domingo, 1 de janeiro de 2012

São Paulo: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO


Independente Produção e Arte
independenteimprensa@gmail.com
escreveu




IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo
ocupa o Centro de Dança da Galeria Olido, em janeiro de 2012
 
Evento chega a sua 4ª Edição com toda programação gratuita e comemora os 40 anos da técnica criada pelo norte-americano Steve Paxton.

            Com uma programação ampliada e diversificada, o Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo chega a sua quarta edição em Janeiro de 2012, para oferecer mais opções e formas de ensinar e dançar a técnica, que tem no toque e na expansão das percepções a base para uma dança espontânea e uma conscientização corporal natural. O evento celebra os 40 anos da criação, por Steve Paxton, e prática do Contato Improvisação e acompanha o movimento mundial de encontros e festivais para a difusão do CI como uma linguagem em desenvolvimento na cena contemporânea.
Durante oito dias (22 a 29/1), o Encontro ocupa as Salas Paissandu, Azul, Café e Vermelha do Centro de Dança Umberto da Silva / Galeria Olido, muitas vezes em atividades simultâneas. Na sequência daabertura oficial, às 15h de domingo (22), acontece a JAM do Programa de Workshop, ministrada porLuciana Bortoletto, em parceria com o bailarino e professor Ricardo Neves, diretor artístico do Encontro de CI desde a sua primeira edição, em 2008. A programação completa inclui cursos intensivos, palestra com todos os professores/artistas envolvidos, JAMs, performances, estágios docentes e laboratórios.
Seguindo a proposta curatorial das edições anteriores, de promover um intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais para prática, discussão e ações para a manutenção da pesquisa e do aprendizado de C.I., o IV Encontro inova, incorporando à programação a realização do Laboratório de Movimento, espaço reservado para troca entre alunos e professores, sob forma de conversa ou demonstração prática; Jams em silêncio, que acontecem simultaneamente às Jams com intervenção sonora, dando aos participantes a opção de circular livremente entre elas; e o Estágio Docente, um desejo antigo de Ricardo Neves para impulsionar a formação de novos professores, que  podem expor seus trabalhos e ministrar aulas. Outra novidade reservada ao público interessado: para criar uma atmosfera produtiva e conectada com a pesquisa e investigação do CI no Centro de Dança Umberto da Silva, o Encontro disponibilizará uma videoteca, com DVDs históricos, que poderão ser vistos na Sala de Pesquisa e Acervo.
Principal atividade do Encontro, os cursos intensivos serão sete – quatro oficinas (de 2ª a 4ª, das 10h às 13 e das 14h30 às 17h30) e três workshops (de 6ª a domingo, das 15h às 18h). Abertos ao público em geral e orientados para formação, aprimoramento técnico, desenvolvimento de pesquisa, composição e criação artística, reúnem profissionais que se dedicam intensamente à pesquisa do contato-improvisação, participando dos principais festivais do mundo voltados para esta prática.  Nitta Little retorna, em seu segundo ano, para ministrar um dos intensivos (“Corpos que falam: explorando a poética da conversa na nossa dança”) e apresentar, em palestra, sua tese de doutorado sobre articulação da presença cênica do bailarino.  Nita é do grupo que estava com Steve Paxton desde suas primeiras investigações, em 1971. Nas demais oficinas estão o italiano Camillo Vacalebre (“O Lugar Onde O Movimento É”), também pela segunda vez no Encontro; o casal Daniela Schwartz e Eckhard Mueller (“A arte de partilha do peso – lightness”), ela argentina e ele alemão, que desde 2005 viajam praticando Contato Improvisação pela Europa e Américas do Norte e do Sul; e a organizadora do Festival da Rússia, Sasha Bezrodnova (“Fora de Equilíbrio”). Outros três artistas ministram os workshops: Autarco Arfini, da Argentina (“Habilidades para chegar em lugar nenhum”), Hugo Leonardo, da Bahia (“Vertigem e Aglutinação”), e Íris Fiorelli, de Sergipe (“Bem Sentados”).
O japonês-paulistano Keizen Ono Sensei, que aos 86 anos conquistou o 7º dan, uma das maiores colocações do Aikido mundial, faz uma demonstração técnica na Sala Paissandu, na quinta-feira, das 11h às 12h. Isso porque existe uma relação bastante estreita entre o Aikido e o Contato Improvisação, que incorpora alguns elementos, como as quedas (Ukemi), os movimentos circulares e o uso da energia do parceiro, dessa arte marcial.  Os ingressos para a aula-demonstração devem ser retirados com meia hora de antecedência. Quinta também acontece a palestra com professores, das 12h30 às 14h30, e tem início os Laboratórios “one to one”, para participantes dos cursos, das 15h às 16h  em três salas.
Sonoras e em silêncio, as JAMs de improviso, abertas à participação do público, continuam com seu espaço garantido, com mais opções de horários – serão ao todo 13 – 2ª, 3ª e 4ª, das 18h30 às 21h (Salas Vermelha e Café);  5ª, das 16h às 18h, nas mesmas Salas, e, de sexta a domingo, Jams matinais, das 11h às 13h, nas Salas Café e Azul.  As Jams de CI são inspiradas no conceito das JAM Sessions, dos músicos de jazz (Jazz After Midnight), que se reuniam para improvisar; a dança se apropriou do termo e da prática, promovendo encontros de pessoas com o intuito de explorar as possibilidades de composição, criação e conexão entre variadas técnicas corporais e também a partir das experiências individuais dos participantes.A manhã de 6ª – das 11 às 13h - fica reservada também para mais Laboratórios.
Para fomentar o encontro artístico das pessoas, propostas e investigações na dança do Contato Improvisação, as três noites de performances, abertas ao público, acontecem na Sala Paissandu, na sexta e sábado, das 20 às 21h, e no domingo, das 19h às 20h, quando o IV Encontro Internacional de CI será encerrado.
O Encontro Internacional de São Paulo tem um especial diferencial em relação aos festivais que acontecem mundo afora: toda a programação nacional e internacional é oferecida gratuitamente aos bailarinos, professores, praticantes e interessados. Isto porque, na cidade, o projeto foi incorporado, desde a primeira edição, pela Secretaria Municipal de Cultura no Centro de Dança Umberto da Silva, o que lhe conferiu um caráter de continuidade, passando a constar como uma das melhores opções para práticas corporais no calendário de eventos dos verões paulistanos. Este IV Encontro conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAc – Programa de Ação Cultural, e da INdependente – produção e arte.
A programação completa do IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo está disponível no site: www.contatoimprovisacaosp.com.br.
Serviço: IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo –De 22 a 29 de janeiro de 2012, Programação completa no site: www.contatoimprovisacaosp.com.br . Centro de Dança Umberto da Silva - Galeria Olido, Av. São João, 473, 2º andar - Centro – próx. Estações do Metrô: São Bento (linha azul), República (linhas vermelha e amarela) e Anhangabaú (linha vermelha) - tel: 33970170.
                                                                                                               
