quinta-feira, 22 de maio de 2008

DANÇA CONTEMPORÂNEA E AS ESCRITAS DO CORPO: oficina gratuita na Casa Mário de Andrade


Luciana Bortoletto
escreveu

OFICINA
DANÇA CONTEMPORÂNEA E AS ESCRITAS DO CORPO
20 vagas
Coordenação: Luciana Bortoletto





Investigaremos relações entre dança contemporânea e literatura. Primeiramente entraremos em contato com o corpo e o movimento, utilizando princípios de educação somática (ideokinesis e coordenação motora) e de dança contemporânea (pensamento nova dança).Também estudaremos os conceitos de poética haikai, com leituras e criações de haicais escritos, além de relacioná-los com alguns poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Com esses elementos, faremos uma imersão em universos poéticos geradores de estados corporais, a fim de promover pequenos processos criativos solos e coletivos (dança).
03/6 a 26/6 - terças e quintas-feiras - 18h45 às 21h45
Público-alvo: interessados com conhecimento intermediário na área
Faixa etária: a partir de 16 anos

atenção:

Inscrições até 30/5 

apresentação da proposta - "seleção" - dia 2/6 - 19h (levar roupas confortáveis)

Oficina da Palavra - Casa Mário de Andrade - Barra Funda

endereço: Rua Lopes Chaves, 546

Barra Funda - São Paulo/SP

(próximo ao metrô marechal deodoro)

Tel: (11) 3666-5803 / 3826-4085

casamariodeandrade@assaoc.org.br

Visite nossos sites!


"Cinco" da Cia NÓ SLAÉMCASA


Daniele Ricieri
escreveu


Cia Nósláemcasa estréia “Cinco” no Teatro de Dança

Espetáculo de dança contemporânea busca referência na Medicina Tradicional  Chinesa

A Cia Nóslaemcasa estréia o espetáculo “Cinco” em São Paulo no dia 30 de maio no Teatro de Dança. O projeto, contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de SP), prevê ainda apresentações nas cidades de Santo André e Ourinhos. O novo espetáculo foi construído a partir do estudo dos cinco elementos da medicina tradicional chinesa: água, terra, fogo, metal e madeira, e dá continuidade a pesquisa de Tai Chi iniciada em “Valsa Crua”, trabalho anterior da Cia.

A construção dramatúrgica de “Cinco” é fruto do encontro entre o repertório individual de cada artista e o estímulo dos meridianos de energia do corpo. Impulsionados pelo fluxo de energia de um determinado meridiano previamente escolhido e trabalhado, bailarinas e músico vão dialogando e vivenciando texturas, densidades, dinâmicas; construídas durante o tempo do espetáculo. Celso Nascimento e Patrícia Werneck assinam a direção e a concepção do espetáculo. 

Além do Teatro de Dança, “Cinco” pode ser visto pelo interior paulista: em Santro André, no dia 05 de junho e em Ourinhos, no dia 14 de junho.

Cia Nósláemcasa

Fundada em 2005 pelos artistas Patrícia Werneck e Celso Nascimento, a Cia Nósláemcasa conta em seu repertório com dois projetos premiados – o espetáculo “Valsa Crua” e o projeto de circulação “Escuta que Dança” - tendo seu trabalho reconhecido com a premiação do PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do estado de São Paulo), produção e circulação em 2006. Em 2007, conta novamente com o apoio do PAC para produção, prêmio que resultou na criação de “Cinco”. 

Patrícia e Nascimento possuem uma longa trajetória em dança - ela como bailarina, coreógrafa, diretora e produtora, e ele como músico instrumentista, compositor, arranjador e preparador musical. Os dois formaram o elenco de respeitadas companhias brasileiras e participaram de diversos espetáculos premiados.

A parceria começou a formar-se em 2004 no espetáculo “UMA DANÇA” de Patrícia Werneck, onde Celso Nascimento atuou como consultor musical; posteriormente, no mesmo ano, a dupla volta a atuar conjuntamente no Vídeo-Dança “Dentro do Movimento”, de Patrícia e Chico de Paula, contemplado pelo prêmio RUMOS DANÇA ITAUCULTURAL. No ano seguinte Patrícia dirige o espetáculo “TUDO É POR ENQUANTO”, onde Celso compõe e executa ao vivo a trilha sonora.

CINCO

Sinopse:
 novo trabalho da Cia Nósláemcasa (de “Valsa Crua”) toma como dispositivo de criação os cinco elementos da medicina tradicional chinesa com trilha sonora original executada ao vivo. 

Ficha Técnica:
Concepção e Direção: Patrícia Werneck e Celso Nascimento
Criação e Interpretação: Bárbara Faustino, Celso Nascimento, Patrícia Werneck, Thais Ushirobira.
Trilha Sonora Original: Celso Nascimento
Preparação corporal: Patrícia Werneck
Projeto de Luz: André Boll
Pesquisa de cenário, figurino e iluminação: Cia. Nósláemcasa
Fotos: Silvia Machado
Registro em vídeo: Osmar Zampieri

Projeto realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural - 2007.

SERVIÇO

“Cinco”
Duração do espetáculo – 50 min sem intervalo
Classificação etária – 14 anos
Teatro Itália, TD – Teatro de Dança
Sexta e sábado, dias 30 e 31 de maio, às 20 h
Domingo, 01 de junho, às 18h
Av. Ipiranga, 344 - subsolo - Metrô República - Bilheteria: (11) 2189-2555 
Ingressos R$4,00 e R$2,00 (meia-entrada)





clique na imagem para ampliar

mais informações em
15 de maio de 2008