sexta-feira, 28 de agosto de 2009

São Paulo: Sala Crisantempo : Novos cursos de dança


Crisantempo   
escreveu   





Dança Moderna (Martha Graham) com Cláudia de Souza
Quartas das 13h00 às 14h30

A técnica de Martha Graham é um trabalho desenvolvido a partir do ato de respirar: inspiração – expiração. O ponto de partida de toda a movimentação vem da região pélvica, passando por toda a coluna em um movimento de fluxo espiral, chegando às extremidades. A aula é dividida em três partes: solo, centro e diagonais. Os exercícios no solo são preparações diretas para a posição em pé e também para elevações, quedas, giros e saltos.

Início em setembro – saiba + em www.salacrisantempo.com.br


Dança Clássica com Claudia de Souza
Terças das 10h30 às 12h00

Tendo como ponto de partida a conscientização corporal através do reconhecimento das estruturas ósseas e físicas, as aulas de Balé Clássico buscam o aprimoramento técnico focado na melhora da qualidade do movimento. Observando e respeitando as especificidades de cada corpo. Claudia de Souza utiliza a técnica clássica como instrumento para a pesquisa do movimento e para promover a integração corpo-espaço-música.

Início em outubro – saiba + em www.salacrisantempo.com.br

Cláudia de Souza – Diretora e coreógrafa do grupo "Danças" e professora especializada na técnica de Martha Graham. Cláudia de Souza recebeu diversos prêmios, entre eles, Prêmio Estímulo Flávio Rangel em 1997, Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) em 1998, 2º, 4º e 6º Fomento à Dança/ Secretaria Municipal de Cultura de SP.


Dança contemporânea (nível aberto) com Letícia Sekito, Companhia Flutuante
Quintas das 15h às 17h

Curso regular destinado às pessoas que queiram estimular o movimento do corpo através da dança, que queiram estabelecer um contato mais profundo e prazeroso com o seu corpo, acreditando na potencialidade criativa e comunicativa da dança.

Letícia Sekito – Diretora e dançarina da Companhia Flutuante trabalha com improvisação, criação coreográfica e performance. Fez sua formação no C.E.M - Centro em Movimento, Lisboa(90-96). Freqüenta o Centro de Estudos Orientais, coordenação da Prof. Dra. Christine Greiner e o Centro de Estudos em Dança, coordenação da Prof. Dra. Helena Katz , ambos na PUC/SP. Trabalhou no Estúdio Nova Dança de 1997 a 2006, fe z parte da Cia Nada Dança, diretor Maurício Paoli Vieira e foi co-fundadora da Cia 2 Nova Dança, diretora Adriana Grechi.

Inicio imediato – saiba + em www.salacrisantempo.com.br


Sala Crisantempo
Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena
São Paulo/ SP – Tel.: (11) 3819 2287

Catanduva: Danças Folclóricas


SESC Catanduva 


FOLCLORE


Há 45 anos a cidade de Olímpia, localizada na região noroeste do Estado de São Paulo, vem promovendo o que hoje é considerado o maior encontro da cultura popular brasileira. O festival tem como objetivo promover o resgate das manifestações populares e manter a tradição brasileira em todas as suas etno-matizes. A parceria entre o SESC SP e o Festival continua em 2008, apresentando algumas manifestações folclóricas de grupos do Sul e Nordeste do país.



Danças Folclóricas

Dia(s) 29/08, 30/08 

Sábado, às 10h e 14h. Domingo, às 14h.


