quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

São Paulo: Urgência

Canal Aberto
escreveu


Urgência – A Cidade Do Avesso
Dia 3 de dezembro, na Praça da República, em São Paulo
 
Com o apoio da Lei de Fomento à Dança – 8ª edição/2010, o espetáculo “Urgência – A Cidade do Avesso”, do ...Avoa! núcleo artístico, com direção de Luciana Bortoletto será apresentado na Praça da República, Centro, dia 3 de dezembro, às 17h30Criado para espaços públicos, a obra transita por diferentes linguagens, como a dança contemporânea, o teatro e a poesia e reflete a respeito da relação entre indivíduo e multidão.
 
Estar no passeio público, seja com um saco de juta cobrindo o rosto ou simplesmente em grupo, dançando, pode significar nada. Ou muito. E pode também deflagrar emoções inimagináveis nos transeuntes. Foi assim nas cerca de 20 sessões em que o ...AVOA! núcleo artístico esteve na cidade, no meio da multidão. Nessas intervenções, o grupo presenciou desde tentativas de suicídio na passarela do Terminal Bandeira até camelôs que se juntaram aos atores/bailarinos e caíram na dança também.
 
O público/cidadão não se intimida. Seja no vão livre do MASP ou na Rua 25 de Março, ele participa, se incomoda, sugere, dança, ameaça. Até das janelas dos ônibus da Avenida Paulista vieram respostas da intervenção artística realizada.
  
A dança contemporânea é o eixo da pesquisa, assim como a improvisação, e a intenção, ao montar um projeto como ‘Urgência...’ é a possibilidade da re-significação do espaço público. O cidadão que se desloca pelas ruas pode ampliar seu repertório de relações sensoriais com a cidade, abrindo possibilidades de gerar novas percepções e sensações. Sair do olhar óbvio, enfrentar o automatismo na relação com a metrópole e experimentar novas sensações: eis o propósito de “Urgência – a cidade do avesso”.
 
...Avoa! núcleo artístico
 
O ...Avoa! núcleo artístico vem desde 2000 desenvolvendo sua pesquisa em que articula a dança contemporânea com base na educação somática, em intersecção com outras linguagens, como a poesia, fotografia, audiovisual, artes plásticas e teatro.
 
O projeto URGÊNCIA vem para contemplar esta continuidade na pesquisa, articulando conceitos não apenas de imagens, mas do trabalho em dança através de pesquisas bibliográficas que se relacionem com esta temática e que “provocam” ideias e sensações, absorvidas e expressadas através de movimentos corporais, além de trazer a reflexão acerca da ocupação do corpo no espaço urbano.
 
O material bibliográfico oferece suporte para a pesquisa e criação da obra e as principais referências são os poetas Ferreira Gullar, Maiakovski, Paulo Leminski e Manuel Bandeira. O manifesto "As embalagens" do encenador Tadeusz Kantor, o texto "Cidade e Alma" deJames Hillman, textos do livro "Psicologia das multidões" de Gustave Le Bom e a obra literária "As cidades invisíveis" de Ítalo Calvino contribuíram fortemente para o embasamento teórico.
 
Ficha Técnica
Concepção e direção geral: Luciana Bortoletto
Orientação dramatúrgica: Érika Moura Preparação corporal em dança: Luciana Bortoletto, Érika Moura e Chris Cruz (assistente) Preparação corporal em Mímica Total: Luis Louis Criadores-intérpretes (por ordem alfabética): Calu Baroncelli, Chris Cruz, Érika Moura, Larissa Pretti, Luciana Bortoletto Trilha sonora – ao vivo: Maurício Verderame (contrabaixo) e Patrícia Herculano (percussão) Trilha sonora (videodança): Mauricio Verderame e Célio Barros Figurinos: Telumi Hellen Videodança: Tamara Ka Fotografia: Gil Grossi Confeccção de figurinos:  Naná Aquino e Zabê Zai Artista-aprendiz: Zabê Zai Produção executiva: Penha Silva Assessoria de imprensa: Marcia Marques - Canal Aberto Design gráfico: Ivan Goersch
Serviço
Duração: 50 minutos /// Classificação: livre /// Gênero: dança-teatro
 
03 DE DEZEMBRO SEXTA-FEIRA, ÀS 17h30
PRAÇA DA REPÚBLICA, s/n, Centro, São Paulo
Telefone: (11) 9335-8825
 
05 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
COMUNIDADE DO SAPÉ
Rua General Synzeno Sarmento, altura do nº 1.640 (Praça do Samba)
Butantã – Zona Oeste
Telefone: (11) 9335-8825
 
11 DE DEZEMBRO SÁBADO, ÀS 16H
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO
Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha – Zona Norte – São Paulo
(ao lado do Terminal Cachoeirinha)
Tel: (11) 3984-2466
 
12 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
PRAÇA DO PATRIARCA
Centro – ao lado do Viaduto do Chá – Centro – São Paulo
Telefone: (11) 9335-8825
 
18 DE DEZEMBRO SÁBADO, ÀS 16H
AVENIDA PAULISTA, em frente ao Parque Trianon - Cerqueira César
Telefone: (11) 9335-8825
 
19 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
GALERIA OLIDO
Av. São João, 473 - Térreo - Centro – São Paulo
Tel: (11) 3331-8399 / 3397-0171
 
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9126 0425
Twitter: canalaberto
Skype: canal.aberto