segunda-feira, 16 de novembro de 2009

São Paulo: SID/MinC promove Seminário da Diversidade Cultural



Seminário da Diversidade Cultural

SID/MinC promove último encontro da série nos dias 17 e 18 deste mês, em São Paulo

São Paulo será sede, nos dias 17 e 18 de novembro, do último encontro do ano do Seminário da Diversidade Cultural - Entendendo a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

O evento reunirá, mais uma vez, gestores públicos e privados para discutir os conceitos, objetivos e princípios diretores da Convenção, adotada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005 e ratificada pelo Brasil em 2007.

Promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), o Seminário conta, nesta edição, com a parceria do Instituto Itaú Cultural, local da realização do evento, e do Observatório da Diversidade Cultural.

A Convenção da Unesco, já adotada em 103 países, tem como principal objetivo proteger e promover a diversidade das expressões culturais, materializadas e transmitidas principalmente pelas atividades, bens, serviços culturais, línguas e costumes de cada comunidade. Além de reafirmar o direito soberano dos Estados de formular e implementar suas políticas culturais, a Convenção disponibiliza uma série de medidas que as Partes podem adotar para proteger e promover a diversidade das expressões culturais em seu território.

"A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais foi criada exatamente porque a diversidade cultural no mundo corre perigo. A globalização econômica e financeira e o progresso das tecnologias de informação e comunicação facilitaram a circulação dos bens e serviços, o que resultou em uma maior interação cultural. O problema é que essa interação tem acontecido de maneira profundamente desigual, com um fluxo de bens e serviços culturais direcionado principalmente dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento", alerta Giselle Dupin, coordenadora de Articulação, Formulação e Conteúdo da SID/MinC e membro da delegação brasileira no Comitê Intergovernamental da Convenção.

"O exemplo mais visível desse desequilíbrio é a oferta de filmes no mundo. As grandes produtoras cinematográficas são norte-americanas e detêm cerca de 90% do mercado mundial de audiovisual, incluindo filmes e programas para a televisão", cita Giselle, que fará palestra no Seminário sobre os princípios básicos da Convenção e do andamento das negociações com o Comitê Intergovernamental.

O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula, participa da solenidade de abertura do evento, pela manhã, e na parte da tarde fala sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para a proteção e a promoção das expressões representativas da diversidade cultural do país e como as políticas públicas de Cultura no Brasil estão respondendo aos desafios da Convenção. Participam da mesa de abertura, como convidados, o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, e a presidente do Itaú Cultural, Milú Villela.

Ainda no dia 17, o evento também terá como palestrantes Hirton Fernandes, coordenador de Culturas Populares da Secretaria de Cultura da Bahia, e André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. No dia 18, proferem palestras sobre a Diversidade Cultural e a participação da Sociedade Civil José Márcio Barros, do Observatório da Diversidade Cultural; Azelene Inácio Kaingang, socióloga indígena do Mato Grosso; João Batista da Luz, representante da Comunidade Quilombola dos Arturos de Minas Gerais; e Renata Katsue Yuba, representante da Comunidade Japonesa Yuba de São Paulo.

Confira a programação no Blog do Seminário: blogs.cultura.gov.br/diversidadecultural.

Seminário da Diversidade Cultural - Esse é o quinto e último encontro de uma série realizada ao longo deste ano, e que terá continuidade em 2010, pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura para divulgar a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O primeiro, voltado para os gestores da região Sudeste, aconteceu no mês de junho, em Belo Horizonte. O segundo foi realizado em Sousa, na Paraíba, reunindo gestores públicos e privados de Cultura de todo o semiárido nordestino. Em agosto, em Boa Vista, foi a vez dos gestores da região Norte. O quarto encontro reuniu gestores do Centro-Oeste, em Campo Grande, nos dias 6 e 7 deste mês.

Outras informações sobre o Seminário: (61) 2024-2383, com Júlia Tolentino.


Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Site: http://www.cultura.gov.br/sid

Blog: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/

Twitter: http://twitter.com/diversidademinc


Florianópolis-SC: 1º Encontro Internacional de Contato Improvisação na Natureza


Ricardo Neves
improvisoricardo@yahoo.com.br
escreveu



clique para ampliar

Mais informaçoes no blog!

Ana Alonso 
(48) 99576777

São Paulo: Novembro na Grife do Corpo


escreveu




clique para ampliar

Brasília e São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: segunda-feira 16.11


Adriana Reis
escreveu


- segunda-feira, 16 de novembro

 

 

 20:00 às 22:00 - Projeto Tango para Todos - Cursos gratuitos e compactos de Tango de Salão em Brasília - DF

Quando: seg, 16 de novembro

Onde: Asa Sul - Brasília - DF (mapa)