Atividade que possibilita o acesso e o contato com as diversas danças do folclore brasileiro. Com orientação do técnico Allan Kardec Torres de Souza. Ginásio de Esportes. Sábado às 10h e às 14h e domingo às 14h Dias 29 e 30/08 Ginásio de eventos. Vagas: 40 pessoas/adultos


saiba mais

São Paulo: MILONGA BENEFICENTE


escreveu     


clique na imagem
para ampliar

Campinas-SP: TAP escolas


SESC Campinas 


10º BRASIL INTERNATIONAL TAP FESTIVAL


Intercâmbio, troca, formação e informação. O evento traz profissionais com linguagens e pensamentos diferentes para a construção e fundamentação do pensamento crítico do profissional ligado à arte do sapateado, promovendo encontros entre amadores e profissionais, apresentações e jam sessions. O festival conta com dois workshops distintos: Intermediário-Adiantado, direcionado para sapateadores de nível técnico mais elevado, que acontece nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto de 2009, das 10h às 18h, e Básico, para público iniciante e professores, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, das 10h às 12h30. Mais informações e inscrições para os workshops pelo site www.christiane-matallo.com.br. De 27 a 30. Quinta a domingo. Galpão SESC.


TAP Escolas


Dia(s) 29/08 

Sábado, às 20h.


Apresentacao de escolas inscritas e professores participantes do TAP Festival 2009.

Grátis



saiba mais 
infodansa 27-08-2009  
infodansa 26-08-2009   
SESC    

São Paulo e Campinas: Mundo do Tango :: Programação :: sexta-feira 28.08


Adriana Reis 
escreveu  


- sexta-feira, 28 de agosto

20:00 - Prática de Tango na Típica Tango - Campinas
Quando: sex, 28 de agosto
Onde: Típica Tango - Campinas (mapa)
Descrição: Prática de Tango 6as Feiras às 20 hs. Consumação Mínima R$ 15.- Serviço de Bar, MEGA-EMPANADA e petiscos. Vinhos nobres argentinos e chilenos. Drinks latinoamericanos e cafeteria. Rua Luis Vicentim Sobrinho 101 - B. Geraldo. Campinas. Reservas: (19) 97074857 - (19) 97304269 E. Mail: jornaldetango@yahoo.com.ar  
 
 20:30 às 00:00 - Prática de Tango - Tango B´Aires
Quando: sex, 28 de agosto
Onde: Tango B´Aires (mapa)
Descrição: Tango B´Aires Prática de Tango - Todas as Sextas-Feiras, das 20:30 às 24:00hs R. Amâncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646 Organização : Omar Forte e Stella Bello
 
 20:30 às 22:00 - Curso de Tango "Da Velha Guarda à Atualidade", com Vitor Costa
Quando: sex, 28 de agosto
Onde: Dançata (mapa)
Descrição: Da Velha Guarda à Atualidade... Mais do que um tradicional curso de tango, voltado na maioria das vezes ao aprendizado de seqüências de passos. Propomos uma vivência nesta arte tão complexa e sensual, onde serão apresentadas informações históricas, musicais (ritmo) e estruturais do Tango. Partiremos de suas raízes lá na velha guarda, para melhor se compreender esta dança da atualidade. Passaremos pelas diversas formas de abraço, pelos diferentes estilos do Tango (do picado ao pós-decareano), peas maneiras de se caminhar e conduzir durante o aprendizado e o desenvolvimento dos tão esperados passos. Será um curso prático de dança com pinceladas teóricas, no intuito de abrir novas fronteiras aos participantes. Aproprie-se desta história, que conta com mais de 130 anos de existência. Ministrado pelo Professor Vitor Costa e assistência de Alcione Barros. O curso terá início no dia 14 do mês de agosto na Dançata e será voltado para praticantes do Tango com nível intermediário/avançado. Serão oito sextas-feiras das 20:30h às 22:00h. Investimento Individual: R$ 300,00 Casal: R$ 500,00 Dançata Rua Joaquim Floriano, 1063 - Itaim Bibi - São Paulo Informações e Inscrições Tel: 11-3078-1804 Promoção Moacir Castilho 11-3289-8502
 
