança cerca de 132 grupos, academias e Cias de dança e ainda 35 escolas da rede pública de ensino. Em nove anos do encontro, passou pelo festival um público estimado de 3.000 pessoas por dia, durante os cinco dias de evento.
Para registrar as apresentações de dança o renomado fotógrafo Reginaldo Azevedo, do Raphoto se fará presente, garantindo assim belíssimas fotos dos trabalhos que serão levados ao palco, no Ginásio de Esportes Marechal Rondon.
O 10º Festival Matogrossense da Dança é uma realização da Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis.

Informações: (66) 3422-1555 
www.festivaldadancamt.com.br 

E-mail: contato@festivaldadancamt.com.br ou academialider@terra.com.br



saiba mais 
ABN   

Fortaleza-CE: Um, dois, três e já! Comboio


Dragão do Mar 
publicou   

Quinta com Dança
Um, dois, três e já! Comboio
Cia. Datê  - Direção: Jacqueline Peixoto

O que nos instiga fazer e pensar a dança hoje? O que isso implica? Que relações se estabelecem? O espetáculo reflete questões para além do movimento físico.

40 min.
Classificação 12 anos. 
Todas as quintas, 20h, no Teatro R$ 2,00/ 1,00

Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Fortaleza - Ceará - Brasil

  saiba mais

Barão Geraldo-Campinas-SP: VI Festival de Apartamento


Thaíse Nardim 
thaise.nardim@gmail.com  
escreveu   


Chamada para o
VI Festival de Apartamento
(Barão Geraldo/Campinas)
Performance Art
http://festivaldeapartamento.blogspot.com/
Ficha de Inscrição disponível AQUI

Os 
Apartment Festivals
  foram criados pelos neoistas nos anos 80 como uma forma de realizar eventos internacionais dePerformance Art nas próprias moradias dos artistas, abrindo mão da necessidade de recorrer aos órgãos oficiais (HOME, Stewart. Assalto à Cultura, Conrad, 1999). Basicamente, para realizar um Festival basta um localuma intenção e pessoas interessados em apresentar e/ou assistir a performances.

Num processo de
 apropriação dessa prática, uma nova série de eventos performáticos
  tem sido realizada desde 2007, adaptando os Festivais de Apartamento de acordo com as necessidades de uma nova geração de artistas, ansiosos por espaços informais para apresentação de performances e intercâmbio de experiências: um misto de mostra e festa que se manifesta cada vez que alguém oferece uma residência para abriga-la.

sexta edição do evento acontecerá em Barão Geraldo, Campinas/SP, no dia 26 de Setembro de 2009.. Os performersinteressados em participar do festival devem preencher a ficha de inscrição em anexo e enviá-la, junto a uma imagem de divulgação, para a organização do evento através do e-mail:

festivaldeapartamento@gmail.com

Maiores detalhes e histórico dos eventos já realizados:
http://festivaldeapartamento.blogspot.com/
 
 

Organização
Thaíse Nardim
Ludmila Castanheira
Rodrigo Emanoel Fernandes

-- 
Thaíse Nardim
blog: 
cabenamao.blogspot.com



Búzios-RJ: Tango Weekend 2009


Aurya Pires 
auryapires@yahoo.com.br  
escreveu   





clique nas imagens
para ampliar

Curitiba-PR: Espetáculo de dança vai reunir grupos selecionados no Guaíra


Bem Paraná 

o portal paranaense  

publicou   

31/08/09     


Espetáculo de dança vai reunir grupos selecionados no Guaíra

As apresentações serão feitas no Guairinha, com a participação de 35 grupos de 19 cidades

do Paraná e Santa Catarina


Começa na sexta-feira (4) a etapa final da segunda Mostra de Dança da Associação dos Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG). As apresentações serão feitas no Guairinha, com a participação de 35 grupos de 19 cidades do Paraná e Santa Catarina. Serão 48 coreografias que vão ser apresentadas ao público nos dias 4 às 20h e no dia 6 às 18h.


