Elaborado através de uma intensa pesquisa da coreógrafa Tatiana Damasceno dentro do projeto Memória Corporal da Cultural Afro-Brasileira, o espetáculo "Girakandombe" aborda as tradições afro-brasileiras relacionando-as com a linguagem da dança contemporânea por meio de uma investigação coreográfica que busca intensificar e diversificar as possibilidades desse encontro. Com interpretação da Cia de Dança Contemporânea da UFRJ, as apresentações acontecem nos dias 12, 13 e 14 de setembro no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca.
A peça coreográfica cria diálogos entre o universo mítico afro-brasileiro e o contexto cotidiano através de tensões estabelecidas entre os indivíduos no espaço urbano. O palco, transformado em encruzilhada, serve como estrutura para a manifestação da diversidade de corpos que revelam neste espaço inquietações, conflitos e desejos. Cada ser humano é, em si mesmo, uma encruzilhada onde se cruzam e se debatem os aspectos diversos de sua pessoa. O discurso da possibilidade de um caminho, sobre á intervenção das energias de Exu e Ogum é tramado na corporeidade. O corpo que se mostra como a verdadeira encruzilhada no cotidiano da contemporaneidade. Neste cenário se configura a própria diversidade da nossa cultura, em suas tradições e seus fazeres contemporâneos construindo no jogocoreográfico a poética do espetáculo.
“Gira” significa Roda, ritual com cânticos e danças para cultuar os santos e as entidades espirituais. O mesmo que canjira e enjira. E “Kandombe” origina-se do verbo Kandombe, que significa orar, rezar formando a expressão kandom-be-lê em banto que pode ter várias traduções: elevar prece aos deuses, louvar aos deuses, pedir a intercessão dos deuses. A Gira e o Kandombe se encontram na encruzilhada dos quereres, dos pedidos, dos pensamentos, dos caminhos, das ações, das energias, das esperanças e das esperas. Na encruzilhada cíclica entre os pólos: do movimento e da inércia, do ser e não ser, do bom e do mal, da felicidade e da tristeza, do acreditar e do não acreditar. Na encruzilhada das decisões e dos caminhos alimentados por energias, que giram entorno de nós, e nos ajudam a acionar o maquinário do tempo, em favor das mudanças pretendidas pelos sujeitos.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Tatiana Damasceno | Roteiro e coreografia: Cláudia Ramalho, Elvio Assunção e Tatiana Damasceno | Intérpretes-criadores: Andréia Pimentel, Cláudia Horta, Carla Guadelupe, Bárbara Bagattini, Fernanda Porto, Gerson Victor, Márcia Paulino e Viviane Francisca | Preparação corporal: Tatiana Damasceno e Fernanda Porto | Iluminação: José Geraldo | Cenário, figurino e adereços: Miriam Miranda |Música: Ramiro Musotto e Nana Vasconcelos | Assessoria de Imprensa: Ney Motta | Fotografia: Ária Cukier e Lelo Schietti | Programação Visual: Elisa Quintanilha | Captação de Imagens: Fricca dos Santos |Edição de Imagem: L&F Produção Multimídia | Produção: Dora de Andrade | Assistente de Produção: Lídia Ribeiro | Direção Geral: Tatiana Damasceno
SERVIÇO
Girakandombe
com a Cia de Dança Contemporânea da UFRJ
Intérpretes: Andréia Pimentel, Cláudia Horta, Carla Guadelupe, Bárbara Bagattini, Fernanda Porto, Gerson Victor, Márcia Paulino e Viviane Francisca.
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. Tel (21) 2570-1247. Acesso facilitado para deficientes físicos. (Estacionamento gratuito no hipermercado Extra)
Dias: 12, 13 e 14 de setembro às 20h
Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (artistas, estudantes e maiores de 65 anos)
Classificação indicativa: Livre
Duração: 45 minutos
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ney Motta | Arte Contemporânea Comunicação
tels: (21) 2539-2873 e 8718-1965
e-mail: neymotta@terra.com.br
skype: neymotta
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