quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

São Paulo: Andrei Udiloff: Vamos Dançar? cursos intensivos de férias : JANEIRO-2010


Andrei Udiloff
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Rio de Janeiro: Esther Weitzman: "O que imagino sobre a morte"


N e Y M o T T a
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O que imagino sobre a morte

  

Do dia 3 até o dia 13 de dezembro, a coreógrafa/bailarina Esther Weitzman em companhia  dos artistas/bailarinos convidados  Paulo Marques e Toni Rodrigues, apresentam a peça "O que imagino sobre a morte", no Teatro Cacilda Becker. O trabalho é uma criação coletiva dos três artistas, todos com mais de 40 anos que, nesse momento, questionam sua relação com a dança partindo de suas especificidades em relação ao uso desse corpo no espaço. Novas qualidades foram incorporadas e serão apresentadas numa bela produção, resultando num espetáculo sério e prazeroso e com um elenco ímpar. No dia 6 de dezembro às 19h, logo após o espetáculo, haverá o encontro "diálogos abertos" com o Rabino Nilton Bonder e o Professor Doutor  Mauro Sá  Rego da Costa (Uerj), com mediação de Beatriz Cernino (UFF).

 

A respeito da peça, Esther Weitzman diz que "esse trabalho foi concebido a partir do tema da morte, da perspectiva da morte física, da ausência, assim como da consciência das transformações impostas pela passagem do tempo no corpo, e as mudanças daí advindas no movimento. Investigar esse processo trouxe o desejo de trabalhar com outros criadores/intérpretes cujo momento profissional e pessoal se aproximasse dessas questões. Assim, o elenco é formado por pessoas com mais de quarenta anos de idade dispostas a buscar uma outra fisicalidade, partindo de suas especificidades atuais em relação ao uso e ao peso do corpo no espaço". 

 

Comemorando os 10 anos de sua companhia de dança, do dia 17 de novembro até o dia 20 de dezembro, a coreógrafa Esther Weitzman comanda uma programação intensa com 6 espetáculos, 1 sarau, 1 encontro teórico, 3 diálogos abertos e 16 oficinas gratuitas, tudo acontecendo no Teatro Cacilda Becker.

 

COREÓGRAFA

 

Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia pela PUC-RJ. Formada em Dança pela Escola Angel Vianna e em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Esther Weitzman aprofundou seus estudos com Ivaldo Bertazzo na Escola de Reeducação do Movimento, em São Paulo. Lecionou por dez anos na Escola Angel Vianna onde também exerceu a função de coordenadora. Atualmente integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade e é professora de Dança Contemporânea na PUC-RJ. Em 1992 fundou o Studio Casa de Pedra que hoje figura como um dos pilares de excelência do ensino da dança no Rio de Janeiro. Ministra oficinas práticas e teóricas em diversas cidades brasileiras.


FICHA TÉCNICA

Direção, Concepção e Coreografia: Esther Weitzman
Assistente de direção: Miriam Weitzman

Criação/bailarinos: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues
Dramaturgia: Beatriz Cerbino
Desenho de luz: José Geraldo Furtado

Figurino:  Leticia Ponzi
Fotografia: Madeo Bocatios

Cenotécnico: Renato Silva


SERVIÇO

O que imagino sobre a morte / Esther Weitzman Cia de Dança 10 anos
Com: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues

Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 388, Catete. Tel. 2265-9933. Capacidade: 186 lugares, com acesso facilitado para deficientes. (Metrô – Estação Largo do Machado). Classificação indicativa, horários e valor do ingresso: veja a seguir em PROGRAMAÇÃO. A bilheteria do Teatro Cacilda Becker funciona de quarta a domingo a partir das 15 horas.

De 3 a 13 de dezembro
Quarta  a  Sábado às 20h. Domingo às 19h.