Os grupos foram escolhidos durante as etapas seletivas que aconteceram nos meses de junho e julho em Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Maringá e União da Vitória. No sábado (5), às 20h, haverá um espetáculo de gala envolvendo o Guaíra 2 Cia de Dança, que apresentará a coreografia “Faces”, de Eunice Oliveira, e o Balé Teatro Guaíra com “O Segundo Sopro”, de Roseli Rodrigues.


A programação inclui também a entrega do Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança, que acontecerá domingo (6).


Estão programadas oficinas de Balé Clássico, Dança Contemporânea e Pilates para os dias 5 e 6 a partir das 9h nas salas do Balé Teatro Guaíra, no Teatro Guaíra; e a Palestra A Evolução da Dança no dia 5 às 13h, no Guairinha (informações e inscrições acesse o site www.ababtg.org.br


Durante os espetáculos o público poderá colaborar com a campanha de arrecadação de roupas de dança, que serão revertidas para programas socioeducativos. A iniciativa, da Galvão Locações e da ABABTG, foi lançada no Evento História e Arte, que aconteceu no Shopping Crystal no final de julho.


SERVIÇO:

Ingressos: R$ 10,00.

Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra e para associados à ABABTG, clientes Caixa Econômica Federal, comerciários SESC/PR e participantes da II Mostra ABABTG de Dança.


saiba mais  


São Paulo: Congresso de Samba do Brasil


Congresso Mundial de Samba 
escreveu      




Congresso de Samba do Brasil
Aulas, shows, bailes, campeonatos, os maiores nomes so samba!
 
Quatro dias de muita dança e swing 09, 10, 11 e 12 de Outubro de 2009 no Club Homs, mais de 3.000 pessoas de todo o país e de várias partes do mundo já passaram pelas aulas, bailes e apresentações do Samba, faça também parte da História do Samba em São Paulo!
Os melhores profissionais do Brasil no maior evento de samba realizado na cidade de São Paulo.

Novidade: World Samba Brasil – Campeonato Mundial de Samba Gafieira (Profissional e Samba Salão).

Atividades previstas

- 36 horas de aulas práticas;
- 04 oficinas diárias, atendendo a todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado;
- Bailes – Todas as noites - Roda de Samba;
- Aulas especiais de Musicalidade, Passo-Show e Técnicas de Gafieira;
- Shows dos professores convidados;
- Mostra oficial de coreografias selecionadas e mostra paralela;
- Aulas de dança de Salão - Módulo especial infantil;
- A variedade de estilos e técnicas será garantida pela seleção de professores vindos de diferentes partes do País, trazendo propostas interessantes e de qualidade.

O evento conta este ano com a presença dos seguintes artistas (dançarinos) convidados :

- Marcelo Chocolate & Sheila Aquino (Brasil - RJ)
- Andrei Udillof & Cristiane Udiloff (Brasil - SP)
- Bolacha e Kessy Goudard (Brasil - RJ )
- Jimmy Oliveira & Roberta Stephanie (Brasil -RJ)
- Marcelo Moragas & (Brasil - RJ)
- Gustavo regalado & Poliana (Recife / PE)
- Kadu & Larissa (Australia)
- Valdeci (Brasil - RJ)
- Patrick Carvalho & Adriana (Brasil - RJ)
- Alex Carvalho (Brasil - RJ)
- Jomar Mesquita & Juliana Macedo (Brasil - BH)
- Moskito (Brasil - SP)
- Erico & Raquel (Brasil - RJ)
- Luiz Florião & Adriana D' Acri (Brasil - RJ)
- Syilvio Lemgruber (Coreografo do programa do faustão - RJ)

AULAS PROGRAMADAS

Samba gafieira , Estilos do samba , Samba show , Samba Rock , Samba Canção , Samba no Pé , Samba de salão , Técnicas da Gafieira , Musicalidade , Samba clássico , samba pagode , Composição de Coreografia .

Para programação completa e inscrições acesse: www.sambacongress.com.br


Bauru-SP: Cisne Negro


SESC Bauru 


CISNE NEGRO


Dia(s) 04/09 

Sexta, às 20h.


