quarta-feira, 25 de julho de 2012

São Paulo: Discípulos do Ritmo + Mauricio de Oliveira = Interlocuções Poéticas, na Funarte


Marcia
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Interlocuções Poéticas, na Funarte, traz Maurício de Oliveira & Siameses e Urbanóides, do Discípulos do Ritmo


”Urbanóides” estarão na FUNARTE


Entre os dias 26 e 29 de julho de 2012, o INTERLOCUÇÕES POÉTICAS confirma sua tendência de mostrar a face dança mais diversificada da dança e leva ao palco da FUNARTE dois belos espetáculos que já foram aclamados por muitas plateias: “JARDIM NOTURNO”, da companhia Maurício de Oliveira & Siameses e “URBANÓIDES”, do Discípulos do Ritmo.
A cada dia são apresentados dois espetáculos de dança e para assisti-los o espectador paga apenas uma vez, dez reais se for inteira, cinco reais se for estudante ou idoso. O ingresso vale para as duas sessões.
“URBANÓIDES”, em cartaz nos dias 26, 27,28 (quinta, sexta é sábado) de julho, às 19h, e dia 29 (domingo), às 18h, é inspirado no estilo rap e utiliza-se das técnicas de robotting, popping, boogaloo e puppet - um mix de danças urbanas e contemporâneas que dão a nítida impressão visual de que os bailarinos têm movimentos robotizados e mecânicos – para abordar o poder que os grandes centros urbanos exercem sobre as pessoas. A montagem destaca também o comportamento das pessoas que vivem nas grandes cidades e esquecem os valores primordiais de humanidade, tornando-se meiohomens, meio androides. O espetáculo de dança urbana tem concepção, coreografia e direção de Frank Ejara.
Já Maurício de Oliveira & Siameses, um dos representantes do que melhor se produz em dança contemporânea na cena paulista, mata saudades do público com “JARDIM NOTURNO”, espetáculo muito aplaudido nos palcos de São Paulo e considerada obra maior do coreógrafo Maurício de Oliveira. Nos dias 26, 27 e 28 (quinta, sexta e sábado), às 19h45, e domingo, 29, às 18h45, o “Interlocuções” mostra um espetáculo inspirado na natureza vegetal, aliando virtuosismo do elenco à beleza visual da cenografia. Segundo Maurício, cada intérprete realiza o movimento e colabora com o que ele acha que deve, para manter o frescor da coreografia, que não pode ficar engessada.
FICHAS TÉCNICAS E SERVIÇO
Urbanóides Discípulos do Ritmo
Dias 26, 27, 28 de julho, às 19h e dia 29 de julho, às 18h
Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: a partir de 12 anos

Direção: Frank Ejara Coreografia: Frank Ejara e Andre Luis “Bidu” Concepção e edição musical: Frank Ejara
Intérpretes: André Luis “Bidu”, Anna Pessuti, Jefferson Paulo “Jeff”, Alex Oliveira “Casper” e Frank Ejara
Assistente: Edi Carlos Jose Andrade “Soneka” Concepção e operação de luz: Alessandra Domingues
Produção: Claudia Ejara Realização: Discípulos do Ritmo


Jardim Noturno – Maurício de Oliveira & Siameses
Dias 26, 27 e 28 de julho, às 19h45, e dia 29 de julho, às 18h45
Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: 12 anos

Direção e coreografia: Maurício de Oliveira Intérpretes: Maurício de Oliveira, Marina Salgado e ou Thaís Clemente Artista Convidado: Alessio Silvestrin Iluminação: Wagner Freire Figurino: Adrian Hitomi Trilha sonora: André Abujamra Projeto Gráfico: Adriana Hitomi Operação de luz: Silviane Trichter Fotos: William Aguiar Assistente de produção: Júlia Portela Direção de Produção: Cassia de Souza/ Sala de Produção

Outras atividades do Interlocuções Poéticas
Workshop “Dança Contemporânea”
Coordenado por Maurício de Oliveira & Siameses
Período: 27, 28 e 29 de julho – Sexta, sábado e domingo das 14h às 16h.
Inscrições até o dia 26 de julho pelo e-mail: interpoeticas@radarcultural.com.br
Local: SALA ARQUIMEDES RIBEIRO

FUNARTE: Alameda Nothmann, 1058 Campos Elíseos – São Paulo SP
(Próximo à estação Santa Cecília do Metrô)
Ingressos: $ 10,00 e $ 5,00
Capacidade da sala 70 lugares
Agenda atualizada e informações detalhadas no http:/interlocucoespoeticas.blogspot.com.br ou facebook: Interlocuções Poéticas
Informações e reservas de convites pelo interpoeticas @radarcultural.com.br

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
11 3798 9510 / 2914 0770
11 9126 0425 - Márcia Marques /// 11 8807 6467 - Lau Francisco




São Paulo: TEMPORADA DE DANÇA 2012 – INGRESSOS AVULSOS A VENDA


Teatro Alfa
redessociais@teatroalfa.com.br
informa


clique para ampliar


Encontro Paulista de Ayurveda em São Paulo


Projeto Lakshmi 
convida


clique para ampliar



Não consegue visualizar? Acesse este link.




