segunda-feira, 22 de junho de 2009

São Paulo: Performance VERBO


Marcela Lima - Verbena Comunicação
marcela@verbena.com.br
escreveu


Funarte SP sedia oficinas da 5a Mostra de 

Performance VERBO, da Galeria Vermelho 

 

Fundação Nacional de Artes (Funarte) será a sede para a realização de três oficinas gratuitas - de 6 a 11 de julho de 2009 – que integram a programação da 5ª edição da Mostra de Performances Verbo, realizada pela Galeria Vermelho.

 

Os artistas ministrantes das oficinas são Rose Akras (Holanda), Marco Paulo Rolla (Brasil) e Tal Hadad (França) com formação profissional nas áreas de dança, artes visuais e música, respectivamente. Durante os encontros, eles apresentarão visões distintas acerca dos processos de criação adequados às suas formações.

 

Como ocorre desde a primeira mostra, em 2005, a Galeria Vermelho se alia as outras instituições da cidade de São Paulo para criar, durante uma semana, um panorama sobre a arte da Performance, que inclui; ações e instalações criadas por mais de 50 artistas brasileiros e de outros países como Colômbia, Portugal, Espanha, Holanda e França; lançamentos de livros, revistas e DVDs; oficinas de criação na área da performance (neste ano em parceria com a Funarte); e Ação Educativa que inclui a segunda edição do Seminário Verbo Conjugado (organizado em parceria com o Centro Cultural São Paulo).

 

As ações que compõem o Verbo 2009 foram selecionadas por meio de análise de 320 projetos recebidos pela Galeria Vermelho, entre dezembro de 2008 e março de 2009. Foram escolhidas 11 ações que, junto a outros sete projetos de artistas convidados, compõem a programação de performances da mostra, que conta também com instalações de Ícaro Zobar, Cris BierrenbachAmilcar Packer, Marcio Banfi e outros.

 

Programação completa da Mostra de Performances Verbo 2009 no site www.galeriavermelho.com.br

 

Oficinas Verbo Funarte / VERBO 2009

Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Alameda Nothmann 1.058 – Campos Elíseos/SP

Inscrições: Grátis - Informações: (11) 3138-1520 e www.galeriavermelho.com.br

 

  • Dias: 6, 7 e 8 de julho – segunda a quarta - das 11h às 14h

Ministrante: Marco Paulo Rolla (artes plásticas) - Belo Horizonte/Brasil

Local: Funarte SP (Sala Mário Schenberg)

Público alvo: Artistas e público em geral

 de vagas: 15 participantes – maiores de 18 anos

Inscrições grátis - até 30/06: Os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção com até 1.000 caracteres para oficinas-verbo2009@galeriavermelho.com.br.

 

A oficina/performance do artista plástico mineiro Maço Paulo Rolla engloba uma dimensão interdisciplinar que possibilita participação de pessoas ligadas às diferentes disciplinas artísticas e outros campos de produção. Por essa razão, o trabalho pretende provocar experiências que renovem as práticas artísticas educativas e profissionais. O campo da performance lida com diferentes naturezas expressivas, promovendo o diálogo entre elas. Devido à sua imensurável permeabilidade, a performance consegue multiplicar as possibilidades de ampliação da prática visual no campo artístico.

 

  • Dias: 8, 9, 10 e 11 de julho – quarta a sexta (11h às 18h) e sábado (11h às 16h)

Ministrante: Tal Hadad (artes visuais, música e aquitetura) – Paris/França

Local: Funarte SP (Centro de Convivência Waly Salomão)

Público alvo: estudantes, artistas visuais, arquitetos, performers e público em geral

 de vagas: 7 participantes - maiores de 18 anos (aberto também p/ ouvintes).

Inscrições grátis – até 30/06: Ficha de inscrição disponível no www.galeriavermelho.com.br

 

Nesta oficina, o artista plástico Tal Hadad - que tem como característica inserir em seus trabalhos de artes visuais elementos que se apropriam das dinâmicas da música e da arquitetura - pretende introduzir a experiência do tecnobregaparaense na grande metrópole (São Paulo). Os participantes deverão explorar o potencial e as práticas musicais e da arquitetura do ambiente urbano. Eles serão convidados a investigar os costumes sociais e musicais da cultura da periferia de forma a ampliar seu potencial, conceitualizando as ideias desenvolvidas a partir do entorno. As propostas e as ideiasdos participantes podem se materializar em objetos, mobília ou na criação de elementos arquitetônicos. A oficina pretende criar um debate sobre arquitetura e som, por meio dos elementos sonoros e da cultura musical da cidade com a intenção de criar ambientes urbanos simbólicos. No encerramento da oficina (sábado, 11 de julho) haverá apresentação de uma performance, resultante dos processos desenvolvidos durante a semana.

