quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rio de Janeiro: AO SAMBA - A CRUZ, O XIS E O ESPLENDOR


Espaço Sesc


AO SAMBA - A CRUZ, O XIS E O ESPLENDOR


Andrea Jabor investiga o passo do samba, promovendo um encontro entre a velha guarda e a dança contemporânea.


Há dois anos Andrea Jabor e sua companhia Arquitetura do Movimento investigam o passo do samba. Neste espetáculo, ela pesquisa a dança de mestre-sala e porta-bandeira, o samba de roda e o samba de gafieira, promovendo um encontro entre a velha guarda do samba com bailarinas contemporâneas.

Concepção, coreografia, trilha sonora e direção de Andrea Jabor.


6/2 a 8/3, 6as e sábados, 20h e domingos, 19h.

R$ 2,50 (com.), R$ 5 (est., id., menores de 21 anos, classe artística), R$ 10.


[14 anos]


Espaço SESC


Endereço
Rua Domingos Ferreira, 160


Telefones 
Bilheteria: (21) 2547-0156

Horário de funcionamento - De terça a domingo, a partir das 15h
Vendas antecipadas até as 19h
Informações: (21) 2548-1088 ramais 228, 255 e 229/Fax: (21) 2235-0831




saiba mais 

Ao Samba  

Espaço SESC   



São Paulo: FEVEREIRO NO TD: AJAY SHENDGE, DA ÍNDIA


 Canal Aberto - Aurea Karpor
  aurea@canalaberto.com.br
   escreveu



Fevereiro no TD: Ajay Shendge, da Índia




Em fevereiro, o Teatro de Dança traz a seu palco a sonoridade e o jogo cênico da premiada Cia de Danças Claudia Souza; e o charme e riqueza de detalhes da dança clássica indiana de Ajay SHandge.

Claudia Souza

Neste projeto, em que os espetáculos foram contemplados pelo Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Claudia de Souza promove uma parceria com compositores e performers musicais convidados, somando à linguagem da cia. a construção de um discurso musical que integra o movimento à música, da mesma forma que a capoeira se integrou à dança e aos corpos dos bailarinos.

No espetáculo Sons, a música propõe a construção da dramaturgia compondo, junto com os elementos da cena, as relações e jogos resultantes dessa fusão. Para isso, opta pela não definição dos tempos dramáticos e pela não composição musical, dando espaço para o improviso e o acaso, na busca de um estado de atenção criativa. Isso garante um frescor na relação entre a música e a dança, exigindo dos artistas uma atenção especial com o outro, estabelecendo um diálogo vivo de linguagens. Sons passeia pelo universo das relações interpessoais, tendo como ponto de partida uma identificação corpo-musical com os diferentes timbres experimentados no espetáculo.

Jogo de Dentro foi concebido a partir do “Prêmio Estímulo Flávio Rangel 1997” – Funarte – concedido à companhia para o desenvolvimento da pesquisa que deu origem à linguagem abordada pelo Danças, unindo a dança moderna e a capoeira para criação de uma identidade corporal brasileira. Neste espetáculo é utilizada a principal característica desta fusão: o constante jogo como fator que determina as relações entre seus participantes. A dramaturgia é construída através das escolhas do grupo que definem as posições dos elementos em cena. São abordados alguns aspectos como: o contato inicial através do olhar, sua intensificação até um contato corporal mais íntimo, o jogo de sedução, a segregação pela união do grupo, a manipulação e crueldade, as diferentes nuances do jogo de risco, os aspectos mais lúdicos (o prazer, a diversão) e a disposição para encontrar novos significados, novas sensações e perspectivas diferentes na estrutura cíclica, aparentemente repetitiva do jogar.

Este espetáculo foi premiado como “Melhor criação em dança – 1998” pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Ajay Shendge

O espetáculo do indiano Ajay Shendge reúne dois estilos clássicos de danças da Índia – o ODISSI e o KATHAK. Embora, de origens geograficamente diferentes, os dois estilos são marcados pelo gestual minucioso das mãos, da percussão dos pés e das expressões faciais que demonstram a riqueza da simbologia presente em cada detalhe das danças clássicas indianas.

Originalmente dançado nos templos sagrados do estado de Orissa, o ODISSI revela o lirismo e o encanto que revestem as narrativas mitológicas de Krishna e Radha através da sutil leveza de seus movimentos suaves e sinuosos. KATHAK, tradicionalmente conhecido e originário dos contadores de histórias do norte da Índia, revela o charme das artes folclóricas e a síntese das tradições hindu e árabe. Transplantado dos templos sagrados para as cortes mugal, o estilo é marcado por um intrincado trabalho de pés, giros e piruetas que remetem às tradições sufis

O repertório de ambos os estilos reúne peças clássicas dos recitais tradicionais, invocando a profundidade espiritual que envolve o caráter devocional da arte da dança.