Criada em 1977 por Hulda Bittencourt, é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país e, desde o início, temtrabalhado com jovens e inovadores coreógrafos. No programa, as coreografias: Fruto da Terra, de Itzik Galili, Sabiá, de Vasco Wellemkanp, e Forrolins, de Dany Bittencourt. O espetáculo abre o evento Dança Bauru 2009, realizado pela ADAB - Associação de Dança de Bauru, que tem o apoio do SESC. Direção artística de Hulda Bittencourt.


Ginásio de eventos. (250 lugares).

Retirada de ingresso individual uma hora antes, na Central de Atendimento.

Grátis



saiba mais 
SESC   

Florianópolis-SC: Projeto 12:30 - Bailaoras


hagah  

publicou 


Projeto 12:30 - Bailaoras


Mostra de bailes flamencos de diversos coreógrafos por bailarinas de dança flamenca, conhecidas na Espanha como Bailaoras. Participação das alunas da professora e diretora Marilyn Mafra.


Teatro da UFSC

Praça Santos Dumont, 117
Trindade - Florianópolis

Telefone(s):

(48) 3331-9348

(48) 3331-9447


Horário(s):  03/09/2009 - Quinta, às 12h30

Preço(s): GRÁTIS


saiba mais 

São Paulo: La Valse, Dicotomia, Umbral


Centro Cultural de São Paulo 
publicou   

de 2 a 6/9 
Balé da Cidade de São Paulo 
direção: Mônica Mion - coreógrafos: Luis Arrieta e Luiz Fernando Bongiovanni
Dança contemporânea. Nesta nova temporada, o Balé da Cidade de São Paulo apresenta seu repertório num programa composto pelas coreografias Umbral La Valse – remontagem para quatro casais –, ambas de Luis Arrieta, e Dicotomia , de Luiz Fernando Bongiovanni, que discute o conceito de dicotomia na busca de novas possibilidades. (90min, livre) - Quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h - Sala Jardel Filho (300 lugares) – Entrada franca (a bilheteria será aberta com duas horas de antecedência)

La Valse


Remontagem para o Balé da Cidade de São Paulo em 2008 (para quatro casais)

Em 1992, no Teatro Sérgio Cardoso de São Paulo, no espetáculo 1, 2, 3de Luis Arrieta, estreava La Valse, duo especialmente criado para Mônica Kodato e Irineu Marcovechio, então bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo. Nesse mesmo ano, a convite da direção do Balé da Cidade, La Valse passou a fazer parte do repertório.

Desde então a obra tem sido apresentada no Brasil e no exterior com grande sucesso e mostrando a alta qualidade técnica e interpretativa de seus solistas.

Ficha técnica

elenco

dias 2, 5 e 6/9: Cléber Fantinatti, Fabiana Nunes, Jaruam Miguez, Jefferson Damasceno, Laura Ávila, Marisa Bucoff, Paula Zonzini e Willy Helm

dias 3 e 4/9: Adilson Junior,Fabiana Fornes, Fabiana Nunes, Jaruam Miguel, Jefferson Damasceno, Marisa Bucoff, Roberta Botta, Willy Helm

coreografia
Luis Arrieta
remontagem
Lumena Macedo
assistentes de coreografia
Lumena Macedo e Luiz Fernando Bongiovanni
música
Maurice Ravel (1875-1937), La Valse, 1920
Marta Argerich e Nelson Freire, pianos
Gravação Philips Digital Classics, 411.034-2
concepção de luz
Luis Arrieta
figurino original
Renata Schussheim


Dicotomia



texto abaixo de Luiz Fernando Bongiovanni

As idéias centrais para a construção deste balé surgiram durante meu terceiro ano na graduação em filosofia na Universidade de São Paulo. Quando me familiarizei com o trabalho de Aristóteles percebi o quanto o modo como eu desenvolvo meu trabalho se relaciona, de alguma forma, com certos aspectos da filosofia aristotélica.

O que selecionei para trabalhar com dança, da filosofia de Aristóteles, é, em primeiro lugar, a questão da dicotomia: uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Em segundo lugar, a noção de que aquilo que é simples antecede aquilo que é composto.