Contato:
Vanessa Lopes
Independente produção e arte


CURSOS INTENSIVOS

Dias 23, 24 e 25 
Turma A: 10h-13h/ Turma B: 14h30-17h30

- Sala Café
Nita Little (USA)
“Corpos que falam: explorando a poética da conversa na nossa dança”
            O foco é compreender os princípios básicos que governam a física do Contato Improvisação e assim ser capaz de um “abandono-controlado” na forma de agir. Desenvolver capacidades de escuta que levam a um reconhecimento de impacto sobre o parceiro com quem se relaciona e sobre o espaço da dança, para que suas significações sejam compreendidas. Além disso, se faz necessária uma autopercepção bem desenvolvida, capaz de reconhecer as escolhas pessoais e assim tomar decisões artísticas conscientes de uma poética pessoal e singular. Aprofundar as conversas físicas em Contato Improvisação será o trabalho deste curso.
Nita Little é coreógrafa, realiza, ensina e escreve sobre dança improvisada e teorias da corporeidade na ação. Participou do primeiro grupo nas explorações com Steve Paxton, em 1972, quando se formulava o que se tornaria o Contato Improvisação. Seu trabalho tem sido significativo na evolução e no desenvolvimento do CI. Sua pesquisa sobre a “mente corporificada” e o “significado da atenção” remonta ao início dos anos 80, quando iniciou o trabalho sobre “A mente em movimento”. Ensina na Califórnia e em vários países do mundo, regularmente no Festival ImPulsTanz, de Viena, Áustria; The Side Step Festival de Helsinque, Finlândia; no Zip Festival da Itália e no Contact Festival de Freiburg, na Alemanha. Premiada pelo NEA, CAC (California Arts Council), e pelo Dance USA Founding, com seu atual projeto “San Francisco based improvisation ensemble”, pela Divisadero Dance Research. Nita foi recentemente aprovada para o doutorado em Performance Studies na Universidade da Califórnia Davis, onde está escrevendo sua tese.