Espetáculos:

05 a 15 de fevereiro – quinta a sábado às 20h, domingo às 18h

Cia de Dança Claudia de Souza/SP

Concepção e Direção: Claudia de Souza

 

05 a 08 de fevereiro

Sons (2001)

60 minutos de duração, recomendação livre

 

12 a 15 de fevereiro

Jogo de Dentro (1998)

60 minutos de duração, recomendação livre


Ficha técnica

Concepção e coreografia: Claudia de Souza

Orientação teatral: Roberto Lima

Elenco: Anabel Andrés, Cristiana de Souza, Gabriel Bueno, Janaína Castro, Junior Domingos, Ítalo Ramos, Kleber dos Santos e Yeda Peres.

Pesquisa e Textos: Anabel Andrés, Claudia de Souza, Janaína Castro e Yeda Peres.

Trilha sonora: Suíte nº 1G BWV 1007 (J.S. Bach), Echolalia/ Mother Tonghe/Radharc, (Dead Can Dance), Le Serpent (Guem), Toque São Bento Pequeno (Lua Negra), The Gates Os Dafös (Rafos),

Improvisação Musical e percussão corporal: Ana Luiza Fridman,

Projeto de Iluminação: Roberto Lima

Cenografia: Luiz Trigo

Figurino: Armando Filho

Produção e Administração: Yara Leite e Adriana Amorim

 

28 de fevereiro – sábado às 20h, domingo às 18h, ingresso R$20,00

 

Danças Clássicas Indianascom Ajay Shendge/Índia

90 minutos de duração com intervalo, recomendação livre


Ficha Técnica

Direção e Interpretação: Ajay Shendge

Coreografias: Guru Kelucharan Mohapatra, Birju Maharaji e Ajay Shendge

Trilha Sonora: Studio Alvorada

Produção: Rita Andrade

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - E-mail:info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista/ Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14hwww.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo e da Alcaçuz. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br



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 Idanca
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Olá,

Esta semana, o www.idanca.net traz como um dos destaques os editais para a contratação de professores nas universidades federais do Rio de Janeiro e de Viçosa, duas boas oportunidades para quem deseja trabalhar no meio acadêmico. Leia a notícia e saiba quais são os prazos de inscrição e o que fazer para se candidatar.

Publicamos ainda o texto da jornalista e crítica de dança Claudia Galhós, que analisa a mudança de perfil dos artistas e as novas formas de comunicação entre ele e o público. Ela cita como exemplo o Sweet and Tender, que agrupa 40 artistas buscando meios de realizar seus trabalhos individuais. Confira!

Diante da boa repercussão e dos inúmeros comentários, segue em destaque o texto da colunista Thereza Rocha, que propõe uma reflexão sobre a economia da cultura e a questão da diversidade. Participe da discussão também!

E em notícias: fique sabendo que estão abertas as inscrições para a mostra internacional do Dança em Foco e para o Fórum Latino-americano (que acontecerá em Minas Gerais); tudo sobre o edital para participar de residência na França; e que já está disponível na rede o conteúdo da revista OlharCE.

Boa leitura!

Hello,

This week, www.idanca.net brings as one of the highlights the open selection processes of federal Universities in Rio de Janeiro and Viçosa for hiring teachers, two good opportunities for those who wish to work in academic field. Read the news and learn more about the application deadlines and what is needed to be eligible.

We also published the article by journalist and dance critic Claudia Galhós, who analyses changes in the profile of artists and the new forms of communication with the audience. She uses as example Sweet and Tender, a group of 40 artists seeking ways to carry out their individual works. Check it out!

Given the good repercussion and countless comments, columnist Thereza Rocha’s article will remain as a highlight this week. She proposes a reflection about the economy of dance and the issue of diversity. Participate in the debate!

At the news: get to know about open submissions for Dança in Foco international video showcase and Fórum Latino-Americano (which will take place in Minas Gerais); everything about a selection process to participate in a residency in France and the content of OlharCE magazine already available online.

Have a nice reading!




TEXTOS

O perfil do artista e as novas formas de comunicação | The profile of the artist and the new comunication

por Claudia Galhós

De um lado, um novo artista. De outro, um público que também vem passando por transformações. O idança publica o estudo de Claudia Galhós sobre as mudanças de perfil e sobre as novas formas de comunicação entre esses velhos personagens. Leia e deixe seu comentário.