terça-feira, 19 de outubro de 2010

São Paulo: Festival Contemporâneo de Dança


Adriana Grechi
adriana@estudionave.com
escreveu



Em novembro de 2010 será realizada em São Paulo a terceira edição do Festival Contemporâneo de Dança, reunindo artistas do BrasilEspanha e Alemanha.
A 3a edição do Festival Contemporâneo de Dança procura ressaltar o papel do artista como criador de contextos alternativos de criação, apresentação e difusão em dança na tentativa de ampliar as iniciativas direcionadas à formação artística e à formação de um público informado e criticamente engajado. 
Em 2010 optamos por uma proposta plural, sintonizada com as necessidades da classe artística, por entendermos o festival como uma rede de ações realizada por artistas e colaboradores, em contínuo processo, que se propõe a repensar sua função na dança em São Paulo a cada nova edição.
Para reforçar este compromisso, contamos com a participação de artistas que, cientes de que seus trabalhos estão intrinsecamente ligados às condições de produção, estão interessados em refletir sobre estas questões e com colaboradores que expandiram o potencial do festival como lugar de diálogo, experimentação e formação.
Fabiana Britto propôs um novo formato para o projeto Teorema que, a partir deste ano, passa a acontecer como uma das ações de formação do festival. Propondo um incentivo ao exercício crítico, Sheila Ribeiro realizará mais uma edição do projeto 5x5 convidando jovens artistas para escrever sobre os trabalhos apresentados no festival. Lucia Yañez provocará conversas públicas entre os artistas sobre suas estratégias de criação e suas implicações críticas. Thiago Granato fez contato com novos criadores de outros países que enviaram propostas ao festival e, destes criadores, convidamos Frédéric Gies que apresentará “Dance” e conduzirá uma oficina de criação. Cristian Duarte nos propôs apresentar ”We think, we like that”, trabalho que vem elaborando com a artista espanhola Paz Rojo. Gustavo Ciríaco participará com “Aqui enquanto caminhamos” e “Still”; Cuqui Jerez e Cristina Blanco com “The Croquis Reloaded” e uma oficina de criação; o projeto DR com “ponto.CRISE”, uma palestra-ensaio. Assim, procuramos priorizar os interesses, as necessidades, as falas e as formas de exposição escolhidas por cada um dos artistas.
Com estas ações buscamos aproximar o público do festival à diversidade de propostas desenvolvidas por artistas contemporâneos, disponibilizando informações sobre seus processos artísticos e estimulando a reflexão. Não por acaso, convidamos artistas que desarranjam normas, questionam padrões de representação, testam no corpo outras possibilidades de presença e ativam nossa percepção de forma inusitada, expandindo nossa compreensão do que pode ser dança. Além das apresentações e encontros com os artistas, o festival em 2010 oferecerá duas oficinas gratuitas para estudantes e profissionais de dança.
Desde o seu surgimento, o Festival Contemporâneo de Dança considera o espectador como co-participante da experiência artística e entende a dança como produção de conhecimento compartilhado, gerado pelo diálogo e a convivência com o outro. Na primeira edição, em 2008, o Festival recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) para produção, difusão e formação em dança.
A terceira edição será realizada de 2 a 14 de novembro de 2010 no teatro e salas de ensaio da Galeria Olido em São Paulo com o patrocínio da Caixa Econômica, Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional. A direção artística do Festival Contemporâneo de Dança é da coreógrafa Adriana Grechi e a direção geral de Amaury Cacciacarro Filho. 

SERVIÇO:
Festival Contemporâneo de Dança
Quando: de 2 a 14 de novembro de 2010
Onde: Salas Paissandu, Azul e Café da Galeria Olido
Endereço: Av. São João 473 – Centro
Entrada franca

Contato: Amaury Cacciacarro Filho
Telefone: (11) 3569 4447 / 7876 6564