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e s c r e v e u
Hotel Lautréamont
Os Bruscos Buracos Do Silêncio
Espetáculo contemplado no 4º Programa
Municipal de Fomento à Dança de São Paulo
Sexta e sábado às 21h00
domingo às 20h30
Última semana com entrada franca
João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.
A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem toda a poética lautreamontiana. A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo. Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.
João Andreazzi
Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.
No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.
A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.
Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.
Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.
Claudio Willer
FICHA TÉCNICA
Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Aldiane Dela Costa, João Andreazzi, João Pirahy, Mariana Mantovani, Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de Lautréamont Assessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio Willer Adaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades Foto: Lenise Pinheiro
SERVIÇO
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio
O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Estréia foi em 20 de Março, temporada segue até 26 de abril de 2009 (gratuito).
Temporada: Sextas e sábados 21h Domingos 20h30
TEMPORADA SERÁ PRORROGADA COM PREÇOS POPULARES DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2009.
APENAS AOS SÁBADOS ÀS 21H00 E DOMINGOS ÀS 20H30
INGRESSOS R$15,00 E MEIA R$7,50(ESTUDANTES, CLASSE ARTISTICA E TERCEIRA IDADE)
Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares
RESERVAS POR TELEFONE OU POR E-MAIL:
AUDIÇÃO
CIA. CORPOS NÔMADES - direção João Andreazzi
ABRE VAGA PARA INTÉPRETES. Como é de praxe a cada novo projeto a Cia. Corpos Nômades realiza uma audição com intuito de abrir a possibilidade para quem deseja integrar uma Companhia de artes cênicas com propositos investigativos e experimentais cênicos, com a fusão da dança e do teatro.
AUDIÇÃO – Destinada a bailarinos (as) e atores/atrizes com um forte trabalho corporal e vocal para integrar a Cia. Corpos Nômades.
Faixa etária: intérpretes acima de 20 anos.
Para montagem do projeto "Édipo Rei" – que terá sua estréia segundo semestre de2009 e para outros espetáculos de repertório.
Um pouco sobre o projeto:
Inspiração será em Édipo Rei de Sófocles, essa montagem envolverá fatores ligados à existência, tais como destino, paixão, equívocos, cegueira, punição e loucura. O personagem é famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e deJocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinice. É considerada a tragédia das tragédias, colocando sob foco questões como o parricídio e o incesto. Mas também é motor de pensamento e pesquisa de questões como oposições e interações entre o público e o privado, a norma e a transgressão e o destino e a invenção. Esse espetáculo, além da dança contemporânea e do teatro envolverá os elementos do Hip-Hop: rappers, grafiteiros, b.boys e DJs. A Cia. Corpos Nômades continuará a abordar a palavra, a vocalidade - a voz e/é/em movimento - que ocupa o espaço interno e externo do corpo. Além da temporada no espaço, de no mínimo 01 mês (com preços populares), o espetáculo resultante desse projeto, também poderá ser apresentado em outros espaços.
Processo seletivo:
Enviar currículo, com foto para:
Os intérpretes pré-selecionados serão convidados para participar de uma aula de dança contemporânea e improvisação - no dia 16 de maio de 2009 - sábado das 14h00 às 17h00.
Desse encontro algumas pessoas serão convidadas para participar de um workshop de dança contemporânea, que ocorrerá no período de 19/05 a 22/05/2009. No horário das 17h30 às 20h00.
Cachê previsto será entorno de R$1.100,00 mensal, mais os possíveis cachês de apresentações vendidas.
Ensaios de segunda até sexta das 17h30 às 22h00.
(ocorrendo temporada folga na segunda-feira)
Local: O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP - cep- 01305-000
Telefone: 011-32373224
EXPOSIÇÃO VIRTUAL
Fotos de LENISE PINHEIRO do ensaio do novo espetáculo da CIA. CORPOS NÔMADES.
AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
CORPO/INTÉRPRETE
NOVOS HORÁRIOS AS TERÇAS E QUINTAS!
com integrantes da Cia. Corpos Nômades (Ricardo Silva e João Pirahy) soborientação de João Andreazzi.
Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.
Terça e quinta, das 10h30 às 12h00
Quarta e Sexta das 10h30 às 12h00
Desconto de 20 % para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou no site da Companhia.
AULAS DE HATHA YÓGA
Um método integral de equilíbrio e harmonização, que utiliza a prática de movimentos, a expansão da respiração, a concentração e o relaxamento.
Horários: terças e quintas das 8h às 9h, e sábados das 9h às 10h30.
Coordenação Aldiane Dala Costa.
ASSITAM !
STV NA DANÇA mostra o trabalho de João Andreazzi, bailarino e coreógrafo paulista. Na criação de Ooze/ezoO, Andreazzi faz da dança a espinha dorsal de um espetáculo que une diferentes linguagens.
reprises deste programa
30/04/2009 : 17h30 : quinta-feira
30/04/2009 : 21h00 : quinta-feira
ASSISTA TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES:
O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:
ALGUM LUGAR FORA DO MUNDO:
Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site daCooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:
CONFIRA A MATÉRIA SOBRE A 2ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇANO PROGRAMA METRÓPOLIS
O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 - CEP- 01305-000
telefone-05511-32373224
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