Classificação: 14  anos

Duração: 60 minutos

Ingresso: R$ 10 [inteira] e R$ 5 [estudantes, idosos, professores da rede estadual e municipal]

 

DIVULGAÇÃO

 

Ney Motta | Arte Contemporânea

Assessoria de Imprensa
tel. (21) 2539-2873 e 8718-1965

e-mail/skype: neymotta@terra.com.br


inscrições abertas para o Programa de Seleção de Projetos da BrazilFoundation

 
Cultura e Mercado escreveu:

BrazilFoundation seleciona organizações sociais para patrocínio

Carina Teixeira 27 novembro 2009
 
O Programa de Seleção de Projetos da BrazilFoundation, que identifica e apóia as iniciativas de pequenas e médias organizações da sociedade civil sem fins lucrativos em todo o Brasil, está com inscrições abertas.
 
O objetivo da seleção é identificar projetos atuantes nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Cidadania e
Cultura, com potencial de transformar a realidade social. Em particular, a fundação busca projetos com soluções criativas e efetivas, que possam se tornar referência e com capacidade de influenciar políticas públicas, a longo prazo.
 
As propostas recebidas até 15 de dezembro passam por duas etapas de leituras por analistas diferenciados. Seus pareceres são discutidos em reunião conjunta onde são definidos os finalistas.
 
Esta lista é apresentada à diretoria para apreciação e os finalistas são visitados, permitindo aos analistas formular pareceres contextualizados de cada projeto finalista. Após a visita, numa reunião final são determinados os projetos que serão apoiados. As organizações apoiadas recebem R$ 25 mil em duas parcelas ao longo de um ano.
 
Veja o edital para inscrição
clicando aqui.
 

São Paulo: 2º Sarau IDEIAs e Movimentos - Jorge Luis Borges e StacattoSP Cia Dança


Canal Aberto - Márcia Marques
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2º Sarau Ideias & Movimentos

Intervenção, encontro e discussão do processo de pesquisa de Fernando Machado com a StacattoSPciaDança

O 2º Sarau Ideias & Movimentos, promovido pela StacattoSPciaDança, já tem data para acontecer.  Em 4 de dezembro de 2009, no Ateliê Oço (Praça Carlos Gomes, 115 – Liberdade), a companhia fará uma intervenção que contará com apresentações multimídias, música ao vivo, performances individuais dos artistas e um coquetel, além de um debate sobre filosofia, dança e literatura do escritor argentino Jorge Luis Borges. Cada atração acontecerá em cômodos diferentes da galeria, na qual os convidados poderão transitar livremente até chegarem ao centro, local do evento principal.

Para dar mais embasamento à continuação do projeto, iniciado no mês de outubro, em sua segunda edição, o Sarau Ideias&Movimentos terá a presença de um outro dramaturgo pesquisador de Borges, que irá debater com o público e o mediador, Rodrigo Vilalba, a filosofia existente na obra O Aleph, objeto de estudo escolhido pela cia. ganhadora do 6º edital da Lei de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo.

João Paulo Lorenzon foi o escolhido para dividir com os visitantes como se deu seu processo de estudo que culminou no monólogo Memória do Mundo, peça que esteve em cartaz no Sesc Paulista e resume uma noite na vida do escritor argentino Jorge Luis Borges. A produção destaca a conversa impossível entre ele e Beatriz, a amada morta, e temas recorrentes na vida do argentino, como a admiração pelo pai, a cegueira progressiva e o realismo fantástico.

Após o debate e encerramento das apresentações, os participantes poderão trocar ideias entre si e com os integrantes da companhia durante o coquetel oferecido pela StacattoSP em parceria com o Ateliê Oço. 

Na primeira edição do sarau, ocorrida em 3 de outubro, na Galeria Olido, o mediador Rodrigo Vilalba, sugeriu iniciar o debate com uma reflexão sobre o que é dançar. Alguns participantes divergiram sobre o conceito de dança, já que, no senso comum, ela está diretamente ligada ao movimento, porém, para outros, é possível dançar sem se mover.

