Núcleo OMSTRAB inicia circulação gratuita
de repertório com o espetáculo 'Fábrica'
Em cena, imagens de trabalhadores de diversas épocas
A partir do dia 28 de fevereiro de 2008, o Núcleo Omstrab começa a circular com seis espetáculos de seu repertório (Fábrica, Montestória, Calçada Plugada, Brecht, Omnibus e Omstrab) pela cidade de São Paulo, fazendo apresentações gratuitas. O primeiro teatro a receber o espetáculo "Fábrica" do Núcleo Omstrab é o Teatro Paulo Eiró, localizado na zona sul.
Os próximos locais de apresentações serão na zona sul (4/03 – CEU Vila Rubi), zona leste (11/03 – CEU Parque Veredas e 18/03 – CEU Rosa da China), zona norte (25/03 – CEU Paz) e zona oeste (1º/04 - CEU Jaçanã). A ida do Núcleo OMSTRAB aos locais de apresentação inclui uma aula-espetáculo e duas oficinas, oferecidas também gratuitamente à população. Essa programação de apresentações se estende até meados de maio de 2008.
A "turnê" do Omstrab é uma realização da Prefeitura de São Paulo por meio do Programa Municipal de Fomento à Dança, projeto "Plataforma Omstrab", que também está incentivando o grupo na implantação de sua sede.
São imagens de trabalhadores de diversas épocas do entorno do bairro da Pompéia: os trabalhadores de uma plantação de banana do século passado, os operários de uma fábrica de tambores e de geladeiras, até os anos 60, e os operários de 'Fábricas Culturais' atuais. A intenção é transformar o espaço cênico num espaço sonoro, extraindo som de seus materiais e estruturas, numa reinterpretação das influências musicais desses trabalhadores ao longo da história.
O Núcleo OMSTRAB está em atividade contínua desde 1995 e já realizou oito produções, sempre desenvolvidas a partir de um trabalho de pesquisa seguindo um conceito de integração de linguagens (dança contemporânea, música ao vivo e teatro) tendo como ambiente e inspiração o universo interativo Rural/Urbano, Popular/Pop, Informação Oral/Mídia Eletrônica, Micro/Macro Espaço, visando à elaboração de uma linguagem cênica contemporânea (Comédia Musical Brasileira Contemporânea).
O Omstrab é um grupo premiado. Recebeu o LINC da Secretaria de Estado da Cultura em 1997 para a montagem do espetáculo "Festa", o Prêmio Circulação de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2004, o Prêmio Klauss Vianna da Funarte/Petrobras em 2006, e participa atualmente do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, edição 2007, e da Secretaria de Estado da Cultura, o PAC 5, em 2007.
No exterior, representou o Brasil na VII Bienal de Dança de Lyon (FR) em 1996, no XIV Festival Internacional Hispânico de Teatro (EUA) em 1999, no Flórida Dance Festival (EUA), no "We Love Dance Festival" de Tokyo (Japão) em 2004, no XIII Festival Centroamericano de Teatro de El Salvador em 2005, e numa turnê nos EUA pela National Performance Network em 2006.
No Brasil, vem se apresentando regularmente em diversos teatros e participando dos mais significativos eventos de dança como o Panorama RioArte, Mostra Internacional de Dança do SESC SP, Festival Internacional de Londrina entre outros.
Elenco Alex Martins, Fernando Lee, Marcio Greyk, Nilson Dourado, Pedro Peu e Vitor Bassi
Operação de luz Thais Conti
Produção Sandra Miyazawa
Assessoria de Imprensa Canal Aberto – Márcia Marques
Direção e Produção Geral Fernando Lee
www.omstrab.com.br
Núcleo OMSTRAB apresenta "Fábrica"
De 28/02 a 02/03 - Sex a Sab - 21h, dom - 18h
Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro - Fone: (11) 5546-0449
Lotação: 600 lugares e acesso para deficientes.
Duração: 40 min. Recomendação: livre Ingresso: Gratuito
Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques
www.canalaberto.com.br