domingo, 19 de abril de 2009

Pilobolus LIVE at the ASC


Appearing LIVE at the ASC
November 15, 2008 @ 2:30 & 7:30 p.m.


5min50seg



Pilobolus talks about shadows


Pilobolus talks about shadows

Pilobolus featured on Carte Blanche


5min06seg



Pilobolus: A performance merging dance and biology


Pilobolus: A performance merging dance and biology


Two Pilobolus dancers perform "Symbiosis." Does it trace the birth of a relationship? Or the co-evolution of symbiotic species? Music: "God Music," George Crumb; "Fratres," Arvo Part; "MorangoAlmost a Tango," Thomas Oboe Lee.

TEDTalks is a daily video podcast of the best talks and performances from the TED Conference, where the world's leading thinkers and doers are invited to give the talk of their lives in 18 minutes -- including speakers such as Jill Bolte Taylor, Sir Ken Robinson, Hans Rosling, Al Gore and Arthur Benjamin. TED stands for Technology, Entertainment, and Design, and TEDTalks cover these topics as well as science, business, politics and the arts. Watch the Top 10 TEDTalks on TED.com, at
http://www.ted.com/index.php/talks/top10



14min31seg



São Paulo:PILOBOLUS


Via Funchal

escreveu 


Data:

30 e 31 de maio

Horário:

21h30 (30 de maio) e 20h00 (31 de maio)


Setor

Preço (R$)

Platéia VIP

Platéia 1

Platéia 2

Platéia 3

Platéia Lateral

Mezanino Central

Mezanino Lateral

Camarote

150,00

120,00

90,00

60,00

40,00

120,00

90,00

150,00


Classificação etária : LIVRE




 


Bailarinos que são também acrobatas ou vice-versa - corpos que se fundem a outros ou a materiais inusitados criando formas surpreendentes – tudo isso é uma marca da dança contemporânea, explorada por diversas companhias. Entre todas elas, ninguém o faz de forma tão original ou inovadora quanto oPilobolus Dance Theatre, até porque, a companhia norteamericana, criada há 38 anos, foi a pioneira no estilo, a grande responsável por uma revolução no cenário da dança moderna.

A companhia chega ao Brasil em maio para surpreender e encantar o público brasileiro. Eles mostram aqui um programa que reúne cinco de suas principais coreografias, criadas em épocas diferentes da trajetória da companhia (a mais antiga data de 1973 e a mais nova é de 2008). Eles se apresentam 
30 e 31 de maio na Via Funchal, em São Paulo .

Fundada por Moses Pendleton (que mais tarde criaria também o Momix) e Jonatham Wolken, o Pilobolus foi o primeiro grupo moderno a juntar à dança técnicas de força física, improvisação cênica e muitos efeitos visuais e de luz, apresentando ao público coreografias abstratas muito diferentes dos então padrões tradicionais da dança. Em 2007 tiveram uma de suas maiores consagrações: foram convidados para se apresentar na cerimônia do Oscar, vista por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, apresentando os filmes indicados ao prêmio principal.

O que é o Pilobolus

Pilobolus (cristalino) é um zigomiceta fototrópico — um fungo que adora o sol e que aparece nos currais e pastos. Ele cresce em um pedúnculo como uma pequena bexiga, pressurizada por alvéolos de seiva e encimado por um minúsculo chapéu preto cheio de esporos. Quando o tempo e o Pilobolus estão maduros, todo esse esporágio é expelido com força e os pequenos sacos de esporos podem ser atirados sobre uma vaca como palhaços lançados por um canhão. É relatado que a acelaração — de 0-45 mpg no primeiro mm de vôo — é a segunda mais rápida na natureza.

Pilobolus, o organismo artístico, germinou no solo fértil de uma sala de aula no Dartmouth College em 1971. O que emergiu foi um processo coreográfico colaborativo e um enfoque único de compartilhamento em uma parceria, que deu à jovem companhia um novo conjunto de habilidades não-tradicionais mais poderosas para criar coreografias. O grupo foi logo aclamado por sua surpreendente mistura de humor e invenção. Assim, o Pilobolus não tardou a tornar-se uma organização auto-suficiente, com seus membros coreografando, dançando, gerenciando e criando a publicidade de seus próprios programas.

Pilobolus desenvolveu-se a partir desse coletivo de dança rumo a uma organização única nas artes norte-americanas, com três ramos principais de atividade: Pilobolus Dance Theatre, uma companhia itinerante integrada por sete pessoas; o Pilobolus Institute, um guarda-chuva para toda a programação educacional; e o Pilobolus Creative Services, uma estrutura administrativa que permite coordenar atividade criativa tanto com as organizações comerciais quanto artísticas fora da companhia.

Hoje, o 
Pilobolus é reconhecido como uma das principais companhias de dança americanas de prestígio internacional. Ele não abandonou, porém, seu ímpeto original. A companhia mantém um profundo esforço colaborativo com um diretor executivo, três diretores artísticos e sete bailarinos contribuindo para um dos mais populares e variados repertórios do gênero. Suas muitas décadas de consistente atividade artística colocam-se agora como um testamento da notável fecundidade e longevidade do grupo.

Todos os setores da companhia estão amarrados a esta missão: criar e manter uma organização artística dedicada à coreografia e à apresentação de obras de teatro dançado no mais elevado nível de imaginação e energia; e metodologia criativa para estimular, educar e expandir o público da dança através da inovação, colaboração e serviço público. O
Pilobolus é uma corporação isenta de taxas, não-lucrativa, parcialmente mantida por fundos da Comissão de Cultura e Turismo de Connecticut e por um prêmio do National Endowment for the Arts, além de donativos. A Met Foundation é o patrocinador oficial das turnês do Pilobolus Dance Theatre.

