sexta-feira, 24 de julho de 2009
Burburinho - Ensaios, Idéias e Opiniões
São Paulo: La Poupée + O Alfaiate de Livros
Projeto Casa Aberta do Teatro de Dança põe no palco experiências de jovens artistas
No dia 28 de julho, o Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA), apresenta, às 20 horas, a terceira edição do projeto Casa Aberta com os espetáculos La Poupée, de Bárbara Eliask e O Alfaiate de Livros, de Otávio Bastos.
O Casa Aberta são encontros mensais que têm como meta a formação e investigação em dança e podem ter o formato de aula, simpósio, debate ou ensaio aberto. Eles são sempre programados por coletivos, universidades, grupos de estudos/pesquisa ou curadores especiais na área da dança.
Barbara Eliask e Otávio Bastos são jovens artistas com trajetórias muito diferentes:Eliask, paulistana, aos 24 anos saiu do Brasil e foi estagiar em Paris na companhia francesa Preljocaj, onde obteve bastante reconhecimento. Há três anos a bailarina e coreógrafa reside na França e atualmente faz mestrado em dança na Universidade de Paris 8 (http://barbaraeliask.site.
Após as apresentações no TD haverá uma conversa com os artistas sobre as experiências e intercâmbios que realizaram na França e na China, tendo como mediadora a bailarina e pesquisadora convidada: Sayonara Pereira.
La Poupée
Exibido pela primeira vez em São Paulo, o solo concebido e interpretado por Bárbara Eliask explora um paradigma particular da obra La Poupée (A Boneca), do artista plástico surrealista alemão, Hans Bellmer (1902-1975).
“Eu quis explorar todas as possibilidades do meu corpo na tentativa de encontrar formas extremas de apresentação; assim como Hans Bellmer, estudei minhas articulações me transformando em boneca de mim mesma”, explica a bailarina.
O Alfaiate de Livros
A peça de Otávio Bastos conta a história da vida de um encadernador de livros que, enquanto trabalha, aproveita para ler alguns trechos interessantes. Dessa forma, a personagem, que nunca leu um livro por inteiro, tem seus saberes fragmentados e constrói suas próprias histórias a partir dos trechos que leu.
Esse solo, no qual é trabalhada a idéia de o homem ser encadernado pelos livros ao mesmo tempo em que os encaderna, faz parte do processo que o artista vem desenvolvendo a respeito dos estudos sobre manifestações culturais brasileiras e técnicas contemporâneas do teatro de dança.
Sayonara Pereira
Bailarina, coreógrafa, pesquisadora, pedagoga em dança licenciada pela Hochschule Für Musik – Köln – Alemanha (2003). Doutora em Artes-Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2007) e Pós-Doutorado (UNICAMP/FAPESP-2007-2009). Especializou-se em Dança a convite de Susanne Link, na Folkwang Hochschule de Essen - Alemanha (1985), escola dirigida por Pina Bausch. Entre 1985 e 2004 atuou na Alemanha trabalhando com artistas de diversas áreas. Atualmente é professora colaboradora no Instituto de Artes da UNICAMP-SP, e consultora na área de dança e para projetos pedagógicos em dança-educação.
Fichas Técnicas
La Poupée
Coreografia e interpretação: Barbara Eliask Colaboração artística e conceitual: Natacha Smolianskaia
Arte Gráfica: Natacha Smolianskaia Assessoria artística: Marie Devillers Iluminçao: Jean-Luc Télésfort
Figurino: Mathé Peyrecave Trilha Sonora: Arvo Pärt, Igor Stravinsky, Gaspar Claus
O Alfaiate de Livros
Diretor, coreógrafo e intérprete: Otávio Bastos Cenário: Paulo Leite Vídeo: Ormuzd Alves Frases: Mia Couto e Otávio Bastos
Dia 28 de julho – terça-feira, às 20 horas
90 minutos de duração, recomendação 14 anos, entrada franca
Casa Aberta, 3ª edição/09
La Poupée + O Alfaiate de Livros
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email:info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 11 - 2189 2557Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/
O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta’s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.
Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
São Paulo: La/Poup/ée no Teatro de Dança-TD
São Paulo: Sala Crisantempo: Oficina Original B.Boy (dança de rua)
O curso tem como princípio trabalhar os elementos da dança Original B.Boy, um dos estilos da dança de rua (hip-hop). Essa dança tem como componentes, a exploração da musicalidade e criatividade do corpo. O intuito é pesquisar: a movimentação da dança de rua; a consciência corporal; a espacialidade do corpo; a coordenação motora através de exercícios baseados no trabalho de Ivaldo Bertazzo; praticar a percussão corporal, objetivando acelerar o processo de aprendizado criando um corpo musical, com ritmo, libertando o movimento para dançar. Aprender um novo vocabulário, buscar um estilo pessoal, reconhecer e conquistar uma bagagem para as próprias criações são as bases desse curso.
Márcio Greyk – B.Boy, Dançarino, Professor e Coreógrafo. Primeiro (1º) lugar no campeonato de B.Boy Festival Livre Movimento 2006 e 2007 e 2º lugar no Conexão B.Boys 2007. De 2003 a 2007 estudou o Método de Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo. Diretor e intérprete-criador do espetáculo B.E.C.O (B.Boys em construção original) do grupo Zumb.Boys. Fundador do grupo de pesquisa Ritmos e Danças Batakerê. Coreografou o espetáculo Ritmos e Danças. Participou como dançarino dos espetáculos: Samwaad-Rua do Encontro, Milágrimas de Ivaldo Bertazzo. Desde 2007 é dançarino do Núcleo Omstrab participando dos espetáculos Montestória, Calçada Plugada, Omstrab, Fábrica, Omnibus. Desde 2007 é professor no projeto Fábricas de Cultura e participou do processo de criação do espetáculo Pedrinho Luz com a direção de Suzana Yamauchi.
Em 2006 foi Monitor no projeto Cidadança com direção de Ivaldo Bertazzo e Inês Bogéa ministrando aulas de Reeducação do Movimento.
De 27 a 31 de julho de 2009
Das 19h às 21h.
Público alvo: interessados
Valor: R$ 120,00
São Bernardo do Campo-SP: StacattoSP.cia.Dança indica no ABCDança
São Paulo: Novos cursos no NAVE, para crianças e adultos
segundas e quartas, das 9h às 10h
Dança para crianças - Histórias de movimento - 4 a 7 anos - O jogo simbólico é um grande momento do desenvolvimento infantil. Brincando de faz de conta, a criança se transforma em personagens que possuem características cinéticas e que atuam de formas criativas no espaço e no tempo. A criança sente sua movimentação e sua estrutura corporal. Sentindo e descobrindo o que a dança tem de mais precioso: a percepção, interpretação e consciência de seu movimento e corpo criativo. Desde sempre criar, brincar e dançar caminham juntos.
Uxa Xavier - Professora de dança para crianças e adolescentes há mais de 30 anos, especialista no Método Laban (especialização USP). Tem como mestres Klauss Vianna e Maria Duscheness. Coordenou e atuou em vários projetos de dança para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo em instituições públicas e privadas. É integrante do Fórum Paulista de Cultura Infância, fez parte da coordenação do projeto Dança Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura-SP 2007/2008. Atualmente é Curadora de dança do projeto Casa de Cultura e Cidadania AES/Eletropaulo.
DANÇA CLÁSSICA com Valeska Figueiredo
segundas e quartas, das 10h às 11h30
Dança clássica - O curso visa promover uma maior consciência corporal e clareza dos movimentos através dos conhecimentos proporcionados por esta técnica. Dentre suas especificidades estão o trabalho de apoio dos pés no chão, o alinhamento corporal, o alongamento, o fortalecimento muscular, a coordenação motora, a musicalidade, o equilíbrio, o foco de atenção distribuído em várias regiões do corpo e o relaxamento das tensões.
DANÇA CONTEMPORÂNEA com Valeska Figueiredo
terças e quintas, das 16h às 17h30
Dança contemporânea - O curso tem como proposta aprofundar o conhecimento corporal e pesquisar as propriedades do movimento em sua relação com o espaço/tempo. As aulas serão constituídas por atividades de alinhamento corporal, alongamento, tonicidade, fortalecimento muscular, relaxamento das tensões, bem como, por experimentações de deslocamentos, quedas e suspensões, peso, dinâmicas, rolamentos, giros, saltos, pontos de apoio e de iniciação do movimento, equilíbrio e memória. O intuito é que a dança possa ser executada com um mínimo de esforço e um máximo de expressividade.
