sexta-feira, 26 de junho de 2009

Deutsche Welle: Pina Bausch é uma das artistas alemãs de maior renome internacional


Deutsche Welle

O teatro-dança de Pina Bausch é a companhia alemã mais conhecida internacionalmente. Além de se apresentar em diversos países, o Tanztehater Wuppertal passa temporadas fora da Alemanha para criar suas peças.


Bailarinos do Tanztheater Wuppertal: 

nova peça de Pina Bausch 

se inspira no Chile 



A última peça da companhia de Pina Bausch estreou há pouco na recém-reformada ópera de Wuppertal, que já abrigou outros tantos espetáculos bem-sucedidos da coreógrafa. "Uma Peça de Pina Bausch 2009" é o título provisório da peça, aclamada com longos e entusiasmados aplausos por parte do público.


Um sucesso cujo segredo Cornelia Albrecht, empresária da companhia, tenta explicar. Segundo ela, a força de Pina Bausch reside na seriedade do trabalho, na tentativa de transportar uma ideia e investir 100% de si. Tudo isso com grande perfeccionismo e uma busca de verdade e beleza. "Verdade e beleza são conceitos elevados, mas descrevem bem o trabalho da coreógrafa", diz Albrecht.


No fim de seu mais recente espetáculo, os bailarinos e bailarinas não voltam individualmente ao palco, mas em grupo, com a coreógrafa entre eles. Ou seja, a apresentação é vista como o resultado de um trabalho coletivo, num contexto em que todos merecem o mesmo aplauso.


Nacional ou internacional?


Definir a "nacionalidade" do Tanztheater Wuppertal é também uma questão complexa, comenta diplomaticamente Albrecht, para quem a estrutura em torno de Pina Bausch é a de "uma companhia sediada na Alemanha e enraizada em Wuppertal, mas que faz parte do teatro internacional e global".


Quem der uma uma olhada no folheto de programação da atual peça da companhia, achará os nomes dos bailarinos, sem porém, conseguir encontrar os dos "personagens". Uma forma pouco convencional de representação, na qual os bailarinos se autorepresentam.


Espaço para a individualidade


No processo de criação de suas peças, Pina Bausch costuma deixar os bailarinos da companhia mostrar durante os ensaios aquilo que gostariam de dançar. A seguir, ela oferece a eles música como forma de inspiração ou eles mesmos já contribuem com sugestões musicais próprias.


Uma forma de criação que valoriza, em cada espetáculo, a individualidade dos integrantes da companhia. Para Pina Bausch, todo bailarino é um solista, um pensamento avesso ao balé tradicional.


O Tanztheater de Wuppertal conta hoje com mais de 50 membros, dos quais 30 bailarinos e bailarinas vindos de vários países do mundo. "Temos em palco bailarinos de tantas nacionalidades diferentes: da Coréia, do Brasil, da Espanha, Itália, França... Eu ainda poderia citar inúmeros países e mesmo assim ainda estaria esquecendo algum", diz Albrecht.



A coreógrafa Pina Bausch: 

trajetória de inovação da dança 



Relação entre gêneros


Pina Bausch foi uma revolucionária quando jovem, ao abolir o balé para criar o teatro-dança, que não estabelece hierarquia entre solistas e corpo de dança. Uma mudança de pensamento que trouxe, naturalmente, consequências estéticas.


Pina Bausch é, em princípio, uma coreógrafa realista, no sentido mais audacioso da palavra. Um exemplo disso: no balé tradicional, a relação entre os gêneros ainda é convencional; o príncipe levanta a princesa sem nenhum esforço aparente. O homem é forte e a mulher bela.


Um pas de deux como esse jamais será encontrado nas peças de Pina Bausch, já que a coreógrafa evita todo tipo de transfiguração. Nas obras de Bausch, o encontro entre um homem e uma mulher é na maioria das vezes um verdadeiro desastre – às vezes cômico, às vezes trágico.


