quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Rondonópolis-MT: 10º Festival Matogrossense de Dança


ABN 

Agência Brasileira de Notícias  

publicou   

30/08/2009 21:10    


10º Festival Matogrossense de Dança em Rondonópolis


RONDONÓPOLIS [ ABN NEWS ] - A cidade de Rondonópolis se prepara para sediar um dos maiores encontros de dança do Centro-Oeste do país. O Festival Matogrossense da Dança reunirá vários grupos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás. Serão 160 apresentações distridbuídas em cinco dias de evento. Haverá mostra competitiva, concurso interescolar, apresentações em praça pública, exposições de produtos e acessórios para dança e cursos.

O destaque do Festival deste ano é participação especial da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil de Joinville - Santa Catarina. Serão 06 bailarinos que levarão ao palco o espetáculo Les Cinq com solos e Pas de Deux das principais obras de dança clássica. O Encontro da Dança mato-grossense recebe ainda outras participações especiais como Raça Cia de Dança de São Paulo, Carlla Sillveira de Belo Horizonte, Mímulus Cia de Dança também de Belo Horizonte, Centro de Dança do Rio de Janeiro, e Faísca e Fumaça de São Paulo.

Durante o Festival haverá cursos de Balé Clássico Intermediário, Técnica nas Pontas, Pas de Deux, Variação Feminina e Variação Masculina, Dança Criativa, Dança Contemporânea, Jazz, Dança do Ventre e Dança de Rua, que serão ministrados de 10 a 12 de setembro. Este ano, pela primeira vez, o festival oferecerá em praça pública, aulas gratuitas de Dança de Rua para dançarinos amadores e profissionais. É uma preocupação dos organizadores do encontro valorizar a cultura e popularizar cada vez mais esta arte.

Dentre os convidados para ministrar os cursos e compor o júri estão a Maitre Toshie Kobayashi, Roseli Rodrigues, a presidente do Conselho Brasileiro da Dança Mariza Estrella e Denys Nevidomyy da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Este ano o Festival também vai manter a parceria com o Instituto Passo de Arte iniciada em 2007. Com a parceria, o encontro servirá de plataforma seletiva para o Concurso Nacional que será realizado em Indaituba no próximo ano.
Este ano o evento terá ainda a honra de receber a presidente do Instituto Passo de Artes, Marisa Pivetta que estará prestigiando as apresentações dos dias 12 e 13 de Setembro.

Outra parceria conquistada pelo Festival foi firmada desta vez, com a Mostra Corumbá, Santuário Ecológico da Dança, evento que exige prévia seleção de trabalhos através de DVDs. O bailarino André Souza, representante da Mostra, irá durante o Festival, selecionar os trabalhos que podem ser inscritos nesta Mostra de grande importância e prestígio em Mato Grosso do Sul.

Desde sua primeira edição, já se apresentaram no Encontro da Dança cerca de 132 grupos, academias e Cias de dança e ainda 35 escolas da rede pública de ensino. Em nove anos do encontro, passou pelo festival um público estimado de 3.000 pessoas por dia, durante os cinco dias de evento.
Para registrar as apresentações de dança o renomado fotógrafo Reginaldo Azevedo, do Raphoto se fará presente, garantindo assim belíssimas fotos dos trabalhos que serão levados ao palco, no Ginásio de Esportes Marechal Rondon.
O 10º Festival Matogrossense da Dança é uma realização da Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis.

Informações: (66) 3422-1555 
www.festivaldadancamt.com.br 

E-mail: contato@festivaldadancamt.com.br ou academialider@terra.com.br



saiba mais 
ABN