segunda-feira, 9 de novembro de 2009

São Paulo: Verdades Inventadas


Rita Solimeo Marin
rita@consolacao.sescsp.org.br
escreveu

SESC Consolação apresenta
Verdades Inventadas
 
Instalação coreográfica de Thembi Rosa sobre o 
alarm floor de Rivane Neuenschwander e O Grivo



A coreógrafa Thembi Rosa apresenta seu mais recente trabalho, Verdades Inventadas, nos dias 10, 11, 17 e 18 de novembro no Espaço Beta do SESC Consolação. Trata-se de uma instalação coreográfica sobre o alarm floor da artista plástica Rivane Neuenschwander e do grupo O Grivo. 
Depois das propostas de criação coreográfica experimentadas nos solos Ajuntamento (2003) e Confluir (2006) e no dueto Regra Dois (2006), com Renata Ferreira, Thembi Rosa parece sintetizar em Verdades Inventadasas diferentes buscas que sempre marcaram sua obra, valendo-se de suas resultantes, para chegar em um outro campo de ativação das mesmas forças, propondo-se ao exercício compositivo de uma estrutura ainda mais flexível: a improvisação. 
A instalação interativa concebida por Rivane em colaboração com o duo instrumental O Grivo é adotada por Thembi para a geração da instabilidade com que seu corpo deverá lidar para encontrar outros padrões de articulação. 
“Quero um processo contínuo de ensaio; uma ação mais que uma apresentação. Os riscos da improvisação; reconhecer padrões de movimento; testar possibilidades de espaço, som e dança se codefinindo mutuamente”, afirma a coreógrafa. “Improvisar em um espaço sonoro, um chão de molejo de madeira amplificado, surgiu a partir do contato com a instalação "Quem vem lá sou eu’ (Alarm floor), trabalho de Rivane em colaboração com O Grivo. Esta instalação teve como referência o nightingale floor (chão dos rouxinóis), um sistema de alarme utilizado no piso de alguns templos e palácios no Japão para avisar sobre a chegada ou passagem de alguém”, completa.

Thembi Rosa é dançarina, coreógrafa e pesquisadora. Mestranda em dança (UFBA); Graduada em Letras (UFMG). Realiza trabalhos solo e em parceria com outros criadores desde 2000, dentre eles, Regra de dois (2006); Ajuntamento (2003; 2004); 10 x1 – Daqui para onde vamos?(2002); propriocepção (2000). Estes projetos tiveram apoio do FID – Fórum Internacional de Dança; Rumos Dança Itaú Cultural; Funarte e dos diversos eventos nos quais foram apresentados.

Rivane Neuenschwander, natural de Belo Horizonte, MG, graduou-se em Desenho, em 1994, na Escola de Belas-Artes da UFMG. Foi artista residente no Royal College of Art, em Londres, de 1996 a 1998, e artista residente no Centro Iaspis, em Estocolmo, Suécia, em 1999. Entre as inúmeras mostras individuais e coletivas de que participou, destacam-se: Salão Nacional de Arte, em Belo Horizonte, em 1989 e 1990; Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, em 1993; A Infância Perversa, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Bahia, em 1995; Material Immaterial, na The Arte Gallery of New South Wales, em Sydney, Austrália, em 1997; Bienal de Johanesburgo, África do Sul, em 1997; Bienal Internacional de São Paulo, em 1998;Luminous Mischief, no Yokahama Portside Gallery, em Yokahama, no Japão, 1999; Syndrome: Disappear na International Artist's Studio Program in Sweden, em Estocolmo, na Suécia, em 2000; Trajetória da Luz na Arte Brasileira, no Itaú Cultural, em São Paulo, em 2001. Sobre sua arte, afirma: "Gosto de observar o inobservável". Assim, explica o fato de utilizar como matéria-prima materiais inusitados e pobres - como poeira, sal, pimenta, restos de tomate, bolhas de sabão, lesmas, besouros, a sujeira carregada por sapatos anônimos... Em sua obra, tudo é aproveitável. Seu mais recente trabalho “Continente/Nuvem (2008) está exposto em Inhotim (MG). Em junho de 2010, abrirá exposição de três andares do New Museum, a mais importante casa dedicada à arte contemporânea de Nova York. 

O Grivo
O Grivo é formado por Nelson Soares e Marcos Moreira Marcos, ambos com formação musical. O trabalho de O Grivo abrange concertos, instalações e performances, utilizando equipamentos eletrônicos de áudio e vídeo, captação dos sons do mundo e construção de máquinas sonoras. Além das performances ao vivo, O Grivo compõe trilhas para cinema, vídeo, dança e instalações próprias ou em colaboração com artistas como Cao Guimarães, Lucas Bambozzi, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Thembi Rosa, Alejandro Ahmmed.
 
