quinta-feira, 26 de março de 2009

São Paulo: TD - Gilberto Mendes e Núcleo de Improvisação


Canal Aberto - Marcia Marques
marcia@canalaberto.com.br

escreveu 


Gilberto Mendes
é o convidado do Casa Aberta
no Teatro de Dança




Dia 31 de Março, a partir das 15h, com entrada franca, o Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, gerenciada pela APAA – Associação Paulista de Amigos da Arte) traz uma nova edição do programa Casa Aberta com o músicoGilberto Mendes e o Núcleo de Improvisação, sob direção da bailarina e pesquisadora Zélia Monteiro.

Casa aberta são encontros mensais que objetivam a formação e investigação em dança, e podem ter o formato de aula aberta, simpósio, debate ou ensaio aberto, sempre programados por coletivos, universidades, grupos de estudos/pesquisa ou curadores especiais na área da dança.

Nesta edição do programa, focada na composição e improvisação tanto na dança como na músicaGilberto Mendes - convidado pelo Núcleo de Improvisação – falará, a partir de trechos de composições próprias, sobre o ecletismo de sua formação e a maneira como ele se materializa em sua obra musical, conhecida pela diversidade do material sonoro e pelo emprego do humor. Em seguida, após uma hora de intervalo, o Núcleo apresentará o ensaio aberto de seu próximo espetáculo Por Que Tenho Essa Forma? (título provisório).

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes nasceu em Santos em 1922, ano da Semana de Arte Moderna. Aos 19 anos, trocou a Faculdade de Direito pelo Conservatório Musical de Santos, onde passou a estudar piano com Antonieta Rudge e harmonia com Savino de Bendicts. Praticamente autodidata como compositor, trabalhou algum tempo sob a orientação de Cláudio Santoro e Oliver Toni. Grande agitador cultural, fundou o Festival Música Nova de Santos, em 1962, e assinou o manifesto Música Nova, em 1963. Professor Doutor aposentado da Escola da Comunicação e Artes (ECA-USP) deu aulas ainda como professor visitante nas Universidades de Brasilia, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e nas norte-americanas The University of Wisconsin, em Milwaukee, e The University of Texas, em Austin. Recebeu diversos prêmios e distinções no Brasil e no exterior, inclusive a Comanda do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2004. Sua música já foi tocada nos cinco continentes, principalmente na Europa e Estados Unidos. É membro honorário da Academia Brasileira de Música. Entre suas composições mais conhecidas estão Beba Coca-Cola (1967), Santos Football Music (1969), Ulisses em Copacabana surfando com James Joyce e Dorothy Lamour (1988). Lançou este ano seu segundo livro “Viver Sua Música – Com Stravinsky em Meus Ouvidos, Rumo à Avenida Nevskiy” (Edusp/Realejo).

Zélia Monteiro

Bailarina e professora desde 1977, Zélia Monteiro estudou dança clássica com Maria Melô (Scalla de Milão) e tornou-se sua assistente em 1985. Dançou com Célia Gouvêa e fez parte do grupo Marzipan. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Foi premiada em 1987, 1992 e 1998 (APCA) e 1988 (Lei Sarney). Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu e trabalhou por quatro anos. De volta ao Brasil em 1997 trabalhou com Ivaldo Bertazzo. Desde 1999 é professora do curso de Comunicação e Artes do Corpo na Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC/SP.

Núcleo de Improvisação

Grupo de pesquisa em dança contemporânea que reúne atores, bailarinos, músicos e artistas plásticos desde 1998. Em 2003 o grupo constituiu-se Núcleo de Dança. Sediado no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo manteve encontros semanais no atelier do museu e realizou performances de interação com obras do acervo e das exposições, como em Luz e Sombra da artista italiana Marinellia Pirelli. No mesmo ano apresentou peça no Festival de Música Nova no Centro Cultural São Paulo. Com interesse voltado para a experimentação, a criação e a reflexão artísticas, o Núcleo de Improvisação promove relações de interação entre dança, música e artes plásticas.

Em 2006 recebeu o Prêmio Funarte de Dança “Klauss Vianna” – Petrobrás e em 2007 o Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, com o qual criou e circulou com o espetáculo Área de Risco

Atualmente com o Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo 2008 V edição dá  continuidade ao seu trabalho de criação e reflexão artísticas, promovendo palestras, debates e ensaios abertos e prepara novo espetáculo provisoriamente com o nome por que tenho esta forma?