- Sala Azul
Sasha Bezrodnova (Rússia)
“Fora de Equilíbrio”
O tema deste curso é o estado de “Off–Balance”, considerado por Sasha o tema mais importante e sutil em Contato Improvisação. Freqüentemente, tomam-se decisões automáticas, retornando de maneira natural ao estado estável. Mas, o que acontece ao permitir-se dar um passo para o desconhecido? Como criar um equilíbrio interno permanente que permita chegar ao desequilíbrio? Como desenvolver uma auto-confiança e assim estar pronto e aberto a qualquer comportamento do parceiro? Como permitir-se simplesmente agir, sem apego a padrões familiares, percepções e expectativas?
Sasha Bezrodnova (RUS) é graduada em psicologia social e gestão de negócios. Professora de improvisação e performance no estúdio “One’s Place”, no Teatro Praktika, em Moscou. Facilitadora de Jams, cursos e workshops na Rússia e ao redor do mundo, atuou em projetos dirigidos por Steve Batts, Karl Frost, Alexander Girshon, Konstantinos Mikhos, Andrey Andrianov, Taras Burnashev, Gabriele Koch. Organiza os festivais “Moscow C.I. & Performance Festival”, “CI Outdoor Festival um Ladoga Lake”, Karelia, e “C.I. Festival”, Tailândia, entre outros.

- Sala Paissandú
Daniela & Eckhard
“A arte de partilha do peso – lightness”
Explorar o sistema ósseo e sua relação com a gravidade, enquanto o corpo cai e o projetamos, a partir do chão, no espaço tridimensional, encontrando o alinhamento em cada situação. Investigar o contato com o solo, usando a arquitetura de cada corpo, o espaço interno e externo e a respiração como ferramentas. Integrar esses princípios para desenvolver uma com facilidade, leveza e liberdade, aprendendo a modular o peso, tonificar o corpo e estar aberto a possibilidades diferentes em um relacionamento contínuo com os outros.
Daniela Schwartz, Argentina, vive em Estrasburgo, França. Viajante incansável, envolvida na prática, ensino e desempenho do C.I. desde 1998. Participou de vários projetos, laboratórios e performances em Cuba, México, EUA, Europa e Argentina. Convidada, com Eckhard Müller, para ministrar aulas em várias companhias, festivais e instituições na Europa, América do Sul e EUA. Como membro da CIA de dança e teatro Dégadézo, ensinou regularmente no Teatro Pôle Sud, Centro Coreográfico em Ho Chi Minh, TNS Teatro Nacional em Estrasburgo. Influenciada em seu trabalho por Nancy Stark Smith, Hamilton Julyen, Daniel Lepkoff, Mark Tompkins e João Fiadeiro, atua também como artista plástica, interessada no corpo, espaço e movimento..
O alemão Eckhard Mueller atualmente mora em Estrasburgo, França. Dança, ativamente, desde 1988. Estudou com Alito Alessi, Hamilton Julyen, Nancy Stark Smith e David Zambrano, cuja técnica de vôo baixo continua a inspirá-lo. Ensina há 15 anos C.I. na Alemanha e em outros países do mundo. Em suas oficinas, busca encontrar a reprodução de um conhecimento profundo das ferramentas básicas desta forma de dança. É co-fundador da Contactfestival, em Freiburg, Alemanha. Como membro do teatro de dança CIA Dégadézo, ensina regularmente no Teatro Pôle Sud, Centro Coreográfico em Ho Chi Minh, Teatro Nacional TNS, Estrasburgo e peças coreográficas feito co-suportados pela Alsace DRAC.
- Sala Vermelha
Camillo Vacalebre (ITA/ ARG)
“O Lugar Onde O Movimento É”
Serão explorados os reflexos anti-gravidade e os mecanismos de amortecimento e propulsão no ato de compartilhar o equilíbrio em movimento, prática essencial do Contato Improvisação. Integrar imagens anatômicas, informações proprioceptivas e experiências cinestéticas; investigar as forças excêntrica e concêntrica, tensão e compressão, trajetórias ascendentes e descendentes, espirais, equilíbrio vertical e horizontal, desequilibro, acelerações, quedas, vôos baixos e aterrissagens. Praticar elementos chaves do Contato Improvisação para mergulhar no jogo de negociação e modulação contínua de qualidades, trocas de peso, pontos de apoio e dinâmicas de movimento. O curso pretende tocar os limites individuais, dançando com eficiência, leveza e prazer.
Camillo Vacalebre nasceu em Nápoli, em 1965. Diretor da Caravana “Bom Selvagem”, é coreógrafo e dançarino, diplomado em 1994 pelo CNDO/EDDC – Centro Europeu pelo Desenvolvimento da Dança, departamento de dança do Instituto Superior do Ensino das Artes em Arnhem, na Holanda. Dança Contato Improvisação desde 1989, e ensina há 15 anos. É também professor da Técnica Alexander e membro da ABTA – Associação Brasileira da Técnica Alexander.

