quinta-feira, 7 de abril de 2011

São Paulo : Bem Casado com Grupo Grial e Cia. Soma


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Programação do BEM CASADO foca em danças populares e mergulha na cultura brincante

Maria Eugênia e Marina Abib estão em Festim

Entre os dias 9 e 15 de abril de 2011, o TEATRO DE DANÇA, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, apresenta o BEM CASADO, programa que traz na mesma noite duas companhias de dança com diferentes coreografias. Nesta edição, sobem ao palco a Cia. Soma, de São Paulo, com FESTIM e o Grupo Grial, de Pernambuco, com CASTANHO SUA COR.
Fundada pelas dançarinas Maria Eugenia e Marina Abib, a Cia. Soma traz em sua bagagem a pesquisa para criação de uma linguagem corporal baseada nas manifestações populares brasileiras. Festim é uma somatória de solos e duos integrantes do repertório da companhia, compostos por um caráter cômico e concentrado, festivo e solene. O espetáculo é conduzido por duas personagens que relembram os tempos passados dançando suas lembranças.
A verve das danças populares corre nas veias de Maria Eugênia. É filha de Antonio Nóbrega, bailarino, violinista e uma das maiores referências na arte do brincante. Ao lado de Marina Abib, as artistas trabalharam com diversas manifestações populares no Brasil e exploraram a poesia, artes plásticas, teatro e a música.  “Foi por meio da aprendizagem das várias danças que penetramos nesse universo. Sempre nos fascinamos pelo contexto que envolve cada uma dessas danças, pelo comprometimento e pela despretensão, pela seriedade e pela festividade, pela manutenção de uma estrutura de passos e de uma sequência de cenas e pela novidade criativa trazida na exibição particular de cada brincante”, explica Maria Eugênia. A partir daí, com o auxílio de experiências corporais com outras técnicas como o balé, a acrobacia e o circo, criaram uma linha de pesquisa que prezasse por aquilo que acreditam ser o mais valioso de suas referências: a possibilidade de refazer, recriar, ressignificar o que quer que se deseje.
O Grupo Grial de Dança foi fundado em 1997 pelo escritor Ariano Suassuna, com o objetivo de retomar a pesquisa sobre a linguagem da dança Armorial (O Movimento Armorial foi originado na década de 70, para formar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da nossa cultura). Hoje, o Grial é dirigido e coreografado pela bailarina Maria Paula Costa Rêgo, ex-integrante do Balé Popular do Recife, ex-bailarina e coreógrafa da Cia de Dança na Vertical Les Passagers (França) e Diplomada em Dança pela Sorbonne-Paris VIII. Castanho Sua Cor, espetáculo de dança do Grupo Grial, é uma contação de história sobre um lugar, um povo. É um duo coreográfico que nos coloca diante de corpos distintos, não somente pela diferença de sexos, mas pelo tempo que os separa, pela vida de cada um, pelas heranças impregnadas em cada um. Estão presentes no espaço, com e entre eles, os povos negros, brancos e pardos.
A participação de um dos brincantes mais antigos de Pernambuco, Seu Martelo (caboclo de lança de Maracatu Rural e Mateus de Cavalo Marinho), representa um tempo a que não temos mais acesso, mas está presente como uma camada de pele, um traço hereditário. Este espetáculo integra a Trilogia “A Parte que Nos Cabe” juntamente com os espetáculos Brincadeira de Mulato e Ilha Brasil Vertigem.

9, 10, 14 e 15 de abril – quinta e sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às 18h
60 minutos, classificação livre, Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia)

Bem Casado

Festim
Cia. Soma
Ficha técnica
Intérpretes Criadores: Maria Eugenia Almeida e Marina Abib Luz: Luciano Fagundes Figurinos: Eveline Borges e Emilia Reily Cenário: Fabiana Fukui Bonecos: Sandro Roberto e Alejandra Pinel
+
Castanho sua Cor
Grupo Grial / PE
Ficha Técnica
Concepção: Maria Paula Costa Rêgo Direção: Maria Paula e Eric Valença Direção de Arte: Dantas Suassuna Assistente na Direção de Arte: Maria Helena Costa Rêgo Trilha: Hélder Vasconcelos Desenho de Luz: Luciana Raposo e Sávio Uchoa Figurino: Gustavo Silvestre Vídeo: Hanna Godoy www.grupogrial.com.br



TD – Teatro de Dança
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, (Metrô República)
Telefone da bilheteria: 2189 2555 Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares
Ar-condicionado e Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

O Teatro de Dança tem apoio da Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com/ Site: www.canalaberto.com.br / Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto







São Paulo : 1º Festival de Brincantes: Aula Espetáculo "Espiral Brinquedo Meu"


Julio Prates
enviou


clique para ampliar