Durante os ensaios, a coreógrafa concebe a peça a partir de sugestões dos próprios bailarinos. Além da relação entre homem e mulher, outros temas recorrentes em suas obras são a tensão entre indivíduo e grupo ou, de forma mais genérica, entre indivíduo e sociedade.


Melancolia vinda do Chile


Em sua mais nova peça, o tema dominante é a tensão entre os gêneros, num contexto em que cada um quer ser amado, mas, ao mesmo tempo, teme amar o outro. Com tons mais  melancólicos do que alegres, o espetáculo recém-estreado em Wuppertal inclui na trilha sonora canções de amor chilenas, trazidas por Pina Bausch da temporada de estudos da companhia no país, onde a coreógrafa e seus bailarinos passaram três semanas em fevereiro último.


Hoje, Bausch consegue dar continuidade a seu trabalho sem se preocupar muito em ter que captar recursos financeiros, pois a classe política finalmente enxergou o quanto seu trabalho é importante para a Alemanha e principalmente para Wuppertal, cidade à qual ela se mantém fiel.


"O Tanztheater é uma instituição organizada de forma autônoma. É claro que ele é a instituição de Pina Bausch e também seu projeto pessoal", conclui a empresária Albrecht.


Autor: Ulrich Fischer

Revisão: Simone Lopes



fonte:  

Deutsch Welle 



Florianópolis-SC: Entrando em Contato


   R i c a r d o N e v e s
  improvisoricardo@yahoo.com.br
 e s c r e v e u


ENTRANDO EM CONTATO é um projeto idealizado e coordenado por Ana Alonso que visa a difusão, intecâmbio e formação em Contato Improvisação e práticas afins. Receberá em 2009 diversos professores do Brasil e do mundo com larga experiência neste estilo de dança. Estou enviando em anexo o cronograma e os valores para nossas atividades de julho e agosto!
Aproveitem essa linda oportunidade!
Carinho,
Ana


Entrando em Contato
Projeto de difusão, intercâmbio e formação em
Contato Improvisação

Julho/Agosto: TRÊS EM UM

Cronograma de Atividades



Local: CIC - Centro Integrado de Cultura. Sala 46 de dança das Oficinas de Artes da FCC. 

1) Oficinas:
Cursos específicos com duração de nove horas aula e certificado da Fundação Catarinense de Cultura*.
Valor R$90,00 por curso.
Desconto de R$ 10,00 na inscrição antecipada.
Valor dois cursos e inscrição antecipada (até 30 de junho): R$150,00
Valor três cursos e inscrição antecipada: R$ 210,00
Por depósito em conta.
Nome: Ana Maria Alonso Krischke
Banco do Brasil
Ag.: 1808 - 2
Cta corrente: 18882 - 4
Ou cheque pré. Podemos fazer em 2 cheques para 30 junho e 20 julho! 

2) Aulão
Será um encontro com atividades dos três professores visando abrir e apresentar as atividades da semana.
Sugestão de colaboração: R$5,00 

3) Jam
Encontro para o exercício do improviso, celebração e criação.
Conterá também performances dos professores e de outros artistas convidados.
Sugestão de colaboração: R$5,00 
*Certificado de participação em todas as atividades: cursos, Jams e aulão; totalizando 32 horas. 


APROFUNDANDO A QUALIDADE DA DANÇA

Gustavo Lecce – 30, 31 de julho e 1 de agosto

Começaremos levando nosso foco de atenção para a terra e ao nosso próprio peso. Liberando uma busca que orbita ao redor de um movimento limpo e uma dinâmica pura. Recriando nossa dança, mais ligeira e leve. A partir daí, nos encontraremos com outros por meio de passagens, encaixes e canais. Buscaremos o encontro da força com a delicadeza, para uma aproximação mútua e nos sentirmos conjuntamente seguros. Despertando a leveza como uma realidade física e a fragilidade como beleza.