 21:00 à 01:00 - Baile de Todos os Ritmos e Tango - Confraria do Tango
Quando: sex, 28 de agosto
Onde: Club Homs (mapa)
Descrição: A Confraria do Tango, lhe convida para um "Baile", como os de antigamente, tocará todos os ritmos, em proporção igual, desde a abertura com valsa.. vamos rodar o salão.. A seleção musical será realizada pelo renomado " DJ La Luna "; Serão sete "Bailes" neste ano.. todos caem de sexta-feira; o primeiro será em 30 janeiro 2009 Inicio 21h00 e término 01h30; Teremos um Telão, reproduzindo imagens relacionadas a dança, como shows ou Milongas anteriores da Confraria; Haverá nossos costumeiros rapazes para bailar com as damas desacompanhadas, sem custo adicional; Programamos um intervalo, 5 minutos, onde acontecerá uma apresentação de tango, será uma oportunidade para o profissional expor seu trabalho e nós poderemos conheçer o que está rolando no meio tangueiro de Sampa ou outras cidades; As mesas estarão em disposição para 4 pessoas; Na saida o gostoso Café , Chá e pettit fours; Todos os bailes serão realizados no Salão Nobre do Club Homs, Av. Paulista, 735 - São Paulo Adesão R$ 25,00 - antecipe seu ingresso ou bilheteria na porta


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br


São Paulo: Por Si Só


SESC Avenida Paulista 


POR SI SÓ


22/08 a 13/09. 

Sábados e domingos, às 19h.


“Por Si Só”, de Helder Vasconcelos, é uma auto-biografia de elementos, marcas corporais, que dialogam e se transformam incessantemente. Buscando memórias corporais e como elas, neste momento, se revelam no corpo do bailarino, chega-se a três elementos marcantes. Um deles está ligado aos primeiros impulsos, ao lugar onde o bailarino nasceu, à primeira motivação para se movimentar. Outro, na adolescência, está ligado ao esporte, ao condicionamento físico, à competição. E, por fim, ao encontro com as tradições do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural.“Por Si Só” é, antes de tudo, o desejo de dizer algo pessoal, de contar uma história particular, de apresentar algo peculiar. Por esse motivo, se faz contemporâneo. Com isso é possível entrar em contato com uma essência que é comum a todo e qualquer ser humano. Por esse motivo, se faz tradicional.


R$ 20,00

[inteira]

R$ 10,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 5,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]


saiba mais

São Paulo: 2ª MOSTRA D(r)AMAS DA MEIA-NOITE e HOTEL LAUTRÉAMONT


ciacorposnomades 
ciacorposnomades@uol.com.br  
escreveu      




CIA. CORPOS NÔMADES organiza a
2ª MOSTRA D(r)AMAS DA MEIA-NOITE

Acontece nos dias 28 e 29 de agosto de 2009, a 2ª Mostra D(r)amas da Meia Noite, evento destinado a intérpretes femininas da dança e do teatro e que tem como proposta mostrar as diferentes investigações cênicas desenvolvidas por intérpretes/criadoras contemporâneas. 
 
De um total de quase 50 inscritos nessa segunda edição do evento, o Cia. Corpos Nômades selecionou seis coreografias para integrarem a programação do evento. Três delas serão apresentadas na primeira semana e outras três na segunda, sempre sextas e sábados à meia-noite.

Essa edição da 2ª Mostra D(r)amas da Meia Noite conta, ainda, com a novidade do Tea Time, no sábado 29 de agosto, às 16 horas. O Tea Time (Hora do Chá) do D(r)amas da Meia-Noite consiste em um bate papo com as intérpretes da noite precedido por uma performance gratuita da Cia. Aberta, com o espetáculo performance Sapatos Cegos.

Programação:

2ª semana
28 e 29 de agosto, sexta e sábado às 24h, 12 anos (acompanhado dos pais), 100 minutos

Faune (2007)
Interpretação: Toshiko Oiwa
A sensualidade espiritual de Nijinsky foi a inspiração para a concepção coreográfica desta partitura coloridamente orquestrada de Debussy. A paixão da criadora pelas obras do Ballet Russe começa a se concretizar quando Miki Wakamatsu encomenda este solo para fazer sua estréia no Saitama Arts Theater, Japão em março de 2008. 

