segunda-feira, 22 de junho de 2009

São Paulo: Performance VERBO


Marcela Lima - Verbena Comunicação
marcela@verbena.com.br
escreveu


Funarte SP sedia oficinas da 5a Mostra de 

Performance VERBO, da Galeria Vermelho 

 

Fundação Nacional de Artes (Funarte) será a sede para a realização de três oficinas gratuitas - de 6 a 11 de julho de 2009 – que integram a programação da 5ª edição da Mostra de Performances Verbo, realizada pela Galeria Vermelho.

 

Os artistas ministrantes das oficinas são Rose Akras (Holanda), Marco Paulo Rolla (Brasil) e Tal Hadad (França) com formação profissional nas áreas de dança, artes visuais e música, respectivamente. Durante os encontros, eles apresentarão visões distintas acerca dos processos de criação adequados às suas formações.

 

Como ocorre desde a primeira mostra, em 2005, a Galeria Vermelho se alia as outras instituições da cidade de São Paulo para criar, durante uma semana, um panorama sobre a arte da Performance, que inclui; ações e instalações criadas por mais de 50 artistas brasileiros e de outros países como Colômbia, Portugal, Espanha, Holanda e França; lançamentos de livros, revistas e DVDs; oficinas de criação na área da performance (neste ano em parceria com a Funarte); e Ação Educativa que inclui a segunda edição do Seminário Verbo Conjugado (organizado em parceria com o Centro Cultural São Paulo).

 

As ações que compõem o Verbo 2009 foram selecionadas por meio de análise de 320 projetos recebidos pela Galeria Vermelho, entre dezembro de 2008 e março de 2009. Foram escolhidas 11 ações que, junto a outros sete projetos de artistas convidados, compõem a programação de performances da mostra, que conta também com instalações de Ícaro Zobar, Cris BierrenbachAmilcar Packer, Marcio Banfi e outros.

 

Programação completa da Mostra de Performances Verbo 2009 no site www.galeriavermelho.com.br

 

Oficinas Verbo Funarte / VERBO 2009

Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Alameda Nothmann 1.058 – Campos Elíseos/SP

Inscrições: Grátis - Informações: (11) 3138-1520 e www.galeriavermelho.com.br

 

  • Dias: 6, 7 e 8 de julho – segunda a quarta - das 11h às 14h

Ministrante: Marco Paulo Rolla (artes plásticas) - Belo Horizonte/Brasil

Local: Funarte SP (Sala Mário Schenberg)

Público alvo: Artistas e público em geral

 de vagas: 15 participantes – maiores de 18 anos

Inscrições grátis - até 30/06: Os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção com até 1.000 caracteres para oficinas-verbo2009@galeriavermelho.com.br.

 

A oficina/performance do artista plástico mineiro Maço Paulo Rolla engloba uma dimensão interdisciplinar que possibilita participação de pessoas ligadas às diferentes disciplinas artísticas e outros campos de produção. Por essa razão, o trabalho pretende provocar experiências que renovem as práticas artísticas educativas e profissionais. O campo da performance lida com diferentes naturezas expressivas, promovendo o diálogo entre elas. Devido à sua imensurável permeabilidade, a performance consegue multiplicar as possibilidades de ampliação da prática visual no campo artístico.

 

  • Dias: 8, 9, 10 e 11 de julho – quarta a sexta (11h às 18h) e sábado (11h às 16h)

Ministrante: Tal Hadad (artes visuais, música e aquitetura) – Paris/França

Local: Funarte SP (Centro de Convivência Waly Salomão)

Público alvo: estudantes, artistas visuais, arquitetos, performers e público em geral

 de vagas: 7 participantes - maiores de 18 anos (aberto também p/ ouvintes).

Inscrições grátis – até 30/06: Ficha de inscrição disponível no www.galeriavermelho.com.br

 

Nesta oficina, o artista plástico Tal Hadad - que tem como característica inserir em seus trabalhos de artes visuais elementos que se apropriam das dinâmicas da música e da arquitetura - pretende introduzir a experiência do tecnobregaparaense na grande metrópole (São Paulo). Os participantes deverão explorar o potencial e as práticas musicais e da arquitetura do ambiente urbano. Eles serão convidados a investigar os costumes sociais e musicais da cultura da periferia de forma a ampliar seu potencial, conceitualizando as ideias desenvolvidas a partir do entorno. As propostas e as ideiasdos participantes podem se materializar em objetos, mobília ou na criação de elementos arquitetônicos. A oficina pretende criar um debate sobre arquitetura e som, por meio dos elementos sonoros e da cultura musical da cidade com a intenção de criar ambientes urbanos simbólicos. No encerramento da oficina (sábado, 11 de julho) haverá apresentação de uma performance, resultante dos processos desenvolvidos durante a semana.

 

  • Dias: 9, 10 e 11 de julho – quinta a sábado - das 11h às 14h

Ministrante: Rose Akras (dança) – Amsterdam/Holanda

Local: Funarte SP (Sala Mário Schenberg)

Público alvo: Dançarinos, performers, artistas visuais e público em geral

 de vagas: 15 participantes – maiores de 18 anos

Inscrições grátis - até 30/06: Os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção com até 1000 caracteres para oficinas-verbo2009@galeriavermelho.com.br.

 

Esta oficina da coreógrafa e bailarina holandesa Rose Akras pretende refletir sobre questões como presença e representação, percepção e incorporação, e a comunicação entre corpo e espaço, artista e público em um momento em que a performance prolifera e criadores de diversas disciplinas tendem a chamar seus trabalhos de performances. Diferentemente dos espetáculos de dança ou teatro, na performance o público e o artista dividem o mesmo plano espacial, fato que torna esta relação mais imediata. Esta proximidade apresenta questões como a que ocorre entre observador e observado e faz com que qualquer gesto, por mais sutil que seja, assuma grande importância na leitura do trabalho.

 

Informações à imprensa - Eliane Verbena

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br