Público alvo: dançarinos, atletas,  pessoas com atividade física na sua rotina e interessadas em arte, movimento e dança.

Gustavo Lecce. Nasce na cidade de La Plata, Argentina em 1967
Pratica Tae-kwon-do e atletismo, mais adiante se inclina para as artes plásticas  e também pelo teatro e a linguagem corporal.
Em 1990 começa seus estudos de Contact Improvisation, iniciando  um trabalho de exploração, do qual faria sua prática.
Estuda com Alma Falkemberg, Nancy Stark Smith, Alito Alessi, Martin Keogh, Andrew Harwood y Camilo Vacalebre entre outros.
Desde 1994 ensina em diversos centros e instituições de Buenos Aires, La Plata, Mar del Plata, Sta Fé, Rosario, La Pampa.
Foi convocado em 2003, para dar cursos intensivos de C.I. no Centro Civico Barceloneta ( 2º Festival de C.I. em Barcelona - Espanha).
Forma parte da companhia Aérea Circo Negro, com o espetáculo Mamushka.
Da aulas a companhias de Tango e a grupos de Clown.
Trabalha na atualidade na disciplina de Contact.Improvisation no  I.U.N.A.( Instituto Universitário Nacional de Arte)  há 10 anos.


PEQUENAS QUEDAS E GRANDES VÔOS

Ricardo Neves – 1 e 2 de agosto

Praticar a respiração Sokusnhi Kokyuhô (respiração pela sola dos pés) e as técnicas de quedas e  vôos dentro da linguagem do Contato  Improvisação. Utilizando ferramentas do Aikidô, da coordenação motora (pesquisa feita feita pelas fisioterapeutas francesas Madame Beziérs e Madame Piret) e vocabulários do contato improvisação. Teremos como objetivo uma relação mais tranqüila em relação a quedas e com isto dar segurança para tirarmos os pés do chão e voar, para logo em seguida cair...

Público alvo: dançarinos, atletas,  pessoas com atividade física na sua rotina e interessadas em arte, movimento e dança.

Ricardo Neves estuda contato improvisação desde 1997. Praticante de Aikido, aplica em seu trabalho e nas oficinas que ministra técnicas baseadas nos ensinamentos dessa arte.  Concebeu e organizou o I Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo. Participou como professor e perfomer de festivais de contato em Buenos Aires , Brasília e no Rio de Janeiro. Já performou com Tica Lemos (BRA), Daniel Lepkoff (USA), Cristina Turdo (ARG), Ingo Rozenkranz (ALE), Ralf Jaroshinski (ALE) e fez cursos com Steve Paxton (USA) e Nancy Stark-Smith (USA), entre outros.


DANÇA-MOVIMENTO-TERAPIA: Um diálogo em dança.

Hary Salgado – 3 a 5 de agosto.

Que é a Dança Movimento Terapia? É o uso psico terapêutico do movimento em um processo que promove a integração física, emocional, cognitiva e social do indivíduo. Definição do American Dance Therapy Association – ADTA: É uma forma de psicoterapia que usa o movimento expressivo como veículo pelo qual, um indivíduo pode comprometer-se em um processo de integração e crescimento. O curso de formação em dançaterapia, através da metodologia,  do American Dance Therapy Association. ADTA.   tem por objetivo capacitar profissionais da educação; saúde e demais áreas afins, na arte inclusiva da Dançaterapia; uma metodologia, conhecida e aplicada mundialmente. Criada há quase meio século,  a metodologia da dançaterapia revela, por meio da educação ou arte inclusiva, o potencial do indivíduo em desenvolver a percepção de si e do outro, através da sucessão de movimentos motores e sensitivos, resgatando-lhe a autoconfiança e amor-próprio. 

Conteúdo: Recuperação da unidade corporal; A voz é corpo. Exploração do som-corpo; Reconhecimento da música através do corpo; Desenvolvimento da percepção de si  através do movimento; Escuta corporal própria e dos outros; Associação e dissociação do corpo em movimento.  