Na minha trajetória como coreógrafo utilizo o conceito de dicotomia para encontrar novas possibilidades. A partir de uma série de dicotomias que enumerei: vertical e horizontal, perto e longe, rápido e lento, centro e periferia, curvo e reto, frente e trás, direito e esquerdo, em cima e embaixo, uno e múltiplo, solo e grupo, singular e plural, simples e complexo, etc., construímos um balé.

Ficha técnica

elenco
dias 2, 5, 6/9: Alex Soares, Anderson Ribeiro, Carolina Franco, Cléber Fantinatti, Fabiana Fornes, Fabiana Nunes, Fernanda Bueno, Jaruam Miguez, Marisa Bucoff, Paula Zonzini, Roberta Botta, Tutto Gomes, Willy Helm, Yasser Diaz.
dias 3 e 4/9: Alex Soares, Anderson Ribeiro, Cléber Fantinatti, Erika Ishimaru, Fabiana Nunes, Fernanda Bueno, Jefferson Damasceno, Liliane De Grammont, Luciane Fontanella, Marisa Bucoff, Roberta Botta, Tutto Gomes, Willy Helm, Yasser Diaz.

coreografia e concepção geral de cenários, figurinos, iluminação e sonoridade 
Luiz Fernando Bongiovanni

assistentes de coreografia 
Lumena Macedo e Suzana Mafra

cenógrafo 
Marcos Carvalheiro

figurinos 
Madalena Machado

música original 
Mano Bap

desenho de luz 
Sueli Matsuzaki 

Umbral

Homenagem do Balé da Cidade de São Paulo e de Luis Arrieta aos 100 anos do nascimento do compositor Olivier Messiaen.

texto abaixo de Luis Arrieta

Encontra-se no Dicionário Aurélio a definição de umbral: limiar, entrada; passo primeiro e principal ou entrada de qualquer coisa.
Já no Dicionário de Símbolos, de Juan-Eduardo Cirlot, depara-se, naturalmente, com um enfoque diferente: símbolo de transição, de transcendência; no simbolismo arquitetônico o umbral recebe sempre tratamento especial, através da multiplicação e do enriquecimento de suas estruturas.... ou pela ornamentação simbólica que alcança no Ocidente sua máxima virtualidade na catedral cristã.... 
O umbral adquire aqui, claramente, seu caráter de união e separação dos dois mundos: profano e sagrado.

O umbral que comunica e permite a passagem, nunca é falto de esforços. Solicita-nos despirmos de pesos passados e convida-nos a descobrir novos equilíbrios. Foi em condições difíceis e austeras que, em 1941, numa prisão na França, nascia o Quarteto para o fim dos tempos, trazendo um dos mais inspirados e sublimes convites à transcendência. Desse quarteto, o último movimento, Louvor à Imortalidade de Jesus, muito além de dogmas religiosos, oferece-nos um umbral a um novo espaço.

Ficha técnica

elenco
dias 2, 5 e 6/9: Erika Ishimaru, Gleidson Vigne, Yasser Diaz
dias 3, 4/9: Carolina Franco, Alex Soares, Wagner Varella

coreografia e figurinos
Luis Arrieta

assistência de coreografia 
Lumena Macedo e Milton Kennedy (especialmente convidado pelo coreógrafo)

música 
Olivier Messiaen (1908-1992) - Louvação à Imortalidade de Jesus (Louange à L'Immortalité de Jésus); oitavo movimento do Quarteto para o fim dos tempos (Quatuor pour la fin du temps), 1941 
Trio Fontenay: Wolf Harden (piano), Michael Mücke (violino) e Niklas Schmidt (violoncelo) - Gravação Teldec, com colaboração do WDR Studio Köln (setembro de 1991) - Introdução: Beto Bertolini, Paisagens Sonoras do Planeta "Floresta Atlântica", (faixas 13 e 30) - Nature Net Recordings (1996) Mixagem Sergio Paes

concepção e desenho de luz 
Wagner Freire


saiba mais