Dias 27, 28 e 29/01
10h-13h

- Sala Café
Autarco Arfini (ARG)
“Habilidades para chegar em lugar nenhum”
Focado na dinâmica do movimento, o curso visa proporcionar o paradoxo de estar em equilíbrio e cair ao mesmo tempo. A partir dessa qualidade de movimento, investigar diferentes habilidades que o C.I. proporciona para sintonizar a dança em relação à matéria, ao tempo e, de algum modo, também ao vazio e observar a organização do próprio corpo em relação à força da gravidade, economia e/ou eficácia no movimento e nas decisões.
Autarco Arfini é bailarino, docente e performer imerso na prática desde 1993. Estudou outras danças como butoh, improvisação, movimento autêntico e dança contemporânea; também praticante de tai chi chuan e zazen. Sua dança é caracterizada pela prática ininterrupta, o estudo com prestigiados professores e a contínua interação com bailarinos principiantes. Promove Jams semanais, além de organizar encontros de Contato Improvisação em Rosário e nas Serras de Córdoba. Atualmente vive em Rosário, Argentina.
- Sala Vermelha
Hugo Leonardo (BRA)
“Vertigem e Aglutinação”
O Contato Improvisação como um jogo de dança interessado na “vertigem” associada à queda, bem como nas suas metáforas cognitivas que operam rupturas e remodelações dos estados de percepção e subjetividade do dançarino.
Hugo Leonardo é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Dança na mesma Universidade. É autor do livro “Poética da Oportunidade: Estruturas Coreográficas Abertas à Improvisação”, publicado pela EDUFBA (2009). Dançarino e coreógrafo em produções autônomas ou associadas a companhias e elencos de dança contemporânea, coordena o Em Com Tato, um foco de ação para propostas de dança relacionadas ao Contato Improvisação. Como pesquisador, performer e professor de Contato Improvisação, têm atuado em encontros e festivais internacionais a exemplo do Contact in Rio (2008, 2010), ECITE – European Contact Improvisation Teachers Exchange (Liverpool, Inglaterra, 2009, Raasepori, Finlândia, 2010), Freiburg  Contactfestival (Alemanha, 2010), Ibiza Contact Festival (Espanha, 2010), entre outros. Com apoio do Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009, acontece sob sua idealização e direção artística o EmComTato, Residência Artística e Festival Internacional de Contato Improvisação de Salvador.

- Sala Azul
Íris Fiorelli (BRA)
“Bem Sentados”
O estudo da região do centro do corpo é o foco deste curso. Praticar exercícios para criar intimidade, identificar e reconhecer a estrutura dessa parte do corpo. Consciência e uso do ísquio, em especial a parte sobre a qual nos sentamos. Com intimidade e confiança, experimentar e testar diversas possibilidades de apoios, carregamentos e vôos. Soltando e abrindo o centro para disponibilizá-lo como porta de entrada e suporte nas danças.
Íris Fiorelli é dançarina, clown, performer, formada em Hatha Yoga em Barcelona, 2002, e em Dança Inclusiva para crianças, Buenos Aires, 2009. Facilitou C.I. e Yoga para diversas idades, realidades sociais e étnicas, em pontos de cultura de Minas Gerais, Bahia, Sergipe a “Caravana Cultura Viva-Caravana Arco Íris pela paz”, pelo Ministério da Cultura, 2006 e 2007; para a 3ª idade, através da Secretaria de Cultura de Aracaju, em 2008, e Centro Cívico Nou Barris, Barcelona, em 2003 e 2004. Organizou Jams semanais em Neuquen, em 2005, e Laboratórios em Buenos Aires, em 2010, na Argentina. Estudou diversas técnicas como: Reeducação do Movimento, Ballet Clássico, Danças Brasileiras com visão Contemporânea, Dança Contemporânea, Flamenco, Dança Inclusiva e Dança Clássica Indiana. Iniciou seus estudos de Contato e Clown em 1997, no Estúdio Nova Dança em São Paulo. Ministrou a Oficina C.I. e Jogo em Aracaju, Florianópolis e Contact in Rio 2011. foi premiada pela FUNARTE, Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe e Petrobrás. Colabora com projetos de dança, residência teatral e espetáculos multimídias de outros realizadores.

FICHA TÉCNICA
4º Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo

Coordenação e direção artística Ricardo Neves
Concepção Camila Vinhas / Ricardo Neves
Professores internacionais Autarco Arfini / Camilo Vacalebre / Daniela Schwartz / Eckhard Mueller /                        Nita Little / Sasha Bezrodnova                       
Professores nacionais Hugo Leonardo da Silva / Iris Fiorelli
Demonstração técnica Keizen Ono Sensei
Coordenação das jams Ricardo Neves
Redação e acervo Camila Vinhas
Vídeo Morris Gabi
Tradutora Béu Tornaghi
Identidade visual Daniel Freitas
Arte gráfica Paula Viana
Web design e programação Paula Viana e Solução Web
Produção: Maíra Silvestre
Assessoria de comunicação INdependente - produção e arte
Produção executiva e gestão de projeto  Vanessa Lopes / INdependente - produção e arte