sexta-feira, 28 de agosto de 2009
São Paulo: Sala Crisantempo : Novos cursos de dança
Catanduva: Danças Folclóricas
SESC Catanduva
FOLCLORE
Há 45 anos a cidade de Olímpia, localizada na região noroeste do Estado de São Paulo, vem promovendo o que hoje é considerado o maior encontro da cultura popular brasileira. O festival tem como objetivo promover o resgate das manifestações populares e manter a tradição brasileira em todas as suas etno-matizes. A parceria entre o SESC SP e o Festival continua em 2008, apresentando algumas manifestações folclóricas de grupos do Sul e Nordeste do país.
Danças Folclóricas
Dia(s) 29/08, 30/08
Sábado, às 10h e 14h. Domingo, às 14h.
Atividade que possibilita o acesso e o contato com as diversas danças do folclore brasileiro. Com orientação do técnico Allan Kardec Torres de Souza. Ginásio de Esportes. Sábado às 10h e às 14h e domingo às 14h Dias 29 e 30/08 Ginásio de eventos. Vagas: 40 pessoas/adultos
Campinas-SP: TAP escolas
SESC Campinas
10º BRASIL INTERNATIONAL TAP FESTIVAL
Intercâmbio, troca, formação e informação. O evento traz profissionais com linguagens e pensamentos diferentes para a construção e fundamentação do pensamento crítico do profissional ligado à arte do sapateado, promovendo encontros entre amadores e profissionais, apresentações e jam sessions. O festival conta com dois workshops distintos: Intermediário-Adiantado, direcionado para sapateadores de nível técnico mais elevado, que acontece nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto de 2009, das 10h às 18h, e Básico, para público iniciante e professores, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, das 10h às 12h30. Mais informações e inscrições para os workshops pelo site www.christiane-matallo.com.br. De 27 a 30. Quinta a domingo. Galpão SESC.
TAP Escolas
Dia(s) 29/08
Sábado, às 20h.
Apresentacao de escolas inscritas e professores participantes do TAP Festival 2009.
Grátis
São Paulo e Campinas: Mundo do Tango :: Programação :: sexta-feira 28.08
São Paulo: Por Si Só
SESC Avenida Paulista
POR SI SÓ
22/08 a 13/09.
Sábados e domingos, às 19h.
“Por Si Só”, de Helder Vasconcelos, é uma auto-biografia de elementos, marcas corporais, que dialogam e se transformam incessantemente. Buscando memórias corporais e como elas, neste momento, se revelam no corpo do bailarino, chega-se a três elementos marcantes. Um deles está ligado aos primeiros impulsos, ao lugar onde o bailarino nasceu, à primeira motivação para se movimentar. Outro, na adolescência, está ligado ao esporte, ao condicionamento físico, à competição. E, por fim, ao encontro com as tradições do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural.“Por Si Só” é, antes de tudo, o desejo de dizer algo pessoal, de contar uma história particular, de apresentar algo peculiar. Por esse motivo, se faz contemporâneo. Com isso é possível entrar em contato com uma essência que é comum a todo e qualquer ser humano. Por esse motivo, se faz tradicional.
R$ 20,00
[inteira]
R$ 10,00
[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]
R$ 5,00
[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]
São Paulo: 2ª MOSTRA D(r)AMAS DA MEIA-NOITE e HOTEL LAUTRÉAMONT
Retorno - Temporada aos sábados - 21h00 e aos domingos 20h30.
Com novas cenas!
João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.
A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem toda a poética lautreamontiana. A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo. Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.
João Andreazzi
Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.
No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.
A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.
Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.
Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.
Claudio Willer
RUA AUGUSTA, 325
SÃO PAULO - SP
INGRESSOS R$15,00 inteira e R$7,50 meia entrada
convênio com estacionamento na Rua Augusta, 108- Ueda Park