quinta-feira, 9 de agosto de 2012

São Paulo: Espetáculo "Pipando..." retrata a memória e identidade dos usuários de crack


Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Marcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
informa


Núcleo Artístico Pedro Costa apresenta, na Funarte,
“Pipando... Onde dormem os pássaros”


Espetáculo resgata a memória e a identidade dos usuários de CRACK




Com apresentações marcadas para os dias 10 a 12 de agosto de 2012, na Funarte SP, no projeto Interlocuções Poéticas, a coreografia “Pipando... Onde dormem os pássaros” promete dar uma nova visão ao universo devastador dos usuários de crack. O espetáculo guiará o público – por meio dos movimentos e sensações da dança contemporânea – nos caminhos tortuosos dos usuários da droga. Ganhador do prêmio 8º Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o espetáculo dialoga com a vídeo-arte, dança contemporânea, hip-hop, contato e improvisação para contar histórias desse universo em forma de dança.

Com concepção e direção de Pedro Costa e interpretação musical ao vivo de Andrei Ivanovic, “Pipando...” mostra personagens em que os caminhos se bifurcam entre alucinações e momentos em que vivenciam o afeto coletivo e conflitos inevitáveis que levam ao isolamento.

Pesquisa e criação coreográfica
“Pipando...” é um genuíno processo de investigação, que não se limitou aos livros ou a internet: os bailarinos Lúcia Weber, Sérgio Luiz, Márcio Dantas, Roger de Paula e Pedro Costa partiram para a pesquisa de campo e visitaram locais como a Praça da Sé, Praça Júlio Prestes, Largo Coração de Jesus e a Cracolândia, onde colheram entrevistas e depoimentos de usuários. Declarações de familiares, profissionais da saúde, agentes de saúde, sociais, policiais e visitas a clínicas de recuperação completam a pesquisa. A coleta do material trouxe subsídios suficientes para que cada um dos cinco bailarinos compusesse uma galeria de personagens com vidas aparentemente normais, mas que acabaram se entregando ao vício, como uma mulher com ótima situação financeira que deixa os ambientes luxuosos que o dinheiro pode proporcionar para se tornar uma espécie de “zumbi” na Cracolândia, um auxiliar administrativo que perde o rumo no trabalho e encontra o vício, ou mesmo uma criança, que vive com o olhar voltado para o chão, em busca de alguma “pedra” caída, esquecida ou perdida.
“Pipando... Onde dormem os pássaros” levou os intérpretes-criadores a investigar sobre um universo em que as pessoas se submetem a uma dura realidade permeada de violência, crianças deformadas pelo poder voraz da droga, vivendo em um ambiente individualista, de desamor, opressão e de renúncia a qualquer autoestima.

Quem é Pedro Costa
Bailarino e coreógrafo, Costa iniciou suas atividades voltadas à dança em 1981 em Recife/PE.  Trabalhou com os diretores de teatro João Falcão e Rubens Rocha Filho. Posteriormente em São Paulo, estudou com Jane Blauth, Marilena Ansaldi e Ivonice Satie, entre outros. Trabalhou nas companhias Cisne Negro, Joyce Balé, Canvas Cia de Dança, Pássaro de Fogo e grupos independentes. Em 1995, na Europa, aperfeiçoou seus estudos em dança contemporânea na Bélgica, Amsterdã e Alemanha. Dirigiu e atuou junto com Ivonice Satie na Cia. de Dança de Diadema de 1997 a 2001. Foi professor e coreógrafo no Centro de Dança da Prefeitura de Santo André de 2002 a 2004, onde criou e dirigiu os espetáculos: “Eternamente Elis”, “Boneca de Pano” e “Mocambo”. Em 2004 ganhou o Prêmio Estímulo à Dança Contemporânea da prefeitura Municipal de São Paulo com o espetáculo solo “De… Repente”.
Em 2005 criou o espetáculo “Urbanóides” juntamente com o bailarino e coreógrafo Sérgio Luiz.  Em 2006 estreia o espetáculo “Khronos” no SESC Ipiranga que, em 2007, ganhou o Prêmio Fomento Municipal à Dança para Circulação. 

