segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sao Paulo: BASEADO EM FATOS REAIS


Ana e Ângelo Madureira
imprensa@dancacontemporanea.com.br
escreveram



clique para ampliar


Sao Paulo: ENCONTROS DE DANÇA-TUCA


Elaine Calux
escreveu


Encontros de Dança do TUCA de abril,  que traz , no dia 13/4, terça-feira, às 20h, no TUCARENA, Letícia Sekito com a performance de dança contemporânea "Experimento Portátil - uma ação sob encomenda", que trabalha com imagens fetichistas femininas com ironia e comicidade cênica, propondo uma interação direta com o público. Após o espetáculo, um bate-papo com a jornalista e performer Ítala Clay de Oliveira Freitas e o vídeo-artista Roberto Freitas, mediado por Christine Greiner e Vanessa Lopes. Grátis.



Letícia Sekito interpreta “Experimento Portátil
no Encontros de Dança do TUCA 


     O projeto Encontros de Dança de abril traz, no dia 13 (terça-feira), às 20h, no Tucarena, a Companhia Flutuante, com o espetáculo “Experimento Portátil – uma ação sob encomenda”, concebido, dirigido e interpretado por Letícia Sekito.  Entrada gratuita.

     Em “Experimento Portátil”, Letícia Sekito trabalha com imagens clichês femininas – a aeromoça, a garçonete, a dançarina havaiana - para refletir sobre possíveis relações entre corpo feminino, fetichismo, comunicação e cultura, aliada à idéia do olhar estrangeiro, a partir da metáfora presente nos vídeos utilizados na cena.

Lançando mão da ironia e da comicidade, a performance propõe uma interação direta com o público, claramente considerado voyeur ou “cliente”.

     Originalmente criada para o “Seminário Performático Fetichismos Visuais, Metrópole Comunicacional, Mercadoria Digital, Corpos Panoramas”, do antropólogo cultural Massimo Canevacci, para um espaço não convencional com características de lounge, a performance é recriada e reformulada a cada “encomenda”/convite para ser apresentada.

      Após o espetáculo, a jornalista e performer Ítala Clay de Oliveira Freitas e o vídeo-artista Roberto Freitas conversam com o público.

O Projeto

     Até  o final do ano, “Encontros de Dança” trará 10 companhias, tendo como principal foco a difusão da linguagem, por meio de novas estratégias de acesso, que possibilitem a aproximação do público em geral à dança contemporânea. Sempre em uma terça-feira do mês, cada encontro trará ao menos um convidado para promover discussões que perpassem sobre os temas suscitados pelo espetáculo, mediadas por Christine Greiner e Vanessa Lopes, propositoras do projeto. Novos modos de produção também guiam a concepção do “Encontros de Dança”, já que o evento tornou-se possível graças a uma parceria firmada entre todas as esferas necessárias para sua realização: equipamento cultural – PUC e TUCA -, produtores, artistas e alunos, para trazer ao público uma nova opção cultural gratuita e de qualidade. 

Serviço:
Encontros de Dança no TUCA - “Experimento Portátil – uma ação sob encomenda”, de Letícia Sekito. 13 de abril, terça-feira, 20h. Tucarena (R. Monte Alegre, 1024 – Perdizes – entrada pela Rua Bartira). Fone: 2626 0938. site: www.teatrotuca.com.br .
Acesso para deficientes físicos. Duração: 45 minutos. Indicação: maiores de 18 anos. Ingressos: grátis (retirar com 30 min de antecedência).