A produção brasileira de dança recebe crescente reconhecimento internacional por sua qualidade técnica e artística. Juntando-se aos esforços por preservar a memória dessa produção e ampliar a atenção que recebe, a SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA se uniu à FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA no projeto Figuras da Dança.
Trata-se de uma série de programas veiculados pela TV Cultura que enfocam o percurso artístico e a obra de importantes personagens da história da dança no Brasil. Ao lado de farto material iconográfico e registros audiovisuais, Figuras da Dança apresentará, em depoimento público, o artista por ele mesmo. Em diálogo com interlocutores convidados, atores fundamentais da história da dança brasileira apresentarão seus percursos ao grande público.
Personalidades como Marilena Ansaldi, Ismael Guiser, Penha de Souza e Ady Addor falarão sobre suas carreiras, ajudando a compor um painel histórico da trajetória brasileira da arte da dança. Abrindo o projeto, Figuras da Dança enfocará a bailarina e coreógrafa Ivonice Satie.
O depoimento público com Ivonice Satie acontece no dia 08 de abril de 2008, às 20h, no Auditório Franco Zampari, Av. Tiradentes, 451 - ao lado do metrô Tiradentes
Participarão Anselmo Zolla, Iracity Cardoso, Ismael Guiser, Luis Arrieta, Wagner Membribes Bossi (depoimentos) e Inês Bogéa (entrevistadora).
A COMPANHIA
Criada pelo Governo do Estado de São Paulo através de sua Secretaria de Estado da Cultura, a SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA é um centro de produção, difusão e apoio sistemático a essa arte. Tem como ação de maior visibilidade a realização de montagens de alta qualidade técnica e artística. Mas a Companhia é também um pólo aglutinador de iniciativas que resguardem a memória da dança e que promovam ampla reflexão ao redor dela. São espetáculos de caráter formador, projetos educativos, edição de publicações artísticas e educativas referenciais e produções audiovisuais que salvaguardem e difundam personagens e momentos fundamentais da história da dança, em especial daquela produzida no Brasil. Integra este segmento o projeto Figuras da Dança.
IVONICE SATIE
Nascida em 1950, Ivonice Satie iniciou sua formação na Escola Municipal de Bailados de São Paulo aos 9 anos. De 1968 a 1981 participou do Corpo de Baile Municipal, atual Balé da Cidade de São Paulo, como bailarina, assistente de coreógrafo e diretora artística assistente. Em 1977 recebeu os prêmios APCA e Governador do Estado, como melhor bailarina do ano. Em 1983 a 1989 integrou o Balé do Grand Theatre de Genebra quando excursionou por vários países como França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Argentina, Brasil, Itália e outros. Ainda em 1983 conquistou o 1º prêmio no 7º Concurso Internacional de Coreografia de Nyon, com a sua obra coreográfica Shogun. Foi Diretora Artística do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 1996. Em 1995 criou a Companhia de Danças de Diadema, em projeto que abrange, além da ampla formação artística dos bailarinos, o trabalho de integração na comunidade através das múltiplas oficinas que ministra. Em 1996, com a sua coreografia Shogun, ganhou o 2º lugar no Concurso Internacional de Varna, na Bulgária, o Grand Prix Brasil de Dança pela Promodança, e o prêmio Aplauso, pelo Sindicato dos Artistas de São Paulo. Foi coreógrafa convidada no Jeune Ballet de France, no Teatro da Cidade de Wiesbaden, na Alemanha, no Croatia National Ballet, em Zagreb, na Croácia, no Genève Junior Ballet, na Suíça, no San Francisco Ballet e na Maximum Dance Company, nos EUA, e no Brasil, nas companhias de Dança Cisne Negro, Fernando Bujones, Terra Nova, Lina Penteado, Balé da Cidade de São Paulo, Cia. de Danças de Diadema, e Roda Viva - Cia de Danças Sobre Rodas. De julho de 1999 a fevereiro de 2001 foi Diretora Artística do Balé da Cidade de São Paulo pela segunda vez, quando criou a Cia 2 do BCSP e promoveu a 1ª Mostra de Dança do Teatro Municipal. Em 2000 ganhou a Medalha do Mérito Artístico da Dança, conferida pelo Conseil International de la Danse, da UNESCO. Foi Diretora Artística do CDA - Companhia de Dança do Amazonas (2002-2003), Membro do Conselho Consultivo do Festival de Joinville e, atualmente é diretora artística do Studio3 – Espaço de Dança e da Cia. Sociedade Masculina.
serviço
Depoimento público com Ivonice Satie/projeto Figuras da Dança:
dia 08 de abril, terça-feira, às 20h,
no Auditório Franco Zampari, Av. Tiradentes, 451 - metrô Tiradentes
Com participação de Anselmo Zolla, Iracity Cardoso, Ismael Guiser, Luis Arrieta, Wagner Membribes Bossi e Inês Bogéa.
informações e credenciamento
São Paulo Companhia de Dança
Comunicação – Marcio Junji Sono
comunicação.danca@assaoc.org.br
3333 0910 | 3338 1260 | 8417 6333
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
José Serra - Governador do Estado
João Sayad - Secretário de Estado da Cultura
Ronaldo Bianchi - Secretário-adjunto
Arnaldo Gobetti Júnior - Chefe de Gabinete
Luiz Nogueira - Coordenador da Unidade de Formação Cultural
A S S A O C - Associação dos Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
Wanderley Garieri Junior - Diretor Executivo
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Iracity Cardoso - Diretora Artística
Inês Bogéa - Diretora Artística Adjunta
FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA
Paulo Markun - Presidente
Jorge da Cunha Lima - Presidente do Conselho Curador da FPA
Figuras da Dança
Ivonice Satie