Valeska Figueiredo - Fundadora do Aplysia Grupo de Dança de Florianópolis, onde atuou como diretora, criadora a e bailarina até 2007. Dentre os prêmios recebidos estão o Prêmio Klauss Vianna e o Prêmio Plínio Marcos. Começou a lecionar aulas de balé clássico em 1994 e aulas de dança contemporânea em 1998. Como professora trabalhou em centros culturais, escolas, projetos sociais e academias de dança. No ano de 2007, ministrou uma disciplina na graduação em dança da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Entre 2001 e 2005, idealizou, coordenou e lecionou no Projeto Social Aplysia. Este último recebeu o Prêmio Brazil Foundation em 2003. É graduada em Psicologia, Mestre em Educação e doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
CURSOS REGULARES:
DANÇA MODERNA com Gaby Imparato
NOVA DANÇA com Adriana Grechi
PILATES com Tatiana Melitello, Gabriela Gehrke, Karina Ka e Gisela Dória
DANÇA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS com Paula Grinover
DANÇA CLÁSSICA com Paula Grinover
REEDUCAÇÃO DO CORPO com Reinaldo Soares
CORPO PRESENTE com Fernanda D´Umbra
DANÇA CONTEMPORÂNEA com Ana Guasque
COMPOSIÇÂO NA IMPROVISAÇÂO com Lívia Seixas
CONTATO IMPROVISAÇÃO com Lívia Seixas
Estúdio Nave – Rua Luis Anhaia, 47 (travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho). Vila Madalena - SP/SP - Tel. (11) 3032 3497 www.estudionave.com contato@estudionave.com
São Paulo: beladanca : NOVOS HORÁRIOS - FAÇA UMA AULA DE DANÇA EXPERIMENTAL
Além do sapateado, que é um curso novinho em folha aqui no Estúdio, temos novos horários de outros cursos:
Dança Indiana Moderna iniciante - quarta, 19 h (profa. Lua Samsara)
Dança do Ventre iniciante - sábado, 13:30 (profa. Renata Rodrigues)
C'est Vintage (can can, charleston, burlesque, jazz cabaré etc e tal) - terça, 20 h (profa. Shaide Halim)
Dança Cigana - sábado, 10 h (profa. Selena Reyes)
Dança Afro - segunda, 17 h (profa. Nubia Ferro)
Ballet Clássico Adulto iniciante - segunda, 18:30 e quinta, 19 h (profa. Nubia Ferro)
Além desses novos horários, temos outros. Então, segue a listinha:
Estilo Tribal - Terça, 19 h e Sábado, 11 h (Profa Shaide Halim)
Dança do Ventre intermediário - Segunda, 19:30 (Profa Shaide Halim)
Dança do Ventre Avançado - Quinta, 19 h (profa. Jamila Silva)
Dança Indiana Moderna - terça, 19 h e sábado, 12:30 (Profa. Shaide Halim)
Bollywood - sábado, 16:30 (Profa. Jamila Silva)
C'est Vintage - sábado, 14:30 (Profa. Shaide Halim)
Dança Cigana - quarta, 20:30 (Profa. Selena Reyes)
Zambra (Flamenco Árabe) - segunda, 21 h e sábado, 15:30 (Profa. Shaide Halim)
Dança Afro - terça, 10 h (Profa. Nubia Ferro)
Av. Lins de Vasconcelos, 2748 casa 1 - Vila Mariana - próximo ao metrô Vila Mariana
São Paulo, SP
(11) 5083-0830
São Paulo: Dançata : Venha Dançar e se divertir na Sexta
Todas as Sextas
Das 22h00 às 3h00
Baile com todos os ritmos
Para dançar e se divertir
Com DJ Drika
Equipe de Personal Dancers
“Comemore conosco o seu aniversário “
RESERVAS
8772-6554 / 3289-8502
Rua Joaquim Floriano, 1063 – Itaim Bibi – São Paulo
Tel 3078-1804 – www.dancata.art.br