Pipando... Onde dormem os pássaros
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Dias 10 e 11 de agosto, às 19h45 e dia 12 de agosto de 2012, às 18h45

Ficha técnica
Concepção e direção: Pedro Costa Assistente de coreografia: Márcio Dantas Produtor executivo Rogério LeiteCriadores-intérpretes: Lúcia Weber, Marcio Dantas, Roger De Paula e Marcio Grillo Trilha Sonora: Thiago JamasVídeodança: Fabio Almeida Fotos: Arnaldo Torres Figurinos: Núcleo Artístico Iluminação: Domingos QuintilianoSonoplastia: Mauricio Obregon
Serviço
FUNARTE: Alameda Nothmann, 1058 Campos Elíseos – São Paulo SP
(Próximo à estação Santa Cecília do Metrô)
Ingressos: $ 10,00 e $ 5,00
Capacidade da sala 70 lugares
Agenda atualizada e informações detalhadas no http:/interlocucoespoeticas.blogspot.com.br ou facebook: Interlocuções Poéticas
Informações e reservas de convites pelo interpoeticas@radarcultural.com.br

                                
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
11 3798 9510 / 2914 0770
11 99126 0425 - Márcia Marques /// 11 8807 6467 - Lau Francisco



São Paulo: "Rubro" mostra o sangue em seus diversos momentos, desde o universo feminino até a mitologia dos orixás


Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Márcia Marques
marcia@canalaberto.com.br
escreveu

“Rubro”, de Goiânia, apresenta-se em São Paulo dias 10 a 12 de agosto, na Funarte



Concebido e dirigido por Renata Lima, a ideia do espetáculo é mostrar o sangue em seus diversos momentos, desde o universo feminino até a mitologia dos orixás.

“Poucas substâncias têm tanto valor simbólico. Derramado desde o nascimento do ser humano, o sangue é símbolo da vida e da morte, da saúde e doença, de força ou impotência, de sacrifício, redenção, renovação. O sangue também foi usado como meio de manter o poder em mãos de certas dinastias e até como justificativa para a expansão geopolítica de povos e raças.”
Rubro é um solo de dança de Sacha Witkowski, que recebe o desafio de decifrar o universo feminino, sempre marcado por nódoas de sangue, na menstruação, no desvirginamento, no parto.
O projeto concebido por Renata Lima foi premiado com o Klauss Vianna 2011 da região Centro Oeste e apresenta-se na Funarte SP, no projeto Interlocuções Poéticasnos dias 10 a 12 de agosto de 2012.

Quem é Sacha Witkowski
Sacha Witkowski, nasceu em 1981 no Rio de Janeiro, mas foi criado nas cidades de Santos(SP) e Goiânia (GO). Iniciou-se na dança em 1996 na Escola Técnica de Goiás (ETGO – hoje IFG), que naquela época disponibilizava aulas de artes para todos os cursos e para a Comunidade em geral. Foi pela comunidade que entrou na Escola e lá fez curso de teatro e entrou em contato com a dança, aos 17 anos.

Estudou com vários professores locais e teve contato com oficinas livres de dança contemporânea, seu foco desde seu início, com professores diversos. Em sua formação corporal se somam as Artes Marciais e o esporte (futebol, no caso)e também as brincadeiras de rua (subir em árvore, corre-corre e outros).

“Rubro” - dias 10 e 11 de agosto de 2012 às 19 horas, e dia 12 de agosto às 18 horas
Duração: 40 minutos Faixa etária recomendada: livre
Concepção e Direção: Renata Lima Interpretação: Sacha Witkowski Trilha Sonora: Studio Traquitana (Décio 7 e Cris Sacabello)  Direção e Edição:  Elisa Abrão, Michael Valim, Cra Gotlieb Fotografia: Fernando Brás Produção Executiva:  Sacha Witkowski, Nathália Soares
Serviço
FUNARTE: Alameda Nothmann, 1058 Campos Elíseos – São Paulo SP
(Próximo à estação Santa Cecília do Metrô)
Ingressos: $ 10,00 e $ 5,00
Capacidade da sala 70 lugares
Agenda atualizada e informações detalhadas no http:/interlocucoespoeticas.blogspot.com.br ou facebook: Interlocuções Poéticas
Informações e reservas de convites pelo interpoeticas @radarcultural.com.br

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
11 3798 9510 / 2914 0770
11 9126 0425 - Márcia Marques /// 11 8807 6467 - Lau Francisco



São Paulo: FLESHDANCE - espetáculo e oficina


Divulgação SESC Consolação
promocao@consolacao.sescsp.org.br
informa


clique para ampliar


ver também
infodansa 7 VIII 2012


São Paulo: GOLDEN NIGHTS com SHOW na quinta


Moacir Castilho
moacircastilho.eventos@yahoo.com.br
escreveu


clique para ampliar