Foi discutido, ainda, se é possível dançar apenas com a mente e se a própria discussão que estava sendo vivenciada ali poderia ser classificada como uma forma de coreografia. Foi levantada, também, a questão sobre 'o viver da arte', cuja resposta por parte de uma das bailarinas da companhia surpreendeu os presentes. Ela colocou a dança no mesmo patamar de um emprego comum, onde, muitas vezes, o funcionário precisa fazer algo no qual não acredita ou gosta em prol da organização como um todo, colocando-se como uma peça da engrenagem que precisa fazer sua parte para que o mecanismo principal atinja seu objetivo. Ela própria se mostrou avessa à escolha de Borges para o projeto da StacattoSP, porém acredita que deve estudá-lo para realizar seu trabalho como bailarina da companhia. Isso gerou uma nova discussão sobre se arte pode ser lida apenas como mais uma forma de trabalho e sobre a forma sublimada como é vista pelo público.

Como parte de sua pesquisa, a StacattoSPciaDança realizará uma série de cinco saraus bimestrais durante o tempo proposto pelo projeto, que é de 10 meses. O estudo de Fernando Machado, diretor artístico da cia., tem como base a obra de Jorge Luis Borges e como propósito debater os aspectos filosóficos da mesma com o público interessado que poderá, então, ajudar a compor o resultado final do projeto em maio de 2010.

StacattoSPciaDança

Sob direção do coreógrafo Fernando Machado, que por 12 anos dançou no Balé de Diadema, a StacattoSPciaDança vem conseguindo destaque no universo da dança desde sua migração de São Caetano do Sul para a cidade de São Paulo, em 2006, quando perdeu o apoio da Prefeitura local e já não tinha mais direção artística. Empenhada em continuar a empreitada, a companhia que levava o nome de Stacatto e era formada apenas por mulheres, mudou-se para a capital paulista, integrou homens ao seu elenco e inicia, com apoio da Prefeitura da cidade uma nova fase.  Acompanhe o processo de pesquisa da companhia por meio do HTTP://stacattosp.blogspot.com.

Rodrigo Vilalba, filósofo e interlocutor

Jornalista, Mestre em Comunicação e Letras e autor de "Teoria da Comunicação - conceitos básicos", obra lançada pela editora Ática em 2006. Como professor, atua nos centros universitários Belas Artes e FMU, lecionando disciplinas como Teoria da Comunicação, Metodologia da Pesquisa e Ciências Sociais.

 

2º Sarau Idéias&Movimentos

4 de dezembro de 2009, sexta, das 20h às 22h, entrada franca

"um oceano inteiro para nadar...dançar"

Temática a ser abordada:

·                    As possibilidades do pensar e a Filosofia;

·                    A Filosofia no Ocidente;

·                    Jorge Luis Borges.

Ateliê Oço

Praça Carlos Gomes, 115 – Liberdade

Capacidade: 50 pessoas

Acesso pelo metrô Liberdade

www.atelieoco.com.br

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

MSN: claramm@hotmail.com // SKYPE: canal.aberto  // http://twitter.com/canalaberto// www.canalaberto.com.br 

 

São Paulo: BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO


programação SESCSP

dança / espetáculos 

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

A cia. de dança contemporânea do Teatro Municipal de São Paulo, apresenta duas coreografias: em "Wii. previsto" , a partir das percepções da realidade, a coreografia utiliza um ambiente real para criar um novo ambiente de linguagem musical, digital e de dança. Coreografia de Alex Soares. Em "Coisas que ajudam a viver", apresenta cenas que representam estados de espírito do homem e suas felicidades e infelicidades. 

Coreografia de Suzana Yamauchi. Ingressos a venda pelo sistema INGRESSOSESC, a partir de 25 de novembro. 

R$ 20,00; R$ 10,00 (usuário matriculado, a partir de 60 anos e estudantes). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, a partir de 60 anos e estudantes). 
Dia(s) 04/12, 05/12, 06/12 Sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h. 

SESC Pinheiros


consulte aqui a relação completa das atividades oferecidas pelo SESCSP

São Paulo: INFORME : O LUGAR : CIA. CORPOS NÔMADES


Cia. Corpos Nômades Nômades
escreveu


ÉDIPUS REX
A MÁQUINA DESEJANTE
 
Direção de João Luis Minelli Andreazzi *
 
de 13 de novembro até 13 de dezmbro de 2009 -
sextas e sábados   às 21h00 aos domingos às 20h30
 
 
 fotos Henk Nieman

A dança contemporânea dialogando com a cultura do Carnaval e do Hip-hop (Dj,Grafiteiro e MC) .