Verdades Inventadas
Ficha técnica
projeto e bailarina: Thembi Rosa
instalação: Rivane Neuenschwander em colaboração com O Grivo
sonorização e trilha sonora: O Grivo
figurino: Ronaldo Fraga
vídeo: Roberto Bellini
fotos: Patrícia Azevedo e Roberto Bellini 
Texto programa: Fabiana Britto
produção/sp: Dora Leão – PLATÔproduções
Projeto viabilizado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2007

Estreia: Dia 10 de novembro de 2009. Terça, às 21h.
Temporada: Dias 10, 11, 17 e 18 de novembro.
Terças e Quartas, às 21h. Duração: 40 minutos
Recomendação etária: 14 anos 
Espaço Beta – 3 º andar
Lotação: 60 lugares
R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes). 

SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
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Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro SESC Anchieta
Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043


Florianópolis-SC: 1º. Encontro Internacional de Contato Improvisação na Natureza


Ricardo Neves
escreveu


1º. Encontro Internacional de Contato Improvisação na Natureza

"Transformando pela prática"

De 9 a 18 de dezembro 2009

Florianópolis/ SC – Brasil

Camping Rio Vermelho - norte da Ilha

 

1st International Contact Improvisation Gathering in Nature

"Transforming by practice"

 9th to 18th December 2009

Florianópolis/SC – Brazil

Rio Vermelho Camping – north of the island

 

1º Encuentro Internacional de Contacto Improvisación en la Naturaleza

"Transformando por la práctica"

9 a 18 de diciembre 2009

Florianópolis/ SC – Brasil
Camping Río Vermelho - norte de La isla

 


                                                        Organização: Hary Salgado, Ana Alonso e Iris Fiorelli.

 

Maior informação:

http://www.transformandopelapratica.blogspot.com/

transformandopelapratica@gmail.com

 

Professores convidados:

 

Lucia Bertone-(Argentina)

Heike Kuhlmann-(Alemanha)

Camillo Vacalebre-(Itália - Brasil)

Gustavo Lecce-(Argentina)

Ralf Jaroschinski-(Alemanha)

Cristina Turdo-(Argentina)

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Equipe de contato;
Transformando pela pratica.
Hary,Ana e Iris.
www.transformandopelapratica.blogspot.com


Montevidéo-Uruguay: actividades en noviembre- taller crr.


Lucía Valeta
luvaleta@hotmail.com
escreveu

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NOVIEMBRE
taller
de
danza
y
creación
casarrodante
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1.   Taller Noviembre - Diciembre   



Adriana Belbussi Figueroa                  
           EN TALLER CASARRODANTE
 
         10 clases de danza nivel intermedio - avanzado
   
           MARTES Y JUEVES 
           Martes de 15.45 a 17.45  -   Jueves  de 16.00 a 18.00 
 
        del martes 10 de Noviembre al jueves 10 de Diciembre 
      
            Costo: $ 1000  -    Cupo: 10 personas
            Por informes e inscripciones:    711 6661 - abelbussi@hotmail.com

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2.     el sábado 21 de noviembre festejamos que tenemos piso nuevo y ganas de bailar.
                Trabajos coreográficos e improvisaciones de estudiantes y docentes.  ¡Los esperamos!
                    comienza a las 20.30 hs.


collage: A. Belbussi

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3.  
  Pensando el Movimiento

   TALLER DE TÉCNICA ALEXANDER



Podremos comprender y vivenciar algunas de las ideas básicas de la Técnica Alexander a partir de movimientos muy simples y cotidianos luego de darnos el tiempo de distender la musculatura y reconectarnos sensorialmente.

 

Exploraremos un modo de movernos diferente al habitual,   permitiendo  la distencion  de un modo conciente y en actividad. Aprender a usar la fuerza de gravedad a favor del movimiento y no en contra resulta esencial para minimizar el esfuerzo en nuestro andar.

 

Conociendo algunas ideas básicas de nuestra anatomía podremos entender mejor como se relacionan y equilibran las diferentes partes de nuestro cuerpo, dando lugar entonces a un movimiento mas orgánico e integrado.

 

El taller estara dirigido a todo aquel que desee recuperar un buen uso de su propio cuerpo en cualquier actividad que realiza. En esta primera instancia podremos ver algunas de las ideas básicas de la Técnica Alexander, que luego sera posible profundizar de modo individual para quienes así lo deseen.