Site oficial:
 www.pilobolus.org



saiba mais
infodansa 15-04-2009


Piracicaba-SP: Dança Cigana


SESC Piracicaba 

Dança Cigana


Dia(s) 22/04 

Quarta, às 14h.



Os apaixonantes acordes de violinos, a magia das vozes, o compasso dos pés e das mãos e o ritmo contagiante da música cigana são utilizados como componentes lúdicos nesta oficina que transforma o corpo num instrumento para extravasar as emoções.


Orientação Marisa Gouveia, professora de dança.

Na Lanchonete.


Especialmente Recomendado para Crianças e Adolecentes


Grátis



saiba mais 

SESC  



São Paulo: Mundo do Tango :: Programação


Adriana Reis 
 e s c r e v e u






- domingo, 19 de abril

17:00 às 20:00 - Projeto "Tango na Rua"

Quando: dom, 19 de abril
Onde: Praça General Gentil Falcão (mapa)

Descrição: Tango na Rua Aula com Natacha Muriel (Arg.) e Lucas Magalhães (Br.) da Cia Típica Tango e do Jornal de Tango (Campinas) e a participção especial de Leonel Capitano (bandonéon e voz) Visando à popularização do Tango... Como em Buenos Aires e nas grandes capitais dos USA e Europa !!! Organização: Jairo Braz - tel 5052-9474 / 9603-1144 Todos os Domingos, das 17h00 às 20h00 (se não chover) Aberto a todos / sem custo Praça Gen. Gentil Falcão / Av. Eng. Luiz Carlos Berrini / Brooklin Novo www.tangonarua.com.br



20:00 - Viaje al Sentimiento - Espetáculo de Tangos & Boleros no Memorial da América Latina

Quando: dom, 19 de abril
Onde: Memorial da América Latina (mapa)

Descrição: O Público exigiu, volta ao cartaz o grande sucesso Viaje al Sentimiento - Espetáculo de Tangos & Boleros no Memorial da América Latina Dia 18 de abril às 21h Dia 19 de abril às 20h Imperdível Moacir Castilho – 11-3289-8502 ------------ ABEL CORDOBA - Cantor Fiel representante do Tango Argentino. Cautiva com sua brilhante voz de barítono e marcante personalidade, que permite um admirável domínio em cena. Prevalece em seu canto uma linha melódica , onde sobressai a doçura de sua voz e a força de sua expressão. Criado em família de tangueiro, desde pequeno se apaixonou pelo Tango. Iniciou sua brilhante carreira aos 16 anos, vinculado a diferentes orquestras da época, até se incorporar a famosa orquestra de Osvaldo Pugliese, ícone do Tango Argentino, cantando durante mais de 30 anos juntamente com o maestro Pugliese, percorrendo o mundo, desde Japão, Estados Unidos, Holanda, Bélgica, Finlandia, Espanha , Portugal e quase todos os países latino américa. Cantou frente ao príncipe Rainieiro e as princesas Carolina e Estefania de Mônaco. Também se apresentou, em duas oportunidades, no célebre Teatro de Cólon em Buenos Aires. Participou da orquestra Color Tango, com quem fez uma extensa temporada na Itália. Em Estocolmo, por um jurado de 10 musicólogos, foi escolhido como a melhor interpretação do Tango “UNO” junto ao maestro Pugliese. CARLOS BERGESIO - Cantor Cantor e compositor argentino, parceiro de Roberto Cantoral autor de “ El Reloj”. Vasta trajetória de sucessos na Argentina e Europa. Um de seus CDs mais vendidos foi “ Pensamiento”, onde interpreta canções de sua autoria. Durante o show interpretará canções de comositores famosos como Armando Manzanero, Calderón, Clavell e outros. SILVIO LA VIA - Bailarino Entre todos os dançarinos, de longa trajetória, se destacam as presenças de : Silvio La Via e sua parceira Trinidad. Silvio tem se apresentado em diferentes cenários do mundo. Destacado professor de Tango em seus diferentes estilos, principalmente de dançarinos profissionais. Atualmente ministra aulas na prestigiosa e emblemática Milonga "Grisel" em Buenos Aires.



20:30 à 01:00 - Milonga - Tanghetto - Aniversário da Itamara Trípoli

Quando:
dom, 19 de abril
Onde: Tanghetto (mapa)

Descrição: Itamara Trípoli Convida os amigos, alunos e milongueros Para a comemoração de seu aniversário Domingo 19 de abril, das 20h30 à 1h00 Na Milonga TANGHETTO Promoção: Moacir Castilho Bolo e La Ronda Reservas: 11-3289-8502 / 11-8772-6554 Rua Joaquim Floriano, 1063 – São Paulo – Itaim Bibi Tel. 3078-1804 –www.dancata.art.br  --------------------------------------- Tanghetto Dançata - Milonga "Tanghetto" - Todos os Domingos, das 20:30 à 1:00 Aula com Itamara Tripoli & Rael - das 20:00 às 21:00 - após há milonga Rua Joaquim Floriano, 1.063 - tel 3078-1804 - 3289-8502 www.dancata.art.br  Organização : Alcione Barros e Moacir Castilho



Show com Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues no Teatro São Pedro - São Paulo

Quando: dom, 19 de abril
Onde: Teatro São Pedro - São Paulo (mapa)

Descrição: 18 e 19/04/09 Teatro São Pedro - São Paulo Show com Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues Contato: www.alexandreekatia.com




Mais informações:
(por Adriana Reis)