terça-feira, 19 de agosto de 2008

Girakandombe: Espetáculo que aborda as tradições afro-brasileiras é apresentado na Tijuca


N e Y M o T T a
neymotta@terra.com.br
escreveu

Girakandombe
Espetáculo que aborda as tradições afro-brasileiras é apresentado na Tijuca


Elaborado através de uma intensa pesquisa da coreógrafa Tatiana Damasceno dentro do projeto Memória Corporal da Cultural Afro-Brasileira, o espetáculo "Girakandombe" aborda as tradições afro-brasileiras relacionando-as com a linguagem da dança contemporânea por meio de uma investigação coreográfica que busca intensificar e diversificar as possibilidades desse encontro. Com interpretação da Cia de Dança Contemporânea da UFRJ, as apresentações acontecem nos dias 12, 13 e 14 de setembro no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca.

 

A peça coreográfica cria diálogos entre o universo mítico afro-brasileiro e o contexto cotidiano através de tensões estabelecidas entre os indivíduos no espaço urbano. O palco, transformado em encruzilhada, serve como estrutura para a manifestação da diversidade de corpos que revelam neste espaço inquietações, conflitos e desejos. Cada ser humano é, em si mesmo, uma encruzilhada onde se cruzam e se debatem os aspectos diversos de sua pessoa. O discurso da possibilidade de um caminho, sobre á intervenção das energias de Exu e Ogum é tramado na corporeidade. O corpo que se mostra como a verdadeira encruzilhada no cotidiano da contemporaneidade. Neste cenário se configura a própria diversidade da nossa cultura, em suas tradições e seus fazeres contemporâneos construindo no jogocoreográfico a poética do espetáculo.

 

“Gira” significa Roda, ritual com cânticos e danças para cultuar os santos e as entidades espirituais. O mesmo que canjira e enjira. E “Kandombe” origina-se do verbo Kandombe, que significa orar, rezar formando a expressão kandom-be-lê em banto que pode ter várias traduções: elevar prece aos deuses, louvar aos deuses, pedir a intercessão dos deuses. A Gira e o Kandombe se encontram na encruzilhada dos quereres, dos pedidos, dos pensamentos, dos caminhos, das ações, das energias, das esperanças e das esperas. Na encruzilhada cíclica entre os pólos: do movimento e da inércia, do ser e não ser, do bom e do mal, da felicidade e da tristeza, do acreditar e do não acreditar. Na encruzilhada das decisões e dos caminhos alimentados por energias, que giram entorno de nós, e nos ajudam a acionar o maquinário do tempo, em favor das mudanças pretendidas pelos sujeitos.

 

FICHA TÉCNICA 

Direção Geral: Tatiana Damasceno | Roteiro e coreografia: Cláudia Ramalho, Elvio Assunção e Tatiana Damasceno | Intérpretes-criadores: Andréia Pimentel, Cláudia Horta, Carla Guadelupe, Bárbara Bagattini, Fernanda Porto, Gerson Victor, Márcia Paulino e Viviane Francisca | Preparação corporal: Tatiana Damasceno e Fernanda Porto | IluminaçãoJosé Geraldo | Cenário, figurino e adereçosMiriam Miranda |Música: Ramiro Musotto e Nana Vasconcelos | Assessoria de Imprensa: Ney Motta | Fotografia: Ária Cukier e Lelo Schietti | Programação Visual: Elisa Quintanilha | Captação de Imagens: Fricca dos Santos |Edição de Imagem: L&F Produção Multimídia | Produção: Dora de Andrade | Assistente de Produção: Lídia Ribeiro | Direção Geral: Tatiana Damasceno

 

SERVIÇO 

Girakandombe

com a Cia de Dança Contemporânea da UFRJ

Intérpretes: Andréia Pimentel, Cláudia Horta, Carla Guadelupe, Bárbara Bagattini, Fernanda Porto, Gerson Victor, Márcia Paulino e Viviane Francisca.

Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. Tel (21) 2570-1247. Acesso facilitado para deficientes físicos. (Estacionamento gratuito no hipermercado Extra)

Dias: 12, 13 e 14 de setembro às 20h

Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (artistas, estudantes e maiores de 65 anos)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 45 minutos

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ney Motta | Arte Contemporânea Comunicação

tels: (21) 2539-2873 e 8718-1965

e-mail: neymotta@terra.com.br

skype: neymotta







Emergência e Dança


Itaú Cultural

Emergência e Dança





Em diálogo com a exposição de arte e tecnologia Emoção Art.ficial 4.0, Projeto DR, o Núcleo de Improvisação e Lali Krotoszynski fazem uso de técnicas de improviso em espetáculos de dança contemporânea.

O Projeto DR traz convidados que interferem na performance; o Núcleo de Improvisação propõe interações entre os artistas e algumas das obras expostas; e Krotoszynski apresenta o Bodyweave, software que pode ser definido como um "playground audiovisual na internet". Confira abaixo a programação completa ou clique aqui para mais informações.

quinta 21 agosto 19h30
Projeto DR e Georgette Fadel
Piso 1S 60 lugares

sexta 22 agosto 19h30
Projeto DR e Paulo Federal
Piso 1S 60 lugares

sábado 23 agosto 19h30
Outras Emergências 
com 
Núcleo de Improvisação e Dudude Hermman
Pisos 1S e 2S 60 lugares

quinta 28 agosto 19h30
Projeto DR e Cristian Duarte
Sala Itaú Cultural 247 lugares

sexta 29 agosto 19h30
Projeto DR e Alejandro Ahmed
Piso 1S 60 lugares

sábado 30 agosto 19h30
Outras Emergências 
com 
Núcleo de Improvisação
Pisos 1S e 2S 60 lugares

sábado 13 setembro 19h30
lançamento do site Bodyweave 
com 
Carlos Issa e Ricardo Carioba
Piso Paulista 60 lugares

domingo 14 setembro 10h às 18h
Bodyweave
Piso Paulista

[retirar senha com meia hora de antecedência]

Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 Paraíso

informações 11 2168 1777

imagem: Edu Marin/divulgação

 







acesse a programação completa


CIA 2 na GALERIA OLIDO


Bale da cidade
baledacidade@uol.com.br
escreveu

CIA 2 na GALERIA OLIDO





clique
nas imagens
para ampliar