Público alvo: Psicólogos, bailarinos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores, educadores físicos, arteeducadores, arteterapeutas, musicoterapeutas, profissionais que trabalham com pessoas com necessidades especiais,  esportistas, profissionais de recursos humanos, artistas, médicos, estudantes e pessoas interessadas em dança, corpo e movimento.

Atenção! Para inscrições deste curso é necessário enviar currículo breve (10 linhas) e carta de intensões (máx 15 linhas). Estão isentos disso aqueles que participaram do curso anterior de DMT.

Hary SalgadoFacilitador de Contato Improvisação, Bailarino, investigador e docente. Licenciatura em Artes Cênicas - menção dança contemporânea Universidade Central da Venezuela. Dança terapeuta e trabalhador corporal. Egresso do centro de formação terapêutica Maria Fúx, Buenos Aires (Argentina). Formação em Dança-Movimento-Terapia por: (American dance therapy). Association. (ADTA.), Dance/Movement Therapy na Universidade CAECE. Em Buenos Aires, trabalhou por longo período em hospitais psiquiátricos utilizando a técnica de dança terapia com pessoas em sofrimento psíquico e somático.


Apoio:

Oficinas de Artes da Fundação Catarinense de Cultura (048) 39532314
Restaurante Lua Natural ao lado do Shopping Iguatemi
Pura Vida, pousada. www.puravidabrasil.ch


São Paulo: No balanço da peneira


 Z e n e i d e
  e s c r e v e u


Programação do mês no
CPC-USP/Casa de Dona Yayá
Junho de 2009
Programação gratuita*
Domingo na Yayá
Domingos, às 11h00


28 de Junho

Grupo Beija Fulô - Espetáculo Infantil

O Grupo Beija-Fulô, formado em 2002 por educadores, apresenta na Casa de Dona Yayá o espetáculo “No balanço da peneira”, que busca resgatar os cantos e danças da cultura popular brasileira em um cenário que evoca o trabalho coletivo do campo, fazendo uso de objetos que lembram o cotidiano do nosso povo. Para tudo isso, o Beija-Fulô se utiliza de instrumentos de percussão que dão a base rítmica, do canto que mostra a situação onde se insere cada melodia, da sanfona que o acompanha singelamente e da dança que dá o floreio de cada música.

para a programação completa do mês , clique aqui



c l i q u e n a i m a g e m 
p a r a a m p l i a r 


São Paulo: JAZZ DANCE - Curso Intensivo de Férias - Ultimos dias para inscrições


P u l s a r t e
pulsarte@pulsarte.com.br
e s c r e v e u




 c l i q u e n a i m a g e m 
p a r a a m p l i a r 


Últimos dias para inscrições!! Aproveite!

Jazz Dance - Curso Intensivo de Férias 

Ministrado por: Anderson Couto

DIAS 02,03 e 04 de Julho. (Quinta, sexta e sábado)

Carga Horária: 9 hs c/ certificado
Investimento: R$ 190,00 ( 2 cursos)

Jazz Duo; Técnica nível iniciante ; Técnica nível intermediário/avançado.
Dirigido para bailarinos, atores e professores interessados no trabalho de composição coreográfica, consciência corporal e aprimoramento técnico artístico.


Local: PULSARTE
Rua Pereira Leite, 55 - Alto de Pinheiros
Tel.: 11- 3868-2008/ 11-3877-1115

Ficha de inscrição, alojamento e condições de pagamento acessando este link

Será um grande prazer recebe-los!