                      Ficha Técnica:

Direção e Coreodramaturgrafia: *João Luis Minelli Andreazzi.

Elenco: Bruna Dias, Isabella Franceschi, João L. M. Andreazzi*, Ricardo Silva, Tais Magnani e Tiago Teles .Mestre Sala: Gabi.Grafiteiro e cenário: Tota.DJ: Dan-Dan.Rapper-virtual: Terra Preta.Assessoria Poética Dramatúrgica: Claudio Willer.Composição da Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini.Figurinos, Cenário e  Adereços: Nicea Corrêa.Vídeo-Arte: Bruno Cucio,  Cris Lyra, Guilherme Severo e Marcela Sneider (Sina Filmes).Fotografo: Henk Nieman .Designer Gráfico: Rafael  Benthien.Confecção e montagem do Cênario: Djane Borba.Assessoria de imprensa: Canal Aberto.

 * João Luis Minelli Andreazzi  (nessa montagem João Andreazzi – acrescenta seu nome completo somado ao sobrenome materno)

As inspirações poéticas para essa montagem foram:

A famosa trilogia de Sófocles sobre a "lenda/mito" de Édipo.

Édipo Rei de Sófocles transformou-se em ícone moderno e pós-moderno por criar personagens que foram adotados pela psicanálise e filosofia, ao expressarem os mais secretos desejos humanos. O relato dessa tragédia, advinda de uma lenda grega, foi fundamental para a concepção do espetáculo, pois permitiu ampliar o leque de imagens e movimentos.

A história de Édipo – filho de Laio e Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígone e de Polinices  – é considerada a  tragédia  das tragédias,  ao colocar em foco questões como o parricídio e o incesto; mas também é motor do pensamento e da pesquisa de questões como as das oposições e interações entre o público e o privado, a norma e a transgressão, o destino e a invenção.

A analise desconcertante e complexa deste mundo capitalista e esquizofrênico por Fêlix Guattari e Gilles Deleuze.

O Anti-Édipo – Capitalismo e Esquizofrenia, obra de Deleuze e Guattari, foi primordial para essa nova montagem; em especial  o capítulo 1, "As Máquinas Desejantes". Seus autores, contrapondo-se à psicanálise de Sigmund Freud e  inspirado-se em diversos escritores, principalmente em Antonin Artaud, fazem um strip-tease de órgãos, despindo o ser humano, em seus estudos sobre a sociedade contemporânea.

      É de pus, pústula, uma ferida ilustre, ÉdiPus uma máquina desejante.

O Corpo e a cultura que o envolve; a dança contemporânea pesquisada pela  Cia. Corpos Nômades interagindo com as culturas do Carnaval e do Hip-Hop.

Essas culturas tão universais conectam-se à idéia do nomadismo, que fundamenta tanto o surgimento quanto o conceito da linguagem corporal da Cia. Corpos Nômades. Outros pontos de conectividades das escolhas para essa montagem são a noção de "lugarização", além de haver uma referência ao publico e o privado; e, no caso do Carnaval/carnavalização, com a lenda de Édipo, no que diz respeito ao seu bisavô Lábdaco: este reprimiu o culto das bacantes, que ganhavam extrema influência religiosa e política na cidade. Teria profanado um altar a Dionísio, o que provocou a fúria das bacantes, que o mataram por esquartejamento.     

Essas fontes de inspiração que pairaram e se infiltraram nos corpos nômades da Companhia conectam-se à idéia da coreodramaturgrafia para construir um alicerce "liso e estriado", densamente imagético, povoado por referências: os corpos masoquistas, esquizofrênicos e paranóicos que aparecem nas análises de Deleuze e Guattari; a bissexualidade de Laio com Crisipo; o enigma da esfinge para Édipo ("Qual o animal que pela manhã anda com quatro patas, a tarde com duas e a noite com três patas" – ao que ele responde: "O homem"); a luta de Etéocles e Polinices, filhos de Édipo, pelo poder; Antígona, a irmã emparedada; a linhagem de coxos que envolve o próprio Édipo;  a cegueira profética tanto de Tirésias quanto de Édipo. 