Programa CASA ABERTA

Dia 31/03 - terça

recomendação 12 anos, Entrada Franca


Casa Aberta, 1ª edição/09
Com o Núcleo de Improvisação
Direção: Zélia Monteiro

Das 15h às 17h - Palestra, com o músico Gilberto Mendes
Das 18h às 20h - Ensaio aberto com o Núcleo


Este projeto foi contemplado pelo Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email: info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 11 - 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista/ Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br


O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br








VOTORANTIM-SP: Circulação 2009


cia.noslaemcasa
cia.noslaemcasa@terra.com.br

e s c r e v e u



clique na imagem para
a m p l i a r




Joinville-SC: Para dançar o ano inteiro


Diário Catarinense


23 de março de 2009. | N° 8384

CULTURA

Para dançar o ano inteiro

Bailarinos, coreógrafos, professores e estudantes se reúnem em associação


O hiato das sapatilhas em Joinville nos 11 meses sem Festival de Dança pode estar perto de um fim. Essa pelo menos é a intenção da recém-criada Associação de Dança de Joinville (ADJ), que está em processo de formulação do estatuto.

O projeto já é antigo e tomou forma com um comitê formado no início de 2009, encabeçado pelo professor e bailarino Darling Quadros.

A ADJ toma como base a experiência bem sucedida de outras associações de representatividade da classe artística da cidade, como a Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj).

– Teremos esse compromisso junto ao Poder Público e a classe empresarial para conseguir recursos e promover a área cultural dançante – explica Darling.

Uma das premissas da ADJ é formar um grupo de associados diversos, reunindo bailarinos profissionais, estudantes e coreógrafos, vindos de estilos que vão desde o balé clássico até a dança tradicionalista. Simpatizantes e amantes dos passos também podem integrar o grupo.

Para Darling, o cenário da dança de Joinville tem dois ícones: o Festival e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Mas, fora isso, ainda é bastante fraco, com poucos espetáculos e oportunidades para bailarinos.

– Em média, são 30 novos profissionais por ano, e nem todos conseguem se firmar. Brigar individualmente é complicado– analisa.

Outro fator apontado pelo presidente da ADJ é a falta de uma casa de shows ou teatro específico para espetáculos de dança. Ele cita como exemplo a apresentação do grupo Tango-A-Tierra, na quarta-feira, no Juarez Machado.

– Tivemos que fazer toda uma adaptação de som e luz, porque, para esse tipo de show não havia como – aponta.

Além de Darling, a primeira diretoria da ADJ é formada por Marcos Sage, coreógrafo e professor da Casa da Cultura, Silvia Borges, que foi a primeira coordenadora artística do Festival de Dança, Elaine Gonçalves, proprietária da academia Andança, Fernando Lima, professor e coreógrafo, e Maicon Santos, presidente da Associação da Dança de Salão de Joinville.

– O grupo que participa é bem eclético, tem até o pessoal da dança de rua – conta.

Entre a série de projetos da ADJ, uma das primeiras metas é tentar a implementação de um curso superior em dança na cidade.

A Associação de Dança de Joinville está aberta para novos associados. O contato pode ser feito diretamente na sede, na rua Chapecó, 101, pelo e-mail adancajoinville@gmail.com ou no telefone (47) 3422-6093.



saiba mais  


Belo Horizonte-MG: DANÇABH 2009


Páola Barata   
paolabarata@hotmail.com 
 escreveu


MAIORES INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES PELO SITE www.dancabh.com.br



clique  
na   
imagem    
para     
ampliar      


São Paulo: key zetta e cia. : Seleção para estágio


key zetta e cia.: seleção de estagiários para o projeto "SÓS" 

Blog: key zetta e cia. 
Postagem: Seleção para estágio key zetta e cia. 

Link:


Porto Alegre-RS: 4º Edição Mostra Movimento e Palavra


hagah 
 escreveu

4º Edição Mostra Movimento e Palavra


Apresentação de trabalhos de pesquisa em dança por cinco coreógrafos/bailarinos convidados e com posterior bate-papo entre mediadores convidados, artistas e público após a apresentação. Concebido e realizado pela Eduardo Severino Cia. de Dança. A Mostra está indo para sua 4ºedição e serão três encontros, 28 de março, 25 de abril e 30 de maio.