Florianópolis-SC: PRÊMIO DESTERRO ABRIRÁ COM GRAND PAS DE DEUX DE “DOM QUIXOTE”


Marcos Reichardt Cardoso
marcosreichardtcardoso@yahoo.com.br
informa





PRÊMIO DESTERRO ABRIRÁ COM
GRAND PAS DE DEUX DE “DOM QUIXOTE”
 
     Os bailarinos Mariana Rodrigues e Edson Barbosa, do Rio de Janeiro, são a atração convidada para abrir o Prêmio Desterro 2012 – 3° Festival de Dança de Florianópolis, que ocorrerá de 10 a 12 de agosto, no Teatro Governador Pedro Ivo. Em cerca de 10 minutos, a dupla apresentará ogrand pas de deux do quarto e último ato do balé “Dom Quixote”, de Marius Petipa (1818-1910), com música de Ludwig Minkus (1826-1917). “É uma peça clássica do balé de repertório. Grandes bailarinos a executaram e sempre é um desafio técnico para quem está dançando”, conta a diretora artística do evento, Bia Mattar.
     Assim como outras variações e passos inseridos na obra, esta coreografia exige alto grau de habilidade e expressividade. Seu virtuosismo magnetiza e fascina o público, tanto que pode ser interpretada em separado, sem prejuízo cênico. Representa o casamento de Quitéria (ou Kitri), filha do taberneiro, com o barbeiro Basílio, personagens principais da história. O enredo começa com a tentativa do pai dela de obrigá-la a se casar com o rico comerciante Gamache, desafiado pelo cavaleiro andante Dom Quixote, que vê na moça a alucinação de sua amada Dulcinéia.
     Entre as diversas versões coreográficas criadas para o livro “Dom Quixote de La Mancha”,escrito por Miguel de Cervantes e publicado pela primeira vez em 1605, a concebida por Petipa-Minkus é a mais famosa e duradoura. Foi considerada irreverente por não seguir à risca o texto literário e não conter as características da música espanhola, embora a trilha apoteótica tenha sido determinante para o seu sucesso e popularização. A estreia ocorreu com o balé do Teatro Bolshoi,em Moscou, dia 26 de dezembro de 1869, marcando a ascensão da Rússia como centro mundial da dança.
     Na primeira edição, em 2010, o Prêmio Desterro foi aberto com um pocket-show de dança urbana do grupo paulista D-Efeitos. Ano passado, a Raça Cia. de Dança de São Paulo foi a convidada da noite de gala, apresentando o espetáculo contemporâneo “Cartas Brasileiras”. Agora, ao escolher um balé, os diretores reforçam a intenção do festival de dar vazão à pluralidade que esta arte impõe naturalmente. “Oferecer apresentações de diversos gêneros no destaque do evento é parte do conceito norteador do festival. E o balé clássico, especialmente, precisa de incentivo na região”, observa Bia, ao constatar que a maior parte das companhias e grupos desta modalidade ainda está concentrada no eixo Rio-São Paulo.
 
Mariana Rodrigues
     Formou-se em 2011, pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, após estagiar no corpo de baile da instituição nas principais temporadas de 2008 e 2009. Posteriormente, entrou para a Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, com direção de Dalal Achcar e Mariza Estrela.
     Em sua formação clássica e contemporânea, trabalhou com os maîtres e coreógrafos Anna Elizabeth Alexandre, Jacy Jambay, Piotr Russanov, Maria Vakhrusheva, Tereza Augusta, Cesar Lima, Dalal Achcar, Mariza Estrela, Maria Luíza Noronha, Eric Frèderic, Tindaro Silvano, Victor Ciattei, Maria Angélica Fiorani, Vasili Sulich, Desmond Kelly, Peter Wright e Marco Pierin.
     Participou de importantes concursos, como o Youth America Grand Prix, Boston International Ballet Competition, Seminário Internacional de Dança de Brasília, Festival Nacional do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) e Passo de Arte. No seu repertório clássico, dançou os balés “Giselle”, “Coppélia”, “Esmeralda”, “Diana e Acteon”, “Chamas de Paris”, “A Bela Adormecida”, “O Corsário”, “Paquita”, “Noites de Walpurgis”, “Raymonda” e “Dom Quixote”, entre outros.
 
Edson Barbosa
     Iniciou seus estudos aos 10 anos, praticando também jazz e sapateado, no Grupo Cultural de Dança – Ilha, o qual representa em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2009 e 2010, conquistou a maior nota em sua categoria no Festival de Dança de Joinville.
     No Youth America Grand Prix de Nova Iorque, em 2010, foi o único representante brasileiro e um dos finalistas. Já na edição de 2012, classificou-se como Top 12 da competição, recebendo bolsas para a John Cranko School of Ballet (Stuttgart), o The Harid Conservatory (Boca Raton/Flórida) e o The Washington Ballet (Washington DC).
     Em 2011, fez o Summer Program no Miami City Ballet, ganhando bolsa integral, e ainda abriu o Festival de Dança de Nova Iguaçu (RJ), o Festival Internacional da Amazônia (Fida), em Belém, e o Danzamerica, em Córdoba, na Argentina. Em janeiro último, aos 17 anos, ganhou primeiro lugar masculino do 40º Prix de Lausanne, na Suíça, recebendo uma bolsa de estudos no San Francisco Ballet Trainee Program (Califórnia), para onde irá no próximo mês de setembro.
 
 
Prêmio Desterro online:
Orkut: PremioDesterro
Twitter: @premiodesterro
 
 
Assessoria de comunicação:
Marcos Reichardt Cardoso (SC 00461 JP)
(48) 9972-0991