Equipe Pulsarte



saiba mais 
i n f o d a n s a 06-06-2009  


CPT: INFORME nº 45/ 2009


 C O O P E R A T I V A P A U L I S T A D E T E A T R O
   E S C R E V E U





RETIRADA DE MATERIAL REFERENTE AO EDITAL 002/2008


O Núcleo Vocacional informa que os candidatos ao edital 002/2008 (credenciamento de artistas em dança, música e teatro para edição 2009 dos projetos do Núcleo Vocacional) poderão retirar os envelopes com o material entregue no mesmo local de recepção entre os dias 29 de junho e 03 de julho, das 14h às 18h. Após esse período, todo o material será descartado. Local: Núcleo Vocacional - Galeria Olido - Av. São João, 473, sexto andar, Centro.

Obs: Os candidatos que foram contratados também podem comparecer e averiguar, já que só alguns encontram-se disponíveis. (em muitos casos todo o material entregue foi necessário ao processo de contratação). Maiores informações: (11) 3397-0166.




ATIVIDADES E ESPETÁCULOS GRATUITOS


Tenha acesso às oficinas, palestras, aulas, eventos, workshops e seminários gratuitosclicando aqui. E para visualizar os espetáculos gratuitos e os que oferecem cotas para cooperados, clique aqui.


 Estão abertas as inscrições para o workshop “Singularidades Corporais como Proposta de Investigação Coreográfica” no Teatro de Dança, com coordenação de Luis Ferron. Os interessados devem encaminhar um mini-currículo para  HYPERLINK "mailto:teatrodedanca@apaa.org.br" teatrodedanca@apaa.org.br até dia 24 de junho. A atividade é gratuita e acontece de 2 a 5 de julho, quinta a sábado, das 14h às 17h, e domingo, das 10h às 13h. Mais informações: (11) 2189-2557, 2189-2558 ou  HYPERLINK "http://www.teatrodedanca.org.br" www.teatrodedanca.org.br


 As inscrições para as atividades gratuitas da I Mostra de Mímica Contemporânea estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail  HYPERLINK "mailto:oswalddeandrade@assaoc.org.br"oswalddeandrade@assaoc.org.brPara mais informações,  HYPERLINK "http://www.cooperativadeteatro.com.br/site/mostramimica.pdf" \t "_blank" clique aqui ou acessando o site HYPERLINK "http://www.mimicas.com" www.mimicas.com


 A Fundação Nacional de Artes (Funarte) será a sede para a realização de três oficinasgratuitas, de 6 a 11 de julho, que integram a programação da 5ª edição da Mostra de Performances Verbo, realizada pela Galeria Vermelho. Local: Al. Nothmann, nº 1.058 – Campos Elíseos/SP. Inscrições Gratuitas. Informações: (11) 3138-1520 e  HYPERLINK "http://www.galeriavermelho.com.br/www.galeriavermelho.com.brConfira a programação HYPERLINK "http://www.galeriavermelho.com.br/v2/pdfs/oficinas-verbo2009.pdf" \t "_blank" clicando aqui

 

 A Cia. Borelli de Dança promove o debate Arte e Resistência. No dia 26 de junho, às 20h, a debatedora convidada é Mestre Doutora Christine Greiner. Local: R. Souza Lima, 300 B, Santa Cecília, SP. Informações:  HYPERLINK "http://www.ciaborelli.com/" www.ciaborelli.comHYPERLINK "mailto:ciaborellidedanca@gmail.com" ciaborellidedanca@gmail.com ou (11) 3825-2711.


A Cia. Borelli de Dança apresenta nos dias 24 e 25 de junho, às 20h, o ensaio aberto de seu novo espetáculo “Estado Independente”. Local: R. Souza Lima, 300 B, Santa Cecília, SP. Informações:  HYPERLINK "http://www.ciaborelli.com" www.ciaborelli.com,  HYPERLINK "mailto:ciaborellidedanca@gmail.comciaborellidedanca@gmail.com ou (11) 3825-2711.


