quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rio de Janeiro-RJ: Ballet Stagium se apresenta na CAIXA Cultural


N e Y M o T T a
escreveu

apresenta



Mané Gostoso

A companhia paulista BALLET STAGIUM estréia no dia 3 de junho, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, a curtíssima temporada do espetáculo MANÉ GOSTOSO”A peça homenageia um dos ícones de nosso país, o pernambucano Luiz Gonzaga, ao realizar uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste, com direção teatral de Marika Gidali e coreografias de Décio Otero.

A trilha sonora, tocada pelos pujantes acordes do consagrado Quinteto Violado, é composta pelas músicas: “Asa Branca” e “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Forró de Mané Vito” e “P’ronde tu vai Luiz?”, de Luiz Gonzaga com Zé Dantas; “Sete Meninas”, de Toinho Alves e Dominguinhos; “Dona Aninha”, de Toinho Alves e Roberto Santana; “Hino da Ceroula”, de Milton Bezerra de Alencar; e “Vida”, de Dudu Alves.

O título “Mané Gostoso” é uma alusão ao boneco feito em madeira (brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas) e que tem pernas e braços movimentados por meio de cordões. “São momentos de intensa atividade musical e de coreografias vigorosas, expressas nos corpos dos bailarinos, envolvendo a platéia em interpretações diferenciadas do universo regional”, explica a diretora Marika Gidali.

Genuinamente nacional e de forte identidade nordestina, a montagem é resultado da união entre as raízes brasileiras, interpretadas pela dança da companhia paulista Ballet Stagium, marcada pelo bom-humor, pela grandeza poética e, ao mesmo tempo, pela simplicidade. “Achamos por bem unir a música do Quinteto Violado que, como o Stagium, comemora 39 anos em prol da dança e da música brasileiras”, diz Décio Otero.

As apresentações acontecem de 3 a 6 de junho (de quinta a domingo), com entrada franca.

FICHA TÉCNICA

Concepção e Coreografias: Décio Otero
Direção teatral: Marika Gidali
Criação de Luz: Décio Otero e Marcelo Jannuzzi
Figurinos e Cenário: Márcio Tadeu
Elenco: Aline Neves, Camila Lacerda, Catherine Kodama, Edilson Ferreira, Eduardo Oliveira, John Santos, Marcia Freire, Marcos Palmeira, Marcos Veniciu, Olivia Maciel, Paula Perillo, Poti Ara Bolsan e Rafael Carrion

SERVIÇO

MANÉ GOSTOSO
com o Ballet Stagium
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, Centro (Próximo ao Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2262-8152
Capacidade de público: 388 lugares
Acesso facilitado para portadores de necessidades especiais
Estréia: 3 de junho de 2010
Temporada: 3 a 6 de junho, de quinta a domingo às 19 horas
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: GRÁTIS
Funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 15h às 20h
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
Únicas apresentações