Por Claudio Willer

Mas o que encena a Cia. Corpos Nômades? Édipo ou o anti-Édipo? Diria que ambos: o que se passa em cena é um jogo entre interpretações, as clássicas e aquela transgressiva. João Andreazzi e os demais integrantes do elenco dançam, expressam-se, apresentam-se como ideogramas ou emblemas, movidos pela tensão entre esses pólos. Oferecem-nos um trans-Édipo. Simbolizam – inclusive através dos adereços e máscaras atemporais, bem como da participação do sambista, do disk-jockey e do grafiteiro, mais o repertório musical variado – a universalidade do mito; e dos anti-mitos, das possibilidades de reinterpretação do relato originário.
Deixar de ater-se aos limites impostos pela condição humana (ou pela cultura, diriam os intérpretes modernos do mito): isso não seria um modo de superá-la? De instaurar um novo homem? Ou uma nova cultura? Um novo corpo? Penso que João Andreazzi e seus colaboradores exibem Édipo e anti-Édipos; mas apontam para estas palavras finais de Artaud: "Quem sou eu? / De onde venho? / Sou Antonin Artaud / e basta-me dizê-lo / como só eu o sei dizer / e imediatamente / verão meu corpo atual / voar em pedaços / e se juntar / sob dez mil aspectos / notórios / um novo corpo / no qual nunca mais / poderão me esquecer."

ÉDIPUS REX - A MÁQUINA DESEJANTE  - serviço

O LUGAR - Cia. Corpos Nômades
Rua Augusta, 325 - São Paulo -Brasil
Telefax: 55-11-3237-3224

Ingresso: R$ 15,00 inteira e R$7,50 a meia entrada

www.ciacorposnomades.art.br
ciacorposnomades@uol.com.br
ciacorposnomades@gmail.com

Bate-papo após o espetáculo,  com os integrantes da Cia. Corpos Nômades, no dia 28 de novembro.


Exposição de Fotos

Com imagens clicadas pelo fotógrafo Henk Nieman, que acompanhou desde 1999 o processo de pesquisa sobre o corpo nômade  com João Andreazzi , a exposição permanecerá  na sede da Companhia durante a temporada.

Para o espetáculo ÉdiPUS REX - A Máquina Desejante contamos com o Patrocínio da:

                  Sabesp para quem tem sede de Cultura 
e com Realização do:

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
"PROGRAMA DE INCENTIVO A DANÇA PAULISTA - 2008"
 

                       Atenção para:

 WORKSHOP
 TEST-TUBE HAPPENING

com a CIA. CORPOS NÔMADES  Seleção

Como é habitual, a cada novo projeto a Cia. Corpos Nômades faz uma seletiva para novos intérpretes. Para essa nova montagem faremos alguns workshops com esse intuito. O primeiro será dia 12 de dezembro de 2009, das 14h00 às 17h00. A idéia desse workshop é a de possibilitar um acesso aos atores, atrizes, bailarinos e bailarinas, com um forte trabalho corporal, que desejam trabalhar com a Cia. Corpos Nômades. A nova montagem tem como inspiração os Espectros de Shakespeare, a estreia esta prevista para o 1º semestre  de 2010. Os ensaios acontecerão de segunda a sexta das 17h30 às 22h30. Esse projeto contará com cachê mensal .

Os interessados deverão enviar o currículo completo, incluindo data de nascimento e foto para o e-mail: ciacorposnomades@gmail.com 

MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA 2010

Temos o prazer de convidar a todos os interessados a inscreverem-se para 3ª Mostra Lugar Nômade Dança edição 2010. Como é de praxe O Lugar - Cia. Corpos Nômades abre suas portas para experimentadores e investigadores da dança contemporânea, para mostrarem seus trabalhos e dividirem com outros artistas e o público em geral suas inquietantes vivencias artísticas.

Inscrições: Até o dia 29 de janeiro de 2010  receberemos projetos de espetáculos de Dança Contemporânea para compor a programação da 3ª Mostra Lugar Nômade Dança – 2010,que acontecerá  nas duas primeiras semanas de março (5,6,7,12,13 e 14/03/2010) .