Ficha Técnica:
Coreografia e Iluminação: Toshiko Oiwa Música: Prélude à l’après-midi d’un faune de Claude Debussy, 1894 Figurino: Maki Arie e Urara Sakurai Vídeo: Alex Soares
- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Desdobramentos (2009) 
Gícia Amorim 
Desdobramentos estabelece um diálogo com os conceitos do escultor Henry Moore, onde o corpo constrói uma relação espacial em que a exploração do vazio, da cavidade, ganha a mesma importância que o volume na criação da forma tridimensional. O espaço interior entre as partes do corpo se torna uma maneira de desdobrar a figura humana, alterando a sua simetria, porém sem enfraquecer a percepção material deste corpo. Contudo, de acordo com o conceito de Henry Moore de respeitar o caráter particular de cada material, é explorado tanto a dureza como a maleabilidade da forma humana. Uma procura de solidez e concentração do que deve resistir e ao mesmo tempo ceder à força da gravidade.  
Coreografia produzida e criada especialmente para o 13º Cultura Inglesa Festival.

Ficha técnica:
Concepção, coreografia e interpretação: Gícia Amorim Cenografia: Suiá Burger Ferlauto Execução dos objetos de cena: Sandro Roberto Criação musical e interpretação: Aguinaldo Bueno Projeto de luz: André Boll Figurino: Walter Rodrigues Fotografia: Arnaldo J.G. Torres Produção Executiva: Dora Leão – PLATÔproduções

Primeiro Era Depois (2007)
Pequena Cia. de Dança / Intérpretes criadoras: Joana Ferraz e Juliana Ferreira.
Partimos da suposição de que o corpo que experimenta a memória não é  mais o que viveu o acontecimento, de que a memória seria uma idealização do passado. E se você se deparasse com o mundo das memórias, das versões de você mesmo e de acontecidos criados por ninguém menos que você? Esse mundo não linear, onde as informações se atravessam incoerentemente? O encontro destas questões com o trabalho da fotógrafa Chantal Michel surge um corpo que, preso em uma rede de memórias, busca incansavelmente se repetir com o intuito de poder, assim, viver novamente acontecimentos passados. Uma mulher duplicada habitando um ambiente de réplicas, que vai sendo transformado com o desejo de recuperar fielmente uma memória, e quanto mais se pretende alcançar esta imagem, mais distante ela se torna.
Ficha Técnica:
Criação e interpretação: Pequena Cia. - Joana Ferraz e Juliana Ferreira Iluminação: Luz López Trilha Sonora: Felipe Ribeiro Figurino e espaço cênico: Pequena Cia. 

Tea Time – Hora do Chá, dia 29 de agosto, 16h, entrada franca.
Bate-papo com as participantes dessa edição sobre os modos e maneiras de criação. Na abertura do Tea Time haverá a performance de Sapatos Cegos, da Cia. Aberta de Dança.

Ficha Técnica
O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES
Direção Artística: João Andreazzi

Produção e coordenação: Ricardo Silva e Tiago Teles
Acompanhamento: Bruna Dias, Isabella Franscechi e Tais Magnani.
Divulgação: Canal Aberto
Designer gráfico: Rafael Benthien

O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 São Paulo – SP / Telefone informações e reservas: 011-32373224 / E-mail:ciacorposnômades@gmail.com / Ingressos: R$15,00 e R$7,50 / Estacionamento convênio com Ueda Park - Rua Augusta, 108.


HOTEL LAUTRÉAMONT
OS BRUSCOS BURACOS DO SILÊNCIO




Retorno - Temporada  aos sábados - 21h00 e aos domingos 20h30.

Com novas cenas!

  Espetáculo contemplado  no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo. 

João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.

A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos  corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem  toda a poética lautreamontiana.  A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo. Esse  procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na  interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.

João Andreazzi

Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.

No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.

A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.

Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.

Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.

Claudio Willer

O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES

RUA AUGUSTA, 325

SÃO PAULO - SP

INGRESSOS R$15,00 inteira e R$7,50 meia entrada

convênio com estacionamento na Rua Augusta, 108- Ueda Park


SAIBA MAIS 
infodansa 21-08-2009  
infodansa 18-08-2009   
infodansa 08-08-2009