domingo, 8 de abril de 2012

Idança.net: idanca.doc e João Saldanha sobre Pina 3D :: idanca.doc and João Saldanha talks Pina 3D


escreveu




Petrobras
idanca.net
Petrobras
Olá queridos leitores do idança,
após duas semanas sem newsletter, devido a problemas técnicos, voltamos com tudo no mês de abril, mês de comemoração da dança.
Nesta semana, trazemos o texto que João Saldanha escreveu sobre o documentário Pina 3D, que está em exibição nas salas de cinema de todo o país. No artigo, João faz um panorama da carreira da coreógrafa Pina Bausch e do diretor alemão Wim Wenders. Para acompanhar, incluímos mais um vídeo do projeto idança.doc, com a coreógrafa e professora Carlota Portella, que fala sobre suas primeiras experiências, a companhia Vacilou Dança, a escola e o projeto social que vem desenvolvendo junto a alunas da rede pública. Esta série conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-RJ).
No embalo das comemorações do mês da dança, o Rumos Itaú Cultural divulgou os editais e a data de inscrições. E mais, a Bahia comemora a dança com espetáculos espalhados por diversos municípios, além de oficinas e debates que integram muitos festivais. No Rio de Janeiro, Marcela Levi fica em cartaz somente neste fim de semana com Natureza Monstruosa, a ocupação Dança pra Cacilda está recebendo inscrições até segunda-feira para o projeto Novíssimos. Em Portugal, o festival InShadow em sua quarta edição, abre convocatória para envio de trabalhos e homenageia o Brasil colocando-o como país convidado.
Aproveite o feriado para ficar por dentro do mundo da dança, boa leitura!
::
Dear readers,
after two weeks without sending the newsletter due to technical problems, we are back for the international dance month.
This week, we bring a text by choreographer João Saldanha about the movie Pina 3D, directed by Wim Wenders. In a new video of the idanca.doc series, choreographer and dance teacher Carlota Portella talks about her career and the school she founded.
Read also the news about premieres and call for entries.
Have a nice reading!
TEXTOS

PINA 3D por João Saldanha

por Idança
VÍDEOS

idanca.doc: Carlota Portella

por Idança
NOTÍCIAS

Rumos Itaú Cultural divulga editais e data de inscrições

por Idança
idanca.doc: Carlota Portella
idanca.doc: Ceme Jambay
Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura
Brasil - País de Todos
Prince Claus Fund for Culture and Development




São Paulo : "BADERNA" NUCLEO LUIS FERRON


CONVITE ESPETÁCULO BADERNA
leonardoimprensa@hotmail.com
escreveu



clique para ampliar


São Paulo : [studiodanca] ESCOLA BURLESCA DE SÃO PAULO - NOVOS CURSOS E HORÁRIOS EM ABRIL E MAIO


Escola Burlesca de São Paulo
studiodanca@grupos.com.br
escreveu


EM ABRIL E MAIO, NOVOS CURSOS E HORÁRIOS. CONFIRA:



clique para ampliar



Veja agora todos os  cursos que temos pra você!
 
 
Dança Burlesca - Mescla de dança, interpretação, sensualidade e comicidade, se caracteriza num gênero leve de erotismo, onde o striptease é sutil e não chega até o final.
Quartas, 19 h - Profa. Lady Burly / Quintas, 21 h - Profa. Lady Burly / Sábados, 15 h - Profa. Lady Burly (lotado) /  Sábados, 17 h - Profa. Lady Burly
 
Danças Vintage - Um curso que engloba diversas danças antigas, como charleston, authentic jazz, cancan, collegiate shag, shim sham, entre outras.
Quartas, 20 h - Profa. Lady Burly / Sábados, 14 h - Profa. Lady Burly
 
Jazz Cabaret - As aulas de Jazz Cabaret se baseiam na criação de coreografias inspiradas nos antigos filmes hollywoodianos, bem como nos famosos musicais da Broadway.
Quintas, 20 h - Profa. Lady Burly / Sábados, 13 h - Profa. Lady Burly
 
Swing Dance - O curso aborda danças sociais da Era do Jazz, como Lindy Hop, West Coast Swing e Balboa, além de Rockabilly.
Segundas, 19 h / Sábados, 12 h - Profa. Ellen Trizzi
 
Dança de Salão - O curso engloba diversas modalidades de danças de casal, como bolero, zouk, samba de gafieira e forró.
Segundas, 20 h - Taty Souza
 
Dança Stiletto - Dança praticada em cima do salto, onde se trabalha postura, equilíbrio e a sensualidade feminina. É ainda uma ótima atividade física, promovendo queima de calorias e trabalhando todo o corpo, especialmente pernas e glúteos.
Terças, 21 h - Profa. Jamila Silva
 
Ballet Clássico Adulto - Um curso voltado para o público adulto iniciante, as aulas de ballet servem como base para qualquer outra dança, além de ser um exercício físico completo.
Sábados, 18 h - Profa. Lady Burly
 
Cursos Livre de Teatro - Voltado para iniciantes, o curso engloba técnicas de interpretação baseadas em improvisação, jogos dramáticos, montagens de cenas, expressão vocal e corporal, Comedia dell'arte, etc.
Sextas, 19 h - Profa. Elle Henriques
 
Dança do Ventre - Dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e Ásia Meridional. Seus movimentos são marcados por ondulações abdominais, trabalho de braços e mãos, tremidos e batidas de quadril , entre outros.
Segundas, 21 h - Profa. Lady Burly
 
Dança Tiki - A hula havaiana ganha roupagem vintage e hollywoodiana, com musicalidade exótica, que funde sons polinésios ao jazz e rock and roll, instrumentos asiáticos e latinos, criando uma sonoridade híbrida, "selvagem" e tropical.
Sábados, 16 h - Profa. Clóris Fontainebleau
 
Estilo Tribal - Modalidade que funde conceitos, arquétipos e movimentos de danças étnicas das mais variadas regiões, como a Dança do Ventre, o Flamenco, a Dança Indiana e danças folclóricas de diversas partes do Oriente e África.
Quintas, 19 h  - Profa. Lua Samsara
 
Bollywood - Dança Indiana - Bollywood refere-se à indústria de cinema de língua hindi, a maior do cinema indiano. O mesmo nome é usado para designar as danças que comumente são vistas nos filmes, que fundem danças clássicas da ìndia com elementos ocidentais.
Quatas, 21 h - Profa. Jamila Silva
 
Zambra - Flamenco Árabe - Estilo de dança flamenca executada pelos povos ciganos de Granada, que acredita-se ter evoluído a partir de danças árabes, caracterizando-se pela fusão de movimentos de dança do ventre, cigana e flamenco.
Sábados, 11 h  - Profa. Lua Samsara