Aos interessados pedimos para enviar o projeto, com release de 5 linhas, 3 fotos em alta resolução e um DVD com o espetáculo na integra. Tempo de duração para cada trabalho: mínimo 15 minutos e máximo 60 minutos.

Serão duas semanas de evento sendo cada semana uma programação, entorno de 3 espetáculos por noite, de sexta a domingo.

A idéia da Mostra é a de possibilitar, aos artistas e as companhias de dança contemporânea, um espaço para a apresentação de seus trabalhos, discussão e reflexão dos processos criativos.

Agregando a  programação da Mostra Lugar Nômade Dança, teremos o evento Meia-Noite Olho Neles, aos sábados(6 e 13/03/2009) às 24h00, que é dedicado a novos artistas e grupos(recém formados, coreógrafos em começo de carreira, trabalhos de conclusão de curso e ou ainda formandos das universidades de dança)  e com o Tea-Time LUGAR DE REFLEXÃO – sábado às 16h00 - Espaço para discussão  e reflexão.

Os trabalhos convidados para Mostra contarão com uma ajuda de custo. Os participantes do evento Meia-Noite Olho Neles contarão com porcentagem da bilheteria.

Enviar o material pessoalmente ou para o endereço:

O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP

CEP-01305-000

Maiores informações por telefone 01155-3237-3224 ou por e-mail

ciacorposnomades@gmail.com

 
AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 
CORPO/INTÉRPRETE

  Com  integrantes da Cia. Corpos Nômades, sob orientação de João Andreazzi.

Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

                    terça e quinta das 15h00 das 16h30                        

quarta e sexta das 10h30 às 12h00

 
Desconto de 10 %  para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou  no site da Companhia.


ASSISTAM TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES: 

 O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:

  
ALGUM LUGAR FORA DO MUNDO: 
 
Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site da Cooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:
 
O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br

   Realização:

 

 

 



  


 6º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo  

  "Um espaço de reflexão, formação e criação em dança contemporânea . Pensado para abrigar aulas e apresentações das artes cênicas contemporâneas, com amplas salas e muito espaço para experimentos. "
 

São Paulo: CURSOS DE FÉRIAS PULSARTE 2010


Pulsarte
pulsarte@pulsarte.com.br
escreveu


PROGRAMAÇÃO DE VERÃO PULSARTE

Curso de Férias 2010



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Cursos com metodologia específica, profissionais altamente qualificados e ambiente apropriado para garantir seu aprimoramento técnico e artístico!

(com certificado!)

 

11 a 23 de Janeiro – CURSO DE ELEMENTOS FLAMENCOS

Artista docente: Denise Santoro

Conteúdo: Iniciação as técnicas de “ Bata de Cola”, Baston, Castanhola, e Abanico

18 a 22 de Janeiro – JAZZ DANCE (23/01- confraternização)

Artista docente: Anderson Couto         

Exercícios de aquecimento em séries de coreografias, desenvolvendo da técnica e estilo peculiares do Jazz. 

18 a 30 de Janeiro – Curso de Férias Infantil e teen

Ballet Clássico;Dança Contemporânea;Brincadança;Dança Moderna;Jazz Teen;Sapateado;Flamenco;Capoeira;Artes Plásticas e Circo

  

21 a 23 de Janeiro – DANÇA AFRO

Artista docente: Solange Ferreira

Release: visa a valorização da cultura afro descendente, o nosso objetivo é resgatar através da Dança, canto e música o que existe de mais genuíno dentro das artes cênicas negro africanas no Brasil.

 

21 a 23/01; 28 a 30/01 e 04 a 06/02 – CURSO DE SAMBA NO PÉ

Artista docente: Solange Ferreira

Conteúdo Iniciante: Conhecimento das variações do Samba no Pé.

Conteúdo Avançado: Preparação para passistas e rainhas de bateira.