 

Fecha:  viernes 27 de noviembre

Horario: 14 a 17:30

 

inscribirse previamente mandando correo a : casarrodante@montevideo.com.uy

 

Costo:  $600

Lugar:   taller Casarrodante / danza y creación

                   Maldonado 1921 esq. E. Acevedo

 

Toia Correa se graduó en Londres como profesora de la Técnica Alexander en el año 2003. Desde entonces dió clases de modo individual y grupal a personas de diversas disciplinas tanto en Londres como en España. A mediados del 2004 se mudó a Uruguay donde tambien enseñó la Técnica en su estudio del Parque Rodo. Actualmente reside en Belgica y enseña la Técnica en la ciudad de Gantes y Bruselas.

 

Por mas información sobre la Técnica Alexander: www.tecnicaalexandertoia.com

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 Fiesta de fin de año - sábado 12 de diciembre- explanada lateral de Facultad de Ingeniería
*  En verano clases a partir del 11 de enero.



taller casarrodante
Maldonado 1921 - Montevideo


São Paulo: Cursos e Oficinas de dança no CCSP em Novembro 2009


Cursos e Oficinas



programação novembro de 2009

Dança de salão - O grande baile 

com: mestre Athaliba 
Atividade aberta de dança que reúne pessoas de todas as idades e classes sociais. Esta oficina tem o objetivo de oferecer ao público diferentes formas e manifestações culturais dos povos, por meio da dança de salão – samba, gafieira, salsa, samba rock, tango, zouk, etc. (sem limite de vagas) - período: de 5/8 a 9/12 - quartas, das 12h às 14h - Sala Adoniran Barbosa -
 mais informações na Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3397-4037 
aviso: não haverá aula no dia 11/11

dia 16/11 - segunda 
Local: Academia do Garrido (embaixo do viaduto do Glicério)
das 14h30 às 16h 
Dança de salão - O grande baile 
com: mestre Athaliba
Como parte das atividades da exposição Post-it city, o Centro Cultural São Paulo irá promover o Grande baile - Oficina de Dança de salão, na Academia do Garrido, embaixo do viaduto no Glicério. Será disponibilizado transporte para 30 usuários do Centro Cultural São Paulo. 
Inscrições: dias 28/10 e 4/11, durante as aulas 
Saiba mais sobre o projeto Post-it city e veja a programação completa

dias 21 e 22/11 – sábado e domingo
das 10h às 13h 
Workshop de dança contemporânea: Corpo conduta movimento
parceria: 13º Cultura Inglesa Festival - orientação: Marcela Reichelt (coreógrafa e bailarina) Conjunto de processos para aprofundar nas diferentes lógicas de movimento e maior clareza na manipulação de imagens do corpo com o ambiente e com os outros corpos ocupantes do mesmo espaço. O corpo do bailarino na dança contemporânea é o recurso e vocabulário para as escritas das imagens, do corpo que se movimenta como um discurso. (30 vagas) 
público: bailarinos, coreógrafos, professores e estudantes de dança - inscrição: de 9 a 16/11 - preencher ficha de inscrição, disponível no site, e encaminhar breve currículo para o e-mail 
curadoriadanca@prefeitura.sp.gov.brcuradoriadanca@prefeitura.sp.gov.br
resultado da seleção: lista dos selecionados será publicada no site do CCSP no dia 18/11
Espaço Cênico Ademar Guerra
Confira a programação completa do evento Dança Expandida


São Paulo: Helio Oiticica é inspiração para Nucleares, de Mariana Muniz


Canal Aberto - Márcia Marques
marcia@canalaberto.com.br
escreveu


Teatro de Dança recebe Nucleares, de Mariana Muniz

Espetáculo baseado em estudo do artista Helio Oiticica




Foto: Cláudio Gimenez

De 12 a 15 de novembro, o Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA), recebe o espetáculo concebido pela atriz e bailarina Mariana Muniz: NUCLEARES. De 19 a 22 de novembro, o espetáculo faz nova temporada na Galeria Olido, com entrada franca.

O projeto é inspirado no trabalho Núcleos, do artista plástico tropicalista Hélio Oiticica. Na obra original, os núcleos consistem em estruturas de placas de madeira que pendem soltas, geralmente pintadas com cores quentes – laranja, amarelo, vermelho. Estas se prendem a um teto ripado, em posições marcadas e numeradas, como uma planta. Trata-se de uma construção arquitetônica, de diversos níveis. Labirínticos, os núcleos são cavidades ambíguas, cabines que permitem a visão da obra no espaço e no tempo.