A produção de “O Animal Mais Forte do Mundo 2” está disponibilizando 5 ingressos gratuitos por sessão para cooperados. O espetáculo é a nova obra dos coreógrafos, pesquisadores e bailarinos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Dias 23 e 24 de junho, às 21h. Local: Viga Espaço Cênico – R. Capote Valente, 1323, Pinheiros. Informações:  HYPERLINK "mailto:contato@dancacontemporanea.com.brcontato@dancacontemporanea.com.br


O Caleidos Cia. de Dança está com temporada gratuita do espetáculo interativo de dança contemporânea “Ares FamiliAres”. Mais informações:  HYPERLINK "mailto:caleidos@caleidos.com.brcaleidos@caleidos.com.brConfira abaixo os dias e locais das apresentações:

Dia 24/06, às 20h: Santo André – Escola Livre de Dança – R. Eduardo Monteiro, 410. tel: (11) 4438-5021.

Dia 25/06, às 19h: Campinas – Teatro CPFL, R. Jorge Figueiredo Côrrea, 1632. Informações: (19) 3756-8000. 

Dia 28/06, às 20h: São Carlos – Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, R. Sete de Setembro, 1735. Informações: (16) 3371-4339.




Lei n.º 14.864/2008 - ISENÇÃO ISS PROFISSIONAIS LIBERAIS AUTÔNOMOS


Profissional liberal ou autônomo é aquele que, possuindo determinadas habilidades manuais, técnicas ou intelectuais, presta serviços de forma pessoal e por conta própria, sem vínculo empregatício ou subordinação hierárquica. O serviço pode ser prestado, habitual ou eventualmente, no estabelecimento ou domicílio do prestador ou no estabelecimento ou domicílio do tomador do serviço. Destacam-se os seguintes pressupostos básicos neste tipo de prestação de serviços: 
a) pessoalidade; 
b) inexistência de subordinação hierárquica. 

O termo “profissional autônomo” é utilizado de forma ampla e busca designar quem trabalha por conta própria e sem vínculo empregatício. O termo “profissional liberal” está normalmente associado a uma profissão regulamentada por uma Ordem ou Conselho Profissional, o que lhe confere exclusividade e responsabilidade legal no exercício da atividade. O profissional liberal geralmente possui nível universitário ou técnico, podendo empregar outra pessoa apenas para exercer atividade de apoio à sua atividade. Entram na lista dos profissionais liberais os médicos, dentistas, advogados, jornalistas, dentre outras categorias profissionais.

A Lei 14.864/2008 concede isenção do pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS), a partir de 1º de janeiro de 2009, aos profissionais liberais e autônomos, quando prestarem os serviços descritos na lista do “caput” do art. 1º da Lei 13.701/2003, com as alterações posteriores. A medida beneficia vigilantes, cabeleireiros, sapateiros, taxistas, ambulantes, pintores, eletricistas, pedreiros, costureiras, técnicos em eletrônica, contabilidade e administração, médicos, dentistas, engenheiros, advogados, dentre outros.

Mas, atenção! A parcela do ISS vencida no dia 10 de janeiro de 2009 deve ser paga normalmente, pois se refere ao período de outubro a dezembro de 2008, não alcançado pela isenção. A isenção do pagamento do ISS a partir de 2009 não se aplica às cooperativas e sociedades de profissionais. Elas devem continuar a recolher o ISS nos termos do regulamento. A isenção de pagamento do ISS prevista na Lei 14.864/2008 não se aplica aos delegatários de serviço público.

A concessão da isenção prevista na Lei nº 14.864/2008 será adotada de forma automática pela Prefeitura, com base nos dados constantes no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), não sendo necessário qualquer requerimento por parte do contribuinte.

A Lei 14.864/2008 não exime os profissionais liberais e os autônomos da inscrição e da atualização de dados cadastrais no CCM, nem do cumprimento das demais obrigações acessórias definidas em regulamento.

O tomador do serviço fica obrigado à retenção na fonte e recolhimento do ISS, caso não seja fornecido o número da inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) do profissional liberal ou autônomo.