Descrição: Tango para Todos em 2009 Cursos gratuitos e compactos de Tango de Salão em várias regiões em Escolas Públicas do DF com mestre argentino Guillermo Abraham e Ana Szerman, com o patrocínio do FAC- Secretaria de Cultura-DF. Para Maiores de 16 anos que morem no DF. Inscrições gratuitas (50 vagas - 25 masculinas e 25 femininas) Próximos cursos: De 21 a 25 de setembro - Varjão do Torto / 3901-7543 De 26 a 30 de outubro - Asa Norte / 3901-6926 De 16 a 20 de novembro - Asa Sul / 3901-1545 De 07 a 11 de dezembro - Núcleo Bandeirante / 3901-4333 Cursos com 10 horas e 2h por cada dia da semana, de 2ª a 6ª feira, das 20h às 22h. Inscrições : Deverão ser feitas diretamente com os professores Guillermo( 9159-0891 ) ou Ana (9272-2825) ou ainda pelo e-mail: seductango@gmail.com, devendo cada interessado deixar: Nome completo, número de identidade ou CPF, telefone de contato e e-mail, e citar o local do curso desejado. Ana Szerman e Guillermo Abrahamanaszerman@gmail.com e guiabraham@gmail.com Projeto Tango para Todos 9272-2825 ou 9159-0891 Brasília-DF

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 - Curso Básico de Tango com Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues

Quando: seg, 16 de novembro

Onde: Escola de Dança Celso Vieira (mapa)

Descrição: Nesta segunda (26/10) estaremos iniciando curso básico de tango às 20hs, na Escola de Dança Celso Vieira. No mesmo dia, às 21h, teremos um curso de "sequências para milonga". A duração de ambos os cursos será de 6 aulas. Maiores informações acesse o site: www.celsoviera.com.br Quer ver um pouco do nosso trabalho? Acesse os links abaixo, com algumas exibições da nossa última turnêe pela Europa: Tango salão (Padova, Itália): http://www.youtube.com/watch?v=qUr_BLCBEZMMilonga (Vilnius, Lituânia): http://www.youtube.com/watch?v=UxufzzOj8wQ Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues www.alexandreekatia.com

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:00 - Curso de Seqüências para Milonga com Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues

Quando: seg, 16 de novembro

Onde: Escola de Dança Celso Vieira (mapa)

Descrição: Nesta segunda (26/10) estaremos iniciando curso básico de tango às 20hs, na Escola de Dança Celso Vieira. No mesmo dia, às 21h, teremos um curso de "sequências para milonga". A duração de ambos os cursos será de 6 aulas. Maiores informações acesse o site: www.celsoviera.com.br Quer ver um pouco do nosso trabalho? Acesse os links abaixo, com algumas exibições da nossa última turnêe pela Europa: Tango salão (Padova, Itália): http://www.youtube.com/watch?v=qUr_BLCBEZMMilonga (Vilnius, Lituânia): http://www.youtube.com/watch?v=UxufzzOj8wQ Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues www.alexandreekatia.com

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:30 às 23:30 - Prática de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena

Quando: seg, 16 de novembro

Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)

Descrição: Prática de Tango Segundas-Feiras - 21:30 às 23:30 hrs Organização : Moises Murad Local - Espaço Lotus Vila Madalena - São Paulo - SP R. Mourato Coelho, 1489 (final da Rua, esquina com a Purpurina) tel - 3032 3604

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br

Idança: Panorama e Seminário Economia da Dança :: Panorama and Dance Economy Seminar


escreveu

Olá,

www.idanca.net esteve no II Seminário Internacional Economia da Dança, que aconteceu de segunda à quarta-feira, dentro da programação do Festival Panorama de Dança 2009, no Rio de Janeiro. Muitos debates importantes aconteceram, confira a reportagem. E assista ao vídeo!

Ainda falando em Panorama, o festival segue a todo vapor até domingo. Para quem não pode acompanhar de perto, montamos uma galeria com alguns vídeos produzidos durante essa semana. As atividades seguem em ritmo intenso neste fim de semana com a programação do Sentido>Centro. Assista aos vídeos e programe-se!

E continua no ar o texto de Rita Tatiana Cavassana sobre o projeto Vid.BR, do Acervo Mariposa, uma interessante iniciativa de mapeamento da produção de videodança no Brasil. Leia e comente.

Em notícias: os selecionados para o programa Rumos Dança – Videodança, as estreias da semana, o projeto Novos Coreógrafos e muito mais!

Acompanhe as novidades do idança no Facebook, twitter, Orkut e também nowww.movimento.org! Se você participa de alguma dessas redes sociais, junte-se a nós.

Boa leitura!

::

Hello,

This week www.idanca.net was present at the II International Dance Economy Seminar, which took place from Monday to Wednesday, within the program of Festival Panorama de Dança 2009, in Rio de Janeiro. Many important debates took place, check out the report and watch the video!

Still about Panorama, the festival will continue until Sunday. For those who are not able to attend the festival, we created a gallery with some videos produced during this week. The activities will keep going strongly this weekend with the Sentido>Centro program. Watch the videos and make your schedule!

Rita Tatiana Cavassana’s article about the Vid.BR project is still among the highlights. Created by Acervo Mariposa, it is an interesting mapping the videodance production in Brazil. Read and comment.

Follow idança’s news at Facebook, twitter, Orkut and also at www.movimento.org! If you are part of any of these social networks, join us.

Nice reading!






Boletim Caleidos - 121


CALEIDOS - Cia de Dança
canalcaleidos@caleidos.com.br
escreveu




clique para ampliar