 Nucleares é um projeto de dança contemporânea que aborda, através do movimento e da palavra, questões fundamentais da existência humana. Nessa concepção, a trilha sonora, de Ricardo Severo, inova na utilização da guitarra sobreposta a trechos dos textos de H.O., gravados na voz de Mariana Muniz. Aspectos inerentes ao ser humano, como o auto-questionamento, são tratados de forma bastante clara, tais como o medo e a necessidade de correr riscos ou de estar só, no meio da multidão. O rock, segundo o artista plástico Hélio Oiticica, foi a descoberta do corpo, já que é um tipo de música que se dança sozinho e da forma que se desejar.

samba também foi inserido na trilha e, ainda de acordo com HO, é um ritmo que, diferente do rock, necessita de certa iniciação para ser corretamente compreendido e praticado, devido a sua influência religiosa. O espetáculo pode ser lido, ainda, como um retrato do homem moderno, vivendo em constante movimento e sofrendo com suas  limitações.

De acordo com Tânia Marcondes, figurinista do projeto, os textos falados, que revivem a fala de Hélio Oiticica, são reverberados pelos movimentos do grupo, não no sentido de redundá-los, mas atualizando-os para o momento social que estamos vivendo, fazendo-nos refletir sobre a relação arte e sociedade.

Continuação do projeto iniciado pela Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança,  o trabalho é o passo seguinte ao espetáculo Parangolés (2007/08), que também trouxe para o universo da dança a relação entre palavra e movimento, porém, focalizando o samba como objeto de pesquisa. Após a temporada no TD, o espetáculo volta em cartaz na Galeria Olido, gratuitamente, de 19 a 22 de novembro.

 

Mariana Muniz

Nascida em Pernambuco, Mariana começou seus estudos de dança clássica aos sete anos de idade. Formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, e há 35 anos tem se dedicado ao trabalho com dança contemporânea, tendo participado do Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo, criado por Klauss Vianna, entre outras companhias e escolas internacionalmente renomadas, como a Sorbonne, na FrançaNos dois últimos anos, a bailarina tem desenvolvido, junto à sua companhia, um trabalho fundamentado nas obras do artista plástico brasileiro, Hélio Oiticica.

 

Hélio Oiticica (1939-1980)

Neto do anarquista, professor e filósofo brasileiro, José Oiticica, Hélio enveredou pelo mundo das artes, se tornando um dos artistas mais revolucionários de seu tempo, atuando como pintor, escultor e artista plástico. Nos anos 60, criou o Parangolé, que chamava de "antiarte por excelência".  A obra consistia numa espécie de capa que só apresentava plenamente seus tons, formas e texturas a partir do movimento de quem o vestia, o que foi considerada uma escultura móvel. Hélio Oiticica foi, também, o criador do termo Tropicália – nome que deu a uma de suas obras -, e ajudou a consolidar a estética do movimento tropicalista na música brasileira entre 1960 e 1970. 

 

Ficha Técnica

CIA. MARIANA MUNIZ DE TEATRO E DANÇA

Concepção, Direção e Coreografia: Mariana Muniz

Assistência de direção e cenografia: Cláudio Gimenez Criadores - intérpretes: Bárbara Faustino, Danielli Mendes, Thais Ushirobira, Thalita Souza,  Ronaldo Silva Participação especial: Mariana Muniz Trilha sonora: Ricardo SeveroIluminação: Domingos Quintiliano Figurinos: Tânia Marcondes Fotografia:  Cláudio Gimenez

Design de Imagens: Osmar Zampieri Aprendizes: Murilo de Paula, Natacha Takahashi , Vanessa Gomsant e Lisane Albertini de Souza Professores Convidados: Carlos Avelino de Arruda Camargo, Toninho Macedo,  Frederico Santiago, Karen Müller Design Gráfico: Paula Viana Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Mídias Alternativas (cinemas):Massaini Cultural Produção Executiva: José Renato F. de Almeida

 

 

 

De 12 a 14 de novembro, Quinta e Sexta às 21h00 e Sábado às 20h00

TD - Teatro de Dança

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália, São Paulo, SP, Brasil

Telefone da bilheteria: 2189 2555

Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares

Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia)

Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista

Ar-condicionado e Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

www.teatrodedanca.org.br

 

De 19 a 22 de novembroQuinta a Sábado às 20h00 e Domingo às 19h

Galeria Olido – Sala Paissandu – 136 lugares

Av. São João, 473 – República

Entrada Franca

Tel.: (11) 3397-0171

 

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770 / 9126 0425

www.canalaberto.com.br email: canal.aberto@uol.com.br