28 de Março
Roberta Savian
Luciana Hoppe
Susana Schoellkopf
Luciano Tavares(Eduardo Severino Cia. de Dança)
Tatiana da Rosa/Luciana Paludo

Mediadoras – Bia Diamante, Susana França, Cibele Sastre e Iria Barcelos.

25 de Abril
Juliana Prestes( Compañía de Flamenco ‘Del Puerto’)
Didi Pedone
Marçal Rodrigues
Déia Spolaor
Eva Schul/Mônica Dantas (Ânima Cia. de Dança)

Mediadoras – Tati da Rosa, Bia Diamante, Susana França e Angélica Boff.

30 de maio
Daggi Dornelles(Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul)
Fernanda Carvalho Leite(Grupo Tato)
Cibele Sastre(Grupo de Risco)
Clóvis Rocha(Grupo de danças Populares Andanças) Marco Fillipin(Cia. Municipal de Dança de São Leopoldo)

Mediadoras - Susana França, Mônica Dantas, Angélica Boff e Luciana Paludo.




Usina do Gasômetro

Avenida Presidente João Goulart, 551
Centro - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3289-8140

(51) 3289-8146


Horário(s):

De 28/03 a 30/05/2009

Sábado, às 20h


Preço(s):

R$ 10


Facilidade(s):

Convênio:

Assinantes Correio do Povo (50% de desconto)

Descontos:

Classe artística (50% de desconto), Estudantes (50% de desconto), Idosos (50% de desconto)




 saiba mais
  hagah


São Paulo: Cursos validados para evolução funcional


Zeneide Alves 
 escreveu


Professores da Rede Municipal de Educação de SP - Prefeitura de São Paulo, grande São Paulo e demais regiões próximas conheça os Cursos e Seminários da INTERATIVA Assessoria Pedagógica e Formação Continuada. Todos com CERTIFICADO, válido para Evolução Funcional da Prefeitura de São Paulo, algumas outras prefeituras (consulte) e para Estágio Universitário. 
*
Local: Unidade, próxima ao Metrô Carrão na Rua Salvador de Lima, 17 – 3º andar – Tatuapé – São Paulo / SP – Próximo ao Metrô Carrão (lado Terminal Norte – Plataforma A), aos sábados, pela manhã e à tarde. 
*
Todos os eventos são bastante práticos, com atividades interativas.
Inscreva-se: 
Professores da Prefeitura de SP:
*
28/03/09 M e T: das 8h30 às 17h30 
Seminário: Seminário: Integrando culturas numa escola inclusiva- carga horária 8 horas 
*
28/03/09-M anhã e Tarde e 25/04/09-Manhã
Curso: A construção do conhecimento em crianças de idade escolar - carga horária de 12 horas 
*
Demais interessados, 
carga horária de 4 horas: 
*
Manhã: da 08h30 às 13h30 
Curso: As DANÇAS CIRCULARES NA ESCOLA E A INTEGRAÇÃO DE CULTURAS
*
Tarde: 13h30 às 17h30
Curso: AUTO-ESTIMA E RESILIÊNCIA ATRAVÉS DA MÚSICA E DAS FÁBULAS
*
Visite agora a página de CURSOS PRESENCIAIS e garanta suas vagas! 
Acesse: 
www.interativavirtual.com.br
Tel: 3926-3616/2864-3616



São Paulo: Prática de Tango - Dance Club


Adriana Reis 
escreveu  


20:30 às 23:00 - Prática de Tango - Dance Club

Quando: qui, 26 de março

Onde: Dance Club (mapa)
Descrição: Dance Club Prática de Tango - das 20:30 às 23:00hs Contribuição: R$ 8,00 R. Sergipe, 270 - Higienópolis - tel 3237-3558 (entre as ruas Sabará e Itacolomi) Organização : Virginia Holl e Braga


  saiba mais


Porto Alegre-RS: 2º Usina das Artes Polifônica


hagah
escreveu 


2º Usina das Artes Polifônica



O primeiro Usina das Artes Polifônica reuniu 13 grupos de teatro, dança e música num esplendoroso espetáculo concatenado para comemorar a abertura da exposição Usina do Gasômetro 80 Anos, em 27 de novembro de 2008.