 

23 e 24  de Janeiro: WORKSHOP DE SALSA E ZOUK

Artista docente: Felipe Miha (Zouk) e Raphael Barros ( Salsa)

Conteúdo: Técnica para turmas Intermediário e Avançado

 

07 de Fevereiro – BASES METODOLÓGICAS PARA PROFESSORES DE SAPATEADO

Artista docente: Gisella Martins

Metodologia para passos específicos de sapateado

 

06 e 07 de Fevereiro - WORKSHOP DE STREET DANCE

Artista docente: Frank Ejara

Conteúdo: Aula teórico-prática com história do Street Dance e técnicas de Locking e Popping

 

06 e 07 de fevereiro – WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Artista docente: Roberto Amorim

Release: O curso é dirigido a coreógrafos, bailarinos profissionais em níveis INTERMEDIÁRIO e AVANÇADO, interessados em um maior contato com a vanguarda da dança ou aumentar seu conhecimento sobre dança.

 

Módulos teóricos - Programação

 

30/01 – ILUMINAÇÃO CÊNICA

Modulo I  - 10:00 ás 12:00

Artista docente: Wagner Alvarenga

 

Conteúdo Modulo I (aula teórica):

  • Nomenclatura técnica dos equipamentos
  • Efeitos e propriedades da iluminação
  • Uso adequado para cada tipo de cenário

 

30/01 – CONCEPÇÃO COREOGRÁFICA

Mód. 1 - 13:00 ás  15:00

Artista Docente: Wagner Alvarenga

Conteúdo

  • Montagem de aulas e coreografias
  • Roteiro para espetáculos de dança
  • Desenvolvimento de temas

 

05 /02 – CONSCIENCIA CORPORAL E ANATOMIA - Módulos I e II

Fisioterapeuta e artista docente: Gisella Martins

Conteúdo: Estudo direcionado para estudantes e profissionais da área da dança. Aula teórica com interatividade

 

Módulo I: 16:00 as 18:00h

  • Divisão do corpo humano
  • Posição anatômica
  • Planos e eixos
  • Ossos MMII
  • Introdução – Articulações
  • Articulações MMII
  • Principais movimentos do corpo humano

MóduloII: 18:30 as 20:30h

  • Ossos do tronco
  • Ossos da coluna
  • Articulações do tronco
  • Articulações da coluna
  • Movimentos das articulações do tronco

06/02 e 07/02– PEDAGOGIA – PRÁTICA DE ENSINO PARA PROFESSORES E BAILARINOS – Módulos I e II

Artista docente: Simone Sant’Anna

 

Módulo I: 06/02 - 10:00 as 12:00h:

Pedagogia para Professores e Bailarinos - Prática de Ensino Módulo 1 (06/02 10:00 ´[as 12:00)

  • Desenvolvimento Cognitivo
  • Processo de Aprendizagem
  • Tipos de Abordagens Metodológicas

 

Módulo II: 07/02 – 9:00 as 12:00h

·        Desenvolvimento Motor

·        Fases do Desenvolvimento

·        Características Motoras de cada faixa etária

 

06/02 – PREVENÇÃO DE LESÕES - Módulos I e II

Fisioterapeuta e artista docente: Gisella Martins

Conteúdo: Estudo direcionado para estudantes e profissionais da área da dança. Aula teórica com interatividade

 

Módulo I: 14:00 as 16:00h

  • A importância do aquecimento
  • Efeitos do aquecimento no desempenho humano
  • Mecanismo da contração muscular
  • Grupos musculares
  • Alongamento

 

Módulo II: 16:30 as 18:30h

  • Lesões específicas MMII
  • Dor e alongamento
  • Medidas preventivas na dança
  • Fortalecimento muscular
  • AVD´s e AVP´s
  • Órtese

 

07/02 -  REPETITEUR

Módulo I – 16:00 as 18:00h

Artista docente: Wagner Alvarenga

Conteúdo:

  • Explicações sobre os Ballet´s de repertório
  • Remontagem coreográfica

  

Mais informações e inscrições cliqe aqui!  Ou acesse nosso sitewww.pulsarte.com.br no menu EVENTOS.

 

Será um grande prazer recebe-los!

 

Equipe Pulsarte

www.pulsarte.com.br

tel.: 11-3868-2008