segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Curitiba-PR: São Paulo Companhia de Dança


hagah 
escreveu  


São Paulo Companhia de Dança


A São Paulo Companhia de Dança realiza sua estréia em Curitiba com única apresentação. O espetáculo traz no programa três peças, unindo o clássico com o contemporâneo.

O PROGRAMA

Les Noces (1923)
Coreografia de Bronislava Nijinska (1891-1972) sobre música homônima de Igor Stravinsky (1882-1971) com figurinos e cenários de Natalia Gontcharova (1881-1962).

Les Noces é a mais importante criação da russa Bronislava Nijinska. Apesar do mote aparentemente trivial – um casamento tradicional de camponeses russos apresentado em quatro movimentos – Les Noces se constitui num marco de inovação artística, por sua peculiar geometria de movimentos e sua austeridade cênica, aliadas à originalidade da composição de Stravinsky.

Ao lado de sua relevância cultural, como primeiro balé cujo enfoque se dá através do olhar feminino, Les Noces incorpora à dança o movimento de ruptura inovadora do modernismo ao utilizar rituais nupciais da Rússia antiga para explorar as possibilidades do corpo de baile e trazer novos acentos à linguagem clássica. As reações à época de sua estréia se dividiam entre o louvor arrebatado e a reprovação enfática. Nijinska desenha com os corpos linhas e formas abstratas, no espírito do construtivismo. A abstração sóbria de sua coreografia se funde à profunda e solene abstração da música de Stravinsky.

Serenade (1935)
Coreografia de George Balanchine (1904-1983) com a música Serenade for Strings in C, Op. 48 (1880) de Peter Ilyitch Tschaikovsky (1840-93).

Serenade, criada por George Balanchine para o début de sua School of American Ballet, aborda a distinção entre o bailado em sala de aula e a dança sobre o palco. Com a série de exercícios e adaptações que esse trajeto formativo propunha, movimentos de riqueza inesgotável iam se organizando sobre a música de Tchaikovsky. Serenade é, 74 anos depois de sua criação, uma obra ainda rica em proposições artísticas, um clássico consagrado no repertório internacional.

Entreato - de Paulo Caldas
A presença da criação inédita de Paulo Caldas no segundo programa da Companhia reitera sua proposta artística, de congregar tradição e ruptura. Criador que escreve com luz e movimento, Paulo Caldas é bailarino e coreógrafo amplamente reconhecido por seu talento e seu olhar inquieto.

Premiado nacional (Melhor Execução da XI Mostra para Novos Coreógrafos, Rio de Janeiro, 1995; Prêmio Mambembe/Funarte, 1995 e 1997; Melhor Coreógrafo do Prêmio Rio Dança 1998) e internacionalmente (Wettbewerb für Choreographen Hannover) por sua pesquisa coreográfica, Paulo Caldas é atualmente bailarino e coreógrafo da Staccato Dança Contemporânea. A música de Sacha Amback foi composta especialmente para esta obra coreográfica.

Sobre a Companhia
Criada em 2008 pelo Governo do Estado através de sua Secretaria da Cultura, a Companhia é um centro de criação, produção e difusão da arte da dança. Seu repertório abrange coreografias consagradas do repertório internacional e nacional dos séculos XIX, XX e XXI, além de criações inéditas.

Este segundo programa da Companhia apresenta três peças de estilos diferentes da história da dança: um grande clássico de Balanchine, um clássico moderno de Bronislava Nijinska e uma criação contemporânea desenvolvida especialmente por Paulo Caldas para a São Paulo Companhia de Dança.



Teatro Positivo - Grande Auditório

Universidade Positivo
Rua Professor Pedro Viriato P. Souza, 5300
Cidade Industrial - Curitiba


Horário(s):  

16/12/2008  

Terça, às 21h  


Preço(s):

R$ 60 e R$ 30


Onde comprar:

No local e pelo Disk Ingressos, fone 3315-0808



saiba mais  


Equador: EnDANZA Primer Festival de Estrenos Nacionales


 Casa de la Danza                  
         escreveu   



EnDANZA - PRIMER FESTIVAL DE ESTRENOS NACIONALES
Teatro Nacional Casa de la Cultura   TODOS   LOS  DIAS A LAS 8PM 
 
     LUNES               15  DE DICIEMBRE   -   BALLET CONTEMPORÁNEO DE CÁMARA
OBRA:  "Laberinto introspectivo del alma"   coreógrafía de Amelia Poveda   dirección general Rubén Guarderas
 
     MARTES             16  DE DICIEMBRE  -   GRUPO MUYACÁN
OBRA:  "Taky Onkoy"   coreografía  y dirección general Paco Salvador
 
     MIERCOLES       17 DE DICIEMBRE   -   SUSANA REYES - La danza butoh de los andes
OBRA:  "Yaku Samai - El espíritu del agua"  coregrafía y dirección general Susana Reyes
 
LES ESPERAMOS    ENTRADA LIBRE
Por favor reenviar a sus contactos  MUCHISIMAS GRACIAS
 
INFORMACIÓN AL:      095028666  - 2955445 - 099 240 726  - 2285978 - 2283161
CASA  DE  LA  DANZA         CALLE ESPEJO 678  Y MONTUFAR
 
 
auspician:  Casa de la Cultura Ecuatoriana  "Benjamín Carrión"
                    Alcaldía  de  Quito
 

Informativo Funarte SP


Silvia Geraldi  
  escreveu




clique sobre a imagem
para ampliar


CPT: INFORME nº 94/ 2008


 COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
ESCREVEU 


MANIFESTA FOMENTO

No dia 16 de dezembro, na Sala Paissandu - Galeria Olido, das 14h às 18h, ocorrerá um encontro para construir e integrar ações propostas pelos grupos fomentados, não fomentados e movimentos teatrais, além de partilhar as experiências de 2008. E, a partir das 18h, ocorrerá a FESTANÇA, com entrada Franca. Local: Avenida São João, 473, 2° andar

Pede-se aos grupos que ajudem a divulgar este encontro (há cartazes disponíveis na Cooperativa - retirar com Amanda).