Em sua segunda edição os grupos se reúnem novamente a fim de celebrar o sucesso da mostra, visitada até agora por mais de 80 mil pessoas. A duração do espetáculo foi estendida, se comparada ao realizado anteriormente. Serão duas horas e meia durante as quais 10 grupos participantes apresentam performances novas ou com incrementos.

Programação:

20h - Tradisons e Cia. Teatro Lumbra

Os grupos unem suas tendências, mixando suas experiências e pesquisas. O Tradisons com diferentes instrumentos musicais, músicas folclóricas e idiomas de diferentes lugares do mundo; já o Lumbra mostra sua visceralidade ao transformar sombras em personagens dessas canções que falam de castelos, princesas, amores perdidos, marinheiros e da natureza. As músicas serão do folclore gaúcho, japonês, judaico, alemão e celta.

20h30 - Teatrofídico e Teatro Sarcáustico

O Teatrofídico apresenta uma improvisação sobre o teatro do absurdo tendo como base várias fontes de inspiração, como matérias de jornais e trechos de textos dramatúrgicos. Já o Teatro Sarcáustico mostra ao público a performance BE_once, que trata da análise da criação de ídolos, que gera, por vezes, a perda da identidade tanto do público quanto do artista.

21h - Neelic e Depósito de Teatro

O Neelic apresenta a performance acrobática Caio, Caio, Caio, com textos do escritor Caio Fernando Abreu e acompanhamento de percussão. Já o Depósito de Teatro traz um fragmento do espetáculo infantil O Que Seria do Vermelho Se Não Fosse o Azul.

21h30 - Grupo Tato e Thonny Marques Núcleo de Dança Teatro

Este módulo é todo da dança. A performance do Grupo Tato é no nicho dos anos 70 da exposição. Os bailarinos apresentarão movimentos em Contato Improvisação, uma técnica de dança que começou a ser desenvolvida no início da década de 70 nos Estados Unidos e acompanha algumas mudanças sociais e conceituais da época, expressando uma estética engajada em ideais democráticos e igualitários. Já o Thonny Marques Núcleo de Dança Teatro mostra ao público a performance Gestos do Pensamento.

22h - Eduardo Severino Cia de Dança e Santa Estação Cia de Teatro

A Cia de Eduardo Severino apresenta a performance Sem Com Texto, experimentação de dança a partir da leitura dos artistas na utilização do papel como elemento, elaborada em comemoração aos 18 anos da Usina do Papel e aos 80 anos da Usina. Já a Santa Estação Cia de Teatro mostra um fragmento do espetáculo Lipstick Station, que une teatro e música, com músicos executando ao vivo as canções. Os textos são recortes de peças como Parada 400, Convém tirar os sapatos, Sentença I: num dia quente a maionese pode te matar e cenas de As relações naturais.

22h30 - Final


Grupo

Tradisons, Cia. Teatro Lumbra, Teatrofídico , Teatro Sarcáustico, Neelic, Depósito de Teatro, Grupo Tato , Thonny Marques Núcleo de Dança Teatro, Eduardo Severino Cia de Dança e Santa Estação Cia de Teatro




Usina do Gasômetro

Avenida Presidente João Goulart, 551
Centro - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3289-8140

(51) 3289-8146


Horário(s):

26/03/2009

Quinta, às 20h


Preço(s):

GRÁTIS




saiba mais 


São Paulo: Show de Tango no Villa Alvear


Nelson Lima
nelson.tango@terra.com.br
escreveu


VILLA  ALVEAR  Apresenta:

CIA Tango Paixão

MÚSICOS * BAILARINOS * CANTORES



ELENCO
MÚSICOS:
BANDONEON:POCHO CACERES
GUITARRA: RICARDO SORONTO
VIOLINO: GERMAN

BAILARINOS:
Márcia Mello e Nelson Lima

Convidados Especiais:
Amanda Cubas e Luiz Cardoso

CANTORES:
Anadir Zoccal
Susana di Karlo

RESTAURANTE VILLA  ALVEAR
RUA CANARIO, 408 – MOEMA - SP
FONE: 5051.0171 / 3858.2783  (RESERVAS)

Estacionamento com manobrista

www.villaalvear.com.BR




"SÁBADO  - 21H" 



APÓS O SHOW
PISTA PARA BAILAR TANGOS E BOLEROS

DIREÇÃO ARTÍSTICA: MÁRCIA MELLO E NELSON LIMA
FONE: (11) 3858.2783 / 7124.2374