 

  • Dias: 9, 10 e 11 de julho – quinta a sábado - das 11h às 14h

Ministrante: Rose Akras (dança) – Amsterdam/Holanda

Local: Funarte SP (Sala Mário Schenberg)

Público alvo: Dançarinos, performers, artistas visuais e público em geral

 de vagas: 15 participantes – maiores de 18 anos

Inscrições grátis - até 30/06: Os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção com até 1000 caracteres para oficinas-verbo2009@galeriavermelho.com.br.

 

Esta oficina da coreógrafa e bailarina holandesa Rose Akras pretende refletir sobre questões como presença e representação, percepção e incorporação, e a comunicação entre corpo e espaço, artista e público em um momento em que a performance prolifera e criadores de diversas disciplinas tendem a chamar seus trabalhos de performances. Diferentemente dos espetáculos de dança ou teatro, na performance o público e o artista dividem o mesmo plano espacial, fato que torna esta relação mais imediata. Esta proximidade apresenta questões como a que ocorre entre observador e observado e faz com que qualquer gesto, por mais sutil que seja, assuma grande importância na leitura do trabalho.

 

Informações à imprensa - Eliane Verbena

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br



São Paulo: ISADORA na RUTH com FRANCESCA


escreveu



clique na imagem
para ampliar


São Paulo: Crie Futuros


Canal Aberto
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Dança
Evento Crie Futuros põe Skype no palco
“(No meu futuro), em cada bairro existirá um local no qual será possível levar a caixinha de leite longa vida, a famosa tetrapak, para ser reabastecida.” Natália Oliveira



De 25 a 28 de junho de 2009 acontece no Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA) oCrie Futuros Ibero América - Wikiencontros de Conhecimento, Criação e Colaboração, evento com o objetivo de proporcionar encontros de conhecimento, criação e colaboração sob o tema Corpo e Mobilidade. A idéia central é que o público interaja e visualize um conceito de futuro desejado por todos, expressando-se pela música, imagens, poemas, seminários, encenações, coreografias, palestras, performances e vídeos.

O Crie Futuros procura incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Uma das novidades do evento é sua característica interativa, com o público internauta colaborando com intervenções via Skype de países Ibero Americanos, como Colômbia, Argentina, Uruguai e Espanha. Uma das premissas do evento é que o futuro depende mais de processos inovadores ou novas formas de gestão, organização de coletivos, do que de produtos. Outra importante premissa que norteou o Crie Futuros é a de que hoje não temos mais visualizações de futuros desejáveis para orientar escolhas e inspirar inovação.

Idealizado e coordenado por Lala Deheinzelin, especialista em linguagens aplicadas ao universo empresarial e cultura como estratégia de desenvolvimento, oCrie Futuros é um evento de cunho transdisciplinar, ou seja, procura a interação de diversas disciplinas, porém, respeitando suas individualidades, em que cada uma colabora para o saber comum. Lala é proprietária da Enthusiasmo Cultural empresa especializada em consultoria, palestras e estratégias de comunicação corporativas. Com formação em Arte e Teoria do Movimento, é coreógrafa desde 75. Suas atividades constantes são a criação e direção artística, iniciada em 1980 com “Clara Crocodilo”. Realizou, como atriz e bailarina, dezenas de espetáculos de teatro e dança e tem dirigido principalmente eventos, shows musicais e novo circo.

Nestes anos trabalhou com grandes nomes do cenário artístico e cultural brasileiro. Fundadora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/ SP, que representa no Brasil o Projeto Millennium da Universidade das Nações Unidas. Seu trabalho, de caráter transdisciplinar, resulta da fusão entre arte, comunicação e cultura empreendedora para promover processos de transformação e desenvolvimento pessoal, empresarial ou local.

 

Exemplos de “futuros desejados” no site www.wikifuturos.com.br

 

Parabólica amiga

No meu futuro desejável, os cientistas já terão inventado a antena parabólica que será capaz de receber notícias dos nossos amigos que um dia fizeram parte da nossa história e hoje já não nos acompanham mais e também notícias daqueles amigos que ainda estão por vir.

Empresa Viva Verde, por Natália Oliveira

Em cada bairro existirá um local no qual será possível levar a caixinha de leite longa vida, a famosa tetrapak, para ser reabastecida. Dessa forma, não haverá desperdício e diminuirá a produção de lixo resultante desse tipo de embalagem.

Roupa inflável para motociclista

O número de acidentes envolvendo motociclistas é muito alto em todo o país, então uma grande sacada seria a invenção de uma roupa própria para pessoas que pilotam moto. Ao se colidir com certa força em algum objeto, ela inflaria como uma espécie air bag, assim evitando que a pessoa se machuque.

A mudança começa pelo ouvido

Eu gostaria que as pessoas aprendessem a ouvir umas às outras. Que elas estivessem abertas para aceitar a opinião alheia e, se lhe parecer correto, mudar de ponto de vista quando quiser. Gostaria que as pessoas não ficassem tão preocupadas em defender suas próprias idéias que, na maioria dos casos, foram recebidas sem reflexão e repetidas por hábito mental. Não existe criatividade quando um diálogo é feito de frases e ideais já sabidos.

 

 

 

 

25 a 28 de junho, quinta a sábado das 17h às 22h, domingo das 15h às 20h

Livre, entrada franca

 

Crie Futuros Ibero América

Wikiencontros de Conhecimento, Criação e Colaboração

Tema: “Corpo e Mobilidade”

Coordenação: Lala Deheinzelin



Convidados confirmados:

Dia 25/06 - Tema Corpo e Forma

Palestrantes

 

Claudia Cezar

Nutrição e Ed. Física

Rosa Alegria

Futuro

Angela Hirata

Executiva Alpargatas

Graça Cabral

SPFW

Atores

 

Marcos Abranches

Bailarino portador de necessidades especiais

Diogo Granato

Bailarino 

Monica Monteiro

Bailarina

Músicos

 

Reinaldo Pomponet

Música Eletrocooperativa

Mario Manga

 

DJ

 

Théo Werneck

dia 26/06 - Tema  Mobilidade e Movimento 

Palestrantes

 

Ivaldo Bertazzo

Coreógrafo

André Trindade

Fisioterapeuta de bebês

Isis de Palma

Movimento Nossa São Paulo

parte 2

Miriam Dascal

Eutonista

Atores

 

Solange Arruda

Bailarina

Bia Ocougne

Bailarina

Fernando Machado

Diretor / coreografo       

Betty Gervitz

Bailarina

Luciana Mayumi

professora e bailarina 

DJ

 

Fernando Figueiredo

 

Artista Plástico

 

Guto Lacaz

Artista Plástico

Dia 27/06 - Tema Corpo e Afeto 

Palestrantes

 

Antonio Carlos de Godoy

Psicólogo especializado em nutrição e obesidade

parte 2

Artistas

 

Lala Deheinzelin

Atriz, Bailarina

Zelia Monteiro

Bailarina

Ricardo Neves

Bailarino

Fernando Lee

Bailarino

Ethel Sharf

Bailarina

Lua Tatit

Bailarina

Karina Ka

Bailarina

Músicos

 

Madalena Bernardes

Música e performance

DJ

 

Pedro Caetano

 

Artes Plásticas

 

Orlando Pedroso

 

Dia 28/06 - Tema Mobilidade e Artistas 

Palestrantes

 

Isa Castro

APAA

Leonardo Brant

Consultor, pesquisador e filmmaker

Jesus Prieto de Pedro

Madrid Div Cultural

Artistas

 

Luis Ferron

Bailarino

Maria Mommensohn

Bailarina

Tica Lemos

Bailarina

Elida Marques

Atriz

Músicos

 

Edu

Bambu Band

DJ

 

Reinaldo Pomponet

Música Eletro cooperativa

Artes Plásticas

 

Céu Délia

 

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email: info.teatrodedanca@apaa.org.br  Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações:2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/ Ingresso:  entrada franca / Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista/ Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

 

O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.



Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br